Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?

Autor Mensagem
MrPage
Veterano
# jan/12


Tenho algumas dúvidas em relação a pentatônica... Sempre leio dizendo que esses guitarristas Jimmy Page, Jimi Hendrix, Angus Young, Slash, entre outros, usam quase sempre pentatônicas, mas quando eu vejo algumas tabs do Jimmy Page (minha inspiração =P) por exemplo, não são só as notas da escala pentatônica... E sempre que improviso em Em por exemplo, parece que falta algo... Existe alguma forma de "apimentar" as pentatônicas?

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


até o infinito

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ALF is back: até o infinito

Bem além!

Com quantas palavras a gente forma com até 5 letras? Acho que dá pra fazer uma biblioteca infinita de livros de todos os estilos e pra todos os gostos! hehe

Abs

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


sim...tem muitas formas de apimenta-las e vamos morrer sem ter apreciado todo o tempero delas...
mas pra começar....explore muito as blue notes...nao é a toa q elas foram literalmente enfiadas na pentatonica...
mesmo fora da escala, elas soam tao bem quanto a própria tônica!
uma nota q é legal de usar tambem é o 5º diminuto, usando bend de meio tom...double stops são muito bem vindos também...
o mestre Page usa muito essas presepada q te falei...
claro q isso tudo q falei nao é apenas ir la e toca a nota...tem q conectá-las em frases...mas isso vou deixar vc quebrar a cabeça...rs

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


MrPage
Bem, eu já vi o MrPage usando licks ao vivo mais ou menos assim


e----------------------15--16--17----------------------------
B----------------17b---------------17b-15---------14-------------
G-------------------------------------------16-----------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


acho que é uma mistura de pentas maior com menor, essa no caso seria em Em.
Tem a Blue Note também, além de bends e ligados "rápidos"
Abçs

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?
da pra faze uma carrera e fica famoso no mundo todo
olha o Slash por exemplo
(agora o topico bomba)

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


MauricioBahia
boa analogia! e diria mais:
dependende de quem ta tocando...
se souber escolher as letras certas...vc faz mesmo uma biblioteca...
agora...se nao souber escolher, nao sairá nem uma palavra...tipo AEIOU
kkkk
abs!

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


double stops são muito bem vindos também...
double stop é quando se toca duas notas em terças né ?? tipo em Since I've been Loving you certo ?

MrPage
Veterano
# jan/12
· votar


po n fala do slash se n o tópico vai perder o foco D:

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


Felippe Rosa
sim...terças e quartas tbm...lembre-se que vc nao precisa ficar se matando pra nao sair de dentro da escala pentatonica...toque com vontade de olho fechado tbm de vez em quando...feeling man! feeling...

no solo de the wall o mestre David usa um doule stop muito explorado...ouça e veja do q estou falando

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


ALF is back
Vc fala the wall mesmo ou Another brick in the wall ?? eu não conheço muito Pink Floyd.....

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


se vc adiciona as blue notes fica melhor ainda

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


MrPage
Na música South Bound Taurez (In Through the Outdoor) ele usa o lick que eu mostrei, acho que não é no mesmo tom, também procure uma versão ao vivo de Rock and Roll que ele usa também, preferencialmente a do The Song Remains the Same.
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A Pentatônica foi minha divisora de águas, o "click" pra mudança na minha mente pra criar solos e improvisos. Aconselho quem não sabe como funciona a coisa, pesquisar. Se estudar a escala e entender que ela é apenas um "desenho" que te ajuda, onde nesse desenho você pode literalmente falar através dele com sua criatividade, o cara pode ir longe
pois o próximo passo acaba sendo aprender novas escalas, novos desafios.

Tem muito material no Youtube que se alguém se interessar, fiz um tópico à partir dele, abordando Blues, que me ajudou muito pois Blues é um passo pro Rock. Deus um trabalho da porra! hehe

Aqui vai a dica:

Blues Lead Guitar - Excelente "Free" Curso de Blues - Aqui!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/

Good Luck!

ALF is back: agora...se nao souber escolher, nao sairá nem uma palavra...tipo AEIOU

E fora do contexto!!! hehe

Abs


Abs

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


Vc fala the wall mesmo ou Another brick in the wall ?? eu não conheço muito Pink Floyd.....

tem um piao tocano o solo AQUI

ta bem tocado...
sugiro q ouça pink floyd man...David Gilmour é o nome do Cara

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


ALF is back
Ok, mto obrigado man !

LeandroP
Moderador
# jan/12 · Editado por: LeandroP
· votar


MrPage

Depende do modo como você vê as pentatônicas e os acordes.

Tocar a pentatônica com as duas notas que caíram fora da escala diatônica dá pra apimentar um pouco. As blue-notes dão um tempero bom também.

Por partes...

Tríade de Em:

E - G - B

Por exemplo a pentatônica de Em:

E - G - A - B - D

A pentatônica tem além das notas da tríade, mais duas notas: A e D (4a justa e 7a menor). Esses dois intervalos (notas) combinam muito bem com a tríade porque que não formam semitom com nenhum grau da tríade (E, B e D).

Escala diatônica de Em:

E - F# - G - A - B - C - D

Veja que a diferença da penta pra diatônica também é de duas notas, só que desta vez as notas F# e C - 2a maior e 6a menor.

As notas F# e C sim formam semitom com os graus da tríade (F# com G e o C com B). Dão um clima mais melódico tendo como notas alvos as notas da penta, ou da tríade, por exemplo. Toque a nota C sobre uma acorde Em por exemplo e diga pra você se soa bem ou não. Faz parte da escala, mas parece que pede pra ir pra nota do acorde mais próxima, a nota B. Então é legal pra apimentar como nota de passagem, com ligaduras, slides, bends, etc.

O Jimmy Page tinha muita influência de música country, folk, celta, além do blues e do rock. A forma como ele usa a pentatônica tem muito a ver com as influências dele também, já que a escala pentatônica é utilizada largamente. Sem contar a parte rítmica, com uns contratempos de entortar a espinha.

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


já q o LeandroP falou em musica celta...
ouça Steve Morse tbm man...o cara é uma enciclopedia de licks!
ele usa mta penta com escalas cromáticas, celtas e muito harmonico artificial...

MauricioBahia
Moderador
# jan/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP

Me diz: quem, em Rock, nunca usa Pentatônica? Eu, sinceramente, não me lembro.

Se a humanidade acabar em 2012, teremos bacterias, baratas, ratos e pentatônicas como sobreviventes. hehe

Abs

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


MauricioBahia
Cara, o lick que eu postei é exatamente o que mesmo ? Sem sacanagem...
Um professor meu dizia que só usava penta quem não sabia improvisar, que era só subir e descer elas, bem, qual seria sua sentença ??

LeandroP
Moderador
# jan/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Felippe Rosa
Um professor meu dizia que só usava penta quem não sabia improvisar, que era só subir e descer elas

Por isso eu disse:

Depende do modo como você vê as pentatônicas e os acordes.


MauricioBahia
heuahuhea

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


LeandroP
Claro que NÃO concordava com isso né, ele é um baixista bem purista de Jazz e Fusion, e bem soberbo....

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


As pentas são maravilhosas cara, em poucos comentários olha qtos exemplos a galera citou, não caia nessa de alguns que falam que quem só usa penta não sabe tocar guitarra que é furada, lógico que entender elas bem e conhecer outras escalas e intervalos se faz necessário para exatamente ter o conhecimento suficiente para apimentar as paradas....

Felippe Rosa
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
Exatamente, o problema é que tem nego que só sabe isso e acha que tá bom.....

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


ve a maioria dos solos do jimi hendrix,srv,slash,jimi page,e rock antigo que vc vai te bosd referencias

danielfz
Veterano
# jan/12
· votar


Dá pra brincar bastante!
Mas, Ficar só na penta eu não curto não!

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?


As pentatonicas são uma das escalas mais importantes. no Rock n' roll em geral é a escala mais usada. não queria sitar nomes mas Slash usa bastante as pentas. com as pentas vc toca quase de tudo.

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


não queria sitar nomes mas
como se usar pentatonica fosse algo constrangedor ou proibido

murilo97
Veterano
# jan/12 · Editado por: murilo97
· votar


como se usar pentatonica fosse algo constrangedor ou proibido
acho q voce não entendeu a brincadeira.
antes de falar mais me$¨&# ainda, mals pelo erro de sitar e nao citar
leia denovo e entenda.
edit- resumindo....não falar slash pra não acabar virando um topico sobre slash!!!!!!!
;)

guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


murilo97
nossa cara,soh tava zuando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pentatônicas Até onde posso chegar com elas?