O que vc conseguia fazer quando completou 1 ano de guitarra?

Autor Mensagem
juninholiveira
Veterano
# jan/12


Gente, queria saber qual a coisa mais difícl, o solo, a música inteira mais difícil que vcs sabiam quando completaram 1 ano de estudo de guitarra?

queria saber pra ver se eu to adiantado ou atrasado nos estudos pq alguns dizem que eu to avançado, mas eu nun confio muito não D:

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


sweet child mine

Ditzel
Veterano
# jan/12
· votar


eu ainda nao tenho um ano de guitarra, mesmo porque n tenho guitarra, faço violão a 2 anos, mais quando eu tinha 1 ano não era muito bom nao, era muito menos q a metade que to hoje, sabia o começo da escala da encruzilhada nao tao rapido, é uma coisa que eu lembro de solo

FAP
Veterano
# jan/12
· votar


A parte mais difícil que eu conseguia tocar era o riff de Glasgow Kiss, do John Petrucci. Música inteira era The Trooper, do Iron Maiden.

Só que é o seguinte: eu tenho uma teoria de que não existe música fácil de tocar - existe tocar a música no modo fácil. É como se fosse jogar Guitar Hero: no início, você pode até saber tocar algum solo ou música completa, mas somente no "modo easy", pois certamente será com uma pegada fraca, comendo notas, com a palhetada meio suja, etc.

Conforme for aprendendo, treinando e ganhando experiência, você vai evoluindo até chegar no "modo expert", no qual consegue tocar certinho, com fluência e até mesmo reproduzir a pegada do guitarrista original.

Por isso não fico tão surpreso quando alguém diz ter 1 ano de guitarra e sabe tocar Eruption. A não ser que o cara seja um mega gênio, a execução dele certamente vai ser uma bosta. Eu mesmo falava isso e hoje vejo como eu era retardado.

Concluindo, acho que você não deve se basear em músicas, mas sim se dedicar em trabalhar sua pegada. Eu me orgulho mais em dizer que com 1 ano eu sabia fazer um vibrato bonito do que tirar The Trooper inteira.

Ta aí, só uma dica de quem já teve a mesma dúvida no início e que descobriu a resposta sozinho.

Ian P.
Veterano
# jan/12
· votar


FAP

Melhor comparação de guitarra com Guitar Hero que eu já vi (Y)

Ah... quando eu tinha 1 ano eu tocava a intro de Stairway to Heaven =p

igor.schecter
Veterano
# jan/12
· votar


FAP
Eu me orgulho mais em dizer que com 1 ano eu sabia fazer um vibrato bonito do que tirar The Trooper inteira.
Concerteza! =D

tpgslash
Veterano
# jan/12
· votar



sweet child mine
(2)

lokiol
Veterano
# jan/12
· votar


Pentatônicas, modos gregos, arpeggios, harmonização, formação de acordes, fazer harmônicos naturais e artificiais, e músicas como: Iron Man, TNT, Como Zaqueu, Vim para adorar-te, Grande é o senhor, Espelhos mágicos, etc.

E alguns solos como o riff inicial da sweet child o`mine, o solo Isabella do ozielzinho, e musicas instrumentais do parabéns pra você, agnuns day, milagres.

É isso cara, isso que eu sabia quando completei 1 ano...

Abraço, fica com Deus.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/12
· votar


po eu tinha treinado crazy train do ozzy, sabia tocar, mas "daquele" jeito.
e as classicas do guns, still loving you do scorpions, breaking all the rules do frampton

AceFrehley
Veterano
# jan/12
· votar


Pentatônica, Arpeggios, Campo Harmonico, Escala Maior e Menor, Harmonicos Naturais e Artificiais, Leitura, Divisão Ritmica, Contratempo, Quialteras, Notas no braço do instrumento, Tríades e Tétrades, e segundo meu ex - professor ja estou improvisando legal e tocava (toco, faz 1 ano esse mes ou mes que vem não lembro xD): Love Gun (tirei semana passada xD), 14 Years (Guns), Wasting Love, e umas intros, riffs e etc =D
Tambem to aprendendo a tirar de ouvido, tirei Have You Ever Seen the Rain, Bad Moon Rising e mais umas harmonias.

ferunosxd
Veterano
# jan/12
· votar


the trooper completa foi a primeira musica legal que eu consegui e quando fiz 1 ano aprendi a tocar Mr crowley.

victorhb
Veterano
# jan/12
· votar


O FAP tem razão, acontece muito com guitarristas que não são tão iniciantes assim, mas ainda não tem uma musicalidade desenvolvida. O cara acha que tirar um solo é simplesmente tocar as mesmas notas do autor, depois de um tempo é que se começa a valorizar pegada, bends, vibratos, timing... Acontece ainda mais com quem pega a guitarra e quer sair fritando que nem maluco, sem nem saber como faz um bend.

victorleon
Veterano
# jan/12
· votar


Vou completar um ano daqui a uma semana o/

Já tou conseguindo tirar Sweet Child o mine, a Intro de afterlife e Wasting love inteira, incluindo o solo ^^

Mas to mais feliz ainda por estar conseguindo melhorar nos bends e vibratos, e conseguindo fazer a penta a 110 bpm =D

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


FAP

cara, eu tenho feito isso, quando eu completei 1 ano eu peguei a Paranoid do Black Sabbath, pq eu sempre levei comigo isso aí que vc disse, tem gente que vai lá e pega a TAB da Mr. Crowley, toca tudo errado, uma bosta, mas fala que toca.

Eu sou desse jeito, eu prefiro pegar uma música fácil e tocar ela PERFEITA, do que pegar uma rapidona fritadora e tocar uma bosta.

Tanto que até hj eu treino o solinho da Californication, num sai UM erro, mas eu nunca acho que tá bom, um simples trastejamento imperceptível eu j´pa paro e recomeço até sair PERFEITO.

Agora eu to treinando o solo sem para da Paranoid, um soloinho fácil-médio, mas que eu to treinando até ficar perfeito.

Acabei de completar 1 ano, e no começo tentava pegar Mr. Crowley, Eruption, mas agora vi que é bobeira, e eu vo pega só coisas que estiverem ao meu alcance.

Pelo jeito então eu to na média msm de técnica, sei a Crazy Train, mas o solo mais ou menos, Californication, Smells liki teen spirit, paranoid, bom essas inteiras. Agora vou concentrar em treinar na teoria.

Me ajudem agora por favor
PPor onde eu devo começar pra treinar teoria? Eu começa estudando os acordes, depois intervalos, depois campo harmonico, depois escalas, depois improvisação?
Pq eu to meio perdido, começo a ler uma matéria sobre campo harmonico mas aí começa a citar acordes nas escalas, ai eu nun sei, vou estudar acordes e começa a citar campo harmonico, e assim um ciclo sem fim. Conhecem algum lugar que seja de fácil entendimento pra uma pessoas começar do zero? ja usei e reusei a busca, o google, o youtube, mas nun acho o caminho D:

carnisa1
Veterano
# jan/12
· votar


Eu conseguia fazer uns arpejos básicos de 6 cordas...

blussmann
Veterano
# jan/12
· votar


Com um ano as melhores músicas que eu havia tirado era BlackBird dos Beatles e Hey Hey do Clapton.

FAP
Veterano
# jan/12 · Editado por: FAP
· votar


juninholiveira

É isso aí, cara. É mais importante investir na pegada de um solo fácil do que tentar tocar um solo difícil de qualquer maneira. Se fizer ao contrário, talvez você até engane os leigos no começo, mas nunca será um guitarrista de verdade. Continua assim que você tá no caminho.

Quanto a sua outra dúvida, eu recomendo começar aulas com um professor, mas por experiência própria, esse é o (resumidíssimo) caminho que fiz e deu bons frutos:

1. Decorar o desenho da escala pentatônica de Mi menor
2. Decorar o desenho da escala de Mi menor (e você verá que tem apenas algumas notas a mais que a pentatônica)
3. Decorar o desenho da escala de Sol maior (e você verá que os desenhos se intercalam com a escala de Mi menor, pois é sua relativa)
4. Conhecer pelo menos 2 shapes de acorde maior (aproveita e treina os acordes maior que existem na escala de Mi menor)
5. Conhecer menos 2 shapes de acorde menor (aproveita e treina os acordes menor que existem na escala de Mi menor)
6. Saber como forma tríades e tétrades (sabendo escalas e acordes, já é possível aprender isso, que também te dá uma boa base para novos acordes e arpejos)
7. Compreender os modos gregos (e você verá que cada modo é praticamente o mesmo desenho de escala, porém começando em um grau diferente)
8. Compreender como funciona o campo harmônico (com o conhecimento de acordes e modos, já dá pra ter uma ótima noção)

Esses são apenas alguns assuntos chaves. Bons estudos.

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


FAP

DEUS: ABENÇOE ESTE HOMEM FAPADOR.

cara, me ajudo MUITOOOOO MESMO, ja salvei a lista aki, vou começar brevemente (hj nun da tempo ¬¬) a estudar essas escalas aí, na vdd eu tenho aula sim, mas sabe como é, no primeiro ano a gete se ilude e só quer saber de pegar músicas, meu prof tentaa me ensinar escalas mas eu nem estudava elas em casa, chegava na proxima aula eu falava que não estudei a escala (que eu nem entendia que frescura era) e falava que só tinha trinado a música tal. afff agora vejo a besteira que eu fiz, perdi quase 1 ano completo, eu achava que a pentatônica que ele me passava era só pra pega uma agilidadisinha nos dedos, mas como eu ja tocava a música eu achava que num precisava, bem que ele me falou que eu ia usar muito akelas "frescuras" mais pra frente, mas eu tolo nem ligava, só queria saber de pega o riff da sweet child o mine e o tapping da eruption.

MAS AGORA OS CÉUS SE ABRIRAM PRA MIM, POR INTERMÉDIO DE VC!!!
vo pega só teoria, e vc me deu o caminho certo a seguir, valeu, ja falei que arquivei aki no pc? acho que falei, VLW!!!! fechem o tópico se quiserem, mas vo deixa aberto pq as vezes querem falar mais alguma coisa.

sam989
Veterano
# jan/12
· votar


sweet child o mine!!!!!!!

diegomarinho_o
Veterano
# jan/12
· votar


Com um ano eu tocada Joohny B. Goode do Chuck Berry

FAP
Veterano
# jan/12 · Editado por: FAP
· votar


juninholiveira

uhasuhaua fico feliz em saber que estou ajudando, cara.

Seguinte, como falei, esse foi o caminho que eu segui (fui autodidata por 2 anos) e consegui evoluir bastante, mas não tira o mérito de fazer uma aula acompanhado por um profissional.

Pense que com esse conhecimento, você não apenas vai conseguir tirar músicas mais rapidamente, mas também criar seus próprios solos, riffs, licks, etc.

Procure também participar das jams do fórum, pois tocar com uma base no fundo ajuda muito a aprimorar o ouvido musical e aplicar os conhecimentos teóricos, além de ser avaliado por diversos guitarristas, que podem te dar dicas tão valiosas quanto essas.

E lembre-se, nunca toque só por tocar... faça tudo com gosto e vontade. Sempre busque algum tipo de motivação para se manter focado. Todos sabemos que não é tão divertido ficar horas treinando, mas a recompensa é indescritível.

Qualquer coisa estamos aí.

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


FAP

vlw, meu maior interesse é conseguir criar minhas próprias músicas, minhas baladinhas rock n roll. xD muito obrigado vlw veih.

Geist
Veterano
# jan/12
· votar


Eu sei pouco ainda. Não sou do tipo que pega uma música e fica tentando por tempos. Sei vários riffs e algumas músicas inteiras. Eu me preoucupo mais em dar a minha pegada a uma música, pois nunca pego os solos delas e crio algo em cima, ou então pego o solo com a mesma essência. Sei ler partitura, e tenho problemas com tapping, ligados e sweeps. Bends já "dominei" e HA não saem sempre.

lucsiqueira
Veterano
# jan/12
· votar


eu tenho menos de 1 ano, e as coisas mais difíceis que sei são uns desenhos de penta menor, o solo de stairway to heaven, e sultans of swing toda a base e os 2 solos (a 1° frase tbm, muito linda haha).

tirando isso, um monte de riffs e umas musiquinhas fáceis completas (smells like teen spirit)

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


eu ja tocava serrana arpeggios do Jason Becker!
zuera (obvio!) kkk

po cara nao lembro bem mas acho q eu ja tocava master of puppets inteira do metallica...
mas ai entra aquela historia....como o FAP disse...musicas acima de nosso nível, da pra toca...só q tem q "roubar" em algumas partes...até hoje é assim...quando vou tirar alguma coisa mais complicada, como a introdução de Vavoon Ted the Mechanic - Deep Purple, eu robo algumas notas e pronto...com o tempo a gente vai aperfeiçoando!
abraço!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Eu consegui tocar umas músicas inteiras com solos fáceis, baseados na escala pentatônica.

Eu não sou muito de tirar músicas inteiras, montar setlist, mas sim de improvisar coisas, JAM com BT's e pans. Hoje consigo tocar bastante coisa dentro do estilo que eu curto Blues. Agora se você me der um solo do Maiden, de The Trooper, por exemplo, eu não faço. Basicamente pelo fato de que eu nunca me interessei em treinar pra tocar shred.

Junior AJNB
Veterano
# jan/12
· votar


O primeiro solo de The Trooper, Seek and Destroy só que sem o solo, Evil Woman do Sabbath, fora escalas e etc

Ah e tambem a musica Era um Garoto que como eu... cover dos Engenheiros, o solinho dela é foda, quem nunca tentou tocar recomendo

Rednascela
Veterano
# jan/12
· votar


BLITZKRIEG BOP - Ramones

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Aqueles dois licks rapidões de blues de Sweet Child O Mine *-*

Me senti foda

felipelfln
Veterano
# jan/12
· votar


Exatamente com um ano eu tava meio feeling like Zakk Wylde huehuehe, forçando a pegada e dando vibratos ignorantes.
É que eu nunca fui de tocar musicas, fico mais improvisando, viajando. Mas assim meu repertório de frases cresceu bastante. Aquilo de improvisar como se vc estivesse escrevendo uma história. Mas nada de técnicas super diferentes, só um vibrato legal, uma pegada boazinha, bends até que afinados , velocidade satisfatória até.
To satisfeito cmg.

E a musica que tava tirando direito era YYZ do Rush. Até o riffzinho chato. Fiquei no metronomo fazendo ele por um século a 144bpm até ficar bom huehueheu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vc conseguia fazer quando completou 1 ano de guitarra?