Harmonicos naturais por todo o braço da guitarra.

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# nov/11


http://www.youtube.com/watch?v=w25Vnb5Qnw8

Como sou grande fã do Eric Johnson, sempre procurei observar seu modo de tocar, quanto suas tecnicas, como: Koto, Harmonicos, Palhetada hibrida, etc. Suas tecnicas são impressionantes, sempre as observei pricipalmente seus harmonicos, e estou aqui para pedir a ajuda de vocês, eu observei nesse video o Eric faz Harmonicos Naturais por todo o braço da Guitarra (Observe momentos após 1:02) , e eu queria saber se vocês podiam me explicar como posso reproduzir estes harmonicos.

Obrigado desde já, Valeu e um Abraço!

Tomaz.
Veterano
# nov/11
· votar


Vi meio por cima, porque a internet tá lenta e não carregou tudo

enfim, pelo que percebi, ele faz os harmônicos com a mão direita

o princípio é o mesmo de fazer os harmônicos como tu está acostumado, mas tu vai usar a outra mão

testa com as cordas soltas primeiro... coloca o dedo indicador na 12ª casa de alguma corda, e depois ataca (puxa) a corda com o dedo anelar, ou o dedo que tu achar melhor

pra fazer com acordes não é diferente, basta andar 12 casas (se a intenção for fazer os harmônicos oitavados daquela nota) da nota que tu deseja chegar

por exemplo, se tu está fazendo um acorde de D maior, e tu quer tirar um harmônico na corda B, tu vai ter que colocar o dedo indicador em cima da 15ª casa e produzir o harmônico.. numa rápida passada de olhos pelo vídeo, acho que é isso que o eric johnson faz

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


Tomaz.

Nossa, realmente interessante, vou testar ali e dou a resposta, kkkkkk

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


Samuel Silvino
owa...q tecnica...os fios brancos dele condenam tb ne
é velho de profissao, tem muita experiencia, toca muito

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


Tomaz.
Testei e sim saiu alguns Harmonicos limpos e cristalinos, mais não sei se realmente é isso mais valeu, acho que concerteza é isso mesmo. Brigadão!

Buja
Né, isso sim é um Guitar Hero!

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


Samuel Silvino
cara...detalha ai o que vc fez...eu realmente gostaria de aprender a fazer harmonicos parecidos com aquilo....enriqueceria muito meu som

o/

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11 · Editado por: Samuel Silvino
· votar


Buja
Por exemplo...em uma corda solta vc toca um armonico na 12º casa certo? Agora segure a corda G na 3° casa e faça o harmonico no 15° traste, pegue o indicador da mão direita e coloque sobre o 15° traste e com o dedo anelar toque a corda, pronto você terá um harmonico, não sei se é o mesmo mais é bem legal

ogner
Veterano
# nov/11
· votar


Samuel Silvino

É isso mesmo que o Tomaz. disse. Vc tem que "oitavar" o harmonico.
Tem que ter a manha, com a mão direita de fazer o harminco com o indicador sobre o traste correspondente e ainda tocar, com a palheta ou dedos mesmo ( com resto da mao) hehehe!! Steve Morse faz muito isso tb!!

Mééél deus, por jimi, como eu gosto de strato ( sim prefeiro Fender, hehe)!!!! Caraca!!!
Ótimo video. Que que show hein! Essa casa em NY, BB king Club deve ser ótema!!!

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


Samuel Silvino
vixe....so de falar vejo que nao é simples nao...vou treinar aki e te falo se deu certo

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


ogner
Realmente, acredito ser a mesma coisa que o Eric faz, será que tem outros modos a mais de fazer?

sim prefeiro Fender, hehe
Somos dois! o/

Essa casa em NY, BB king Club deve ser ótema!!!
Deve ser? Pesquisa ai uns videos pra você ver, só os mestres tocam lá.

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=-Rn1UYb1JYI

Olhem a partir do 04:09, é a mesma coisa que o Tomaz. falou?

Guilherme Nau
Veterano
# nov/11
· votar


Samuel Silvino

Cara eu tava tentando faze essa parada de dar um harmônico so com o dedo e consegui fazendo um acorde Oo.

Cara tem que saber usar muito a mão "palhetando" com a unha pra fazer isso do jeito que o cara faz.

ogner
Veterano
# nov/11
· votar




Tomaz.
Veterano
# nov/11
· votar


Olhem a partir do 04:09, é a mesma coisa que o Tomaz. falou?


Sim, sim. O princípio é o mesmo. Só que aí no video ele ensina (acredito eu) um lick de alguma música dele, porque ele usa algumas cordas soltas e alguns harmônicos. Mas logo após disso, ele fala que faz a mesma coisa com acordes, e aí o princípio é o mesmo que eu falei antes lá.

É meio complicado no início de fazer um harmônico limpo e com bom volume, mas é só questão de treino. Eu tive que aprender meio na marra, pra poder tocar algumas músicas do Tommy Emmanuel, no violão.

http://www.youtube.com/watch?v=-ubVGiyAhkY

Aí um exemplo.
Mas é isso aí mesmo, não tem muito mistério, só treino!
Bons estudos

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


Tomaz.

Você pode me dizer o nome desses Hamonicos, porque tipo, nós temos o artificial e o natural, esses recebem um nome especial?

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


estou treinando desde ontem mas so consigo fazer sobre o acordes de C e D, e a 50 bpm ainda, mas nada

=(

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


so consigo fazer sobre o acordes de C e D

Eu também! D=

Tomaz.
Veterano
# nov/11
· votar


O nome específico eu não sei... nunca procurei muito sobre a técnica, eu meio que aprendi vendo o Andy Mckee e Tommy Emmanuel fazendo, aí deduzi como seria, então não tenho um nome técnico pra designar esses harmônicos, eu chamo só de harmônicos... hahah

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


caraka legal, ainda nun tentei, mas eu acho que os harmonicos artificiais ainda são os mais difíceis, é a minha opinião :D sei lá se eu que sou ruim msm mas eu nun consigo de jeito nenhum tirrar esse harmonicos, alguem pode me ajudar com os artificiais? por favor?

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira

Cara...estamos no mesmo barco, kkk

strinbergshredder
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira
Samuel Silvino
gente, pra tirar os artificiais não tem mistério.
basta vcs quando palhetarem, quase imediatamente depois raspar o dedo na corda.
comecem treinando com bastante ganho, que eles saem mais facilmente, e ache em sua guitarra os pontos onde eles saem. Isso varia de guitarra pra guitarra, e até cordas velhas dificultam a execução deles.
Mas o ganho nã oé totalmente necessário; ele facilita.
até em violão e guitarra desplugada dá pra tirá-los....

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


strinbergshredder

vlw cara, vou tentar aki, obrigado pela ajuda.

Samuel Silvino
Veterano
# nov/11
· votar


juninholiveira

Valeu!

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


strinbergshredder
kkk da mesmno...no inicio apanhei um punhado...mas uma semana depois ja saia em alguns pontos da escala
hoje até me atrapalho quando nao quero fazer hehehe...sai sem querer de tanto que treinei

agora esses harmonicos do Eric Johnson ai que é porreta....esse ai eu do moral total pra quem faz direito pq eu e o Samuel Silvino tamo levando um coro de guitarra pra fazer igual

cara vc nao tem nocao como é dificil. É muita tecnica e detalhe: nao é feito com high gain, o que ja dificulta pra caramba

AleXtremePK
Veterano
# nov/11
· votar


Cara acho q poso te ajudar em uma forma, eu dia eu tava tocando e fui tocar um musica com capotraste, até ai tudo bem, ai eu toquei e depois fui dar um harmonicos natural na casa 12, mas não saia nada, tentei na casa 13 e saiu, mudei o capo de casa e foi a mesma coisa, conclusão esses harmonicos dele ele colocou uma pestana ou apertou alguma casa e deu um harmonico +/- 12 casa a frente da que ele apertou, tipo se ele aperta na casa 2 o harmonico sai na casa 14, acho q é isso, se não for malz pelo post.

Abraço

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


AleXtremePK

é isso msm que eles falaram ai em cima, uma oitava acima eu acho, da 0 pra 12, da 1 pra 13 e etc.

Buja
Veterano
# nov/11
· votar


AleXtremePK
é exatamente isso. Isso eu consigo fazer

o problema é fazer o harmonico oitavado em cima de um acorde, ai que ta

vc faz uma acorde com a mao direita, por exemplo F
depois, segurando a palheta entre o indicador e a parma da mao, vc faz harmonicos naturais oitavados, nas notas do acorde de F, uma oitava acima, usado o dedo medio pra encostar na corda (pro harmonico) e o anular pra puxar a corda, ou seja, tocar nela

A complicacao toda está ai

O.o

AleXtremePK
Veterano
# nov/11 · Editado por: AleXtremePK
· votar


Buja
Eu consegui fazer assim, formei o F e segurei a pelheta com os dedos 3 e dedão da mão direita (q eu palheto), ai coloquei o dedo 2 pq achei mais facil do q o dedo 1 e só fui colocando uma oitava acima e dando os harmonicos, não senti dificuldade pra fazer a verdade o problema e fazer rapido, eu fiz a +/- 40~50 bpm, ao certo não sei

Le Fo Go
Veterano
# nov/11
· votar


Outro que eu saiba que utilizava essa técnica, e que não vi citado aqui, era aquele guitarristazinho, o tal de Eddie Van Halen. Não sei se não foi o primeiro a divulgá-la?

Samuel Silvino
Veterano
# dez/11
· votar


Buja
Pooxa tô sofrendo ainda aqui, kkkk

E ai já pegou a manha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmonicos naturais por todo o braço da guitarra.