dificuldade no estudo de guitarra

Autor Mensagem
iago guitarra
Veterano
# dez/11


galera,eu moro no Ceará,e minha cidade não tem nenhum professor formado de guitarra e eu queria ter um bom conhecimento.Então eu tava olhando aki no cifraclub,alguns professores perto da minha cidade,e o mais perto daki é um de Fortaleza,e na descrição diz que ele da aula pra toda Fortaleza e interiores próximos,e minha cidade é um interior e fica à 300km de Fortaleza,será que ele vem dar aula aki?Quero muito ter boa teoria,mas sem professor é bem difícil,enquanto não encontro um bom professor,vou baixando apostilas,e aproveitando,se alguém tiver apostilas de iniciante,médio e avançado,pode enviar no meu e-mail. iagogomes2009@hotmail.com
vlw galera!!!

igor.schecter
Veterano
# dez/11
· votar


liga pro cara e pergunta agora fecha o topico :]

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


iago guitarra
na descrição diz que ele da aula pra toda Fortaleza e interiores próximos,e minha cidade é um interior e fica à 300km de Fortaleza

300Km não é interior próximo, é bem longe! Ir eu até acho que ele vai, a questão é quanto tu vai pagar pra ele ir rsrs

Quanto a apostilas, etc... Dá uma olhada aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196700/
http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/12-violao/w-curso-de-violao --guitarra-p1.html
http://www.youtube.com/cifraclub#g/c/452F77102CC9CCF2
http://www.youtube.com/cifraclub#g/c/BE2D6757DF0FD1E5

Abraços!

diegomarinho_o
Veterano
# dez/11
· votar


Bom se você conseguir assimiliar 75% disso aqui, você será um otimo guitarrista rs

Guitarra básica com Nelson Junior
http://www.youtube.com/playlist?list=PL969B8392E1C6B726&feature=plcp

Guitarra para iniciantes com Kiko Loureiro
http://www.youtube.com/playlist?list=PLBE39469F7BB148B1&feature=plcp

Aulas teóricas Cifraclub
http://www.cifraclub.com.br/tv/videoaulas/teoricas/

Lições de Velocidade com Nelson Junior
http://www.youtube.com/playlist?list=PL7DCE1053877430C0&feature=plcp

Lições de blues com Nelson Junior
http://www.youtube.com/playlist?list=PL4EE1D5011ECD4C1A&feature=plcp

Lições de tapping com Nelson Junior
http://www.youtube.com/playlist?list=PL8AE85F5E44E7C29D&feature=plpp

Rock fusion Brasileiro com Kiko Loureiro
http://www.youtube.com/playlist?list=PL0684711E3E105729&feature=plcp

Conhecendo o mundo da música com Gilney Parson
http://www.youtube.com/user/gilneyparson?feature=watch

Sucesso
Deus abençõe

iago guitarra
Veterano
# dez/11
· votar


thefuga

obrigado cara vlw ,abraços

diegomarinho_o
obrigado ae cara pelas,dicas vlw!!!

diegomarinho_o
Veterano
# dez/11
· votar


Iago guitarra

Qualquer duvida me manda e-mail -> nickname_guitar@hotmail.com

Jfla15
Veterano
# jan/12
· votar


diego, to na mesma situação que ele.... posso te add no msn tambem?
Feliz 2012.

diegomarinho_o
Veterano
# jan/12
· votar


Pode sim, só que MSN eu entro de vez em nunca rs
mas os e-mail eu respondo sempre que posso
Se você tiver com uma duvida e eu não entrar manda e-mail =}

Deus abençoe
Feliz 2012

Alexandre.M
Veterano
# jan/12
· votar


iago guitarra
vc não conhece ninguem que toca em banda, ou que toque bem e saiba bastante sobre teoria musical, acordes ... ? pois ai esta uma oportunidade otima para vc,e para esta pessoa, mesmo que essa pessoa não seja um professor formado, vc pode combinar com ela se pode te dar umas aula "basicas" e concerteza ele vai t cobrar um preço não muito alto , vc ganha com aprendizado e o "professor" com o $$$$
tem um site otimo que é esse aqui lá vc encontra apostilas de violão GUITARRA baixo... enfim varias e vc tem apostilas para comprar e apostilas online, de uma olhada tem conteudo bom.
inté

Kanon
Membro
# mar/17
· votar


Oi amigos, desculpem ressuscitar o tópico, é que como já existia um com o mesmo nome, não ví necessidade de criar outro.

Antes de mais nada quero deixar claro que, venho aqui HUMILDEMENTE, pedir a ajuda de vcs.

Vou contar-lhes uma pequena história antes de julgarem ou criticarem.

Tudo começou em 2003, quando a minha vontade de aprender guitarra falou mais alto.

Sempre fui fissurado em Metallica, e queria muito tocar as música da banda, mais eu n tinha dinheiro, nem trabalho, então como tocar guitarra sem uma guitarra? Foi ai que ganhei um violão TONANTE, que estava com o braço quebrado, resolvi que iria aprender com o que eu tinha em mãos.

Um tio que me deu muita força, colou o braço pra mim e pintou o violão de preto, só que o cara era lanterneiro e não luthier, resumindo, ficou uma bos..., mais a intenção foi boa.
LEMBRANDO que moro em cidade pequena na época tinha uns 10 mil habitantes, uma banca de jornais onde chegavam 3 ou 4 revistinhas de musicas pra tocar por mês, e internet a gnt não sabia se era de comer ou beber.

Eu peguei o violão reformado porém com braço todo torto (colado meio torto), botei logo um encordoamento CANARINHO de AÇO nele, e fui aprender a tocar, sem ngm nunca me falar "ó isso é um DÓ e aqui um SOL".

Toquei aquele violão por várias horas diariamente, inclusive cheguei a dormir com ele do lado, até que consegui aprender a tocar com 22 dias contados!

A partir dai o tempo foi passando e comprei minha guitarra, consegui tocar as músicas do metallica e tal...

O tempo passou e como a cidade é pequena, temos que tomar um rumo ou passamos fome, eu comecei a trabalhar, e consegui comprar um equipamento razoável.

Toquei em 3 bandas de rock até que dei uma parada por volta de 2009.

Desde então, fiquei naquela, só no violãozinho e sem estudar praticamente nada.

Recentemente, o estress pegou feio, e tive vários problemas de saúde.

Pra curar essa porcaria, e ficar bem, estou retomando a guitarra, porém, agora mais velho, mais disciplinado, quero reaprender o que aprendi sozinho e aprender o que não aprendi...Hoje tenho vários recursos, tais como o FÓRUM, YouTube, a internet em si, etc...

Só que HUMILDEMENTE falando, quero a ajuda de vcs pra retomar meu estudo, quem puder compartilhar comigo algum material, ou até mesmo conhecimento, visto que, em minha cidade não temos professores de música.

Bom é basicamente isso, tenho um equipamento bastante razoável, tenho um tempo que estou disposto a usar pra isso, só n sei o que estudar e nem como... e não queria largar da música pois é uma das únicas coisas que me faz sentir bem.

Quem puder ajudar, antecipadamente agradeço.

Que deus os Abençoe.

MattSantos
Membro Novato
# mar/17
· votar


Kanon

Opa e ai maninho, beleza?
Cara de uma olhada em escalas, arpejos, tríades e tétrades só pra começar na teoria.
Na prática, veja técnica de ligados, bends, releases, tapping, palm mute.
Tem muito canais ótimos no Youtube que ensinam tudo isso e vários sites também. Pra começar é isso cara.
Boa sorte e abraços

Aragorn44
Membro Novato
# mar/17
· votar


Kanon

Cara,


Eu sempre achei que dava para aprender sozinho e ser bom e realmente dá mas o caminho é muuuuiiito mais longo e difícil porque quando estiver fazendo algo de forma errada não vai ter ninguém pra te avisar.

Como na sua cidade não tem professor recomendo da uma pesquisada sobre esses caras que dão aula via Skype.

Eu evolui muito depois que comecei a estudar com um professor. Posso dizer que valeu muito mais que qualquer equipamento que comprei.

Boa sorte pra você nesse recomeço cara!!!

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Kanon

Amigo, eu sou autodidata e se tivesse Internet no meu tempo eu tocava no mínimo o dobro do que toco hoje.

É melhor professor presencial? É! Mas como nem sempre é possível, a internet é uma mão na roda e dá sim prá aprender muita coisa.

Só que precisa pesquisa! Segure a ansiedade e gaste um tempo para pesquisar quem é sério, quem é bom, quem têm uma didática.

Esse bando de "metaleiro" que se acha professor e fica ensinando subir e descer escalas com metronomo não tão com nada, ninguém aprende bosta nenhuma com estes "Nando Moura" da vida!

Têm uns cursos sérios e baratos também, com presencial virtual via whatsapp.

Olha amigo, tem um cara sério aqui mesmo no FCC, que tenho certeza que todos assinam embaixo e mesmo que não queira/possa ter aulas com ele, ele pode te aconselhar muito bem. O cara É professor, sabe o que faz e o que ensina.

Mateus Starling é o nome do cidadão. Mande uma msg prá ele.

JJJ
Veterano
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig

Engraçado... eu estava pensando nisso esses dias...

Tem um pessoal que acha que tocar guitarra se resume a decorar escalas de cima pra baixo e de baixo pra cima, com todos os shapes que existem espalhados pelo braço da guitarra e, o principal: cada vez mais rápido. É só isso: toque as escalas rápido e - pimba! - és um guitarrista!!!

O mais escroto é que isso só acontece com guitarra!!! Já viu um vocalista que só se acha bom se conseguir cantar o "tico-tico no fubá" a 300 bpm? Um pianista, que só se considere como tal, se conseguir tocar "Für Elise" em 15 segundos? Um baterista que toque todos os compassos com o contratempo em semifusas? Eu nunca vi...
Mas guitarrista?!? Não... guitarrista tem que tocar a porra das sextinas a 9999bpm o tempo todo!

Não digo que não seja um recurso interessante. É sim! É importante e interessante em algumas ocasiões! Mas não é a única coisa a se pensar pra ser um guitarrista... e nem de longe a mais importante, NMHO.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Escalas importam pra ti não dar bola fora, saber pra onde pode ir... Mas o difícil é soar musical com as escalas na cabeça... Geralmente soa robótico!

Aí vem caras como o Chris Stapleton, e num solo de 3 notas encerando com um acorde soam pra c*****o.

Kanon
Membro
# mar/17
· votar


Poxa galera, Obrigado mesmo, por cada uma das respostas de vcs e principalmente pela boa intenção de vcs.

Eu só quero retomar os estudos, usar meu tempo livre e ocupar minha cabeça melhor.

MattSantos
Aragorn44
Lelo Mig
JJJ
Ismah

Obrigado mesmo, vou tentar arrumar um material ir estudando, quem sabe montar um cronograma com as técnicas a seguir.

Jube
Veterano
# mar/17
· votar


Eu diria para você começar e pegar bem os intervalos como ponta pé inicial, todos os outros assuntos serão mais tranquilos se você souber bem intervalos.

Kanon
Membro
# mar/17
· votar


Jube
Obrigado pela sua contribuição. Vou estudar.

alexsatriani
Membro Novato
# mar/17
· votar


Kanon,
Existem outros que partilham do mesmo problema que você. No final do post está o link com o depoimento deles, vale a pena lê-los.
Recentemente passei pelo mesmo processo que você. Estou fazendo atualmente dois cursos online, um para a técnica com Roger Franco e outro para a parte de teoria/improviso. Quando você diz só n sei o que estudar e nem como, posso afirmar que primeiro há de ter clareza em qual tipo de guitarrista quer ser. Faça as perguntas do tipo "quero apenas tocar covers?" ou "quero improvisar solos em minhas músicas favoritas?"
Falo isso porque antes da minha "aposentadoria" queria apenas tocar covers, mas agora quero algo a mais e para isso preciso de um método a seguir. Para mim não adianta nada ser rápido nos ligados ou na palhetada alternada, pois na hora do improviso as ideias não surgem.
Há muita coisa espalhada na internet em geral, todavia investir um pouco de dinheiro é necessário para evoluir tanto para a parte técnica como hamônica ou teórica.
Além do Matheus Starling que toca muuito mesmo, o Marcos de Ros está lançando um curso online para iniciantes.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/326780/

LeandroP
Moderador
# mar/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Kanon

Eu não poderia lhe indicar no seu caso algo melhor que um livro, ou mais que um.

Recomendo inicialmente os livros "Harmonia & Improvisação" volumes I e II, do Almir Chediak.

Considero este livro fundamental pra estudar desde a teoria elementar às bases da harmonia funcional. O primeiro volume trata com mais profundidade a parte teórica, enquanto que o segundo é um complemento prático.

Quando iniciei eu me via preso e sem esperanças porque não podia arcar com aulas e também não tive acesso às escolas gratuitas, sempre muito concorridas. Ganhei de presente este livro de um amigo e guardo comigo até hoje (devo ter ele há uns 15 anos aproximadamente), e foi este livro quem me abriu todo um universo encantador da harmonia. Faça uma pesquisa na Internet a respeito deste livro e não tenha receio em comprar. Estude por ele e se tiver alguma dúvida em algum ponto do livro pode utilizar o fórum pra esclarecer suas dúvidas, estamos dispostos a ajudar. Existem excelentes tópicos que trata de cada assunto, é legal pesquisar, mas também é bom estabelecer uma ordem de estudo pra não deixar algumas lacunas vazias. O livro tem isso ;)

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Já comecei a ler este livro 50 vezes... Na minha cabeça ele não soa com sentido. :(

Kanon
Membro
# mar/17
· votar


alexsatriani
LeandroP
nossa não sei como agradecer, de verdade.

Tudo que foi dito aqui está salvo num bloco, e tenham certeza que vou procurar cada uma das indicações.

Vcs são nota mil!

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


Ismah

Talvez o sentido esteja em algumas lacunas que não foram devidamente preenchidas no seu estudo. Leia pela ordem, em sequência. Quando você perceber que o "sentido" está fugindo, poste a dúvida no fórum. Quem sabe preenchendo essa, as outras passem a fazer mais sentido? Vai por mim, bicho! Tudo que eu aprendi basicamente de harmonia foi neste livro. Tenho ele praticamente decorado na minha cabeça, li várias vezes rsrs

DuBarzinho
Membro Novato
# mar/17
· votar


Kanon

Para facilitar sua busca pelo livro com preços mais razoáveis, tem um site que junta vários sebos ao redor do Brasil, já comprei através dele e funciona meio que um mercado livre dos sebos, dá uma olhada.

https://www.estantevirtual.com.br/b/almir-chediak/harmonia-e-improvisa cao-vol-1/1920927714?q=almir+chediak

Jube
Veterano
# mar/17
· votar


LeandroP
Ismah

Tive a mesma dificuldade com os livros do Almir no inicio, mas com pequenas buscas os assuntos foram se ajustando. Recomendo "Harmonia & Improvisação" volumes I e II, do Almir Chediak também, são excelentes.

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


DuBarzinho

É uma boa dica o "Estante Virtual", no entanto é muito difícil (mas não é impossível) encontrar este livro à disposição. Quem tem não vende.

Jube

É meu livro de cabeceira. Apesar de não mais estudar por ele, está sempre por perto.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Vou tentar de novo Panucci, mas não ando com clima para isso tudo.

Kanon
Membro
# mar/17
· votar


vou comprar os 2 livros, tomara que eu consiga aprender hehehe to enferrujado

renatocaster
Moderador
# mar/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Os métodos do Almir Chediak são ótimos, é praticamente uma bíblia do estudo musical. Tem uns do Nelson Faria muito bons também, A Arte da Improvisação é um deles.

Mas sei lá, atualmente quando eu olho para esses materiais eu os acho "rudimentares" demais. Não sei se essa é a palavra correta, mas o que quero dizer é que eles são pouco intuitivos se comparado a alguns métodos mais atuais.

Devo confessar que não me dediquei o suficiente, mas há alguns anos atrás, eu adquiri um método do Mateus Starling que era ótimo, bastante didático e intuitivo. Ou seja, eu achei que esse material dele tem um direcionamento mais simplificado, não na questão de conteúdo, mas na forma didática, de conseguir compreender os assuntos de forma mais fácil.

Na questão de conteúdo, não deixa nada a desejar em relação aos métodos do Almir Chediak que foram citados aqui, pois pra mim a profundidade dos temas foram exploradas no mesmo nível.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


renatocaster

Eu tenho todos os citados e é exatamente isso que sinto... A coisa não flui... Parece guitarrista virtuoso querendo dar aula: "Pega e toca 'blulululululuulululuulu. Entendeu?"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dificuldade no estudo de guitarra