Como Inventar Um Solo?

Autor Mensagem
Nadiow
Veterano
# dez/11


Ai , ja vi mta gente dizendo que precisa estudar escala para criar solos , eu so sei uma escala e eu treino ela todos os dias , to numa velocidade amadora ainda , mais queria saber nomes de escalas q vao me ajudar a criar solos e como fazer a mesma digitaçao de tal escala , usando bends , release , e ligados...

(Eu nao sei nada de teoria , primeiro quero aprender a pratica pq eh mais dificil , passei do violao pra guitarra so sabendo alguns acordes , o básico , SOL , LÁ , DÓ , RÉ , FÁ , MI , etc , esses basicos que todos aprendem no início.

Por favor deixem os nomes das escalas para que eu possa estudar pelomenos elas. NAO QUERO ACORDES ! ACORDES VEM DPS! :@

_________________________________

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

1. Criação de tópicos

"1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

http://forum.cifraclub.com.br/?q=criar+solo&sa=Buscar&domains=forum.ci fraclub.com.br&sitesearch=forum.cifraclub.com.br&cx=partner-pub-728469 8113143250%3A7103296851&forid=1&action=buscagoogle&ie=ISO-8859-1&oe=IS O-8859-1&cof=FORID%3A11&hl=pt

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Eu nao sei nada de teoria, primeiro quero aprender a pratica
Ai ai...

Eu não sei os fundamentos e os procedimentos, mas quero fazer os cálculos primeiro.

Renan_Wikipédia
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow

Meu amiguinho, você esta pulando muita coisa. Um passinho de cada vez blz amiguinho?

Night_Rider
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
estude bastante escalas principalmente a pentatonica ja que vc esta começando, dai com um pouco mais de pratica tente elaborar um solo em cima de uma escala que vc ja conheça bem e principalmente use a busca do forum tem trocentos tópicos falando sobre isso.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Ai , ja vi mta gente dizendo que precisa estudar escala para criar solos

Quem?

eu so sei uma escala e eu treino ela todos os dias

Qual?

Por favor deixem os nomes das escalas para que eu possa estudar pelomenos elas. NAO QUERO ACORDES ! ACORDES VEM DPS! :@

Cara, para fazer um solo precisa mais do que escalas e pura teoria, precisa de criatividade, domínio de técnicas e saber improvisar.

Saber improvisar é algo que vem com o tempo.
Sei de quadrilhões de guitarristas que sabem uma pilha de escalas e faz solos mais xoxos que barriga de gordo.

Pegue umas músicas, treine elas, solos, riffs que você vai conhecendo a sua amiga escala da guitarra. Depois estude a teoria se quiser, ou pode desenvolver as coisas paralelas.

Não existe uma fórmula mágica pra fazer bons solos;

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Nadiow
Eu nao sei nada de teoria , primeiro quero aprender a pratica pq eh mais dificil

Na minha opinião, tá começando errado... Como você vai praticar se não souber oque fazer ? É exatamente isso que está acontecendo. Você não sabe nada de teoria e quer fazer prática. A única coisa que resta é ver cifras e tablaturas e tentar toca-las. De resto, se quiser fazer algo por si mesmo, vai precisar de teoria.
Você sabe oque é um bend, um ligado, etc...? Se sabe, é muito simples fazer a mesma digitação utilizando-os.
Me parece que você está querendo apressar as coisas, fazer cosias mais avançadas sem aprender o mais básico antes. Se tu não sabe nada de teoria, desiste de aprender a fazer solo ou qualquer outra coisa. Se quiser aprender prática antes, leia tablaturas. Se quiser aprender direito, começe do início.
Um auxilio: http://www.cifraclub.com.br/aprenda/cursos/12-violao/w-curso-de-violao --guitarra-p1.html
Procure mais desses, na internet está cheio. Ou procure um professor - mais recomendado.

Cara, para fazer um solo precisa mais do que escalas e pura teoria, precisa de criatividade, domínio de técnicas e saber improvisar.
Isso precisa para saber fazer um solo "bonito". Se vai ficar bom ou ruim, é outra história rsrs

Enfim, sem teoria tu não vai criar nada.

Nadiow
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

Teoria eh besteira pow , eh so eu ter 1 professor e estudar bastante , mais pratica nao , pratica eh mais dificil. =/

herikguitar
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow

Olha, pra criar Solos, como você falou, precisa saber escalas. Mas não é só isso, precisa saber o tom da Música para que você use o mesmo tom na escala e ela não fique parecendo "estranha" quando tocada em cima da base.

Existem várias escalas. A primeira mais importante que eu considero é a Maior Natural, porque é apartir dela que você vai passando pras outras. A escala Maior Natural de Dó, por exemplo, é a que praticamente todo mundo conhece, composta pelas notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó. Que com os Intervalos em relação a nota tônica ficam > Dó (Tônica), Ré (2ª), Mi (3ª), Fá (4J), Sol (5J), Lá (6ª), Si (7ª), Dó (8ª), que ficam no caso, Tom, Tom, Semi-Tom, Tom, Tom, Tom, Semi-Tom. Esse aqui é o básico.

Agora se você não entendeu metade dessas coisas, recomendo você estudar muita teoria. Pra você aprender a usar as escalas de maneira certa, você precisa aprender Intervalos, O tom da base e etc, não é simplesmente pegar uma digitação e sair tocando notas fora da base.

NAO QUERO ACORDES ! ACORDES VEM DPS!

Ah, e qual foi o professor que falou isso pra você?! Me fala quem é pra eu nunca fazer aulas com ele, blz?! Cara, pra você aprender escalas e usá-las corretamente, você precisa saber o Tom da Música, como eu já falei. Pra isso, você tem que estudar os Acordes também. Eu aprendi boa parte da construção de escalas estudando Formações de Acordes. Esses Intervalos de Notas, as Notas que compõe um Acorde, Tríades, Tétrades e etc. Escalas é que vem depois, depois que você já entenda um pouco de Teoria e esteja mais avançado. Agora é treinar Acordes, Teoria Musical, a Formação de Acordes e etc.

Abç!

thefuga
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Teoria eh besteira pow , eh so eu ter 1 professor e estudar bastante , mais pratica nao , pratica eh mais dificil. =/

Rapaz, como tu vai praticar sem saber oque praticar ? Não sei oque está passando na sua cabeça com "teoria e prática"... Tu acha que prática é pegar a guitarra e tocar igual ao Chaves ? É importante estudar os dois juntos. Estuda alguma coisa de teoria, então coloca na prática e vai treinando aquilo. Depois estuda mais teoria, depois pratica mais. Tu não vai conseguir fazer nada decente sem saber teoria. Vai "empacar".
Então pega logo um professor ou segue um modelo de estudo de algum curso/livro. Se você não sabe nada de guitarra/violão, não vai poder estudar por ti mesmo. Não vai ser tu a pessoa a dizer oque é ou não importante se você nem sabe.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Teoria eh besteira pow

Nossa --' Que pérola

A teoria é uma coisa fundamental tanto como prática. Se você não sabe uma coisa a sua música vai ficar "sem sal".

Campo harmônico é fundamental man, sem ele os seus solos vai ser que nem os dos caras do Restart.

Cara eu toco guitarra a mais de 2 anos, se não fosse o fórum e o cifraclub eu seria puro iniciante ainda. Procure um professor, estude tudo, intervalos ,instrumentos, campo harmônico, tudo!!! Você será um músico de mão cheia se dominar pelo menos de tudo um pouco.

Carregando
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow

estude formação de acordes, tríades, tétrades...

tu sabe a escala Maior ?
se sim, estude formação de escalas... entenda como a maior é formada, e depois disso veja como as outras mais populares são formadas também.
tu vai perceber que todas elas variam da maior.

as populares que eu digo são, menor, menor harmônica, menor melódica, pentatônica, penta blues...

aprendendo escalas e tríades já da pra improvisar legal pra caramba.

lembrando que acordes não servem só para fazer bases!

Renan_Wikipédia
Veterano
# dez/11
· votar


Como Inventar Um Solo?

Meu amiguinho, não se inventa solo... Se compõe .

Eu nao sei nada de teoria , primeiro quero aprender a pratica

Cara é como querer fazer um bolo sem ter a receita, você pode até conseguir fazer, mas vai ficar uma merda e nem os cachorros vão querer comer.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


mas vai ficar uma merda e nem os cachorros vão querer comer.

HUAHUAUHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUA

Jube
Veterano
# dez/11 · Editado por: Jube
· votar


Nadiow
Cara, quer dirigir sem antes saber os fundamentos de cada instrumento do carro e a teoria do transito? Se você acha realmente que teoria é balela, meu conselho para você aprender escalas: Venda seus equipamentos e vá fazer outra coisa.

Imagine se esse sujeito fosse medico.

Renan_Wikipédia
Cara é como querer fazer um bolo sem ter a receita, você pode até conseguir fazer, mas vai ficar uma merda e nem os cachorros vão querer comer.

Huauhuahua ia usar esse mesmo exemplo.

Renan_Wikipédia
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau - Jube

Pobre cachorro =P

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11 · Editado por: qwertyasdfgh
· votar


Nadiow
Teoria eh besteira pow
Essa já deve ser a milésima vez né?

Teoria é besteira, meus solos eu faço assim ó:
Pego a tab:

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Mudo a afinação (inventa uma, de preferência)

eb------------------------------------------------------
A#------------------------------------------------------
G#------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
Eb------------------------------------------------------

Agora a parte mais importante, mete uns números, umas barras e uns h e ps aí e tá pronto. Assim ó:

eb-----22p1----------------------------------------1h22--
A#----------17p1-------------------------------1h17------
G#---------------14p1----------------------1h14----------
E---------------------10/11/15/16b18r16(16)--------------
B--------------------------------------------------------
Eb-------------------------------------------------------
Viu? Agora dá um nome, esse aí eu vou chamar de Am I Noob?

Fiz um solo sem levar teoria em conta.

Guilherme Nau
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

Gênio!!! +1

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
Valeu!

Nadiow
Uma dica para deixar os seus solos sem teoria bem mais interessantes é adicionar bends de três tons em cordas afinadas um tom acima. Adivinha o som que a corda faz. *Tóin*. Pra ter filingue é só fazer na mizinha e cortar o dedo, aí tu grita que nem o Prince. Fica magnífico.

Nadiow
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

kra seus post nao ajudam eh nada , nao eh atoa que eh um : Membro Novato

Gostei dos post de todos , menos do seu , Membro Novato ^^

Nadiow
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

kra seus post nao ajudam eh nada , nao eh atoa que eh um : Membro Novato

Gostei dos post de todos , menos do seu , Membro Novato ^^

Nadiow
Veterano
# dez/11 · Editado por: Nadiow
· votar


qwertyasdfgh

kra seus post nao ajudam eh nada , nao eh atoa que eh um : Membro Novato

Gostei dos post de todos , menos do seu , Membro Novato ^^

______________________________________________________

A net legou aqui e saiu varios post -_-

Nadiow
Veterano
# dez/11 · Editado por: Nadiow
· votar


qwertyasdfgh

Por favor , nao venha gastar seu mísero tempo me trollando em besteira -_-

-King
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Teoria eh besteira pow

Alguém da um ban nesse cara.

Nadiow
Veterano
# dez/11
· votar


-King

Mano eu faço poco caso pra post idiotas que nem o seu , na verdade eu morro de rir. ^^

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Eu não digo que teoria é dispensável.
Você também é um Membro Novato e o pior, deu 3 posts em sequência, idênticos.

Use a busca ou fale com um professor, aprenda escalas, licks, até mesmo alguns acordes são utilizados às vezes (arpejados) para o fade in. E eu não precisei criar um tópico para saber isso, tá na internet, na busca, na cabeça de muito macaco velho, etc.

Música não se inventa, se compõe. Bach não é um inventor e sim um compositor.

thefuga
Veterano
# dez/11 · Editado por: thefuga
· votar


Nadiow
Tá cara, os caras estão brincando. Se manifesta sobre os posts construtivos então... Um monte de gente postou aí e tu só deu bola para a brincadeira. Agora se não quer aprender mesmo, desiste da guitarra velho...

Higor Leal
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow

kra seus post nao ajudam eh nada , nao eh atoa que eh um : Membro Novato

Cara isso n tem nada ver, o cara pode ser novo no forum e antigo no meio musical, e para de palhaçada e vai estudar logo teoria !!!

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
Teoria eh besteira pow
na verdade eu morro de rir. ^^
Acredite, nós fazemos o mesmo.

Nadiow
Veterano
# dez/11
· votar


qwertyasdfgh

1-Dar 3 post por causa que minha net legou nao faz de min um membro novato.

2-Nao precisou criar tópico , legal , quer um parabens?

3-Se eu criasse : Como criar/compor um solo , o tópico serie fechado pela existencia de outro com o mesmo nome. -_-

4-Eu nao vou mais ler seus post :P

qwertyasdfgh
Veterano
# dez/11
· votar


Nadiow
3-Se eu criasse : Como criar/compor um solo , o tópico serie fechado pela existencia de outro com o mesmo nome. -_-
E tu não percebe nada com isso?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como Inventar Um Solo?