Slide & lap steel

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # dez/11


    Galera gostaria que fixassem esse tópico, pq temos mtos sobre o assunto mas nenhum organizado. Quero trocar ideias sobre essa técnica que eu me apaixonei de primeira vista.

    O lap steel e o slide surgem na música hawaiana, mas ganham o mundo ao som do Blues e do Country, mas tbm presente em outros ritmos como Rock, New Age e Psy. Basicamente vc desliza sobre as cordas sem apertá-las contra os trastes, dando uma certa imprecisão as notas, que é o charme da técnica. Tbm é comum os tremolos (~) e uma espécie de "Wah-wah" no qual vc pucha o slide para trás e ara frente, meio que como num pedal de Wah-Wah.

    Bom... mas que tudo é isso?

    Slide

    É uma peça de metal ou vidro geralmente, mas suas vairantes de cerâmica, acrílico e plástico também existem, cada qual com um timbre diferente. O vidro possui um timbre mais seco, já o metal tem um sustain mais forte. A princípio o de vidro era o gargalo de uma garrafa, e ainda é usado...
    Não tem dedo certo para se usar um slide, porém a maioria das vezes se usa no mínimo ou anelar. O metálico custa em torno de 25 a 30 reais. O de vidro 20 a 25 reais.

    De vidro: http://i.istockimg.com/file_thumbview_approve/1281801/2/stock-photo-12 81801-slide-guitar.jpg
    De metal: http://www.multisom.com.br/uploads/produto_imagem/filename/1500076.jpg

    Lap Steel

    Bom basicamente vc deita sua guitarra e toca com um slide cm ela assim. Mas existem guitarras própias para isso...

    http://www.azmusicpro.com/productIMages/VINISI4182_01.jpg

    Afinações

    Tem gente que toca da EADGBE, mas é comum (para lap steel principalmente) afinações abertas:
    → E B E G# B E
    → D A D F# B D
    → C# E G A C E

    Fazer ou comprar?

    Bom descobri inúmeros casos de pessoas que fizeram sua guitarra lap steel e seu slide... a guitarra deixarei para uma próxima vez, o slide vc pode fazer com uma garrafa de vinho, vodka e whisky (tente n se matar fazendo isso), já as de cerveja são muito cônicas Apenas quebre o gargalo de uma garrafa segurando-o bem firme e batendo seu fundo contra uma pedra, ou poderás cortá-lo com uma esmerilhadeira e polí-lo como conta nossa amigo nesse fórum:

    Projecto slide guitar e construção de slide de vidro

    O metálico, vc pode fazer com um cano metálico (cobre e alumínio são os mais comuns), uma lima, e uma serrinha de cortar ferro... meça o tamnho de seu dedo e corte nesse tamanho (recomendo que corte 1 ou 2 mm maior para que possa limar).

    Ismah
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Para ilustrar







    algumas tab's... (em pdf mas com o audio junto para baixar)

    http://www.gregcutshaw.com/Tab/LapTab.html

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # set/18
    · votar


    Muita gente não sabe, mas a "slide guitar" ouvida em Breathe é feita por David Gilmour em um lap steel e não em uma guitarra.

    Breathe é a música de abertura do clássico álbum Dark Side of the Moon! ????

    Lap steel é a guitarra havaiana, um instrumento muito interessante e de som peculiar tocada no colo (lap) com um slide ou um tone bar de aço (steel).



    Mozart gc
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    A lap steel é bem fácil de fazer, qualquer madeira com tarrachas e captador vira uma, eu fiz uma: https://www.youtube.com/watch?v=59GQK6BiPu8&t=360s

    alexsatriani
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Mozart gc, sua guitarra parece ou é uma pá de pizza? Muito louco.

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Fazer é parte fácil... Duro é se (re)encontrar nas harmonias, intervalos e tudo mais.
    Pessoalmente, continuo na busca, mas acabei me adaptando bem a usar o slide na guitarra normal, pelo motivo que a maioria deve ter optado: praticidade.
    Uma dica funcional, é fugir dos baratinhos. No país, um Dunlop custa caríssimo, mas vale a pena. Quanto mais massa, mais fácil de tocar. Consegui evoluir numa manhã, usando um bom slide, mais que em meses com uma lata de azeite. Com a prática, já dá pra se arriscar a usar quase qualquer coisa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Slide & lap steel