Trocar chave seletora - 3 posições

    Autor Mensagem
    g.caccaos
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: g.caccaos


    Fala galera, beleza?

    Seguinte... Minha guitarra é uma Shelter Les Paul e quando a comprei parecia estar tudo bem, porém, depois de uns meses comecei a ter problemas com a chave seletora dela, que está enferrujada, causando mau contato quando ponho a chave na posição de baixo. Se a chave está para baixo e encosta-se levemente nela já muda o som e troca para a posição do meio. Certo dia comprei meus captadores Seymour Duncan JB e 59' e levei para o luthier da região trocar. Até aí tudo bem, troquei também os potenciômetros de volume, colocando 2 de push/pull fazendo série/paralelo, um para cada. Mostrei o problema na chave pra ele e ele disse que poderia ser sujeira ou mau contato e abriu para limpar. Ao abrir, disse que não poderia fazer a limpeza pois a chave é toda fechada (FOTO 4). Ok, comprei uma chave da Dolphin (FOTO 5), porém, não está viável para mim fazer o serviço de troca com ele pois estou sem dinheiro (ou quase). Então, gostaria de pedir a ajuda de vocês com a troca da minha chave seletora. A chave que comprei é diferente da atual, é aberta, e eu não entendo muito de solda, mas o eletricista que conheço sim e ele poderia fazer isso de graça, porém, ele não tem muita intimidade com guitarras.

    Aqui vão algumas fotos da parte elétrica da minha guitarra:
    - FOTO 1
    - FOTO 2

    Fotos da chave atual:
    - FOTO 3
    - FOTO 4

    Fotos da chave nova:
    - FOTO 5
    - FOTO 6

    OBS: O mesmo luthier que trocou os captadores e potenciômetros da minha guitarra disse que minha guitarra não veio com aterramento de um potenciômetro pro outro, então fez o mesmo com um pedaço de corda que tinha acabado de tirar para trocar.

    Agora, pelo que entendi, o cabo que vem do captador do braço deve ser soldado na entrada de cima, assim como o cabo do captador da ponte deve ser soldado na entrada de baixo, e o cabo que vem do jack deve ser soldado na entrada do meio. As minhas dúvidas são:

    1. E a entrada do terra? Que fio devo soldar e onde fazer o aterramento? É necessário soldar ele numa carcaça, certo?
    2. Está difícil de ver nessa e nessa foto, mas parece que em um ponto, onde os 3 fios estão descascados, há uma espécie de bombril ou algo do tipo (perdão, não consegui identificar mesmo), que está agarrado nos 3 fios e está soldado na carcaça da chave (como pode ver na foto). Isso é o terra? Como farei isso na minha chave nova?

    É isso galera, preciso muito da ajuda de vocês. Já troquei quase tudo que ao meu ver deixavam essa linda Shelter ruim (apenas tarraxas e captadores). A única coisa que falta para eu ficar satisfeito com minha guitarra é arrumar esse problema da chave... Como já disse, não tenho como levar a guitarra pro luthier por falta de dinheiro. Peço encarecidamente a ajuda de alguém que tenha conhecimento para sanar minhas dúvidas...

    Agradeço desde já.
    Abraço!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Trocar chave seletora - 3 posições