Errando muita nota!

    Autor Mensagem
    GuitarGabs
    Veterano
    # nov/11


    alguem sabe algumas dica para nao errar tanta notaa !, durante 7 meses eu usei uma palheta chamada Jazz 3 q achava perfeita, entao tentei trocar pra uma Stubby 3.0 que é meio redonda, q numa velocidade deixou o som mais limpo.
    o problema é qndo eu to descendo um padrao de pentatonica como:
    E .--------------------------------------------------5--5-8-
    B .---------------------------------------5-5-8-5-8--8-----
    G .----------------------------5-5-7-5-7--7----------------
    D .----------------5--5-7-5-7--7---------------------------
    A .----5--5-7-5-7---7--------------------------------------
    E .5-8--8---------------------------------------------------
    e mesmo treinando muito, algumas cordas nao abafam e continuam tocando.
    queria saber se muda muita coisa , o tipo de corda, a maneira de segurar a palheta, ou o tipo de efeito da pedaleira.
    abraços o/

    Brunoweb
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Cara, a única coisa que vai funcionar é treino!!! Se as cordas soam mais do que deveriam, tente abafar com a mão da palheta. Não é questão de como segurar a palheta, nem cordas diferentes. Efeito de pedaleira também não vai mudar. Treine bastante, e de preferência troque sua palheta pela Jazz 3 novamente, que ela é fera!!!

    BernardoPortinho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    GuitarGabs,como o Brunoweb disse isso tudo é uma questão de treino!!
    E não se esqueça que os melhores guitarristas não são os mais rápidos e sim os que tem o som mais limpo e preciso!!

    Brunoweb
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    BernardoPortinho

    Exatamente. Um bom exemplo disso são os caras do Dragonforce. São muito rápidos, mas não tem nenhuma musicalidade, nenhum feeling.São apenas rápidos.
    Existem diversos guitarristas bons e rápidos, como o Petrucci, o próprio Kiko Loureiro, etc, mas são caras que tocam há mais de 20 anos e treinam muito mesmo. Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica. Preocupe-se em ser primeiramente limpo, que é o mais dificil. A velocidade vai vir com o tempo!!!

    GuitarGabs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    podecre, depois q eu aprendi as pentas, só sabia improvisa encima disso :/
    tem gente que diz que da pra ser bom apenas com pentas, mas alem disso tem licks e padroes encima delas.

    Brunoweb

    velho, se tem razao, eu baixei um metronomo, q ajuda bastante pra qm quer começa a estuda sweep picking.

    SR. Romano XIV
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ""A maior palheta é a sua unha, única, grátis e ilimitada..."

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    "A maior palheta é a sua unha, única, grátis e ilimitada..."

    Pena que demora pra pegar outra quando ela quebra.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica.

    Preconceito isso.

    Uso penta e algumas "acelerações" em um monte de solos meus.

    Fritar é bonito para músicos, mas desinteressante para ouvintes sem conhecimento.

    SR. Romano XIV
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    "Pena que demora pra pegar outra quando ela quebra."


    A minha nunca quebra.

    BernardoPortinho
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Exatamente. Um bom exemplo disso são os caras do Dragonforce. São muito rápidos, mas não tem nenhuma musicalidade, nenhum feeling.São apenas rápidos.
    Existem diversos guitarristas bons e rápidos, como o Petrucci, o próprio Kiko Loureiro, etc, mas são caras que tocam há mais de 20 anos e treinam muito mesmo. Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica. Preocupe-se em ser primeiramente limpo, que é o mais dificil. A velocidade vai vir com o tempo!!!


    A minha maior inspiração,por exemplo, é o Stevie Ray Vaughan,Clapton,Hendrix ,Buddy Guy...
    Não é pela velocidade e sim pelo feeling de todos eles,além claro de suas técnicas!!
    Com o tempo na música você percebe que a pentatonica é um modelo um pouco limitado para o improviso já que ficamos de certa forma repetitivos.
    Então vamos expandindo nosso conhecimento sobre escalas.

    Brunoweb
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica.

    Preconceito isso.

    Uso penta e algumas "acelerações" em um monte de solos meus.

    Fritar é bonito para músicos, mas desinteressante para ouvintes sem conhecimento


    Não é preconceito não. Pentatonica é o mais básico de tudo. Existem diversas outras escalas, que são bem mais difíceis de serem executadas, e exigem bem mais do instrumentista. Você pode até fazer solos bons com pentas apenas, mas solos com outras escalas ficam bem melhores, quando bem executados.

    nicida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Brunoweb
    Guilherme Nau
    isso é tudo subjetivismo. Deixem dessa conversa fiada, que não tem nada a ver com a pergunta do fulano lá em cima.

    então, antes de os modera fecharem seu tópico, falando que já tem mais 500 sobre técnica de palheta, vou tentar contribuir minimamente.

    GuitarGabs
    tenta identificar exatamente o que você tá errando, pode ser um padrão de palhetada, pode ser um padrão de digitação. No meu caso, eu sempre errava mais quando tinha que palhetar duas cordas diferentes, a de cima palhetando para cima, e a de baixo para baixo. tipo assim:

    ----------7------------7-----
    ---5------------5------------
    v ^ v ^

    depois de identificado o problema, eu desenvolvi um exercicio pra treinar justamente essa dinâmica. e funcionou muito bem.
    suas dificuldades podem ser outras, mas eu aconselho você tentar algo análogo, identificando EXATAMENTE o problema, e focando nele.

    abraços.

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica.
    .
    Pode usar penta, o prob é usar SÓ penta.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Penta, Penta, Penta......

    Impressao minha ou os maiores guitarristas da historia praticamente só usavam a penta, e eu nao os acho repetitivos, alguem acha?

    Velocidade é para os fracos que nao conseguem colocar o que sentem dentro de uma escala e dai para impressionar alguem tocam todas as escalas existentes em tres minutos.......

    Velocidade é essencial desde que tocada adequadamente....

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vitor_Jungle

    São duas maneiras de se limitar.

    Tanto velocidade quanto as pentas são essenciais, o prob é prender-se (limitar-se) ao uso de um ou outro, quando o universo musical é muito mais amplo.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    caiodorn
    Com certeza cara, ou vc só fritar na penta hhehe....
    Mas o q eu kis dizer é q a penta hj em dia por muitos é chamado de algo basico e nao é tao facil assim improvisar na penta, como em qualquer escala nao é, mas cara a penta é senssacional mano......

    felipelfln
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Sério, vc vai pensar ''ah, q bosta é essa que esse moleque ta dizendo'', mas é verdade. Cara, alonga o pulso e os dedos, puxa os dedos pra tras até sentir uma tensãozinha. A mão fica solta e relaxada, facilita os movimentos...

    caiodorn
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Querendo tu transforma uma penta num inferno de se tocar... huahua não é sinônimo de coisa fácil, quem diz isso está defecando pela boca HUEHUE

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    felipelfln
    heheh.....

    felipelfln
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    E a penta só é sensacional por que tem menos chances de sair ruim o que vc ta fazendo. Porque a escala maior natural tem tudo q a penta tem e mais um pouco, mas vc pode cair em notas ''ruins'' para alguns acordes e harmonias, notas q não sao boas como repouso...

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    caiodorn
    É claro, nao é TAO dificil assim, mas tbm fikar só subino e desceno apenta dai nao pode se chamar de improviso hehe..., dai é facil né....

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    felipelfln
    Isso é verdade, por exemplo vc vc ker acabar um improvisor é facil de mata-lo, pois existe uma grande variedade de notas em q vc pode "morrer",
    isso ajuda muito, mas o q acho q aida nao enteram é o seguinte.
    O q eu kis dizr hein:
    "`Nao é tao facil improvisar na penta", eu kis dizer q é dificil improvisar com estilo, improvisar de uma forma q ninguem ache repetitivo, improvisar de uma forma q ninguem nunca improvisou, nao estou dizendo q é dificil entra na escala, q é dificil fritar nela...

    XD e abç amigo...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    nicida
    isso é tudo subjetivismo. Deixem dessa conversa fiada, que não tem nada a ver com a pergunta do fulano lá em cima.
    ___
    Não adianta querer ser extremamente rápido se você só sabe pentatonica.

    Tem pentas em passagens de solos de Sweet Child O Mine que são as partes mais rápidas e que exigem mais do músico.

    Não me venham com essa de que pra usar penta não precisa ser rápido. Não tem coisa melhor que treinar devagar e ir aumentando a velocidade.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    caiodorn
    Pode usar penta, o prob é usar SÓ penta.


    Aí ja é malandragem

    Uso penta e outros licks meio complicados de blues.

    GuitarGabs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    caiodorn
    Pode usar penta, o prob é usar SÓ penta.

    na real q, olha metallica, altas banda de metal, e ando tentando pega todos os solos deles ultimamente, e TODOS TEM PENTATONICA, algumas só adiciona um pouco de tapping ou aqueles alguns padroes de escala maior e triades.

    Guilherme Nau
    Tem pentas em passagens de solos de Sweet Child O Mine que são as partes mais rápidas e que exigem mais do músico.

    confesso q o Slash é um otimo guitarrista, mas ele é outro guitarrista q nunca usou nada alem de penta, mas os solos dele encrementa pra krl a musica

    GuitarGabs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    alguem sabe algum solo em q o cara nao usa penta, mas sim algo totalmente diferente ?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    GuitarGabs
    mas ele é outro guitarrista q nunca usou nada alem de penta,

    É verdade, nunca vi o Slash fazer tapping ou outro tipo de técnica. Fora bends e harmônicos... Pra falar a verdade, ele parece que começou a usar harmônicos a um tempo atrás. Você não ouve harmônicos no primeiro e segundo disco dos caras.

    MMJr
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    GuitarGabs


    No minimo, voce esta querendo tocar mais rapido do que e capaz....

    Valeu..

    Rednef2
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    GuitarGabs
    Slash usa outras escalas além da pentatonica.
    Nessa musica aqui mesmo ele usa a menor harmonica:
    Link direto pro solo: www.youtube.com/watch?v=6u0hzAN6aJc#t=1m20s

    No solo dessa musica aqui ele usa arpejos tmb
    Link direto pro solo: www.youtube.com/watch?v=Us0UkTCYXP4#t=4m25s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Errando muita nota!