Feedback/apito excessivo na amplificador com a guitarra

    Autor Mensagem
    dtr25
    Veterano
    # jan/12


    Eae pessoal beleza?

    Estou com um problema, tenho uma epiphone g-400 com emg ativos 81-85 e pedaleira me-70 da boss configurada com distorção de metal com ganho mínimo de 5% a 10% e grave, medio, agudos e volumes a 50%.

    O problema é que eu ensaio em diversos estudios com amplificadores diferentes e na maioria das vezes eu recebo um feedback bem agudo e alto vindo do amplificador, resolve as vezes indo bem longe do amplificador(bem longe mesmo), porem via de regra é sempre assim, eu toco uma nota ou acorde, o sustain segura um pouco e logo após o sustain acabar o apito/feedback vem a tona!!

    Na banda que eu toco tem duas guitarras e as vezes a minha fica muito mais baixa que a do outro por causa desse feedback, se eu aumento o ganho fica um inferno, e se eu dexo o ganho a 10% fica bom porem se eu aumentar o volume para equiparar com a outra guitarra, fica um inferno tb de apito.

    Oque poderia ser? Altura do cap? teria que usar um directbox passivo entre a guitarra e o pedal?

    Obrigado desde ja pessoal!

    lokiol
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Talvez seja o potenciômetro...

    dtr25
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    do volume? Não sou técnico em eletronica portanto não entendi muito bem o porque o potenciometro causaria tal comportamento.
    Mais alguma idéia?

    vlw!

    Night_Rider
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    dtr25
    pode ser o aterramento tbm.

    dtr25
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    @night_rider
    Pensei nisso, mas isso só acontece no final do sustain, ele não ocorre enquanto o sustain esta segurando a nota, assim que o sustain da nota acaba, ele começa a apitar, e quando eu me afasto do ampli (metade da sala de ensaio praticamente) o apito some.

    LucasBKuhn
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, geralmente esse seria um problema de blindagem da parte elétrica, mas considerando que teus captadores são ativos não faço ideia do que pode ser.

    dtr25
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Para exemplificar melhor oque acontece, é igual quando se tem uma guita
    com caps passivos e la no ampli voce põe o ganho no máximo e o volume bem alto e fica perto do ampli, mesmo mutando as cordas você ouve aquele apito/som de baleia (dependendo)

    Oque acontece com o meu, é que mesmo com o ganhos mínimos e volumes medianos(tanto no pedal quanto no ampli), ele apita da mesma forma, ate eu me afastar do ampli praticamente metade da sala OU tocar alguma nota.

    dtr25
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Nenhuma idéia pessoal? =/

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    dtr25
    se e feedback e nao microfonia , com certeza e ganho demais na distorçao,com volume alto entao so tem essa soluçao de ficar mais longe do ampli, regula uma distorçao pra base com menos ganho ate parar o feedback e empurra ela com booster nas horas q vc precisa fazer um riff ou solo q tenha mais drive,abraço

    dtr25
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    sidguitar1

    Pois é amigo, foi isso que ja esta sendo feito, deixo o ganho quase no mínimo tanto no input do canal limpo do ampli tanto no pedal.
    Num sei mais oque fazer =/

    dtr25
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Conversei com o antigo dono da guitarra e ele me disse que na POD XT Live dele tinha uma chave de corte de -10db de entrada e o problema não ocorria!

    Problema é que eu não tenho acesso a nenhuma POD XT Live no momento e nem sei se existe pedal pra isso ou circuito eletronico.

    Alguem pode ajudar? Algum esquema de circuito eletronico de corte de -10db ou algo do tipo ( procurei na internet mas não achei)

    diegosextaetilica
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Eae, conseguiu resolver o problema?

    diegosextaetilica
    Membro
    # nov/14
    · votar


    também to com o mesmo problema.. to desconfiado da procedência dos captadores. Levei no luthier ele falou que a instalaçao elétrica, potênciometros, estão tudo ok.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    diegosextaetilica

    Que modelo de caps estão na sua guitarra, e qual guitarra é?

    Michel Top
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    dtr25
    Para eliminar o problema, vá por partes. Troque de guitarra e teste. Não resolvendo, troque um cabo e teste novamente, depois o outro, e assim por diante. Somente dessa forma você conseguirá descobrir o foco do problema.

    OBS: você trabalha com diversos amps. Se certificou de que estes estão no canal clean e não no drive?

    Espero ter ajudado, forte abraço!

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Humbucker apitando, normalmente é folga dentro dele (má parafinagem). Se tirou a capinha e pôs de novo, sem cera, é 99.999999% de chance de ser isso.

    diegosextaetilica
    Membro
    # nov/14 · Editado por: diegosextaetilica
    · votar


    Ismah[b]

    [b]Que modelo de caps estão na sua guitarra, e qual guitarra é?


    São EMG's ativos, 81 e 85, ponte e braço respectivamente. A guitarra é uma tagima. não me recordo o modelo. Sistema dela é 1 master, 1 tone e chave 3 way.

    Suspeitei da ligação elétrica dela, levei no luthier mas ele falou que a ligação tava ok.

    Se eu usar ela na mesma equalização e ganhos que uso nas minhas outras guitarras ela apita. Pra zerar o apito, tenho que cortar muito ganho, e tirar agudos e volume da guitarra.. e isso compromete muito o timbre/resposta dela.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    diegosextaetilica

    Esses caps são agudos, é um possível "pobrema". Um eq pode resolver.

    diegosextaetilica
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Pois é cara, o lance eh que ja toquei em outras guitars com emg, e nenhuma fazia isso.

    Ps; desmontei os captadores para ver se eram originais, sim eles são.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    diegosextaetilica

    Recolocou a parafina?

    E lembre-se que timbre não vem só do cap. Feedback é a ressonância dos corpos (a guitarra como um todo), que passa as cordas que começam a vibrar e (re)alimentar o captador...

    diegosextaetilica
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Pode explicar melhor esse lance da parafina?

    O feedback acontece mesmo com a mão segurando as cordas.. logo, acredito não ser as cordas realimentando o captador..

    JJJ
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    diegosextaetilica

    O apito pode estar sendo causado por micro-deslocamentos internos aos captadores, devido à ressonância. Aliás, este é o principal motivo pelo qual se enchem os captadores com cera (parafina), além de dar uma "protegida" nos fios.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Feedback/apito excessivo na amplificador com a guitarra