Como saber se meu curso de guitarra é bom?!

    Autor Mensagem
    Koy-kun
    Veterano
    # jan/12


    Eu vou começar as aulas de guitarra, e meu professor falou que o curso lá são aproximadamente umas 30 apostilas...sendo que o numero de páginas pelo menos no violão básico que fiz, de cada uma, é em torno de 20. São vários estilos de musica. A pergunta é (1): Como saber se é realmente eficaz isso?! Por que me falaram outro dia, que muitos professores enrolam os alunos, botam muitas músicas, pouca teoria, pouca técnica, enfim, para o aluno ficar anos ali. O que acham disso?! Eu sei que meu professor toca guitarra muito bem, sei que ele SABE mas será que quer se SEUS ALUNOS saibam da forma mais eficiente?! Porque povo...(2): Devo me focar em estilos que mais gosto, ou devo fazer esses todos?! eu por exemplo não suporto heavy metal, e curto o estilo blues e jazz, sei que tem apostilas de heavy metal no curso e ai...o que me falam disso tudo...ja que o texto ja ta ficando bem grandinho, paro por aqui e desde ja, muito obrigado.

    Buja
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Buja
    · votar


    Koy-kun
    ja que o texto ja ta ficando bem grandinho, paro por aqui e desde ja, muito obrigado.
    Cara...pode fazer um texto até maior se quiser (rsrs); É so usar mais enters, paragrafos e pontuação adequada. Facilita pra gente ler!!!

    Mas seguinte....dessas duas duvidas so sei falar da
    (2): Devo me focar em estilos que mais gosto, ou devo fazer esses todos?! eu por exemplo não suporto heavy metal, e curto o estilo blues e jazz, sei que tem apostilas de heavy metal no curso e ai...o que me falam disso

    Tanto porque nunca fiz aula de nada. Mas é importante voce fazer varios estilos cara. Mesmo que odeie metal (no meu caso eu ja odeio axé), é importante conhecer outros estilos que exigem outras tecnicas. Dessa forma vc se torna um musico mais completo.

    Mas como no mundo tudo tem seus 'poréms', se vc decidir se focar em aprender blues, por exemplo, seja franco com seu professor e diga que nao tem (e nem terá) o minino interesse em aprender metal.
    Mas deixa claro, que vc nao gosta é so do estilo musical, mas quer aprender as tecnicas que o farão um bom guitarista.

    É como escola. Vc detesta matematica (por exemplo), mas é obrigado a estudar isso até o terceiro ano do ensino médio. Mas pra que? Porque isso te fará um cara capacitado no futuro. Agora quando for fazer faculdade, se voce escolher cursar letras, logicamente, nao terá matematica, mas ela te ajudará a vida toda, inclusive no vestibular pra letras. deu pra sacar?

    Portanto, nao é so pq detesta metal que não vai aprender tapping, harmonicos artificiais e licks rapidos. Isso é usado em tudo. Estudar varios estilos te da a oportunidade de aprender todo estilo de tocar o instrumento, e inclusive serve pra moldar seu gosto musical. Sim, a medida que vai tocando e aprendendo seu gosto vai aprimorando!

    E so uma coisinha. Voce ainda é novo, tem um caminho amplo a seguir, tanto na guitarra como na vida, entao sente-se, coloque a guitarra no colo, e relaxe cara. Nao deixe estilos musicais fechar a sua mente. Muita gente deixa de aprender muito pq so quer tocar uma coisa so! Deixe seu professor ensinar e aprenda tudo que puder. Mas tarde vc escolhe seu rumo!


    É isso ai.

    o/


    ps: veja como os paragrafos ajudam a ler ;)

    guizimm
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    não suporto heavy metal, e curto o estilo blues e jazz
    esse é dos meus

    gambirasio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Se quiser ser bom e tocar com fluência aprenda tudo o que puder.Tudo.
    Desejo sucesso. Abraço

    ALF is back
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Koy-kun
    abraça tudo vei!
    eu tbm odiava qdo meu prof vinha com uns country pra cima de mim...mas hj me pego improvisando em cima de um jazz ou metal mtos licks q ele me passou de country!
    ja tive minha faze darkness...mas atualmente curto mais classic rock...blues...jazz...
    mas as vezes demora pra vc perceber q sua base musical foi boa...eu percebi uns 3 anos dps de para de faze aula (fiz 5 anos de aula de guitarra)
    mas hj, nessas jams da galera, eu entro em todas...de metal, blues, fusion...qq coisa mesmo...e é bem dificil eu fazer um lick repetido em cada estilo...tento me adequar mesmo!
    até na jam com BT do helloween eu dei um caldo legal! kkkkk
    nao fuja de estilos pq vc nao gosta...se o estilo tem algo a somar, vai pra cima! (note q sertanejo universitario, por exemplo, nao tem nada pra somar!)
    abraço

    Buja
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    note q sertanejo universitario, por exemplo, nao tem nada pra somar!
    Nada mesmo

    victorleon
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Koy-kun

    Cara, pra acabar com a sua outra dúvida, sobre ser eficiente ou não, é facil saber, você tem que aprender tanto músicas quanto teoria e exercícios.

    No começo é normal o professor não te passar tanta teoria assim, porque normalmente essas teorias vem com exercícoios pra ajudar vc a entender a aplicação prática da coisa e tbm para ajudar vc a improvisar, e isso necessita de um pouco mais de agilidade, adiquirida nas músicas e principalmente no 1234...

    Se o seu professor te passar muita música e poucos exercícios, antes de sair das aulas, fale com ele, mas se não houver jeito, aí pode trocar de professor.

    E o mais importante: Treine. Tanto músicas de estilos diferentes quanto escalas, pois se vc não treinar, não importa de vc tiver um curso de 50 reais ou um de 500, vc não vai evoluir.

    Abç

    cayo_zw
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara uma dica por experiencia própria, não adianta você querer ter aula com o melhor professor da sua cidade, sendo que ele não sabe tocar tao bem o estilo que você goste.
    Não sei o seu nível de aprendizagem , mas se você ver que ele esta passando escalar, técnicas, de vários estilos de musica mas ´´priorizando`` o que você e ele curta, cara esse e o professor certo pra você (desde que ele seja bom) =)


    Abraços

    guizimm
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    note q sertanejo universitario, por exemplo, nao tem nada pra somar!
    Nada mesmo

    realmente

    God_is_exalted
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Já conferiu a metodologia?
    Alguns cursos possuem um tempo pré determinado de curso outros são independentes disso.
    Quanto aos estilos musicais, cada estilo vai te ajudar a aprender uma coisa
    exemplos música brasileira: rítmica, rock e Heavy Metal : técnica, Blues e Jazz : fraseado etc.
    (antes que alguém me esculache não disse que rock não tem musicalidade ou que blues não tem técnica pelo contrário!)

    Koy-kun
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    po vlw pelas respostas pessoal.

    @victorleon é....ele não passa teoria cara...é por isso que eu cismo muito com isso, pq eu não entendo NADA do que eu vejo pelo forum de teoria, e eu procurei umas apostila mas fico perdido por onde começar e tal. Outra...ele me disse uma vez q é pq a galera não gosta de estudar teoria...é q geralmente ali é tudo o povo q no máximo vai tocar num bar. auhuah

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se meu curso de guitarra é bom?!