Autor |
Mensagem |
theblueplayer Veterano |
# dez/11
Bom, meu povo. Toco guitarra há quase três anos, comecei em maio ou março de 2009, por aí e foi quando adquiri a Condor RX20s, minha primeira guitarra, né, primeira guitarra sempre é do coração, a não ser que seja uma bosta completa (o que não é o caso dessa guita). Enfim, como já a usei bastante e já estou por trocar numa guitarra melhor, bem melhor, vou fazer um review do que achei dessa guitarra nesses quase 3 anos de uso.
Primeira coisa, a Condor RX20s é pra iniciante. Iniciante em tudo. Aquele que não sabe nem fazer acorde ainda. Eu digo isso porque é uma guitarra simples, muito simples até no timbre, de maneira que pra quem já faz uma parada mais séria, tem banda, talvez fique devendo alguma coisa em alguns aspectos da sonoridade da guitarra. No entanto, já fiz shows com essa guitarra e ela segurou bem a onda... enfim. Eu não sei as especificações exatas de tamanho do braço, qual madeira que é utilizada, etc... isso tudo tem lá no site da Condor, é só passar lá e ler, talz.
Imagem da Condor RX20s
Braço: Começar pelo braço da parada que é geralmente por onde a gente começa quando pega na guitarra. É um braço confortável, não perde pro braço de guitarras bem mais caras. Com uma ressalva: vai passando da 15ª casa a coisa começa a ficar complexa. É um pouco desconfortável, não sei se é porque eu tenho as mãos pequenas, mas, porra... alguns licks são difíceis de executar. Já li outras pessoas comentando sobre essa dificuldade de usar as últimas casas na versão anterior a dessa guita (RX20).
Captação: A RX20s vem com bons captadores, são três Singles. Eles emitiram poucos chiados quando a testei na loja (recentemente) e poucos chiados em minha casa. Os captadores respondem bem, são bem definidos, e dá pra tirar um som bem próximo do som de uma stratocaster mesmo e tal. Quando eu comprei, e até hoje eu ainda acho, eu achei que os captadores fossem algo que realmente causasse surpresa pra uma guitarra tão barata.
Corpo: É uma guitarra de pouca expessura. Não parece ter partes ocas no corpo da guitarra, que é bem construído também. No entanto, achei a guitarra um pouco pesada pra um modelo stratocaster. Enfim.
Sonoridade: Stratocaster do início ao fim. Dependendo do seu amp, você consegue um som muito bonito, parecido (nas suas limitações) com os sons das guitarras Fender Stratocaster. A única ressalva é que as vezes eu acho que a RX20s parece ter um tanto de médios graves (ou uma falha de brilho mesmo) que tira um pouco a cristalinidade (isso existe?) do som.
Outras coisas: O acabamento da guitarra é mediano. Bem mediano. Se você for comprar, eu aconselho levar direto da loja pro luthier e pedir pra dar uma regulada ou resolver qualquer problema que você note. Mas, no mais, o acabamento é feito pra durar pouco. Eu tenho 3 anos de guitarra e, mesmo com as manutenções periódicas, ela já apresenta umas falhas pra segurar a afinação. Já tive que apertar as tarrachas duas vezes pois me pareciam meio soltas e achava que isso compremetia a afinação (e, de fato, isso acontece). A RX20s vem com uma Whammy Bar e é batuta. Quem é fã do Jeff Beck vai se decepcionar, no entanto, pois a whammy dela é meramente funcional. No mais, é só isso. Queria considerar também os controles de volume e tone são bem firmes e respondem razoavelmente bem, na medida do possível.
Geral: Vale todo dinheiro que você gastar até 350 reais nela. Acima desse preço tem umas guitarras da Shelter que são melhores, tem até umas SG da Epiphone de 600 pila, né... pra quem é disposto a pagar mais. Tem até umas Squier ai baratinhas, enfim. Até 350 reais, eu garanto cada centavo dessa guitarra. Além desse valor, é melhor repensar. Não que seja uma guitarra ruim. É uma ótima guitarra, pra estudar em casa. Se você tiver um bom amp (eu não tenho), num volume alto ela faz até uns barulhos decentes e tal. Eu curto muito a RX20s, acho que ela aguenta ai os primeiros anos de qualquer guitarrista.
Nota: 7.5/10
Áudio dos Captadores:
Braço Braço/Meio Meio Meio/Ponte Ponte
P.S.: Eu uso cordas da D'addario Blues/Jazz/Rock XL-15 (eu acho) .011.
|
theblueplayer Veterano |
# dez/11
· votar
ps: ai no demo do áudio tá tipo com um efeito de flanger que eu, sinceramente, não sei de onde vem. Haha. Gravei com ela plugada no pc, então deve ser isso. Plugada no amp, ela não emite esse flanger. (Eu também não lembro se tava com Guitar Rig aberto no momento em que gravei as demos).
|
qwertyasdfgh Veterano |
# dez/11
· votar
.011 durante 3 anos?
|
theblueplayer Veterano |
# dez/11
· votar
uhum. Nos primeiros meses foi .009. Mas, achava muito ruim. Troquei logo.
|
Tonho Cruz Veterano |
# jun/12
· votar
Caras, como é sabido por todos, a RX-20S(S-S-S) vem com potenciômetros de 500k. Por isso, resolvi trocá-los por 250k. Na hora de montar constatei que os potenciômetros são bem maiores que os originais. Os furinhos do escudo que travam os pot's não dão nos novos. É MELHOR COMPRAR UM ESCUDO NOVO E ARRISCAR DIFERENÇAS DE FUROS DE PARAFUSOS OU EU MESMO FAZER NOVOS FUROS PARA OS POT'S NOVOS?
|
mattus guima Membro Novato |
# out/14
· votar
tonho cruz, quem te disse q essa guitarra vem com pots de 500k?
|
mattus guima Membro Novato |
# out/14
· votar
tonho cruz
|
EuFemismo Membro Novato |
# nov/14
· votar
Pots de 500k? Da onde veio essa informação?
|
mgustavo72 Membro Novato |
# mai/19
· votar
Queria fazer uma pergunta, comprei uma guitarra Condor RX20 há 2 anos, e no ano passado levei a mesma para uma revisão. Senti que ficou bacana, bem regulada, porém tenho uma dúvida, pois a alguns anos tive guitarras um pouco melhores, e sinto na RX 20 que o som lembra aquela compressão que deixa o som mais abafado.
Essa semana gravei uma música solo e reparei que a forma da onda estava achatada, com os picos cortados (talvez como se aplicasse um limiter). Minha dúvida é se isso se deve aos captadores ou à estrutura da guitarra (braço, ponte, etc)?
Grato!
|
Buja Veterano |
# mai/19
· votar
mgustavo72 A maior parte sao captadores.
|
mgustavo72 Membro Novato |
# mai/19
· votar
Buja
Agradeço! Depois de ler sua resposta liguei para uma loja daqui e numa próxima oportunidade venho levar a guitarra para uma avaliação.
Também o atendente sugeriu eu usar a guitarra com reverb, pode ser que preencha mais o som (eu tinha ligado direto na mesa-interface-notebook). Venho fazer uns testes para ver se melhora, porém sempre tive aquela impressão, mesmo com a guitarra desligada!
|
Ramsay Veterano |
# jun/19
· votar
mgustavo72 O problema não é a captação. Captadores respondem no máximo por 20% a 25% do som de uma guitarra.
A Condor RX20 é uma guitarra de entrada, bem de iniciante e, por isso, a qualidade das madeiras do corpo e do braço são baixas o que propicia esse som abafado típico de guitarras baratas de entrada. E isso não tem jeito, simples assim...
|
HortaRates Membro |
# jun/19
· votar
mgustavo72 O efeito da onda cortada não tem nada a ver com a guitarra nem com os captadores. O princípio de funcionamento de uma guitarra é simples demais pra permitir tal coisa. O nosso colega Ramsay também tirou essas porcentagens do reto. Provavelmente com uma questão de regulagem você conseguirá eliminar esses cortes dos picos da onda. Eles são resultado da saturação de algum componente na cadeia de captura de áudio que você está usando.
|
mgustavo72 Membro Novato |
# jun/19 · Editado por: mgustavo72
· votar
Ramsay HortaRates
Agradeço pelas informações! Porém como disse HortaRates o som já estava saturando antes de chegar no computador! Ocorre que puxei os cabos e microfones para um quarto vazio para desocupar espaço, ficando o computador e a mesa no quarto do lado. Por isso não vi no led da mesa que o nível já estava saturando, e estava tocando sem retorno.
Agradeço!
EDIT: Em tempo, também a saída de som da interface estava com um volume menor que o da mesa, por isso pensei que o problema fosse outro!
|