Destino correto para cordas sem utilidade.

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau


Sei que já tem tópicos com perguntas do gênero. Mas este é para esclarecer bem o caso

Todo mundo que toca guitarra, quando estoura ou troca as cordas costuma deixa-las numa gaveta.

Isso geralmente acontece com cordas oxidadas. Essas cordas ja não são mais úteis para o guitarrista certo?

Então vamos recicla-las! :)

Para explicar o que pode, o que não pode e o que acontece quando não reciclamos elas, utilizarei um texto como referência:

Os metais são classificados em dois grandes grupos: os ferrosos (basicamente ferro e aço) e os não-ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, etc.). [...]

[...] Reciclagem do metal é ambientalmente muito interessante, pois evita a retirada de minérios do solo, minimizando o impacto ambiental acarretado pela atividade mineradora, além de reduzir em muito o volume de água e energia necessários para a produção de novos artigos. [...]

Fonte

Cordas de guitarra são geralmente feitas de aço, cobre, etc. Elementos como o próprio oxigênio causam a chamada oxidação. Então temos que ter todos os cuidados para aumentar a sua vida útil.

Lembre-se:

A reciclagem é apenas uma parte da produção sustentável. É muito mais eficiente evitar ao máximo utilizar o que não necessita. Como guitarristas necessitam de cordas para tocar, então que cuidemos bem delas.

Limpando com flanelas secas e em caso de guitarristas sem case, deixar as cordas contra a cama, ou a guitarra dentro da capa após limpa-lá, encurtamos a sua oxidação


É interessante você possuir um local para deixar essas cordas para posteriormente, dar o destino correto a elas: gavetas, sacos plásticos ou até aquelas embalagens das cordas quando compramos.

Tudo por um planeta sustentável ;)

Abraço!

marcioguita
Veterano
# jan/12
· votar


Cordas Velhas !
___Perfeitas para desentupir pequenos orificios, resetar botoes embutidos em mp4,usadas como arame tem excelente resistencia mecanica, e eventualmente podem ser usadas em pescarias,ehehh
Sustentabilidade, sempre cabe em qualquer lugar. Bom topico!

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


marcioguita
Perfeitas para desentupir pequenos orificios, resetar botoes embutidos em mp4,usadas como arame tem excelente resistencia mecanica, e eventualmente podem ser usadas em pescarias,ehehh

Nossa ahhuaahuahuauhahuauhauh

Cara, quem tem iPod tem que esperar a bateria descarregar pra poder ligar de novo quando ele trava :/
----

Perfeitas para retirar bordões da ponte da stratocaster auhuhauha

Guitar_Gafanhoto
Veterano
# jan/12
· votar


Destino correto para cordas sem utilidade.

Lixo!

carnisa1
Veterano
# jan/12
· votar


Quando a corda arrebenta eu faço como diz na caixa, guardo elas de volta no plastico e jogo no lixo, mas quando ela só fica velha e eu troco por uma nova, eu deixo ela em uma caixa normal, dai quando arrebenta um corda eu tenha aquela para quebrar o galho até eu comprar uma nova.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Todo mundo que toca guitarra, quando estoura ou troca as cordas costuma deixa-las numa gaveta.

Eu não. Corda velha, oxidada, pra mim é lixo, e gaveta não é lugar de lixo ;)

Pra contribuir, eu compro cordas Elixir. Elas custam o dobro das comuns, mas pelo menos duram 4x mais e nem é preciso ficar limpando elas o tempo todo. Na verdade, na minha Les Paul ela está desde março/2011 e eu nunca passei um pano, e ela ainda brilha que nem nova.

Assim eu economizo os recursos do planeta e do meu bolso :D

André Perucci
Veterano
# jan/12 · Editado por: André Perucci
· votar


Guilherme Nau

nada a ver, segura o botão do meio e o menu que o ipod reseta

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Guitar_Gafanhoto
Destino correto para cordas sem utilidade.

Lixo!


Lixo dos reciclado ;)

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


André Perucci
nada a ver, segura o botão do meio e o menu que o ipod reseta

Já fiz isso. Não reseta :/

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock


Eu não. Corda velha, oxidada, pra mim é lixo, e gaveta não é lugar de lixo ;)

É interessante você possuir um local para deixar essas cordas para posteriormente, dar o destino correto a elas: gavetas, sacos plásticos ou até aquelas embalagens das cordas quando compramos.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


Galera.

Jogar corda de guitarra no lixo não é o destino correto.

O destino correto é os postos de coleta de recicláveis. Tais como aqueles lixeirinhos coloridos.

tipo esse

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


E após trocar de cordas existe algo muito simples de se fazer: Levar a algum estabelecimento que faça reciclagem desses metais. É só guardar as cordas ao decorrer de um ano e levar a algum lugar. Se junto quiser fazer uma boa-ação, é só dar elas a um "catador" que ele ainda vai tirar uns troquinhos.

E pra quem não quer gastar dinheiro com tanta frequência (ou qualquer outra razão para durar mais a corda), esse post dá uma boa dica:
http://guitarra99.blogspot.com/2011/12/corda-velha-uma-lixa-as-vezes-a juda.html

André Perucci
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
então seu ipod veio bichadão ou é ching ling

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


André Perucci
então seu ipod veio bichadão ou é ching ling

Não é ching ling :)

To dizendo quando trava mano, TRAVA.

Ele veio dentro da embalagem, com nota fiscal, fones com qualidade like a boss e um album do Aerosmith incluído.

Fora o CD do iTunes

André Perucci
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
quando vc comprou? parabéns, tu conseguiu ser 1 em 100000000000000 que comprou algo da apple com defeito

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Boa +1


Tem aqueles caras que cozinham a corda antes de botar na guitarra.


Dizem que o timbre delas fica "melhor", mas a durabilidade diminui bastante.

Dizem, não sei.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


André Perucci
quando vc comprou? parabéns, tu conseguiu ser 1 em 100000000000000 que comprou algo da apple com defeito

Velho. O iPod trava quando ele fica em uma temperatura alta.

Essa temperatura se consegue quando tu deixa o iPod na mão e sai andando por aí.

Por isso tem aquelas caixinhas de plastico pra engatar na calça.

E velho, não reseta apertando o botão do meio fi, não insiste porque sei como ele funciona :)

André Perucci
Veterano
# jan/12 · Editado por: André Perucci
· votar


Guilherme Nau

tudo bem, tu é o único que tem um ipod por aqui, você não tá discutindo com alguém que tem um ipod e reseta quando aperta o botão central e o menu. =]

e se você buscar no google provavelmente ninguém terá um ipod que reseta de acordo com o protocolo normal da apple apertando o central e o menu.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


André Perucci

Mas não reseta cara rs


Além do mais. Se foda. Não tamos falando sobre iPods mesmo --'

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

No caso do cara do blog é válido, pois ele não toca então é uma oxidação superficial, mas para quem toca direto isso não é funciona como ele mesmo falou.
Só reforçando aqui, pq daqui a pouco aparece alguém que só tem 1 guitarra e vai querer fazer isso para ficar 5 anos sem trocar corda...XD

Ter muitas guitarras além de ser caro para ter, lugar para guardar, tem a s cordas tbm.
No caso do camarada do blog que tem 28, se ele trocar de corda a cada 6 meses ele irá gastar em média 800 reais por ano com corda... :S

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


clebergf
Com "tocar" tu diz, apresentações ?
Nunca fiz isso (a dica do blog), mas se servir pra dar uma "renovada" já é alguma coisa. Acho melhor fazer isso de vez em quando do que ter que limpar as cordas toda hora. Como diz o ditado, "é melhor remediar do que prevenir" (?) rsrs
Acredito que a grande maioria dos usuários do fórum não sejam guitarristas profissionais, então se puder atrazar a troca de cordas por - que seja - um mês (não por arrebentar, pelo envelhecimento) já está bom.
Mas não vou falar nada com certeza pois nunca fiz, só postei oque vi no blog.

Só um detalhe:
mas para quem toca direto isso não é funciona como ele mesmo falou.
Ele não falou que pra quem toca isso não funciona. Se fosse assim, não funcionaria pra ninguém. Quem vai trocar cordas da guitarra se não for usar ?
Ele falou que não funciona para cordas mais deterioradas, com oxidação mais profunda. Usando ou não, em um momento a oxidação vai aparecer superficialmente. Se aparecer primeiro ali, é só fazer isso e vai poder adiar um pouco a troca.
Como nós tocamos as cordas na parte superficial dela e é ali que quaisquer "elementos externos" entram em contato com a corda, esse procedimento me parece ideal justamente para quem usa bastante. Afinal de contas a parte "interna" de uma corda pouco usada e a de uma muito usada vai ser afetada da mesma maneira (falando de oxidação, não de desgastes por outras razões).

Troquei as cordas da minha guitarra acredito que a duas semanas ou menos. Daqui uns dias eu vou testar pra ver se muda alguma coisa e aí poderei falar melhor sobre o método e sua eficácia. Afinal de contas eu toco todos os dias e não limpo as cordas nunca.

Carregando
Veterano
# jan/12
· votar


nem sei aonde vão parar as minhas

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


thefuga
Nunca fiz isso (a dica do blog),

No caso da guitarra, esse procedimento não irá alterar o timbre consideravelmente.

Mas em caso de violão, aí a coisa pega. A lixa tem que ser beeeem fraca e beeem devagar.

Eu já fiz isso do blog. Se você não toma bastante cuidado, a nota daquela corda fica trêmula e sem sustain. Mesmo assim fica um pouco.

Por isso indico passar a flanela. A flanela irá retirar os resíduos que estão na corda e ainda vai ajudar as cordas ficarem bonita.

Agora a oxidação não tem como evitar, apenas atrasar. Nesse caso, como guitarristas de quarto, uma maneira de atrasar o processo é deixando as cordas contra o seu edredom ou contra a cama mesmo.

Na capa também ajuda, mas na capa, pra quem te escala em rosewood, se começa a criar mofo na escala. Isso é fácil de tirar...

A melhor maneira é cuidando da guitarra, limpando as cordas por cima e por baixo depois de tocar, por causa do ácido do suor. Tudo isso irá retardar o processo de oxidação, mas não vai evitá-lo :)

ALF is back
Veterano
# jan/12 · Editado por: ALF is back
· votar


viram pq eu nao tenho mais de 2 guitarras? sou biólogo e nao quero colaborar com a degradação ambiental
uma strato e uma les paul ja me cobrem em tudo ^^









tbm nao tenho dinheiro pra comprar mais guitarras

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ALF is back

Porque você acha que o Eddie Van Halen doou 75? huahuahuauha

ALF is back
Veterano
# jan/12
· votar


kkkkk...
boa! ecologicamente correto ;)
falar nisso..sera q o Brasil entra na lista de turnes deles?

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


ALF is back
falar nisso..sera q o Brasil entra na lista de turnes deles?

Não sei cara. Van halen anda meio paradão eu acho

Só sei que a pergunta desvirtua o tópico :)

clebergf
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga
Com "tocar" tu diz, apresentações ?

Não, me refiro a usar a guitarra com frequência, o cara tem 28 se ele usar uma por dia vai demorar um mês para ele tocar a msm guitarra de novo, e a oxidação mais profunda normalmente ocorre ao se usar muito, pois ai não teremos só a ação do oxigênio nas cordas, mas também do suor das mãos e o atrito da palheta que acaba com o encapamento dos bordões. XD
Por isso eu interpretei que o que ele quis dizer é que para quem toca direto a parada não é a ideal...XD

Abixibarraba
Veterano
# jan/12
· votar


São otimas como Antena de TV!!!!! VOce junta um monte, embola e enfia uma na entrada da antena...ja comprovei testando com varias antenas .......

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Abixibarraba
ja comprovei testando com varias antenas .......

Não explodiu a TV também não é?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Destino correto para cordas sem utilidade.