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mateusstarling Veterano |
# jan/12
Comecei a tocar com 12 anos de idade e como é de praxe nessa fase das nossas vidas fazemos um monte de coisa porque no fim das contas não fazemos a mínima idéia do que verdadeiramente curtimos. É uma fase de experimentações. Nessa época eu surfava, jogava basquete, vôlei e fazia karatê. Depois fiz capoeira, jiu jitsu, boxe tailandês e enfim hoje pratico boxe.
Obviamente não me tornei profissional em nada disso a não ser na guitarra, mas como agora o MMA esta em voga e quero usar essa figura e fazer uma analogia para falar do improviso na musica.
Eu faço boxe numa academia com vários cascas grossas do MMA, entre eles 7 atletas que lutam no UFC, um deles é o campeão Jose Aldo.
Eu acompanho o UFC desde o numero 1 quando as lutas não tinham tempo para terminar, não tinham luvas, poucas regras, enfim, rolava muito improviso na situação.
Vamos ao que interessa e dessa maneira é possível chegarmos também a uma conclusão. O quanto do improviso musical é realmente improvisado!
Certa vez ouvi o Jose Aldo dizer que, na época que ele ainda morava na academia, precisava melhorar os chutes e o professor pediu para que ele desse mil chutes lateral por dia no saco.
Há pouco tempo atrás cheguei à porta da academia (o local de treino de luta é no terceiro andar) e ouvia o barulho do chute do Aldo na borracha da manopla. É um barulho que você não ouve vindo de nenhum outro lutador, é preciso e forte e sabe por quê? Mil chutes no saco por alguns anos.
O lutador de MMA treina várias combinações. Jeb, direto e chute lateral. Jeb, direto, esquiva, esquiva e cruzado. Enfim, são inúmeras combinações.
Tive um professor na Berklee que me passou 12 tipos de cromáticos e disse que eu tinha 2 meses para pega-los em todos os tons, 5 regiões e em todas as qualidades de arpejos, tríades e tétrades. E ele me perguntou: "Você acha muito trabalho para 2 meses? Pois Mike Stern pegou isso em 1 semana".
Eu peguei um exercício com o mestre Matheny e isso é conhecido desde a época em que ele era professor da Berklee, que é o de tocar as escalas em ciclos de quartas usando apenas 1 corda. Eu engoli esse exercício por alguns meses e hoje vejo como me ajudaram.
Vamos ao que interessa.
Nós músicos treinamos como os atletas de MMA, treinamos coisas pequenas como um chute lateral (palhetada alternada, técnica de sweep, etc), treinamos coisas médias como combinações de socos e chutes (fraseado, escala, arpejos, etc). Preparamos-nos para a luta estudando o adversário (estudando repertorio, possibilidades para improvisação, acordes).
Quando um lutador sobe no ringue ele tem muitas idéias na cabeça dele, pode até tentar prever a luta, mas acima de tudo ele tem que estar aberto para improvisar. O lutador parte para cima com a expectativa de dar um jeb e um direto e fechar com um chute lateral na coxa (Lyoto Machida faz muito isso), mas quando ele joga um jeb o seu adversário responde com um golpe de encontro, então, nesse momento é preciso instantaneamente responder ao contra golpe que levou.
Subimos no palco para tocar aquela musica que estudamos. Estamos lá dando a canja e combinamos de tocar uma balada conhecida, mas ao invés de puxar em balada os caras puxam um swing médio de jazz e você nunca praticou a musica daquela maneira? Você faz o que? Pede para ir ao banheiro?
O lutador não tem essa opção e talvez você também não tenha, portanto você naquele momento precisa improvisar.
Mas então nada do que você estudou esta valendo?
Ai que entra o improvisador, pois na verdade tudo o que você estudou esta valendo.
O lutador precisa responder a um golpe assim como o improvisador precisa responder a banda. Ninguém sobe num ringue para lutar sozinho assim como num contexto de banda você não esta tocando com uma banda de surdos, os caras estão participando e criando com você naquele momento, mas se você estiver fechado para responder aos outros músicos não vai ser muito diferente daquele lutador que não esta preparado para responder aos golpes do adversário.
Tudo o que treinamos em nossas vidas esta disponível em algum lugar no nosso cérebro que podemos ativar ou não, tudo o que ouvimos de certa forma esta registrado como uma referencia para nós.
Então, o quanto do improviso é realmente espontâneo? Isso vai depender de cada individuo. Assim como os lutadores, muitos músicos desenvolvem uma maneira burocrática de tocar, usando licks e frases prontas ao invés de estarem abertos para coisas que só vão surgir naquele determinado momento musical. Muitos lutadores conseguem ser campeões lutando de forma burocrática assim como muitos músicos alcançam o estrelato tocando dessa maneira.
Cada vez que você sobe no palco para tocar você volta para casa pensando em coisas que precisa ajustar no seu treino, não é assim com o lutador, principalmente após 1 derrota?
Portanto, praticar os fundamentos e os conceitos vai te ajudar a usá-los sem precisar pensar, vão sair automaticamente por uma necessidade musical que você sente (isso é uma combinação do que você estudou e de suas referências sonoras) assim como um lutador experiente vai usar uma esquiva para se desviar de um direto (isso é resultado de um treino condicionado).
Somos aquilo que praticamos e ouvimos, mas não somos escravos desses elementos, apenas usamos essas ferramenta para nos adequar a situação real, no fim das contas lutar pode virar uma arte e a música pode virar uma luta, isso só vai depender de suas escolhas e dos caminhos que você escolher trilhar.
Deus abençoe a todos. Mateus Starling
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strinbergshredder Veterano
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# jan/12
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mateusstarling cada palavra sua faz um perfeito sentido...
grande abraço cara!!
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AndersonMatos Veterano |
# jan/12
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mateusstarling Muito obrigado pelo ótimo texto cara.
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Buja Veterano |
# jan/12 · Editado por: Buja
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mateusstarling Eu ja tinha lido seu texto mais cedo mas ainda estava em reflexão! (rsrs) Acho que é importantissimo o cara saber improvisar, mas é um conceito que so nos guitarristas sabemos....(fala pra alguem que voce estuda improvisação na guitarra....hein? improvisar?...fazer gambiarra?...ihhh ja vi que nao sabe tocar musica nenhuma!) hehehe. Claro ninguem entende, mas é de inestimavel importancia para o bom guitarrista e chego a dizer que é até um parametro de comparação entre o "guitarrista" e o "palhetador de cordas"!
Isso ae cara, belo texto.
ps: tu podia escrever um livro hein!
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guizimm Veterano |
# jan/12
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muito boa a comparação,ja lutei karate,jiu jitsu e hapkido e vejo da mesma forma
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stroudcastle Veterano |
# jan/12
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Bacana o texto, legal a comparação.
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juninholiveira Veterano |
# jan/12
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Nossa muito bom, pensei até em stick agora husahsuahs, todos deveriam ler isso daí, principalmente quem nun tem muito costume de improvisar.
Muito bom parabéns, e obrigado por tirar um bom tempo pra escrever tudo isso pra gente.
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clebergf Veterano
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# jan/12
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mateusstarling
Mais um belo texto Mateus, vi ele pelo face mais cedo, mas só consegui parar para ler agora.
Realmente saber improvisar é algo que demanda anos de estudo e é um estudo e um ciclo que nunca irá acabar, eu ainda estou engatinhando nessa praia, alias acredito que nem engatinhando ainda, estou tentando nascer, XD, e sei o quão complexo é essa arte.
A comparação foi muito boa, apesar de eu não curtir nenhum esporte de luta, ficou uma analogia muito interessante.
Uma das coisas mais belas na música é que existe espaço para todos, desde aquele que quer tocar apenas acordes simples, quanto aqueles que querem tirar som por tablatura ou para os que realmente querem ser músicos e conhecer bem essa arte maravilhosa.
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elyts Veterano |
# jan/12
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starling sempre gastando seu precioso tempo com a gente, vlw cara
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GrungeMan Veterano |
# jan/12
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Improviso musical é como uma luta de MMA Foi uma comparação boa, mas acho que podemos comparar a música com N coisas na vida e não apenas lutas de MMA ! Afinal em tudo o que se faz na vida é necessário treino, improviso e dedicação e há chances de falhas, claro !
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Christhian Moderador
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# jan/12
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mateusstarling Excelente colocação.
Hoje estava estudando uma música e havia uma única frase, com uma passagem de registro (canto) que devo ter repetido por pelo menos umas 500X. Quem ouviu em casa, me chamou de louco e teve até vizinho ligando pra saber se estava tudo bem haha
Parabéns pelo texto!
Feliz ano novo. :)
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tomcykman Veterano
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# jan/12
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mateusstarling belo texto! o que você falou sobre sair da apresentação sabendo o que precisa treinar é a mais pura verdade.
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mateusstarling Veterano |
# jan/12
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Obrigado a cada um que gastou um tempinho refletindo no texto, obrigado pelos comentarios. Deus abençoe a todos.
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Carregando Veterano |
# jan/12
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mateusstarling
muito bom cara
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Tmusic Veterano |
# jan/12
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Parabéns, cara. Ótima comparação, Um dia me torno um bom improvisador ^^ hehe
Continue.
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ALF is back Veterano
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# jan/12
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Entendi, vou dar um jeb no baxista! rs zuera! cara mto boa comparação...é mais possivel vc aprender matemática sem fazer exercício do q guitarra! Estamos falando de um desenvolvimento não só de coordenação e criatividade...mas também fisiológico! a abertura das mãos e o posicionamento minucioso dos dedos em cada lick,,, com certeza os pés do Jose Aldo calejaram dps de um certo tempo nesta rotina! abraço
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EdmauroCGMS Veterano |
# jan/12
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mateusstarling Eu faço boxe numa academia com vários cascas grossas do MMA, entre eles 7 atletas que lutam no UFC, um deles é o campeão Jose Aldo.
Vai mentir tão grande assim lá na pqp....
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pulgadopc Veterano |
# jan/12
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EdmauroCGMS
Coloco minha mão no fogo pelo mateusstarling, ele não mentiria.
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Velvete Veterano |
# jan/12
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pulgadopc
Ele não mentiu. Imagino que o EdmauroCGMS só fez uma piada.
De qualquer forma, sabemos que o mateusstarling é melhor que o José Aldo... na guitarra.
Abraços
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Leomju Veterano |
# jan/12
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mateusstarling Amigo, acho que o improviso é a principal ferramenta de um músico e dá pra medir o quanto ele é capaz de fazer o seu próprio som!
Valeu pelo texto!
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Jandira Veterano |
# jan/12
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mateusstarling Muito legal a analogia, confesso que nunca tinha pensado dessa forma. Obrigado.
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mateusstarling Veterano |
# jan/12
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Valeu galera pelo comentários, é bom ver a galera trocando uma ideia sobre essas coisas. Não conheço o Edumauro, mas não gosto desse tipo de acusação nem de brincadeira. Sou um cara sério e comprometido com a palavra de Deus e o pai da mentira é satanás. Sei que não preciso me explicar, mas ja que rolou a curiosidade. Eu moro no bairro do flamengo, sou padrinho de 2 lutadores de MMA e um deles é o Diego Nunes lutador do UFC, o Jose Aldo frequenta a mesma igreja que eu (comunidade evangelica da zona sul), ele e vários outros lutadores de vale tudo frequentam essa igreja e se preparam na mesma academia, tudo isso é no bairro do flamengo. Pratico boxe e o meu professor de boxe, de quem sou padrinho de casamento, também é o mesmo professor de boxe do Jose Aldo. O nome da equipe é nova união. Eu sou apenas um atleta amador, mas que treino próximo as esses atletas profissionais.
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mateusstarling Veterano |
# jan/12
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Os 7 atletas do UFC que são da equipe nova união: Jose Aldo, Diego Nunes, Renan Barão, Ronys Marques, Beição, Jhonny Eduardo e Ronnys Marques.
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Carregando Veterano |
# jan/12
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mateusstarling
nem esquenta cara, esse tipo de comentário em tópicos do nível do seu, são completamente ignoráveis.
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Voulk Veterano |
# jan/12 · Editado por: Voulk
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Um tópico excelente desse com muita coisa para absorver para aumentar nosso conhecimento músical e o cara vem e acusa o mateusstarling de mentira é sacanagem. Parabéns pelo ótimo tópico mateusstarling, seus tópicos sempre faço questão de ler ou ouvir os videos com muito gosto.
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danielfz Veterano |
# jan/12
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mateusstarling
Pura verdade! Quando eu estou tirando uma música e demoro dias em um solo, treinando e aperfeiçoando, fico pensando: Cara, muita gente olha estes 30 segundo de solo e pensa que é fácil! Não dá valor nenhum!
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d1rc3u Veterano |
# jan/12
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Legal Mateus Gostei do texto muito bom.
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mateusstarling Veterano |
# jan/12
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Voulk danielfz d1rc3u Valeu parceiros, obrigado pela contribuição no topico.
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pepomello Veterano |
# jan/12
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mateusstarling
Eu não costumo seguir conselhos e qualquer besteira que falem ou bajular o trabalho de alguém, mas o que tu escreveu foi profundo....
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mateusstarling Veterano |
# jan/12
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pepomello rs....valeu parceiro, gostei do profundo, mas eu toco a 20 anos e por todo esse tempo eu me dediquei ao instrumento com entusiasmo e eu tenho tentado comunicar essas idéias para a rapaziada.
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