Para todos os guitarristas em idade escolar

Autor Mensagem
victorleon
Veterano
# jan/12
· votar


guizimm

Ah sim, eu sei o que é, só não conhecia por esse nome =)

Renan_Rusch
Veterano
# jan/12
· votar


Ta ai, uma lei que realmente serve pra alguma coisa.

Acho de extrema importância, as crianças desde cedo ter noções básicas de músicas, que assim talvez se toquem que restart é uma ameba XD

Vitor_Jungle
Veterano
# jan/12
· votar


mateusstarling
Cara, parabens pelo tópico, isso sim é um topico, ao contrario dos meus hehe q sao um lixo.....

Cara na minha escola tem uma fdp de uma professora q faz a gente ficar copiando letras de musicas e ilustrando a letra, vai toma no ##
Fazia 3 bismestre q eu n fazia nada hehe.........

De Ros
Veterano
# jan/12
· votar


Há muitos anos atrás, o ensino de música nas escolas era obrigatório, em parte graças ao mestre Heitor Villa-Lobos, se não me engano.

Naqueles tempos, como a galera tinha uma certa noção do que é cantar, tinha um ouvido um pouco mais atento à afinação, entendia algo mais sobre harmonia e sua relação com a melodia e, porque não dizer, tinha um senso estético mais apurado, o que tocava nas rádios era desde os choros do Jacob do Bandolim até as músicas do Orlando Silva.

Daí veio um pessoal meio revolucionário, tipo a Elis Regina, por exemplo. Mas sempre com uma qualidade musical incrível!

Depois, durante a ditadura, ao invés de música, passou a vigorar o ensino de artes, geralmente visuais.

Interessante observar o declinio da música popular brasileira alguns anos depois disso...

Renan_Rusch
Veterano
# jan/12 · Editado por: Renan_Rusch
· votar


De Ros

Bela observação, naquela época a música Brasileira era referencia no mundo inteiro, tendo como referencia o jazz e outros estilos clássicos. Pergunte para um gringo sobre música brasileira... Certo que conhecem Tom Jobim, Elis Regina....

Ontem Tom Jobim se estivesse vivo teria completado 85 anos...Garota de Ipanema, a música dele, foi interpretada até por Frank Sinatra. Ta aí a diferença né. Não vivi naquela época mas seria bom ter o Brasil como referencia musical novamente.

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


Vitor_Jungle Ri muito aqui, mas é uma tristeza. Entra no youtube e dê uma olhada nos corais de escolas americanas, a molecada arrebentando.
A própria Berklee nos EUA tem bolsa de estudo voltada para crianças que se destacam no segundo grau das escolas, eu conheci um cara que tocava guitarra legal, nem era nada de outro mundo, mas tinha 18 anos, se destacou na escola e ja foi para a Berklee com uma bolsa de 100%.
O grande problema é que tem professores e professores. Tenho um amigo baixista que da aula numa escola publica e ele coloca a galera para tocar mesmo, tem aula de pratica de conjunto, que não esta afim de tocar faz coisas voltadas a musica como cultura, o lance la funciona.


De Ros Otima contribuição. Meu pai é de 1943 e ele teve musica na escola, alem de latin, hehehe, a geração do meu pai tem uma noção musical muito melhor do que meus colegas de escola por exemplo. A ditadura meio que colocou a musica como algo desnecessário e o resultado é que apartir dos anos 80 agente percebe que o Brasil deixou de ser um país na vanguarda musical do mundo, diferente dos anos 50, 60 e 70 onde o Brasil criou um grande impacto na comunidade musical internacional.

É interessante frisar que se você pega o real book (livro com as transcrições dos maiores temas de jazz de todos os tempos) o artista que tem mais composições nesse livro não é nenhum americano, mas simplesmente Tom Jobim.

Dunkelheit
Veterano
# jan/12
· votar


Parágrafo único. O ensino da música será ministrado por professores com formação específica na área.' (NR)"

Aposto que vai ter um professor de artes falando merda...

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


*porevejo páginas e páginas de discussão*

Mas uma ótima discussão, bem interessante, podem voltar ao assuntoq eu to acompanhando de perto e assim que puder eu opino

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


Eu tava pensando...

Se a aula de literatura nas escolas particulares,depois de o professor,passar um monte de coisa legal de arte,n apenas de literatura,como poesia,livros e letras de musica,mas como quadros,fotos de esculturas e até algumas musicas de compositores conceituados,a aula de literatura n serve de nada(o pessoal continua curtindo luan santana,e chando machado de assis chato bagarai),porque aula de musica serviria?
Provavelmente os alunos iam fica vagabundeando na aula,e mesmo q n vagabundeassem,o professor conseguisse prender a atenção da sala,e passando a matéria,como o prof de literatura da minha escola,os alunos ainda iam n dar a mínima pra arte e a musica popular entre os mais jovens ainda ia se a mesma merda

User9000
Veterano
# jan/12
· votar


quem quer aprender musica que aprenda por conta própria. até quando o professor de artes tentou dar uma introdução em uma das escolas que estudei a questões basicas como colcheia, semi-colcheia, compassos... ninguém da sala mostrou o minimo de interesse.

e outra, um colegio em si não tem condição de ensinar um instrumento aos alunos. é uma coisa que exige tempo, dedicação por ambas as partes e um professor sozinho não consegue ensinar 30,40 alunos em 50 minutos por semana.

OsamaBinLaden
Veterano
# jan/12
· votar


mesmo se tivesse musica em escolas o ensino não seria bom!

slow-hand
Veterano
# jan/12
· votar


po cara mto boa essa lei ai. Pra nós jovens musicos, o incentivo musical na escola vai ser excelente. Até q enfim vamo sair do quartinho e tocar para o publico msm q seje só o da escola. Vale a pena de qualquer jeito. Fora as menininhas puxando assunto ´como vc toca bem...´. Vai ser demais :D

Skydiver
Veterano
# jan/12
· votar


OsamaBinLaden
Pra falar verdade o ensino no Brasil hoje tá bem melhor cara, o problema na maior parte das vezes está virado pro quado, os alunos.
Sejamos sinceros, numa turma de 40 alunos uns 10 devem querer participar da aula, isso quer dizer que outros 30 vao estar atrapalhando.
Acho que aulas de musica deveriam ser obrigatórias a estarem disponíveis e quem quisesse participar faria a aula.

Mas o problema é o diretor procurar um professor, e depois os alunos deixarem a aula de fato ser dada...
Com certeza vai aparecer muito enrolão mas vou cobrar minha diretora esse ano >:

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


Será que ia te atestado pra quem ja faz aula de musica fora da escola?

carnisa1
Veterano
# jan/12
· votar


Aulas de música deveriam ter prova prática, o maluco cantava, e se não tivesse violão, a escola teria um de nylon básico...

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


dexa eu ver se entendi ....Esse ano VAI ter q ter as aulas de musica???
Se for eu vou cobrar do diretor, pois ele falou de colocar aulas de musica desde o ano retrasado e até agora nada!

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


Veja como são as coisas, o povo brasileiro esta tão acostumado em ser subcultura mundial que continuam achando que musica não é importante para a formação intelectual do ser humano.

Metal_Vader
Veterano
# jan/12
· votar


Sera que vai ter pro ensino médio?

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


mateusstarling

Tópico perfeito Mateus.
Esse é o tipo de tópico que precisa ser sempre alimentando com ideias e informações da galera que estuda sobre como que está o ensino na sua escola.

É muito fácil simplesmente falar que o ensino é ruim e que o governo não irá cobrar o suficiente e etc. Sabemos de todos os problemas culturais que o nosso país apresenta e as dificuldades que temos, porém não podemos simplesmente cruzar os braços sem ao menos tentar, principalmente essa galera nova que está começando agora a vida "social" e que serão as pessoas responsáveis pelo nosso país daqui a alguns anos.
Direitos nós temos muitos e precisamos lutar para que eles realmente se tornem realidade.

De Ros

Perfeita colocação cara.
O passado musical e cultural do Brasil é algo maravilhoso!!!
Não gosto muito de "se", mas se não fosse a ditadura provavelmente já seríamos um país desenvolvido hoje....(se bem que os termos desenvolvido e subdesenvolvido andam um pouco estranhos para o mundo atual)




Ontem estava conversando com um colega de trabalho que participa de um coral e o regente deles veio de New Orleans e ele disse que a diferença entre reger um coral lá e aqui é totalmente visível, pois lá cada um sabe o que deve fazer e para onde ir na música, quase que não precisa de um regente e aqui ele precisa "pegar na mão" de cada um para falar o que fazer.
Isso é a música totalmente inserida na cultura e na formação do cidadão.


"Sem música, a vida seria um erro."

brendonmetal
Veterano
# jan/12
· votar


no brasil estão custando ensinar portugues e matematica querem ficar inventando...
acho que primeiro deviam melhorar a educação (materias comuns)
para depois inserir outras como musica.
eu amo a musica mas não é todo mundo que gosta, ou tem talento pra ela
(sendo que defino talento como maior facilidade de aprender determinada coisa)
então considero essa lei como inútil já que não vai beneficiar em nada a educação brasileira.
essa lei é de 2008 estamos em 2012 quase se iniciando as aulas novamente e até hoje nunca tive aula de musica na escola ou seja a lei não foi cumprida já que é uma lei federal.
claro que em países desenvolvidos tem musica no currículo escolar mas no brasil, que se tem ensino religioso em escolas públicas em um estado que se diz laico está longe de ser desenvolvido e de ensinar bem as outras matérias.
sei que vão me chingar aqui em baixo mas pensem bem e deixem de ser alienados e comecem a questionar essas leis

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


brendonmetal Eu respeito a sua opnião mas discordo completamente.
Por que português e matematica são mais importante do que musica ou de que um esporte?
Que importancia tem pro Neymar saber fazer uma equação de fisica para calcular a velocidade media de um veiculo por exemplo?
Howard Gardner na decada de 70 desenvolveu a teoria das multiplas inteligencias e hoje ela é amplamente usada em várias escolas ao redor do mundo, inclusive na escola dos meus filhos.
Existem 8 tipos de inteligencias e cada individuo tem um potencial maior em 1 ou alguma delas, portanto, a escola deve dar ao aluno a oportunidade de que suas inteligencias sejam testadas e de que essas possam ser fomentadas quando devidamente encontradas.
Uma dessas inteligencias é a inteligencia musical e outra é kinestésica-corporal como é o caso do Neymar. Portanto, ridículo é forçar que um individuo seja algo que ele não é.

Os 8 tipos de inteligência:

Lógico-matemática: Capacidade de analisar problemas, operacões matemáticas e questões científicas. Matemáticos, engenheiros, cientistas estão nessa categoria, como Albert Einstein e John Nash.

Linguística: Sensibilidade para a língua escrita e falada. Está presente em oradores e escritores, como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. Para quem
Espacial: Capacidade de entender o mundo visual em detalhes, como fazem os arquitetos, desenhistas e escultores. De gente como Oscar Niemeyer, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti.

Musical: É a habilidade para tocar, compor e apreciar música, como os músicos e compositores. Presente em gênios Beethoven, Mozart, Stravinsky.

Cinemática ou kinestésica-corporal: É a capacidade de usar o corpo em atividades como dança e esportes. De mímicos, dançarinos e esportistas, como Pelé e Ana Botafogo.


Intra-pessoal: É a capacidade de se conhecer, presente em escritores, psicoterapeutas e conselheiros, como Sigmund Freud e Jung. É muito valorizada nas culturas orientais.

Inter-pessoal: Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Presente em políticos, religiosos e professores, como Mahatma Gandhi, John Kennedy.

Depois de um tempo, Gardner juntou a intra-pessoal e a inter-pessoal sob o rótulo "inteligências pessoais" e sugeriu mais duas categorias:

Naturalista: É a capacidade de reconhecer e classificar espécies da natureza, presente em biólogos e naturalistas, como Charles Darwin.

Existencial: É a habilidade de preocupar-se e formular questões fundamentais da existência. Presente em filósofos, como Jean-Paul Sartre, Sócrates e Nie

De Ros
Veterano
# jan/12
· votar


mateusstarling

"Veja como são as coisas, o povo brasileiro esta tão acostumado em ser subcultura mundial que continuam achando que musica não é importante para a formação intelectual do ser humano.'

Se eu pudesse, positivava umas mil vezes...

De Ros
Veterano
# jan/12
· votar


brendonmetal

"no brasil estão custando ensinar portugues e matematica querem ficar inventando...'

Pois, numa aula de música bem ministrada, ensinar-se-ia não só português, analisando as poesias genias dos letristas brasileiros ( e, porque não, de outras línguas, aperfeiçoando a fluência em outros idiomas), como obviamente matemática aplicada e lógica!

Ou tu não lembra que as relações entre tons são medidas matematicamente, assim como as relações rítmicas.

Música é português (ou outras línguas), matemática, capacidade de abstração, raciocínio lógico, senso estético, realização pessoal e socialização, tudo junto numa grande brincadeira!

É bacana ver os cálculos sendo explicados no quadro, mas é fantástica a sensação de pegar dois alunos e fazer eles cantarem um trecho curto a duas vozes.

Um professor bem preparado poderia fazer uma classe de "badernistas do c******" transformar-se em pessoas muito mais preparadas para a vida!

Os países mais avançados culturalmente sabem disso à muito tempo!

Rabbit
Veterano
# jan/12
· votar


Tem gente que ainda vê as coisas muito superficialmente. Pensa que aula de música serve apenas pra formar músico. Bobagem.

Eu ensino meu filho música e ele toma aulas de Karatê. Com cinco anos. Eu não espero que ele seja Mozart ou que ele seja um Bruce Lee (Eu sei que Bruce Lee não lutava Karatê, mas o nome do meu filho é Bruce e eu gostei do exemplo.) Oras...

Cultura ajuda em muita coisa. Auto disciplina, respeito, concentração, dedicação, estimula o raciocínio e muito mais.

Mesmo quem não tem interesse em nunca lhe dar com música, essa pessoa só tem a ganhar com isso.

victorleon
Veterano
# jan/12
· votar


De Ros
mateusstarling

"Veja como são as coisas, o povo brasileiro esta tão acostumado em ser subcultura mundial que continuam achando que musica não é importante para a formação intelectual do ser humano.'

Se eu pudesse, positivava umas mil vezes...
²

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


Rabbit
Auto disciplina, respeito, concentração, dedicação, estimula o raciocínio e muito mais.
realmente,eu fiz karate na infancia e acho que seria completamente diferente se não fizesse

victorleon
Veterano
# jan/12
· votar


Concordo com a maioria dos comentários aqui e acho que sim, a música deve (na verdade, já deveria ser faz tempo) obrigatória nas escolas brasileiras

Porque como já disseram, música não é apenas ouvir, música não forma apenas um músico, música desenvolve capacidades cognitivas tanto pra musicalidade como pra qualquer outra coisa, raciocínio lógico, desenvolvimento dos gostos próprios, ínguas faladas e escritas, sensos (estético, comum e o mais importante na minha opinião, senso crítico)...

Além de que a música tem uma capacidade impressionante de mexer com nossa estrutura emocional e com nossa própria capacidade de pensar e de se concentrar

Quem nunca esteve um pouco triste, mesmo sem motivo, e ouviu uma música que o deixou feliz, ou mais triste ainda?

Eu por exemplo, aprendo melhor quando estou ouvindo música, quando faço uma prova ou algum teste, penso em músicas que eu gosto e começo a cantar mentalmente, e isso me ajuda muito a me concentrar.

Eu acho que o povo brasileiro (digo no geral) chegou a um ponto de ignorância tão grande que não consegue reconhecer o bem a alma e a capacidade de desenvolver e melhorar o ser humano que a música tem, do mesmo jeito que não consegue ver que a cada minuto somos roubados, perdemos cada vez mais dinheiro pros "representantes do povo" que estão em Brasília

Abç

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mas não esqueçam das aulas de Português! hehe

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
podi deichar que eu naum esquesso naum

FHcarvalho
Veterano
# jan/12
· votar


talvez assim alguns adolescentes parem de escutar essa merd* de funk e conheçam oque é musica de verdade!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para todos os guitarristas em idade escolar