Autor |
Mensagem |
dtr25 Veterano |
# jan/12
Eae pessoal beleza?
Estou com um problema, tenho uma epiphone g-400 com emg ativos 81-85 e pedaleira me-70 da boss configurada com distorção de metal com ganho mínimo de 5% a 10% e grave, medio, agudos e volumes a 50%.
O problema é que eu ensaio em diversos estudios com amplificadores diferentes e na maioria das vezes eu recebo um feedback bem agudo e alto vindo do amplificador, resolve as vezes indo bem longe do amplificador(bem longe mesmo), porem via de regra é sempre assim, eu toco uma nota ou acorde, o sustain segura um pouco e logo após o sustain acabar o apito/feedback vem a tona!!
Na banda que eu toco tem duas guitarras e as vezes a minha fica muito mais baixa que a do outro por causa desse feedback, se eu aumento o ganho fica um inferno, e se eu dexo o ganho a 10% fica bom porem se eu aumentar o volume para equiparar com a outra guitarra, fica um inferno tb de apito.
Oque poderia ser? Altura do cap? teria que usar um directbox passivo entre a guitarra e o pedal?
Obrigado desde ja pessoal!
|
lokiol Veterano |
# jan/12
· votar
Talvez seja o potenciômetro...
|
dtr25 Veterano |
# jan/12
· votar
do volume? Não sou técnico em eletronica portanto não entendi muito bem o porque o potenciometro causaria tal comportamento. Mais alguma idéia?
vlw!
|
Night_Rider Veterano |
# jan/12
· votar
dtr25 pode ser o aterramento tbm.
|
dtr25 Veterano |
# jan/12
· votar
@night_rider Pensei nisso, mas isso só acontece no final do sustain, ele não ocorre enquanto o sustain esta segurando a nota, assim que o sustain da nota acaba, ele começa a apitar, e quando eu me afasto do ampli (metade da sala de ensaio praticamente) o apito some.
|
LucasBKuhn Veterano |
# jan/12
· votar
Cara, geralmente esse seria um problema de blindagem da parte elétrica, mas considerando que teus captadores são ativos não faço ideia do que pode ser.
|
dtr25 Veterano |
# jan/12
· votar
Para exemplificar melhor oque acontece, é igual quando se tem uma guita com caps passivos e la no ampli voce põe o ganho no máximo e o volume bem alto e fica perto do ampli, mesmo mutando as cordas você ouve aquele apito/som de baleia (dependendo)
Oque acontece com o meu, é que mesmo com o ganhos mínimos e volumes medianos(tanto no pedal quanto no ampli), ele apita da mesma forma, ate eu me afastar do ampli praticamente metade da sala OU tocar alguma nota.
|
dtr25 Veterano |
# jan/12
· votar
Nenhuma idéia pessoal? =/
|
sidguitar1 Veterano
|
# jan/12
· votar
dtr25 se e feedback e nao microfonia , com certeza e ganho demais na distorçao,com volume alto entao so tem essa soluçao de ficar mais longe do ampli, regula uma distorçao pra base com menos ganho ate parar o feedback e empurra ela com booster nas horas q vc precisa fazer um riff ou solo q tenha mais drive,abraço
|
dtr25 Veterano |
# jan/12
· votar
sidguitar1
Pois é amigo, foi isso que ja esta sendo feito, deixo o ganho quase no mínimo tanto no input do canal limpo do ampli tanto no pedal. Num sei mais oque fazer =/
|
dtr25 Veterano |
# fev/12
· votar
Conversei com o antigo dono da guitarra e ele me disse que na POD XT Live dele tinha uma chave de corte de -10db de entrada e o problema não ocorria!
Problema é que eu não tenho acesso a nenhuma POD XT Live no momento e nem sei se existe pedal pra isso ou circuito eletronico.
Alguem pode ajudar? Algum esquema de circuito eletronico de corte de -10db ou algo do tipo ( procurei na internet mas não achei)
|
diegosextaetilica Membro |
# nov/14
· votar
Eae, conseguiu resolver o problema?
|
# nov/14
· votar
também to com o mesmo problema.. to desconfiado da procedência dos captadores. Levei no luthier ele falou que a instalaçao elétrica, potênciometros, estão tudo ok.
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
diegosextaetilica
Que modelo de caps estão na sua guitarra, e qual guitarra é?
|
Michel Top Veterano |
# nov/14
· votar
dtr25 Para eliminar o problema, vá por partes. Troque de guitarra e teste. Não resolvendo, troque um cabo e teste novamente, depois o outro, e assim por diante. Somente dessa forma você conseguirá descobrir o foco do problema.
OBS: você trabalha com diversos amps. Se certificou de que estes estão no canal clean e não no drive?
Espero ter ajudado, forte abraço!
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
Humbucker apitando, normalmente é folga dentro dele (má parafinagem). Se tirou a capinha e pôs de novo, sem cera, é 99.999999% de chance de ser isso.
|
# nov/14 · Editado por: diegosextaetilica
· votar
Ismah[b]
[b]Que modelo de caps estão na sua guitarra, e qual guitarra é?
São EMG's ativos, 81 e 85, ponte e braço respectivamente. A guitarra é uma tagima. não me recordo o modelo. Sistema dela é 1 master, 1 tone e chave 3 way.
Suspeitei da ligação elétrica dela, levei no luthier mas ele falou que a ligação tava ok.
Se eu usar ela na mesma equalização e ganhos que uso nas minhas outras guitarras ela apita. Pra zerar o apito, tenho que cortar muito ganho, e tirar agudos e volume da guitarra.. e isso compromete muito o timbre/resposta dela.
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
diegosextaetilica
Esses caps são agudos, é um possível "pobrema". Um eq pode resolver.
|
# nov/14
· votar
Ismah
Pois é cara, o lance eh que ja toquei em outras guitars com emg, e nenhuma fazia isso.
Ps; desmontei os captadores para ver se eram originais, sim eles são.
|
Ismah Veterano |
# nov/14
· votar
diegosextaetilica
Recolocou a parafina?
E lembre-se que timbre não vem só do cap. Feedback é a ressonância dos corpos (a guitarra como um todo), que passa as cordas que começam a vibrar e (re)alimentar o captador...
|
# nov/14
· votar
Ismah
Pode explicar melhor esse lance da parafina?
O feedback acontece mesmo com a mão segurando as cordas.. logo, acredito não ser as cordas realimentando o captador..
|
JJJ Veterano
|
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar
diegosextaetilica
O apito pode estar sendo causado por micro-deslocamentos internos aos captadores, devido à ressonância. Aliás, este é o principal motivo pelo qual se enchem os captadores com cera (parafina), além de dar uma "protegida" nos fios.
|