Perda de afinação nas 3 primeiras cordas

    Autor Mensagem
    vitorrock
    Veterano
    # dez/11


    E ai pessoal,queria saber uma coisa:
    Porque minha guitarra está afinada más,nas 3 primeiras cordas mais ou menos na 7ª casa,a corda está desafinada.
    O que é isso?
    Como resolvo?

    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Cara, isso poder ser regulagem de oitavas. Leva num luthier pra conferir. De repente, pode ser outra coisa. Essa desafinação é só na 7ª casa?

    vitorrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    El_DoradoUK
    Não,da 7ª em diante.

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Porque minha guitarra está afinada más,nas 3 primeiras cordas mais ou menos na 7ª casa,a corda está desafinada.
    Defina a sua "desafinação". Com um afinador (ou de ouvido, se for foda), que nota você consegue na 12ª casa da e? E na 15ª?

    vitorrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    qwertyasdfgh
    Por exemplo,eu pego afinador,afino tudinho,ai eu toco uma nota por exemplo na corda e na casa 12.
    A nota está certa só que ela está abaixo.

    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Problema de oitavas. Procura aqui no fórum sobre afinação de oitavas. Geralmente nas Strato é mais fácil de arrumar. Confere aí, mas se eu não me engano é soltar o carrinho com uma chave, afinar conferir. Repita esse procedimento até que a nota da 12ª casa e 15ª estejam afinadas.
    Se estivesse acima, você teria que apertar o carrinho até estar afinada. O procedimento é simples, só exige paciência, por isso tenha calma.

    vitorrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    El_DoradoUK
    Me desculpe,a minha ignorãncia,é que faz pouco tempo que toco,o que é carrinho e aonde fica?
    vlw!

    Mathaus94
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Acho que as oitavas estão reguladas erradas, você tentou mexer na guita ou mandou no luthier?

    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Bom, se você tem uma Strato, sua ponte é assim ou pelo menos parecida com isto.
    Carrinhos são os saddles. Essas pecinhas de metal que estão presas por um parafuso e em volta do parafuso tem uma mola. Você tem que soltar o parafuso no local adequado, afinar e conferir as casa 12 e 15 pra ver se deu. Se deu, ótimo. Se passou e está acima, você aperta o parafuso, afina e vê se deu. Faça isso até a corda solta afinada coincida com a nota da 12ª casa afinada.

    vitorrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Mathaus94
    Só troquei a mizinha umas 4 vezes,mais nada.
    El_DoradoUK
    Muito obrigado mesmo,vou ver se dá certo.
    vlw

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Muito provavelmente você já saiba, mas, sempre é bom confirmar:
    (corda)-(casa) = nota
    e-0 = E4
    e-12 = E5
    e-15 = G5
    B-0 = B3
    B-12 = B4
    B-15 = D4
    G-0 = G3
    G-12 =G4
    G-15 A#5

    vitorrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    qwertyasdfgh
    vlw! sempre é bom mesmo!
    El_DoradoUK
    Eu só mecho no carrinho da mizinha ou nos outros 2 da si e da sol que também estão desafinadas?

    El_DoradoUK
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    vitorrock
    Cara, é bom você mexer nos carrinhos de todas que estão desafinadas pra resolver esse problema de vez.

    qwertyasdfgh
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    El_DoradoUK
    Pode dar uma "afrouxada" nas cordas antes né?

    Sou mais novo na guitarra do que ele e queria saber isso.
    Não seria mais "seguro"? Tanto para alterações na altura como para ajustes da posição dos saddles que ao regulá-los as cordas estivesse menos tensionadas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perda de afinação nas 3 primeiras cordas