Situações de Apuros com Música ao Vivo - Conte a Sua!

Autor Mensagem
leandroantonioli
Veterano
# dez/11


Atualmente trabalho numa banda de eventos, de modo que tocamos em casamentos, festa de debutantes, aniversário, final de ano, formatura, velório, parto, etc. E quem toca ao vivo sabe que não é tarefa fácil fazer funcionar corretamente toda aquela engrenagem que é uma banda. Assim, consequentemente, as situações de apuros são constantes por mais que se faça um planejamento adequado.
Vou nomear o fato abaixo de "Salvo pelo Valvulado".

Pois bem, estávamos com uma formatura de um colégio de SP para fazer num sábado, por volta das 19:00 h - horário em que deveríamos entrar para tocar, pois a escola tinha um cronograma a seguir -, e muito precavido que sou já por volta das 10:00 h minhas parafernálias (ampli, guitarra, violão, cabos, pedais, anotações, etc) já estavam prontas a embarcar no carro. Por e-mail os membros da banda haviam combinado de chegar por volta das 16:00 h no local, para montar a aparelhagem e passar o som, deixando tudo no jeito para, posteriormente, subir no palco às 19:00 h.

Quando foram 15:00 h carreguei meu carro e me dirigi ao salão, chegando por volta das 15:45 h. O batera foi comigo, e o tecladista e os vocais chegaram um pouco depois. Ocorre que às 17:30 h o baixista me liga dizendo: "Leandro, houve um problema na locação da van, e estou indo atrás de outra locadora. Vou me atrasar um pouco".

Bom, até então pode parecer que um baixista atrasado não faria tanta falta, tendo em vista que a guitarra e o teclado poderiam cobrir sua parte por uns momentos, certo? Errado! É na casa do baixista onde fica o grosso da aparelhagem (PA, mesa, cabos, microfones, iluminação, etc). Pensei: "f........".

Não me restou alternativa a não ser ir até à casa dele para pegar parte da aparelhagem e começar a montagem, tendo em vista que são muitas coisas. Assim, cheguei por volta das 18:00 h no salão e a dona da escola começou a nos pressionar sobre a possibilidade de não cumprirmos o horário. Putz, tinha hora que minha vontade era de enfiar a cara debaixo da terra como um avestruz de tanta vergonha, pois somos uma banda profissional e esse tipo de ocorrência não faz bem à imagem, mesmo em se tratando de uma eventualidade - parece que a locadora esqueceu de deixar o veículo reservado e locaram para outro cliente.

Quando foram 19:00 h montamos apenas metade da aparelhagem, enquanto aguardávamos a chegada do baixista com o restante das coisas, até que os convidados começaram a chegar. Caros amigos, pior do que vc errar um solo numa música ao vivo é ver a cara dos convidados sentados te olhando enquanto vc corre igual um louco envergonhado montando a aparelhagem. E pra agravar ainda mais a situação a dona da escola estava com uma tromba de elefante bufante, ao mesmo tempo em que nos pressionava.

O baixista chegou por volta das 19:30 h, e mesmo correndo igual loucos terminamos de montar tudo às 20:00 h. O público já estava mais que impaciente, e nem preciso falar da dona da escola........

"Ok. Vamos começar a tocar mesmo sem passar o som", disse um dos integrantes. Era um tiro no escuro, sem passagem de som para regular a altura dos instrumentos e aquecimento, mas não tínhamos outra alternativa.
Ocorre que de repente percebi que eu só havia descarregado meu ampli devido a toda aquela correria, e minha guitarra, cabos, pedais, transmissor sem fio, estavam todos no carro. Pensei novamente: "f......... de novo".
Quando percebi todos olhavam pra mim com cara de quem estavam apenas me aguardando, e não me restou outra alternativa a não ser pegar rapidamente a guitarra no carro + um cabo apenas que estava no case. Sem pedais e nada de efeito me dirigi ao palco e, como quem introduz a chave na porta de casa quando está prestes a evacuar nas calças vindo da rua em direção ao banheiro, pluguei o cabo diretamente no amplificador (Peavey Valveking 212) no canal limpo e tasquei o dedo no volume: "Vamos ver no que dá".

Olha, quando comecei a tocar que ouvi o timbre da guitarra pensei: "Que grande maravilha é o amplificador valvulado!!". Como deixo sempre a chave de impedância em 4 Ohms, para que trabalhe como se tivesse 1/3 da potência, as válvulas aquecem legal assim e pode haver leve saturação com o botão de volume acima do meio dia. Com o volume da guitarra baixo eu conseguia um belo som limpo (o reverb do ampli dava conta da ambiência), e ao aumentá-lo e palhetar forte a guitarra ouvia-se um leve drive que me possibilitou até mesmo solar.

Enfim, aquém o atraso da banda, não fosse o amplificador valvulado pode-se dizer que o áudio da guitarra naquele show estaria totalmente comprometido, pois duvido que um ampli transistor teria proporcionado aqueles belos timbres sem pedal algum de efeito.

Ou seja, "salvo pelo valvulado".

Buja
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
cara...q experiencia hein...mais uma pra recordar
mas valvulado sozinho nao faz som. Garanto que se nao fosse pela esperteza, pensamento rápido e sorte heehhe, mesmo uma mesa boogie faria uma merda.
eu chamo isso de "salvo por saber ter um valvulado"!

diegomarinho_o
Veterano
# dez/11
· votar


O que sempre acontece é a mizinha quebrar kkkkkk

rodsom
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
ja passei muitas dessas, principalmente por culpa do "famoso" carro pifado. ja aconteceu de eu arrumar carro no meio da estrada, desmontar carburador e tudo mais. bons (péssimos) tempos aqueles.

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
hahaha, que insano, já me ocorreu tudo isso já, pena que que eu não tenho valvulado, já me aconteceu de não ter tomadas suficientes, esquecer a fonte da pedaleira e descobrir na hora de tocar, baterista esquecer as baquetas...
acho que o pior dos apuros que eu passei foi quando, no meio de uma música, bem na hora do solo um Laney LV 300 twin abaixar o volume do nada, e o som da guitarra sumir e a música ficar sem o solo....
outra vez o microfone caiu do pedestal inexplicavelmente, na hora do solo novamente...

RennanGuitar
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
Bom,comigo foi muito engraçado,pois fui a uma apresentação na escola que começava as 11:00 da manhã,e vejo que esqueci meu cabo em casa (da escola para minha casa é uma boa caminhada) então liguei pro meu irmão e pedi para ele levar o cabo pra mim de bike mesmo,isso as 10:20,bom ele me chega as 10:55 e me deu um ataque de loucura e comecei a xingar ele até o baterista dizer "Ei,ele ja te trouxe o cabo e vc grita com ele",a me bateu o peso na consciência e me desculpei com ele.
Iriamos tocar 5 musicas,dentre elas tinha far beyond on the sun,nova era,painkiller que eu me lembre,até ai tude bem se não fosse pelo fato de perceber que no começo de nova era perceber que estava sem palheta....

Moral da história:sempre organize-se antes de uma apresentação,pois poderá ficar irritado com seu irmão e ficar com o dedo todo fudido após tocar painkiller.

vlw

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


em 99 resolvi comprar uma ibanez jpm 100, vendi uma fender blackmore q eu tinha(q merda) e mais uma ibanez rg 470 e gastei 3 mil e poucos doletas pra compra essa guita, comecei a tocar na noite aqui no parana e regiao sul, 3 a 4 show por semana, e nao tinha nem uma guita de 300 reais de reserva(burrice total), varias vezes fiquei trocando corda no meio de shows, mas uma vez em um road house blues do doors o vocalista quis fazer uma performace e quando eu tava solando puxou a alavanca da guitarra pra tras, a corda arrebentou e entrou um pedaço pro baixo do slade da guita, nao tinha como tirar sem um alicate, sai do palco, o cara apresentou a banda toda, teve solo de baixo, teclado, bateria, e baixo denovo e nada de eu voltar hahaha

moral da historio, tive q pegar um violao e plugar na pedaleira (q som lixo hahah) com distorçao, pra poder acabar a musica e darmos um intervalo pra eu arrumar a guita, coisa q se eu tivesse a minha eaglesinha de reserva eu resolvia, acho q por isso q tenho 9 guitarras osso hj heheh, trauma daquele show

juninholiveira
Veterano
# dez/11
· votar


comigo nunca aconteceu nada, afinal eu nunca apresentei ao vivo (ainda).

Mas com um amigo meu, ele disse que no meio do show (tinha bastante público) a corda arrebentou, eu não lembro qual era, acho que era a mizona, ai ele desafinou as outras cordas rapidamente e continuou tocando, focou com o msm som. (não sei como ele fez isso, nem sei se é verdade)

leandroantonioli
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
É verdade, nesses casos sorte tbm ajuda.


rodsom
Pois é, no último final de semana o batera estava com o carro falhando.......KKKK


mrfelipbr
Velho, procure acender uma vela antes dos solos que isso passa. KKKKKKKK


RennanGuitar
Meu, no último show que fizemos na semana passada eu achei minha palheta a 1 minuto de entrar no palco. Já estava suando frio.......
Mas tocar os sons q vc tocou sem palheta é coisa pra guerreiro.


sidguitar1
Eu não costumo levar guitarra reserva não, pois já tenho muita coisa pra carregar, mas um jogo de cordas reserva é sempre bom.
Agora, por experiência própria, eu nunca mais toco com floyd na estrada. Já tive dor de cabeça com afinação no palco.

Tem 9 guitarras????? KKKKKKK

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
9 heheh, se junta tudo faço meia guita hahah, cordas eu sempre levo, um ou doi jogos no minimo, e a primeira e segunda tenho sempre umas 4, o problema e q a corda prendeu no slade de um jeito q em 20 anos nunca fez, so naquela maldita vez heheh

ja aconteceu coisas piores, uma vez tocando em trio eletrico aqui no pr no carnaval pra levanta um troco, o caminhao freio e o vocalista caiu e arrebento o joelho hahaha, ficava cantando no chao meio q chorando junto , depois o cara teve q opera o joelho, uma vez um cara em um bar jogou uma cochinha ne mim, e nao acertou a minha cabeça mas acertou a tomada onde tava ligado o amp e pedais, conseguiu desligar minhas coisas com um salgado, hahaha ja teve quebra pau q uma mulher puxo um cara q tocava teclado em uma banda q eu tocava, o cara era maguinho, caiu do palco com teclado e tudo haha, abraço

leandroantonioli
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1
KKKKKKK
Essa da coxinha foi demais.......

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1
KKKKKKK
Essa da coxinha foi demais.......
(2)

RennanGuitar
Veterano
# dez/11
· votar


leandroantonioli
guerreiro é...sorte que não tirei uma foto (do dedo),se não vc iria saber oq é um guerreiro após a batalha heheheehe

sidguitar1
Veterano
# dez/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


strinbergshredder
leandroantonioli
ehehehe, foda, os caras da banda q eu tocava dao risada ate hj dessa parada, minha regua q ligo as coisas e uma merda, na epoca nao era diferente, era so encostar q ja dava pau, a coxinha caiu nas tomadas e eu tive q me abaixar igual um idiota e mexer na regua pra fonte de pedais funcionar hahaha, teve mais um monte de merdas q ja rolaram tocando, mas no fim fica a lembrança e as risadas, na hora da vontade de sumir,abraço

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1
kkkkkkkkkk
imagino...; uma situação hilária como essa, nunca mais...kkk
abraço!!!

sidguitar1
Veterano
# dez/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


strinbergshredder
hahaha, nem fale, mas o lance de terminar a musica com o violao foi foda, so quem viu a minha cara de injuriaçao com aquela microfinia saindo do violao plugado no amp sabe q foi feia a peleia hahaha, a da coxinha eu fico de cara pq o cara podia arremeça aquela porra umas 10000 vezes e nao ia acertar a regua , era pra ser mermo haha,abraço

mrfelipbr
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1
caraca, quantos apuros eim, já me aconteceu de eu estar tocando na igreja e no meio da música um imbecil passar e pisar no cabo e arrancar ele do violão, vir uma criança e pisar na pedaleira bem num patch de distorção quando é uma música totalmente clean, um idiota aumentar o volume do amp de sacanagem, e eu e todos da banda pularem de susto....
leandroantonioli
Velho, procure acender uma vela antes dos solos que isso passa. KKKKKKKK
hahahaha sem dúvida

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


Uma vez fiz uma cara ficar louco no palco, um baixista....esse cara uma vez pegou meu carro escondido e bateu ele em um poste e nunca pagou o concerto, o kra sumiu ficou todo zangado qnd eu ligava pa cobrar e td ++++ e ai a banda dele foi tocar em um bar aqui da região, aqui onde moro td lugar é 220v, e ai antes da banda dele tocar fui la meio que escondido falar com o guitarrista que era conhecido meu e ai o baixista não tava la e fui la ver o amp dele e talz, e vi atrs uma chavezinha q muda de 220 p/ 110, e ai lembrei do meu monza q ele batei e nunca pagou....e so fiz baixar a chave....qnd ele ligou o amp so subiu a fumaça...queimei o amp dele....e ai ele ficou sabendo que foi eu, mas não disse nada, pq se ele cobrasse o amp ele teria q pagar o carro q é bem mais caro.......o ruim é que os meus conhecido da banda dele ficaram tds com mta raiva de mim........

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


Abixibarraba
tu é maligno hein cara....
mas pra pagar um carro até q foi pouco...huahauhau!!!

sidguitar1
Veterano
# dez/11
· votar


mrfelipbr
vir uma criança e pisar na pedaleira bem num patch de distorção quando é uma música totalmente clean
hahaha, por isso odeio criança dos outros haha, foda, esse lance de mexerem nos knobs e controles acontece direto, abraço

leandroantonioli
Veterano
# dez/11
· votar


Abixibarraba

Isso foi bem rock n roll das antigas, a la Los Angeles década de 80.
KKKKKKKKKKK

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


eu tinha alguns pedais da ibanez que tinham um botãozinho de "apertar"" para o knob ficar "inmexivel"...não sei explicar direito, so vendo mesmo.

strinbergshredder
Veterano
# dez/11
· votar


agora que me lembrei de uma.....

embora eu não tenha banda, e já estar fazendo aulas de guitarra, fiz um ano e meio de aulas de violão com um professor, Cédmon Alves, que já era conhecido meu...
todo final de ano ele realiza um apresentação com todos os seus alunos, e mesmo eu não fazendo mais aulas esse ano ele me convidou pra tocar...

eu e ele fizemos uma interpretação de Stairway to heaven, e pra isso tirei o solo inteiro com o meu prof de guitarra e fiz uma adaptação oitavada abaixo em algumas partes pra fazer no violão....

treinei igual um louco nos 3 dias anteriores à apresentação, mas quando cheguei na hora e vi todo o pessoal me observando, dei umas tropeçadas na hora do solo, a ele acabou não saindo igual o original...

achei que tinha ficado horrível; que eu tinha errado grosseiramente, e tal...
mas no final das contas os outros alunos que tocaram tbm me parabenizaram por fazer o meu professor tocar algum rock, já que o estilo dele é erudito, e por ter tocado muito legal e tal...

só saberei mesmo como toquei quando sair a filmagem, mas no final de tudo, foi uma experiência muito bacana subir num palco pra tocar prum público....

Calime
Veterano
# dez/11
· votar


sidguitar1

Kra, essa da coxinha foi a melhor, kkkkkkkk...

Diego Young
Veterano
# dez/11
· votar


Uma coisa que acontece direto comigo, é a palheta cair, e eu ter que terminar a música com a mão.. tenso, pincipalmente nos solos o_o

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


acho que o pior dos apuros que eu passei foi quando, no meio de uma música, bem na hora do solo um Laney LV 300 twin abaixar o volume do nada, e o som da guitarra sumir e a música ficar sem o solo....
outra vez o microfone caiu do pedestal inexplicavelmente, na hora do solo novamente...


Caráleo HUAHAUAHUAHAUHUAHUAHAUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHAUHAUHAHUAUHAAUHAHUUH AUHAUHAUAHAUHAUHAUHAUHAHUAHUAUHAHUAUHAUHAHUAHUAUAHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAU AHUAUHAUHAUHAUH

Essa banda fez pacto com o encardido e não seguiram o contrato.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Abixibarraba

eu tinha alguns pedais da ibanez

Tinha né? Pegou fogo depois de você no ato de forma inexplicável conseguir colocar a ponta da corda do headstock na tomada e queimar tudo.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Uma vez eu tava tocando e o meu cabo mega bom começou a dar mal contanto na hora do solo --`

Não sabia se morria ou fazia que nem o Slash quando terminava a música no guitar hero.

Abixibarraba
Veterano
# dez/11
· votar


mas qnd pegou fogo so foi embora um......o delay......por sinal um delay fantástico.......o resto eu vendi...

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


Abixibarraba

Cara, sinceramente, falando como amigo, acho que antes de você comprar mais algo relacionado à música, ao invés de ir ao luthier vá numa benzedeira.

Tu deve te feito alguma coisa pra algum santo do fogo por aí.

Tu já queimou 1 delay da ibanez, queimou 1 amp de baixo, estourou a parede do teu quarto, estourou um ar-condicionado com a explosão do amp, queimou o teu baixo com a explosão de seila mais o que, enfiou a ponta da corda do headstock na tomada, levo um choque, furo a cabeça...

Sábia decisão vender os Ibanez amaldiçoados pra outro pobre coitado. Que não vai demorar muito vai postar que os seus pedais Ibanez pegaram fogo, explodiram, pegou um pedaço de um dos pedais no tanque de um carro e explodiu o carro, que atingiu o gás nos canos que levam gás pra outro país e lá causaram uma reação em cadeia explodindo tudo e todos.

Velho, se um dia você precisar sair de casa pra levar teu instrumento pra algum lugar a pé, leva arrastando eles numa corda que tenha mais de 14 metros de distância, porque pode de um minuto para o outro começar a chover e cair um raio no teu baixo.

Nunca vi alguém tão apaixonado pelo fogo e perigo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Situações de Apuros com Música ao Vivo - Conte a Sua!