Muitas horas de treino sempre levam a perfeição?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# dez/11
· votar


victorleon
thefuga

A propósito, e acredito que ainda dentro do assunto do tópico, é muito interessante entender o que há por trás de afirmações como "tocar guitarra por muito tempo pode causar tendinite".

Vamos supor, apenas para propósitos ilustrativos, que 1% da população em geral desenvolva tendinite, por quaisquer razões que sejam. Imaginemos que um estudo indica que esta porcentagem entre pessoas que tocam muita guitarra seja de 10%, e que fique comprovada a relação causal (i.e. que a tendinite foi causada pelo excesso de prática na guitarra). Aí você vê na capa da Veja: "tocar guitarra aumenta em 10 vezes a chance de ter tendinite". A informação não é totalmente precisa (porque fala "tocar guitarra", mas não diz em que condições), mas é fato que, sob certas condições, a chance é multiplicada por 10. O que não significa que todo guitarrista vai ficar travado: os próprios números já entregam que, no nosso estudo imaginário, 90% dos que tocam muita guitarra NÃO desenvolveram tendinite.

É por isso que afirmações do tipo "minha família tem 20 velhinhos fumantes que nunca tiveram câncer" não contraria em nada um estudo que afirma que a chance de fumantes desenvolverem câncer é 20 vezes maior. Primeiro porque estamos trabalhando com porcentagens que já são inicialmente pequenas - é 0.5% que vira 10%, é 1% que vira 20%, o que ainda deixa a maioria do "outro lado". E segundo porque uma amostragem de 20 velhinhos da minha família não é estatisticamente significativa para números tão pequenos.

Leomju
Veterano
# dez/11 · Editado por: Leomju
· votar


sidguitar1
Leomju
estudar guitarra é diferente de carpir!
hahaha, massa, acho q e por ai, a tendencia e a coisa ficar cada vez mais mecanica com tanta informaçao, o lance de estudar as 8 horas por dia acho q nao vai fazer tanta diferença, abraço brother


Então Sid, esses dias estava pensando como um guitarrista se torna um ícone... e vi que pra mim, os grandes são os que são uma mistura de técnica e feeling... tem guitarrista que é só sentimento... já outros são ogros cheios de velocidade... acho que deve haver um balanço!

Valeu ae, amigão!

Espero ter ajudado!

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


Pepe Le P
Ok. A questão não é a de fumar, ou isso ou aquilo. É o exemplo de comparar tocar guitarra com cigarro. Uma coisa não tem nada haver com a outra. A guitarra não tem substâncias tóxicas prejudiciais a saúde. E sim, o maratonista treinou muito. Mas e o cara que toca guitarra a 3 anos não ? Se não deu nada em 3 anos de 6 horas por dia, não vai mais dar.

Bog
Velho, isso é oque você acha, beleza. Agora a questão não é essa. A questão é que os teus três exemplos são totalmente fora do contexto. Cigarro é pura química, é veneno. As "porcarias" que tu fala é quase a mesma coisa, porém isso depende muito da pessoa. Sexo e reprodução é natural. Tocar guitarra é um esforço fisico, bem como uma maratona. Se o cara toca a 3 anos por diversas horas diariamente e não teve problema,é bem provável que jamais tenha. Não é como o cigarro. Se fosse dar problema, daria em dias ou meses. Pelo menos desconforto ele sentiria. Se isso não acontece, está tudo bem. O fumante pode não ter doença fumando a 10 anos, mas experimenta colocar ele pra subir umas escadas...

Bog, isso aí já é uma suposição...
A questão principal é que tu comparou o ato do cara tocar horas por dia com fumar ou tranzar sem camisinha e não ter filhos. Estas são situações totalmente diferentes. Ok, o cara pode ter problemas. Mas pode não ter também. E se ele gosta de treinar/tocar horas por dia, vê evolução no que ele está fazendo e não se sente desconfortável com issoa, então ele está fazendo o correto. Ele pode ter uma tendinite por tocar horas seguidas, mas pode ter se tocar uma hora só também. Acho que vale mais fazer alguns alongamentos e aquecimentos e tocar 5 horas do que tocar uma hora do nada. Experimenta dar uma corridinha aí depois que acordar sem fazer nenhum alongamento pra ver se não vai dar um estiramento rsrs

Só sobre a questão do cigarro: Eu não disse que fumar não aumenta as probabilidades de diversas doenças, mas que eu tenho um avô saudável que morreu nos 60 e uma bisavó que morreu com 100 comendo de tudo e fumando. Adiantou o meu avô se cuidar ? Não... A véia fez o diabo e viveu só 100 aninhos, sem nem doença ter.
Não gosto de estudos sem fundamento (e é oque mais tem por aí) pois os caras não analizam a situação completa, mas isso é outra história.
A questão é: O cara pode ter tendinite se tocar 6 horas por dia, mas pode ter tocando 1 hora também. E se um cara toca 6 horas por dia a três anos e não tem nada, não é a mesma coisa que fumar a três anos e não ter nada. Se ele não tem nem desconforto, é bem provável que tudo esteja bem - para todos os casos, uns exames devem tirar a dúvida rsrs.

Bog
Veterano
# dez/11 · Editado por: Bog
· votar


thefuga
A questão é que os teus três exemplos são totalmente fora do contexto. Cigarro é pura química, é veneno. As "porcarias" que tu fala é quase a mesma coisa, porém isso depende muito da pessoa. Sexo e reprodução é natural. Tocar guitarra é um esforço fisico,

Eu até pensei em falar aqui sobre como a lógica formal se aplica independente da semântica dos símbolos, mas como ficaria um texto ridiculamente longo e bem fora do assunto do tópico, é melhor deixar para lá.

TUDO o que eu estava querendo dizer é que "eu faço X e Y não aconteceu comigo" não é prova de que não existe relação entre X e Y. Se a relação for estatística, um contra-exemplo isolado está longe de provar que ela não existe. Só isso. Você discorda? Você acredita que não existe relação entre "tocar demais" e "tendinite", ou que um contra-exemplo isolado prova que a relação não existe?

Em momento nenhum eu afirmei que era para fulano ou ciclano parar de tocar. Não fiz previsões alarmistas e nem julgamentos morais sobre como cada um segue sua vida. E no primeiro post, ainda destaquei que muitas horas de treino ERRADO podem levar a uma tendinite. O risco existe, e seria irresponsável ignorá-lo. Agora, se a pessoa acha que o risco vale ou não a pena, é problema dela.

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


Bog
TUDO o que eu estava querendo dizer é que "eu faço X e Y não aconteceu comigo" não é prova de que não existe relação entre X e Y.
Isso eu também acho. Afinal de contas ninguém é "igual".

Se a relação for estatística, um contra-exemplo isolado está longe de provar que ela não existe. Só isso. Você discorda?
Não. Só acho que a gente não deve fazer oque diz a estatistica (desde que não isso não envolva outras pessoas). Os estudos e estatísticas dizem tanta coisa, que se for seguir eles a gente não pode nem respirar.

Você acredita que não existe relação entre "tocar demais" e "tendinite", ou que um contra-exemplo isolado prova que a relação não existe?
Não acho que necessariamente não exista. Mas que praticamente todas as nossas atividades diarias estão sujeitas a nos causar problemas. Incluindo o fato de simplesmente descer o cordão da calçada. Daqui a pouco eu posso estr caminhando, torcer o pé e romper um ligamento. Bom, acontece, mas eu não vou pensar que caminhar é ruim só porque aconteceu uma vez.

ainda destaquei que muitas horas de treino ERRADO podem levar a uma tendinite.
É, qualquer exercicio fisico feito de forma errada é potencialmente prejudicial. Aí eu concordo também.

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


Leomju
certeza brother, eu acho muito mais muito importante a tecnica, mas acho q oq vai contar nos proximos anos e a soma dela com outras qualidades como conhecimento harmonico, frases diferentes, misturar as coisas mesmo, como o Guthrie Govan faz, e pra tocar daquele jeito acho q nao basta sentar em uma cadeira e ficar olhando pro relogio ate dar as 8 horas de estudo heheh,mas sei la ne, cada um q encontre o caminho q achar melhor pra chegar onde quer, abraçao brother e feliz ano novo com muita evoluçao musical e muito estudo pra todos nos,valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muitas horas de treino sempre levam a perfeição?