Pintura de guitarra - nitrocelulose

Autor Mensagem
jameslima
Veterano
# jan/12


Preciso de uma ajudo dos luthiers experientes aqui do Forum.

Tô fazendo umas brincadeiras aqui e uma delas é reformar uma Fender minha, e quero remover seu acabamento horroroso em poly e repintá-la em nitro.

Já dei uma boa pesquisada nos foruns gringos, mas cheguei num problema básico: a tinta!! Lá fora tem aqueles kits em spray da Guitar Reranch e da Stewmac, mas obviamente não dá pra importar spray por avião, eles não enviam pra fora do US.

Pergunta: onde encontro tinta nitro aqui no Brasil? Já pesquisei pela internet, e só encontrei algumas (Lazzulac e Anjo em especial...) em lata. Alguém que tenha experiência com isso poderia me indicar? Alguma possibilidade de encontrar isso em spray?

Já imaginando que não consiga spray: consigo comprar aqui aqueles spray tipo Preval para não ter que utilizar um compressor? Se tiver que usar compressor, alguém pode indicar um? Melhor que seja do tipo HVLP?

Obrigado e abraços!

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/12
· votar


cara, nao posso te ajudar muito nisso, deixo aki apenas meu post como um up. tenho uma fender em nitro, é lindissimo, o unico ponto negativo é que qualquer batida ja marca, que cor vc quer pintar?? a minha é preta

jameslima
Veterano
# jan/12
· votar


Opa! Legal!! É a Highway One (chutei por causa da cor)? Eu tenho uma Custom Shop Olympic White em nitro, e a minha brincadeira é justamente pelo fato do nitro rachar, do clear amarelar, finish checking, etc. Quero brincar de "relicar" uma Fender mexicana que tenho aqui, tipo as Nashguitars (www.nashguitars.com) nas devidas proporções.

Pra falar a verdade eu adoro os acabamentos em uretano das Fenders americanas atuais, são bonitos e bem fininhos, e já vi um papo de um Masterbuilder da Fender dizendo que esse papo da guitarra "respirar" melhor com nitro é balela. Eu só quero mesmo pintar em nitro pois gosto muito da forma que ele envelhece, amarela, e brincar de relicar a guitarra.

Abração!

Valter Bergamo
Veterano
# jan/12
· votar


jameslima

O nitro não racha assim tão facil, nem amarela tão cedo.
Mas é uma linha de produto onde poucos estão utilizando a nitrocelulose.

A gibson e fender ainda usam esse tipo de pintura, fica por ser luthier e ter utilizado diversos materiais, sem dúvida um acabamento diferenciado, a quem não goste, eu sou fã da nitro.

Na Nesher Instrumentos, empresa que sou luthier responsável, estamos utilizando 95% das pinturas nitrocelulose, a partir desse ano vamos migrar 100% nitro.

Algo que recomendo para vc ter acabamento bom e nao gastar é procurar ajuda em chapeações, o pessoal u alguns ainda usam nitro, onde ja a maioria esta no PU e poliester, mas de uma pesquisada.

Que cor vai fazer ela???
Abraço!

jameslima
Veterano
# jan/12
· votar


Oi Valter! Obrigado pela resposta!

Vi seu trabalho, fiquei apaixonado por aquela PRS Blue Fade! Não vi nos site preços, você tem instrumentos para pronta entrega?

Na verdade há técnicas para acelerar o rachamento do nitro (mudança de temperatura, técnicas com ar comprimido...) e amarelamento do clear, e é disso que quero brincar, mas primeiro tenho que pintar a guitarra.

Hum, parece boa a sugestão de procurar chapeações, talvez alguma oficina que reforme carros antigos aqui no Rio possa fazer isso, vou procurar. Mas estou mais inclinado a eu mesmo fazer o trabalho, se bem que já estou ciente que o investimento inicial vai ser alto. Que tipo de material você usa (pistola, compressor, mascara, etc)?

Sobre a cor: estava pensando em Sonic Blue, quero uma custom color das Fenders antigas. Será que consigo que com esses sistemas tipo lazzumix chegar na cor se tiver o código (dá uma olhada http://www.curtisnovak.com//restors/FenderColors/SonicBlue.shtml) ?

Ah, tem uma foto da NSH PRS Blackburst, impressão minha ou você usou Lazzulac?

Abraços e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!

Valter Bergamo
Veterano
# jan/12
· votar


jameslima

Olha, para pintura é importante uma boa pistola, compressor de ar que a comporte, um filtro de ar para nar ir impurezas nem oleo do compressor e água junto com a pintura.

Aqui na minha cidade tem quem aluga um compressor e equipamento por 20,00 reais a diária, em outros lugares 50,00 etc...

É uma opção menos onerosa de inicio. Para o fundo compre primer universal nitrocelulose é cor de cinza e cobre muito bem para a pintura.

É so ler e seguir a recomendaçao do fabricante que tem na lata, não vai gastar muito, mas uma lata da pra algumas guitarras, mas é melhor comprar. Uma lata de tiner de 900ml é suficiente para diluir o primer e limpeza da pistola, e diluir tinta, etc.

Quanto a cor, esse tom talvez não va encontrar tão facil, uma dica é comprar a laca nitrocelulose branca e corante apropriado azul e chegar no tom desejado. Caso queira posso fazer e enviar uma lata peq suficiente para a pintura. Ai voce dilui a tinta com solvente conforte te orientar.

Mas antes de tudo avalie que terá q lixar e retirar a tinta antiga para fazer algo realmente com bom acabamento.

Abraço!

jameslima
Veterano
# jan/12
· votar


Valter, muito obrigado pela ajuda, achei excelente a idéia de alugar o equipamento, vou pesquisar isso.

Acabei entrando em contato com a Dupont (que fazia as tintas Duco das Fender Pré CBS), e consegui uma loja aqui no Rio que não só tem a tinta em nitrocelulose, como se eu levar pra eles o código Dupont eles conseguem fazer a cor original! Vamos ver se isso dá certo!

Pergunta: o que uso pra remover a tinta da guitarra, se for em poli ou nitro? Algum produto químico ou é na mão lixando mesmo?

Obrigado pela ajuda! E não se esqueça de enviar um link pras guitarras que vc tem pra vender, pronta entrega.

Abraços!

Valter Bergamo
Veterano
# jan/12
· votar


jameslima

Use removedor pastoso, não use liquido, pois podera atingir a madeira, o pastoso é mais facil de cuidar, porem use luva, mascara e oculos pois ela queima a pele na hora.

Depois de remover o exceço com o removedor e uma espatula va na lixa....

Abraço!

De uma olhada na guita, esta tudo com nitro.... http://www.flickr.com/photos/espetinho/6686625495/in/set-7215762795978 0395/

jameslima
Veterano
# jan/12
· votar


Mais uma vez obrigado Valter! Essa Les Paul vai ficar linda, vou acompanhar o trabalho pelo Flickr. Me apaixonei pela Blue Fade, tá um absurdo a guitarra. Grande abraço!

fragoso
Veterano
# jul/12
· votar


jameslima
Cara, deu certo sua experiencia?
To querendo tentar umas pinturas em nitro tambem, será que pode me enviar o contato ou endereço dessa loja da dupont?
Valeu!

mogicaqui
Veterano
# ago/14
· votar


Brodas,

Preciso de ajuda.

Sou iniciante no uso de pistola de pintura e estou com dúvida quanto à limpeza da pistola quando se usa laca nitrocelulose.

Como o intervalo entre demãos é curto (10 minutos), preciso lavar a pistola no intervalo entre demãos ou posso lavá-la somente ao término da sessão?

A Stewmac diz que não, mas comprei uma pistola bacana e tenho receio de fazer bobagem com o equipamento.

Abraços!

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


Brodas,

Encontrei uma empresa que envasa laca nitrocelulose em latas de Spray.

Comprei algumas latas para testar e assim que usar, faço um relato da bagaça.

Quem sabe?

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


fragoso,

Tem a linha Lazzulac da Sherwin-Williams. Dá pra fazer qualquer cor, tem primer e verniz incolor.

JJJ
Veterano
# out/14
· votar


mogicaqui
Encontrei uma empresa que envasa laca nitrocelulose em latas de Spray.

Nacional ou importado?

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


Brazuca!

Migotto tintas em spray:

http://www.migottotintaspray.com.br/site/tintas.asp

Não é tão barato, cada lata de 250ml custa R$35,00. Precisa de 2 latas de primer e duas latas de cor por guitarra.

Vamos tentar!

JJJ
Veterano
# out/14 · Editado por: JJJ
· votar


mogicaqui

Interessante, já que é raro ter muita opção tupiniquim!

Pra mim, o mais legal seria uma versão "sem cheiro" (moro em apartamento e minha mulher não suporta quando eu uso spray... rs).

Nefelibata
Veterano
# out/14
· votar


mogicaqui

Eu não encontrei no site o spay de nitro, mas tem de goma laca, que é uma opção interessante.

Será q a laca é pura, ou é algum tipo de composto?

mogicaqui
Veterano
# out/14
· votar


Nefelibata

A tinta nitro é conhecida vulgarmente por Laca/Duco, não é goma laca (shellac).

Nefelibata
Veterano
# out/14
· votar


mogicaqui

Ahhhh!!! Vivendo e aprendendo! ehehehe

mogicaqui
Veterano
# jun/15
· votar


Brodas!

Pra quem é adepto do "faça você mesmo" tem uma novidade legal!

Algumas lojas de tintas automotivas que trabalham com a marca Sherwin-Williams estão envasando em latas de spray de 300 ml qualquer cor e tinta monocomponente do sistema mix, inclusive a Lazzulac (Nitrocelulose).

Paguei R$ 17,50 na lata de 300ml, acho que 2 a 3 latas são suficientes para um corpo.

Simbora fazer mais uma zona em casa!

JJJ
Veterano
# jun/15
· votar


mogicaqui

Interessante.

lucasdesouza
Veterano
# 24/jan/19 08:58
· votar


Ressuscitando o tópico. Quantas mãos de tinta devo dar pintando com nitro?

FStanzani
Veterano
# 30/jan/19 13:17
· votar


Quantas mãos de tinta devo dar pintando com nitro?

A Gibson dá 6 demãos.

MatheusMX
Veterano
# 30/jan/19 13:46
· votar


lucasdesouza
Vai depender muito do que você quer com a pintura, e do equipamento/regulagem que vai utilizar pra pintar.
Por exemplo, uma pintura mais fina é mais fácil de você desgastar, caso queira fazer um relic. Uma pintura mais espessa será mais resistente, e caso queira craquelar também é mais fácil.

felipe bento pereira
Membro Novato
# 05/jul/19 17:42
· votar


alguém já trocou o acabamento de alguma Squier califórnia? porque elas vinham com o acabamento em poliuretano, eu estou com essa duvida, se trocar o acabamento possa detonar o corpo delas!!
acredito que a madeira dela não é tão ruim assim a chegar nesse ponto!!
mas gostaria de opinião de quem já o fez!!

ejames
Membro Novato
# 06/jul/19 14:30
· votar


felipe bento pereira
se trocar o acabamento possa detonar o corpo delas!!

Não vejo motivos para isso acontecer... A única questão é se vale o investimento por algo que no final é puramente cosmético.

mogicaqui
Brazuca!

Migotto tintas em spray:

http://www.migottotintaspray.com.br/site/tintas.asp

Não é tão barato, cada lata de 250ml custa R$35,00. Precisa de 2 latas de primer e duas latas de cor por guitarra.

Vamos tentar!


Aproveitando o tópico, alguém conhece alguma empresa no Rio de Janeiro que faça o mesmo (vender nitrocelulose envasada em spray)? Entrei em contato com essa Migotto, porém fica complicado trazer pro Rio via transportadora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 06/jul/19 14:47
· votar


ejames
Aproveitando o tópico, alguém conhece alguma empresa no Rio de Janeiro que faça o mesmo (vender nitrocelulose envasada em spray)? Entrei em contato com essa Migotto, porém fica complicado trazer pro Rio via transportadora.

Não conheço...
Abç

felipe bento pereira
Membro Novato
# 08/jul/19 10:46
· votar


Não vejo motivos para isso acontecer... A única questão é se vale o investimento por algo que no final é puramente cosmético.

realmente!! mas eu também queria aproveitar e refazer o verniz do braço, o ultimo dono deu um vacilo e tentou relicar uma das casas! eu passei uma base pra não piorar, mas o desgaste de trás é natural! melhor mexer só no braço mesmo!!!

ejames
Membro Novato
# 08/jul/19 15:17
· votar


felipe bento pereira
realmente!! mas eu também queria aproveitar e refazer o verniz do braço, o ultimo dono deu um vacilo e tentou relicar uma das casas! eu passei uma base pra não piorar, mas o desgaste de trás é natural! melhor mexer só no braço mesmo!!!

Cara, mexer com nitro é meio chato, então quem faz geralmente não cobra muito barato. Dependendo do preço que você conseguir, tem que ver se não vale mais comprar logo um outro braço, tipo Warmoth, Guitar Fetish, Allparts, etc.

felipe bento pereira
Membro Novato
# 09/jul/19 10:57
· votar


tem uma oficina de luthieria aqui na cidade que cobram a partir de 650 a repintura!!
mas o trabalho é de muita qualidade!
mas vou pensar antes de tomar qualquer decisão! porque se faz repintura depois tem que fazer regulagem, e dependendo, que eu acho que é meu caso, teria que fazer a retifica dos trastes também!!!... é muita mudança pra pouco dinheiro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pintura de guitarra - nitrocelulose