Crônicas de guitarra

Autor Mensagem
alexsatriani
Membro Novato
# abr/16


Criei esse tópico com a intenção de que jovens e não tão jovens apaixonados por guitarras postem suas experiências de como escolheram ou foram escolhidos por este instrumento em particular. Relatos e histórias interessantes são uma oportunidade de compartilhar a evolução de seu set, por exemplo. Como Augusto Cury diz: "todos gostam de uma boa história".

Bom, vamos lá. Na segunda metade da década de 1990, decidi comprar uma guita, influenciado pelo gosto de Bandas de rock e heavy metal como Deep Purple, Iron Maiden, Judas Priest, Helloween, ACDC, Queen e claro, Joe Satriani.
O começo foi difícil, pois adquiri o que apelidei de "kit desgraça". Uma guitarra Tonante e um amplificador Watson (caixa de abelhas). Depois, comprei um pedal Boss Metal Zone MT-2, que não soou muito bem com os dois "parceiros". O braço da guitarra lembrava um pé de mesa da época de Dom Pedro e o ampli zumbia e chiava alucinadamente.
Já no finalzinho dos anos 90, bem no fim mesmo 99, eu acho, resolvi aprender e fui estudar música em um conservatório da minha cidade. Meu professor tinha uma Ibanez jem floral. Então aprendi o que é um instrumento de qualidade.
Percebi que necessitava de um up na guita para evoluir, ou melhor, uma guita up, para aprender um pouco de técnica. Acreditem, instrumentos ruins fazem com que pessoas desistam de tocar. Comprei uma Golden com microafinação e um timbre bem "gordinho". Não demorou muito, comprei um ampli Staner numa loja de usados. Nessa época, já tínhamos uma banda de garagem. Tocávamos covers de algumas bandas que citei.
Em 2001, com a saída do vocalista-guitarrista fui "obrigado" a comprar a aparelhagem dele. Vou ser sincero, eu babava na Jackson PS4 praticamente sem uso e o Meteoro Vulcano GS200 que ele dispensou por causa que iria ingressar na faculdade. Agreguei uma pedaleira Zoom 2000 e consegui o timbre que queria (naquela época).
A banda se desfez em 2002 e continuei praticando e tocando por mais dois anos sozinho.
Em 2005, já casado e em crise financeira, vendi o amplificador e a pedaleira. Apenas a guitarra permaneceu. Guardada, na espera do dia em que novamente sairia da capa e ressoaria novamente.
Pensei que nunca mais empunharia um instrumento musical, mas o destino tem suas nuances. O meu velho amigo e baterista da minha antiga banda me telefonou num belo dia de domingo (não estou citando Titãs). Ele disse que comprou uma bateria eletrônica e voltou a tocar. Também perguntou se eu não tinha vontade de "reviver os velhos tempos". Aliado a isso, tínhamos local para ensaio e outros camaradas para compartilhar a alegria de fazer um som. Isso aconteceu em abril do ano passado e estou até agora na luta para desenvolver novamente alguma técnica e tocar músicas que curtimos.

Espero que tenham gostado do meu breve relato e postem um pouco das suas histórias de guitarra também.

Leonardo Braga
Veterano
# abr/16
· votar


Muito legal e persista no mundo da musica, tenho 5 anos tocando e nunca parei (comecei aos 13) alias quero fazer um video falando exatamente sobre isso, como persistir na guitarra e na musica.

alexsatriani
Membro Novato
# abr/16
· votar


Muito legal a sua iniciativa.

Faça o seu vídeo e compartilhe suas experiências com a galera.

pedropohren
Membro Novato
# abr/16
· votar


Opa! Também quero entrar!

Até os meus 14 anos, pensava como o Jack White em sua juventude: "Não quero aprender guitarra. Todos tocam guitarra. Aonde isso vai me levar?" Mas aos 14 anos, comecei a dedilhar, de curioso, apenas usando a mizona, um violão Giannini de aço com corpo de violão de nylon, do meu pai. Hoje esse violão não existe mais, quebrou e foi descartado. Mas à medida que o tempo ia passando, eu ia brincando com a corda 5, depois agreguei a 4 e aprendi a fazer powerchords... Sempre de ouvido, nunca consegui aprender o método tradicional... E fui aprendendo a criar acordes de corda em corda. Quando fui ver, sabia fazer bases. Mas meu estudo só começou de verdade há quatro anos, com 16, quando comecei a trabalhar e com meu primeiro salário, comprei uma Memphis MG22 Chilli Beans... Como eu costumo dizer, "primeiro salário, primeira besteira", haha. Eu a troquei com minha irmã por um violão de nylon de quase 40 anos que ela ganhou da mãe, mas a guitarra ainda está na família... Era toda vermelha e tinha um decalque de chamas... Muito pensei em fazer um upgrade nela, porque achava ela linda, mas acabei não fazendo isso porque no ano seguinte, viria a começar a estudar de verdade a guitarra e de quebra, comecei a trampar com um luthier aqui de Porto Alegre, o Daniel Carvalho. Ele me ajudou a construir a minha guitarra, sobre a qual já até postei aqui no blog. Ainda a tenho e, como não tenho muita grana à disposição pra montar um set, é a minha única e principal guitarra até hoje... Mas no final de 2014, quando já havia concluído o instrumento, acabei tendo que parar de estudar guitarra devido a cortes de gastos... E parei de evoluir. Entrei em uma inércia musical até o surgimento da minha segunda banda...

Falando nisso, sabe-se que se vc começar a estudar guitarra, em algum momento vai querer uma banda, ou vc entra em deprê. Acho que isso é meio que uma regra... :v Enfim, em meados de 2011, quando eu tinha 15 anos, antes de eu começar a me grudar realmente na guitarra, criei uma banda com alguns colegas da escola, mas nunca nos reunimos pra tocar (o que é ótimo, pois nenhum deles sabia tocar nada kkk). Em compensação, eu escrevi MUITO material naquela época (sempre fui o cerne criativo das minhas bandas), que viria a usar mais tarde... E em 2014, em uma noite na qual eu havia chamado meus amigos pra fazer um rango aqui em casa, pedi que eles trouxessem seus instrumentos pra gente tocar, porque estava com saudade de tocar. (Minha guitarra ainda não estava pronta na época.) Começamos a tocar covers, mas daqui a pouco alguém puxou uma base bacana, eu entrei em cima, e começamos a criar uma letra. Naquela noite, nasceu uma banda... E essa banda se mantém até hoje. Não com os mesmos integrantes, até porque alguns deles também não sabiam tocar nada e não levavam o processo compositivo tão a sério quanto nós levamos, mas ainda existe.

Inclusive, quando os Stones vieram pra cá, esse ano, o nosso baixista podia ter conseguido que nós tocássemos no palco sunset do Beira-Rio no dia, mas por não termos material pronto o bastante, que dirá ter o mesmo ensaiado o bastante pra apresentação, ele não o fez. E só nos falou isso um mês atrás. Naquele momento, eu decidi que era hora de interromper a inércia musical em que eu havia me submetido, e e matriculei num curso de produção musical na minha cidade, que incluía ênfase em um instrumento musical. Adivinha qual eu escolhi? :v

E agora estou estudando novamente, pra não perder mais nenhuma oportunidade como essa... E pra poder enfim melhorar nesse instrumento tão incrível que há 6 anos me encanta :3

alexsatriani
Membro Novato
# abr/16
· votar


pedropohren

Quando reunimos a banda pela primeira vez também não sabíamos tocar. Então escolhemos começar com a música Iron Man do Black Sabbath, incrementamos com Paranoid da mesma banda e depois From Whom the Bell Tolls do Metallica.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Me interessei ainda novo, mas desisti e depois de muiiitos anos resolvi "voltar" a aprender, mas acho que no auge dos meus 31 anos estou meio velho pra isso. Então acho que vai ser só um passatempo e esse eterno amor e ódio, onde alterno momentos de esperança e vontade de vender tudo esquecer de vez!

alexsatriani
Membro Novato
# mai/16
· votar


bruno_novatorj

A guitarra para mim é um hobby, algo muito legal para extravasar o estresse e compartilhar um tempo com velhos amigos.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


alexsatriani

No meu caso acho que o que me falta talvez seja isso, amigos para compartilhar o hobby já que sempre toco sozinho. na verdade fica sempre sendo "estudo"

nyurig3
Veterano
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
esse eterno amor e ódio, onde alterno momentos de esperança e vontade de vender tudo esquecer de vez!

é amigo, sinto isso praticamente todos os dias! como e doloroso ne, a musica e algo muito PRÓDIGO.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


nyurig3

Só não desisto de vez pq sei que uma hora vou sentir falta, mas pra se chegar aonde deseja é preciso tempo e dedicação, coisa que não estou conseguindo ultimamente. além de que é primordial ter um amigo, professor, banda, alguem para tocar junto e trocar idéias, evoluir e tornar as coisas menos monótonas de vez em quando.

Cup Noodles
Veterano
# mai/16
· votar



Me interessei ainda novo, mas desisti e depois de muiiitos anos resolvi "voltar" a aprender, mas acho que no auge dos meus 31 anos estou meio velho pra isso. Então acho que vai ser só um passatempo e esse eterno amor e ódio, onde alterno momentos de esperança e vontade de vender tudo esquecer de vez!


Sinto isso todo dia!

Toquei guitarra entre 2000 e 2003... tinha uma banda que tocava covers de MEtallica e Megadeth... depois disso.. veio a faculdade.. cada amigo pra um canto.. vendi meus equipamentos incluindo a guitarra que era autografada pelo Kiko Loureiro.

Em 2013 uns colegas de trabalho decidiram começar uma banda.. todo mundo aprendendo a tocar... aproveitei e comprei novamente uma guitarra pra mim... foi bem legal no começo...todo final de semana nos reunimos na casa de um amigo e tocavamos algumas musicas que combinavamos no trabalho.
o problema é que sai desse emprego em janeiro de 2014 e me mudei pra outro Estado.. e desde então tudo meu está parado novamente.
Estou casado, sou empregado publico e tento estudar mais para melhorar minha colocação no mercado.
Assim sinto que a guitarra é uma certa "perda de tempo" que eu poderia estar estudando.
Mas ao mesmo tempo eu gosto demais.. e sou totalmente frustrado por não tocar tão bem quanto eu gostaria.
Não me desfaço dela mas também nao a utilizo!

e fico nessa eternamente!
sempre procurando uma empolgação pra começar a aprender novamente!

mas pelo que percebi não é só comigo... tem muita gente aqui na faixa dos 30 que passa por isso!
Bom saber!

#tamoJunto

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Estou casado, sou empregado publico e tento estudar mais para melhorar minha colocação no mercado.
Assim sinto que a guitarra é uma certa "perda de tempo" que eu poderia estar estudando.
Mas ao mesmo tempo eu gosto demais.. e sou totalmente frustrado por não tocar tão bem quanto eu gostaria.
Não me desfaço dela mas também nao a utilizo!

e fico nessa eternamente!
sempre procurando uma empolgação pra começar a aprender novamente!

mas pelo que percebi não é só comigo... tem muita gente aqui na faixa dos 30 que passa por isso!
Bom saber!


Tirando a parte do emprego publico e acrescentando um filho pequeno penso da mesma forma.....

deveríamos mudar o nome do tópico para "Grupo de ajuda para guitarristas frustados" kkkkk

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Eu toco (pessimamente mesmo) violão, viola caipira, e guitarra, comecei com amplificador warm music e guitarra giannini sonicx ,já tive um amplificador peavey mas não gostei era (made in china)e vendi, hoje tenho uma Tagima tg 530 e uma peavey extreme sg ,já troquei os captadores de ambas ,já tive uma peavey rapitor plus mas vendi junto com o amplificador ,apesar de ser péssimo e ter começado velho (27 anos) sou muito feliz ,isto tem sido minha tabua de salvação

alexsatriani
Membro Novato
# mai/16
· votar


bruno_novatorj
deveríamos mudar o nome do tópico para "Grupo de ajuda para guitarristas frustados"

Mais do que mudar o nome do tópico, vamos fundar o G.A. (Guitarristas Anônimos). Imaginem os depoimentos do tipo "Hoje, faz uma semana que não toco minha guitarra e isso me incomoda" kkkk

nyurig3
Veterano
# mai/16
· votar


deveríamos mudar o nome do tópico para "Grupo de ajuda para guitarristas frustados" kkkkk

sem duvida kkkkk

nyurig3
Veterano
# mai/16
· votar


depois dos 30 a visao muda bastante ne galera, vem os compromissos...

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Bacana isso, vou compartilhar...

Tenho 29 anos, toco guitarra desde os 15. Sou cristão e já tive algumas bandas, sempre nesse meio "gospel", nunca toquei pra valer fora desse "nicho".

Saí da última banda há uns 5 anos, desde então toco apenas na igreja, 2 ou 3 vezes por semana. Me considero um músico de nível intermediário. Toco suficientemente bem pro que preciso hoje, mas sinto estagnação, pois por tocar há quase 15 anos, poderia ter evoluído muito mais.

A primeira guitarra que toquei foi uma Tonante Les Paul e hoje toco de PRS. Sinto bastante em alegria em tocar na igreja, mas penso num projeto autoral mais pro fim do ano.

pedropohren
Membro Novato
# mai/16
· votar


Já que tem tanta gente aqui em situação de lástima, ansiando por um motivo pra voltar a tocar com pessoas, lanço aqui uma possível salvação.

Não sei se vcs sabem, mas existem programas que podem ser usados pra se tocar online! N estou falando de Skype ou Hangouts... Tô falando de colocar um Amplitube ou Guitar Rig DENTRO do Skype ou Hangouts. Sim, esse tipo de programa existe, e já é usado por bandas cujos membros moram em lados opostos do mundo, ou quando uma banda está em turnê e quer trabalhar em um álbum com o seu produtor, enquanto ele está no estúdio, recebendo e mixando tudo. Não sei de nomes de programas, mas li um artigo sobre numa edição da revista Sound on Sound brasileira, onde falava inclusive sobre apps desse tipo GRATUÍTOS. ^^

Podíamos fazer mesmo esse "Frustred Guitarists Support Group", e reunir online pra tocar de tempos em tempos... Quem sabe criar alguma coisa... Já que tem tanta gente aqui com desejo reprimido de tocar e criar... Quem sabe funciona? :v

pedropohren
Membro Novato
# mai/16
· votar


Inclusive eu tenho essa edição da revista... Pegaria agora pra postar os nomes, mas mesmo que estivesse comigo (está no bag da minha guitarra, que eu deixei com o luthier), eu tenho que estudar pra minha última G1 do semestre... -_-

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Acho que o que frusta é não conseguir tocar tão bem como gostaria, hoje eu não teria condições de tocar em uma banda, teria que aprender um bocado até poder tocar em uma. Uma coisa que faz bastante diferença pra quem toca em casa e estuda é equipamento, eu sempre usei ampli pra estudo só tive um pedal da boss de drive agora estou começando a usar o amplitube para celular e pc e da outra dinâmica pra tocar. no PC ainda não fico legal, mas no celular no fone ficar muito maneiro.

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


hoje eu não teria condições de tocar em uma banda, teria que aprender um bocado até poder tocar em uma
Pensei bastante nesta frase que achei muito interessante só que existem diversos estilos de bandas, será que mesmo se fosse pra tocar numa banda de musicas simples como Nirvana e Ramones ainda teria que ter muitas horas de treino?

nyurig3
Veterano
# mai/16
· votar


para mim o mais frustante na musica e nosso mercado brasileiro
ser musico e dificil, ser musico que gosta de rock ou metal progressivo que e meu caso e de doer.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


nyurig3

Verdade, ser musico no brasil parece coisa de quem não tem o que fazer... quando comecei a aprender varias pessoas me perguntavam pra que aprender a tocar guitarra? vc vai ser musico? isso é perda de tempo e não da dinheiro. Rock e metal então é coisa de maluco kkkkk

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


bruno_novatorj

"hoje eu não teria condições de tocar em uma banda, teria que aprender um bocado até poder tocar em uma"


Bro, eu sou novato de guitarra, mas sou véio de rock (toquei baixo por 20 anos) e te afirmo: sem tocar em banda você NUNCA vai chegar num nível bom.

Não adianta ter a ilusão de que só se pode tocar em banda quando estiver em um nível avançado: você nunca irá chegar nesse nível sem tocar em uma banda. Por mais que se estude, não se consegue aprender toda a dinâmica da música, principalmente do rock, sozinho.

Então amigo, vença a timidez e meta as caras, porque se pra tocar em banda, pra gravar, pra compor etc., o cabra precisasse ser virtuoso, a esmagadora maioria dos roqueiros não faria rock, pagodeiro não fazia samba, sertanejo não fazia sertão e funkeiro não faria funk.

Amago

"será que mesmo se fosse pra tocar numa banda de musicas simples como Nirvana e Ramones ainda teria que ter muitas horas de treino?"

Cara, a primeira música que toquei na minha vida, no baixo, foi "For Whom The Bell Tolls" do Metallica. Nunca tinha pegado num instrumento na vida, não sabia nem quantas cordas tinha um baixo: comprei um baixo "Tonante" e uma caixa "Brabus" meia hora antes do primeiro ensaio, e aprendi na hora a fazer duas notas da música, o Sol e o Mi solto.

Não velho, pra tocar músicas simples não precisa de muito treino, precisa é perder a vergonha e ter força de vontade. O resto vem com o tempo.

Obs: apenas não confunda música "simples" com música "fácil": tanto Ramones como, muito mais ainda, Nirvana, tem uma genialidade intrínseca exatamente camuflada em sua suposta simplicidade. Dentro de seus respectivos contextos ambas as bandas são "difíceis": tocar canções do Ramones ou do Nirvana qualquer um toca: tocar COMO os caras tocavam é coisa pra bem poucos.

Abçs.

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Também acho que é preciso tocar em uma banda, nem que seja como hobby para evoluir. Tem muitas coisas que só estudando guitarra sozinho não fica legal. a dinâmica de uma banda, tempo, fora que deve ser outra sensação. Meus problemas são pessoas próximas que toquem, que tenham tempo pra tocar e tal, já é difícil encontrar alguém que toque guitarra, imagina bateria? não conheço ninguém...

sandroguiraldo
Veterano
# mai/16
· votar


Galera vai torcer o nariz, mas...

Eu, que embora toque a muitos anos, não seu nenhum virtuose, frequentando a igreja, nunca fiquei sem tocar.

Igreja, seja católica, adventista, mas principalmente a evangélica, é um ótimo celeiro de músicos. E geralmente músico de igreja é forçado a tocar alguns estilos que não vai gostar e isso é bom, vai aprender mais. Sem contar que o guitarrista às vezes vai cobrir o baixista que não veio... o tecladista vai se virar na bateria, ou seja, a chance de aprender mais de um instrumento é grande também.

Gulherme Polar
Membro Novato
# mai/16
· votar


sandroguiraldo

Verdade, cara. Comecei na guitarra, agora tô baixo, e quando meu amigo não pode ir fico no violão. É legal.

alexsatriani
Membro Novato
# mai/16
· votar


nyurig3

para mim o mais frustante na musica e nosso mercado brasileiro
ser musico e dificil, ser musico que gosta de rock ou metal progressivo que e meu caso e de doer.


Para você ter uma ideia de como é difícil, quando estudei no conservatório, os professores que davam as aulas pela manhã, gravavam arranjos em estúdios (free lancers) à tarde e à noite tocavam em bares e casas noturnas. É uma rotina e tanto.

Xeper
Veterano
# mai/16
· votar


Deixa eu brincar tbm...

Bom, anos 2000 tinha uns 15 ou 16 anos, conheci o tal de metal na MTV e depois de ouvir Megadeth queria ser o Dave Mustaine. Como não trabalhava comecei em um violão Tonante (o espaço entre os trastes e as cordas devia ser de 1km), aprendi alguns acordes e comecei a tirar umas musicas em livros de cifra, dava pro gasto e me divertia tocando em rodinhas na escola. Depois de arranjar emprego consegui comprar uma Dolphin Flying V e amplizinho Crate de 15. O ampli era bem legal, até hj me arrependo de ter me desfeito dele, a Dolphin bem... era no máximo razoavel. Considero esse o meu primeiro erro na minha "carreira musical", claro que comprei a guitarra só pq era uma Flying V (o Dave Mustaine não usava Lespa ou strat...) e paguei mais caro por isso, sendo que tinha outras opções até mais baratas que tinham captadores mais legais, que não desafinassem tanto e que tivessem o braço mais confortavel. Mas estava bem empolgado e não desgrudava da guitarrinha.
Depois de um tempo, comecei a tocar em uma banda com uns amigos que eram do colégio, a banda começou como hardcore e terminou como death metal. O maximo que conseguimos foi tocar em uns festivais escolares, mas me divertia demais. O problema era toda a rotina fora dos shows... atrasos, desculpas pra não ensaiar, pindaiba extrema que não permitia investimento em equips e picuinhas bobas foram matando minha vontade de tocar com aquela galera. "Aproveitei" uma mudança de emprego para um dos extremos de SP para sair fora. O plano era estudar mais guitarra e juntar uma galera para um som mais tecnico. Ai começa a degringolar, entrei em uma escola de musica bem falada da região e o professor era aquele tipo que todos daqui já devem ter visto alguma vez, com uma guitarra em punho era de impressionar, mas de didatica bem pobre e um tanto "preguiçoso" com os alunos. Achava que, se insistisse, o resultado viria. Essa insistencia durou quase 1 ano (jogando dinheiro e sabados fora...) e não saia do lugar. Desanimei e sai das aulas e de brinde perdi boa parte da motivação de tocar. Pula quase 1 ano disso, ja acessava o FCC (só no stalker mode) e na época o forum de guitarra estava naquela nóia da SX SST 62/59, resolvi comprar uma dessas para ver se dava um up na motivação, além do preço ser mto bom na época. Ótima guitarra, só o braço que não achei mto confortavel, comprei para tocar metal (por mais errado que isso possa parecer) e queria fazer uma espécie de superstrat caseira (humbuckers e ponte mais parruda), mas para começar e não precisar refazer a furação do escudo logo de cara, comprei um Lil' Killer na guitarfetish (outra sensação do fcc na época... e com caps ridiculamente baratos). A motivação até aumentou, mas o problema agora era ter que dividir o tempo com trabalho, faculdade e namorada (na época já era noiva).
No fim das contas fui diminuindo cada vez mais o tempo que tocava até parar de vez. Pula uns 4/5 anos, do nada me bate uma vontade de comprar um teclado para brincar e relaxar um pouco. Comecei umas aulinhas em um centro comunitário perto de casa, todo desconfiado pela minha experiencia anterior. Quebrei a cara, professora sempre mto atenciosa e, quando comprei um piano digital, passou aulas focadas em piano popular sem nenhum chororo.
Depois de 1 ano e pouco no teclado/piano, começou a bater uma vontade de tocar uns metal de novo. Lembrei da SX largada em um bag aqui em casa, levei para um luthier amigo meu (que nem sabia que eu tinha essa guitarra e queria comprar) e estou brincando aqui com uns métodos especificos para metal (Troy Stetina). Não tenho intenção de ter banda, só fazer uns sozinhos no quarto msm (guitarrista de quarto FTW!) e talvez ter uma "arma a mais" na hora de compor alguma coisa para meu projeto de jogo.
É isso, tomem textão!
=)

bruno_novatorj
Membro Novato
# mai/16
· votar


Xeper

Legal a história cara, acho que todo mundo se identifica um pouco com cada história aqui... afinal somos todos guitarristas frustados....kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crônicas de guitarra