Preciso de Parâmetros: onde estou, onde preciso chegar.

    Autor Mensagem
    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Chico Tripa


    Pessoal, não eu esteja querendo "engessar" a coisa pois estamos falando de música, de arte. Só que eu gostaria de um parâmetro para os meus exercícios.

    O que quero dizer é que gostaria de saber se o que consigo fazer é ruim, tá longe de ficar bom ou se estou próximo. Explico melhor:

    Um exercício que me ajudou bastante e transformou meus pseudo-improvissos em música foram exercícios nos padrões de penta em TERCINA.

    Quand começei fazia as tercinas com o metrônomo em 60, depois rapidamente cheguei a 80. Depois com muito custo fazia 90. Agora faço as tercinas em 100 limpas e sem errar repetindo pelo menos umas cinco vezes descendo e subindo a escala. Tá difícil tirar em 110 pois travo, erro e quando tiro o som fica ruim... sinto facilidade na mão esquerda mais tenho dificuldade em sincronizar a mão direita.

    Para tocar blues, gostaria de saber qual deveria ser o meu alvo para este tipo de exercício especificamente. Onde devo chegar (terninas com metrônomo em que valor?) para que eu me considere que com essa velocidade conseguirei tirar uns solinhos mais rápidos??

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Chico Tripa
    · votar


    ps: estou viajando a trabalho e trouxe a guitarra.... ando tendo muuuuuito tempo pra estudar e gostaria de aproveitar isso ao MÁXIMO.

    Guifcunha
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Guifcunha
    · votar


    Chico Tripa

    Cara, vai parecer brincadeira, mas coloca pra tocar uma Backing Track de blues, acende umas velas, espeta a guitarra no amp, coloca um drive beeeeeeem cremoso, relaxe e toque a pentatônica por cima. Daí você vai assimilando algumas licks ao invés de ficar fazendo a pentatônica roboticamente.

    Dá uma sacada também nas escalas menores.

    Abs!

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Guifcunha

    Cara, eu faço isso TMB!! Na verdade ando estudando mais assim porém preciso um pouco mais de velocidade. Minha pergunta é ESPECIFICAMENTE sobre esse exercício para o desenvolvimento de velocidade em cima de padrão.... contudo, concordo 100% com o que vc disse. Foi assim que consegui soar alguma música.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Blues Lead Guitar
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/
    Abs

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MauricioBahia

    Conheço o site do Justin. Inclusive já comprei DVD dele é realmente muito bom.

    Mais de duas uma, ou não soube perguntar ou vc entendeu errado a pergunta.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Eu entendi! Mas não respondi a pergunta pq, sinceramente, não sei responder. Apenas deixei a dica do Justin. ;-)
    Seu Loopstation é o RC-2?
    Abs

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    isso

    rcagliari
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara, ESQUECE essas porras de exercício! Ouça os licks dos seus guitarristas preferidos e aprenda a reproduzi-los. Com isso, você engorda seu vocabulário musical, aí você consegue improvisar melhor. Uma improvisação é, no fundo, quase (eu disse quase) inteiramente uma colcha de retalhos feita de padrões (licks). Tocando os padrões, você já está treinando, não precisa ficar gastando tempo com exercício. Acha, sinceramente, que SVR, J. Hendrix, EVH e outros tantos sentaram a bunda na cadeira alguma vez pra ficar ********** exercícios de guitarra?

    rcagliari
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Moderador
    · votar


    Postagem editada pelo moderador, usuário suspenso.

    Leia as regras. Se não estiver de acordo com a convenção coletiva que rege esse fórum, favor nos comunicar.

    Insomniac_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rcagliari
    Caraca, quanta revolta acerca dos exercícios!
    Tá frustrado? O.Ô

    MauricioBahia
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rcagliari
    Cara, ESQUECE essas porras de exercício!
    Cara, eu funciono com exercícios. Nem que seja ver televisão e ao mesmo tempo digitar na guitarra desplugada. Pra treinar agilidade e coordenação tem que praticar, e claro, ouvir seus artistas prediletos pra treinar o ouvido.
    Abs

    rcagliari
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: rcagliari
    · votar


    Insomniac_
    Caraca, quanta revolta acerca dos exercícios!
    Tá frustrado? O.Ô


    Pelo contrário: adoro fazer exercícios, e pra mim é tão natural que faço até do jeito que o Bahia falou - descontraído, até com a guitarra desligada. Mas já há muito tempo descobri que isso não me levava a lugar nenhum. É certo que ajudou na minha precisão e agilidade, mas, depois de um tempo, quando atinei, vi que não sabia tocar bosta nenhuma porque passei muito tempo prestando atenção quase que só nisso. Virei aqueles moleques que fazem arpejo com os 20 dedos e palhetam até sair fumaça da corda, mas que não têm nenhuma música inteira na cabeça pra tocar. De que adianta isso?! Hoje em dia ninguém mais se interessa em ouvir o quanto você é fodão. As pessoas só querem ouvir boa música. Quando resolvi me concentrar só na música de verdade e nos timbres, melhorei tremendamente em todos os sentidos, inclusive minha técnica. Com o tempo, acabei percebendo que, se tivesse só praticado as músicas, teria alcançado o mesmo resultado, só que com muito mais prazer e satisfação para os ouvidos meus e dos outros. Sei lá, essa foi minha experiência.

    Deiab
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    rcagliari
    Cara, a minha história é exatamente igual a sua e quando me dei conta disso, sabia um monte de teoria musical, escalas e técnicas e não tocava música de verdade, vivia só decorando coisas. Chutei o professor caça-níquel depois de 8 meses e fui tocar de verdade.

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Respondendo a tua pergunta inicial: solos rapidos nao quer dizer solos bons. Improvisacao eh uma coisa muuuuuuuiiiito complicada e que vem com experiencia. Para comecar a improvisar eh necessario possuir um vocabulario musical. Isso se dah atraves de licks e frases tanto suas como de artistas que voce goste quanto a mescla dos dois quanto apenas um trecho de fraseado, quanto pontuacoes e repousos diferentes, tempos diferentes, relatividades (posicao de inicio da frase) diferentes etc.
    Depois disso tudo adquirido eh necessario saber o que usar e onde usar. Se tens uma frase assim: D-C-G-Gb-Db-C, pode-se usa-la somente do Gb pra frente ou faze-la ao contrario, ou mesclar as notas para uma frase diferente (Db-Gb-C-G-C-D por exemplo) ou usar o motivo da frase e criar outra coisa....
    Eh por aih. O ideal pra isso eh a orientacao de um profissional mesmo, pois sem poder demonstrar a sonoridade, ao menos pra mim, fica muito dificil de te dar exemplos melhores e mais concisos.
    Se morar no DF e nao tiver professor, me procure. Dou aulas tanto particulares como em escola de musica.
    No mais soh quero esclarecer que as notas citadas acima sao realmente notas e nao cifras de acordes, mas dado que pode-se harmonizar uma escala, tire os graus da escala de C por exemplo e veja em qual grau se encaixa cada uma delas e faca em acordes tambem, por que nao??
    Eh isso. Espero ter clarificado um pouco sua mente

    ogner
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: ogner
    · votar


    Chico Tripa

    Não vou responder sua pergunta. Mas vou deixar aqui um ponto de vista.

    Toco guitarra a uns 8 anos. Se eu tivesse a chance de começar novamente tendo a noção musical que tenho agora ( tá, utopia total ) eu simplesmente não decoraria nada, nenhuma escala, nenhum desenho e evitaria decorar licks tb, isso é um vicio!!

    Escutaria o maximo de musica boa com diferentes instrumentos. Sopros, piano, violão, viola, gaita de fole e etc. O máximo de estilos, Jazz, fusion, bossa, rock, frevo, caipira, progressivo, salsa, etc. Bons musicos e bandas, claro. Como faço hoje.

    Estudo de velocidade não tem como, exercicios. Metronomo e pau na maquina. Difrenetes tipos. Isso não tem como fugir. Mas como o seu de tercinas, ele vai te ajudar na noçao de ritimo tb, use diferentes figuras de tempo pra ficar interessante e te dar essa noção. Ritimo é quase tudo!!! Faço uma linha de notas só na cabeça do tempo , depois refaça sempre no contra-tempo, no "e"
    vai ver o que estou falando.

    Quanto a base pra improviso nada melhor que conhecer o braço, saber o som de cada nota nele, faria muito estudo de solfejo e arpejos, sempre cantando a nota. A intenção e "ser" um "George Benson", hehehehe. Só exemplificando.

    Qual o ponto?

    Bom vc conhecendo muita musica, realmente ouvindo e absorvendo, certamente vai conhecer diferentes intenções e fraseados mil que podem ser usados. Tendo isso em mente e conhecendo as notas no braço, vc simplesmente vai passar as notas da sua cabeça para guitarra. Vc vai ouvir um Sol maior por exemplo e enxergara nele mil possibilidades.

    Claro que isso e um tipo de estudo. Talvez seja dificil no inicio não ter o auxilio de desenhos escalas e alguns métodos de praxe, mas certamente não focaria minhas forças neles.

    EDITANDO: Vc certamente improvisa melhor assobiando que na guitarra, não??

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    aff... como queria uma resposta direta. rsrs

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa

    Pqno gafanhoto. A resposta direta que procura esta dentro, procure no seu amago, seu resposta lá estará!!!

    hauheuhae...

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Tah bom entao. Vamos lah.
    Ponto principal: o que voce quer exatamente com esses exercicios, velocidade pra caralho?? Entao comece a pegar patterns de tres digitacoes por corda e faca em sextinas a 120 bpm. depois faca em sextinas a 208 bpm. Faca tudo 10 vezes sem errar em pelo menos duas oitavas diferentes (alternando entre uma e outra o tempo inteiro).
    Pronto taih a sua velocidade, mas vai ficar uma merda, que nem o Malmsteen (pronto, incitei a revolta.. hahahah).

    Agora serio, o que voce realmente quer com a guitarra? Se for somente e exclusivamente velocidade tua resposta tah aih acima. Soh lembra de alongar bastante antes e depois pra nao pegar tendinite ou LER e de tocar com uma postura ereta pra nao ter problemas de coluna mais tarde.
    Falou

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Notei que minha pergunta é que é meio abstrata pelo jeito. Na verdade só quero "poder" tocar qualquer coisa do Clapton, Buddy Guy, SRV sem engancho.... (alô pessoal, não estou dizendo que quero tocar "como" eles, só quero ser apto a tirar as músicas desses caras)

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Cara, entao o que voce tem de fazer eh pegar um songbook dos caras e tirar tudo perfeitinho junto com a pauta. No momento que algum lick lhe trouxer dificuldade, pegue o trecho e transforme-o em pattern de exercicio.

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    Chico Tripa
    Ah sim, isso eh pra que voce saiba como eles tocam e poder tirar daih o seu proprio jeito, antes que voce venha a dizer alô pessoal, não estou dizendo que quero tocar "como" eles, só quero ser apto a tirar as músicas desses caras, o que dado tua sentenca acima ficou um pouco contraditorio...

    ogner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa

    Procure então pelo programa Guitar Pro nele parece ter as partituras de varios artistas. Ou então songbooks mesmo.

    rcagliari
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Bicho, se uma resposta, ainda que de 300 linhas, fosse a receita pra se aprender a tocar bem, van halen, malmsteen, satriani, etc, etc, morreriam de fome porque todo mundo saberia tocar como eles. Aqui vão catalogadas as dicas e experiências de cada um, conforme o que cada um vivenciou. A pedra-de-toque é: faz sentido pra você? Se faz, então absorva. Se não faz, descarte. Com isso e com o passar dos anos, você vai moldando seu estilo, suas opiniões, sua "assinatura" na guitarra.

    Agora, é como o prog falou: se você só quer saber de tocar as músicas desses caras (eu havia entendido que seu objetivo era outro), então a solução é ridiculamente simples: compre songbooks, baixe as tablaturas, tenha paciência até adquirir um pouco de fluência, esqueça o que falamos aí pra cima e ponto final.

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    Como alguém já disse por aqui, improvisação na verdade não tem nada de improviso, o ato de improvisar são frases estudadas, bem pensadas e copiadas de vários dos seus ídolos. Então, você precisa estudar teoria, escalas e muitas frases e solos de guitarristas que você goste, copiados mesmo. Se é isso que você gosta, aprenda várias músicas do "Clapton, Buddy Guy, SRV sem engancho", de songbooks mesmo. Além disso, tem que estudar teoria e escalas para saber onde estão os caminhos, mas pouco importa se você faz escalas em tercinas a 100 ou 300 bpm, depende do que faz sentido para você. Ao contrário do que falaram acima, pode ter certeza que os grandes guitarristas sentaram a bunda sim, estudaram muito para chegar onde chegaram. Já li uma entrevista que o Stevie Vai dizia que uma época da vida dele foi só estudo de guitarra, algo como 14 horas todos os dias. Pode ter certeza que todos os guitarristas começaram tirando as músicas dos seus ídolos, estudando mesmo. A facilidade, a rapidez e a qualidade que saiu, já faz parte do talento...
    Uma hora, a leitura da partitura da música não vai te deixar realizado, você vai querer colocar suas notas, diferente do original. Isso faz parte de um amadurecimento dos seus estudos musicais. Talvez sua pergunta é sobre como chegar aqui... Se for isso, deixo aqui o que eu penso a respeito.
    O primeiro passo, como eu falei, é ir amadurecendo musicalmente, então é preciso estudar teorias, escalas, técnicas, timbres, efeitos e músicas. Depois, o que o ogner falou,
    Vc certamente improvisa melhor assobiando que na guitarra. Pegue uma música que você curta e domine, e mentalmente ou assobiando, vá criando um solo por cima. O blues é ótimo para isso. Depois pegue esse seu solo e tire na guitarra as frases imaginadas. Isso vai fazendo você criar seu vocabulário e suas frases. Outro exercício interessante é tocar junto com o vocalista, pega um CD ou liga o rádio e vai tocando junto com o vocalista, seja lá o que aparecer. Aí também vai aparecer uns caminhos interessantes, depois você inventa de oitavar e vai complicando.
    O problema é que "onde estou e onde preciso chegar" não tem jeito de ajudar, só você pode dizer e nem um GPS ajuda.
    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de Parâmetros: onde estou, onde preciso chegar.