[Ajuda] Pintura nitrocelulose guitarra

    Autor Mensagem
    andreblind
    Veterano
    # jul/20


    Pessoal me desculpem se ja existe, eh procurei, mas vi tópicos muito antigos e não tinha informações que eh precisava.

    Seguinte comprei uma guitarra pra servir de cobaia, pintei com nitro e deixei secar, mas percebi que como estou em casa vi a pintura de perto e vi micro pontinhos, tipo poeira não sei dizer, minha dúvida é, posso passar lixa d'água, antes de envernizar para tirar esses defeitos? Ou não?

    andreblind
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Segue foto

    https://ibb.co/x2FLS17

    ejames
    Membro Novato
    # jul/20 · Editado por: ejames
    · votar


    Bom, não entendo muito de pintura, mas pretendo em breve fazer uma pintura em nitro numa Telecaster que tenho aqui, então tenho pesquisado sobre o assunto. Na foto não dá para perceber, mas me parece que podem ser duas coisas: "orange peeling" (que pode ser causado por vários motivos) ou então os próprios poros da madeira.

    Se for uma madeira com poros abertos (mogno, ash, nato, dentre várias outras) você tem que fazer o grain filling antes, para deixar a superfície o mais lisa possível. Como foi o processo que você fez antes e durante a pintura?

    De qualquer forma, o ideal seria você postar nesse tópico aqui.

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    voce fez o selamento da madeira?

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Cara, já pintei três guitarras em nitro, e ficaram tudo ok. Nunca deu esse problema.
    Tem que tentar entender exatamente o que aconteceu aí. Pela foto não deu pra entender muito bem.
    Mas vc comentou sobre passar verniz sobre a nitro. Isso não é comum, e se o verniz também não for nitro, vai dar problema na pintura.
    O que se faz geralmente para dar o acabamento final é lixar com uma 1.500, e depois polir.

    JJJ
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    99% certeza de ser casca de laranja...

    macaco veio
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    se a cor fosse alaranjado seria 100% de certeza

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Mano, esses craquelados, checking, seja lá o nome que for, eu tentei de tudo pra conseguir nas minhas, e foi difícil pra caramba.
    O método mais eficaz foi choque térmico usando spray congelante e aquecedor.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Tem que fazer igual pintar carro, primeiro tem que dar primer cinza até encher o saco, de preferencia dar massa plástica na madeira toda e lixar na agua (ao inves de primer), depois tinta spray automotiva e nada de mão rasinha, pra ficar lisinho é mão cheia igual como se fosse pistola de compressor em local seco e temperatura fria.

    dallman
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: dallman
    · votar


    posso passar lixa d'água, antes de envernizar para tirar esses defeitos? Ou não?

    - Deve passar.. mas com esse defeito vc terá que lixar até quase a madeira, ficou bem feio. Não desanime, acontece. Agora é arrumar.

    - Algumas considerações:
    1. Dependendo da madeiras, vai ter que aplicar um fundo selador antes p fechar os poros senão vai acontecer sempre isso.
    2. Você precisa diluir a tinta 50/50 ou 40/60 com o thinner.
    3. O ideal é usar pistola, senão provavelmente vai acontecer essas crateras.
    4. Tenta deixar secar por uns 40-60min e usa lixa dágua 400 entre as demãos. Vai precisar de 6 a 8 demãos. Depois deixa secar uns 7 dias, e usa lixa dágua 2000, depois 4000 p acabamento. A tinta ainda não vai ficar 100% dura, tem q esperar uns 4 semanas p ficar bem seco e duro.
    5. O verniz não é obrigatório

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] Pintura nitrocelulose guitarra