Captadores Tesla. Dúvida.

Autor Mensagem
LucasBM
Veterano
# nov/11


Num anúncio do Facebook cheguei a ver uma marca chamada Tesla e procurando um pouco aqui, vi alguns posts dizendo que a Tesla e a EMG são a mesma empresa ou são afiliadas. Isso é verdade ? E quanto aos captadores tesla, são bons ? Desde já obrigado.

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


UP.

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


Não são, pickups Tesla, são do co-fundador da EMG, que saiu dela em 1993, após discussão com o sócio dele, que queria fazer captadores de alto ganho e com um preço muito alto para o mercado na época. São uma série boutique de alta qualidade mais que Seymour Duncan e Dmarzio mas com linhas de preço baixo até preços altíssimos (U$ 180 por pickup). É uma das concorrentes dos pickups ingleses Kent Armstrong, vendidos sobre encomenda mas cada pickup sai em média 100 libras. abs

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


pedrolake
Humm. Então são bons captadores ? Porém com preços altos também... Obrigado.

pedrolake
Veterano
# nov/11
· votar


Eles são muitos bons e com várias linhas desde 70 dolares até 300 dolares por somente 1 captador, no ebay você encontra todas a series com um preço razoavel. abs

igor.schecter
Veterano
# nov/11
· votar


pedrolake
e tá certo...porque dimarzio por exemplo os caps sao otimos mais é salgado o preço.

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Fala galera!

Bom procurei na busca algumas informações para evitar criar novo tópico mas não teve jeito...

Tenho uma guitarra Cort Kx5 Frft (ponte tremula) e neste momento optei por trocar os captadores dela, mudando também do circuito passivo para o ativo.

Sendo assim fui de cara nos captadores EMG e Seymour Duncan que são uma boa referencia pra mim. (não entendo muito do assunto).

No entanto me deparei com os captadores Tesla, especificamente o " Tesla Ah-3 Black Set (ativos)", desta forma procurei mais informações e assisti alguns vídeos a respeito. Vi que a tesla começou com a saída de um sócio da EMG há tempos atrás etc.

Gostei do que vi, além de que se trata também de uma economia de aproximados R$ 300,00/400,00.

Mas gostaria de saber a opinião de vocês, se alguém já usou ou experimentou?!...

Ou até mesmo me dar outras alternativas com a relatividade do custo x beneficio...

Valeu!

MattSantos
Membro Novato
# jan/17
· votar


Cara nunca ouvi falar desses captadores. Mas outra alternativa pra você seria os Captadores Malagoli. Eles são ótimos e com um preço bem mais acessível do que os outros que você disse.

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


gabtaintv

Cara, concordo com nosso amigo MattSantos.

Ainda que a captação faça muita diferença, não sei se compensa gastar tanto em captadores importados sendo que hoje temos opções de qualidade no mercado interno.

Eu, antes de mais nada, e melhor que vídeo do Youtube, entraria em contato com o pessoal da Malagoli, explicaria o tipo de som que desejo e ponderaria as sugestões apresentadas.

Os caras são atenciosos, os captadores são de ótima qualidade e bem mais em conta.

Dá uma olhada...

https://www.malagoli.com.br/

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv

Mantenho o que eu disse... Porque captação ativa?

Os motivos alegados não são plausíveis. Isso é questão de equalização, compressão, distorção, amp, gabinete/s, captação e pós-processamento.

80% do desejado, rola com um pedal de EQ, preferencialmente com buffer. Um pedal de booster ligado permanentemente, ou um transmissor sem fio (SF ou wireless), trazem o mesmo resultado.

Agora... Se me disser que quer menos problemas de ruído, mais recursos de eq na guitarra, e uma cadeia mais estável, aí sim tenho de concordar que o sistema ativo vai valer a pena. Mas se usar sistema SF, já é quase desnecessário sistema ativo, ele só beneficiaria a questão da EQ...

A troca de captação, pode e vai melhorar algumas coisas, mas tenha em mente: um fusca, mesmo com um V8, ainda é um Fusca! Carro pequeno, desenhado para ser barato, instável em altas velocidades, muito instável em curvas de média velocidade... Ou seja, não é só o captador que irá fazer milagre.

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Bom ai você já me esclareceu bastante, realmente eu tinha a ideia de que com captadores ativos eu teria um melhor retorno nos HA por exemplo. Ainda estou aprendendo a técnica, pois somente os caps não farão o serviço sozinho.

Minha caixa é uma Bourne Vorax 1050 comprei a pouco é nacional e aparentemente o custo beneficio é bom, mas tenho certas dificuldade com essa questão de EQ, minha pedaleira é a Boos ME-25, o equipamento é amador, mas em sua opinião já daria pra buscar algo perto do desejado?

Desde já agradeço a orientação!

OBS: Tipo minha Cort Kx5 Frft seria o fusca?! rsrs

Eu acho ela bem legal!

Lelo Mig e MattSantos

Vocês tem alguma sugestão?! Tenho aproximados 700,00 disponíveis para tal.

Obrigado a todos!

Todas as informações serão bem recebidas.

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


gabtaintv

"Vocês tem alguma sugestão?"

Minha sugestão é que você entre em contato com o pessoal da Malagoli, diga o equipamento que possui e o som que pretende conseguir.

Os caras tem experiência, saberão te orientar.

Paralelamente a isso eu conversaria com um luthier explicando a mesma coisa e comparando as opiniões (se tiver um conhecido no mundo real) e/ou aqui no FCC neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

Acredite, esta gente têm experiência, coloca e troca captadores direto, vários tipos e modelos, é diferente da gente ou de um amigo, que trocou um ou outro... eles têm mais bagagem. É o que eu faria!

Segura a ansiedade e o dinheiro.... e boa sorte!

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Lelo Mig[b][/b]

Valeu cara!!

Acabei de mandar um e-mail pra eles...

Vou acessar agora o fórum que você sugeriu...

Estou segurando , rsrs, já estou olhando alguns há umas 2 semanas...

Vi também uns sergio rosar eu acho, acho que é nacional e também ouvi falar bem.

De qualquer forma, obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
Isso foi o que vc escreveu em outro tópico:
Eu busco um timbre que me permita maior peso para harmônicos artificiais quando for tocar algo mais pesado e ao mesmo tempo me de um bom retorno em Rock, RockBlues etc.
Mudar captador é a solução nesse caso? Talvez sim, talvez não...
O que vc quer, todo mundo quer. Você é que não sabe como atingir isso com o seu equipamento (que não é ruim), e colocou na cabeça que a culpa é dos captadores.... E acha que só por serem ativos captadores vão te fazer tocar como o Zakk Wilde. Equívoco.
Seu amplificador não é ruim, mas, provavelmente está mal timbrado, sua guitarra está desregulada e com cordas velhas e principalente duas coisas: Sua pedaleira não está programada à contento e você não tem experiência. Simples assim.
No último domingo minha banda fez um show em São Gonçalo, em um bar simpático, mas com equipamento tôsco (Meteoro....). O guitarrista da minha banda levou a sua guitarra Les Paul Wlaczak, seus pedais e fazia harmônicos e tocava com um timbre limpo excelente (para os amps utilizados) e não usou nenhum captador ativo, pedal valvulado ou importado de R$ 600.... Ele sabe tocar, ele sabe timbrar o equipo, mesmo que o amp seja fuleiro.
Ou seja: Consulte um bom luthier para deixar sua guitarra mui bem regulada e estude seu (bom) equipo, desenvolva sua técnica e estude o timbre. Em princípio não precisa mudar nada. E, mesmo que tenha, como os foristas acima observaram, consulte o site da Sound/Malagoli.
Abç

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mesmo cara!!!

Obg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
Só uma observação: Harmônicos artificiais é uma técnica de execução. Estude-a.
Claro que com capts de ganho mais alto e amp e pedaleira timbrados corretamente, chega-se mais fácil à bons resultados...
Abç

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
em sua opinião já daria pra buscar algo perto do desejado?

Sim, perfeitamente.

o equipamento é amador

Cobre para tocar, e deixarás de ser amador.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv

Brother... indo na contramão das respostas que voce teve, eu entendo que um bom par de captadores ajudam muito na tecnica para quem quer tirar um som mais pesado, harmonicos artificiais e tal.

Este modelo da Tesla, -> Ah-3, são pickups de saida alta. Certamente serão um bom upgrade para o tipo de som que voce quer tirar do seu instrumento.

Verifique antes como instalar, já que pickups ativos como voce sabe vão exigir a instalação de uma bateria 9v em algum compartimento.

Se o preço esta dentro de suas possibilidades, manda bala.

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


JoeCruzGuitar

Valeu man!!!

Eu li em outros tópicos que não existe essa questão de guitarra ativa ou passiva, tudo varia do circuito e que da pra instalar...

Sabe me dizer se isso realmente confere?!

Pois a captação da minha hoje é passiva e tenho medo de comprar e depois não rolar de fazer toda instalação.

Vou levar em luthier pra fazer o procedimento, por questão de segurança, eu ate tenho outras 2 guitarras, as quais serão cobaias para que eu possa aprender a trocar, pois uma vez que terei captadores livres irei alternar entre elas,

Valeu!

Ramsay
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ramsay
· votar


gabtaintv
Quanto aos captadores Tesla eu não conheço e por isso não posso opinar.

E ao contrário do que estão dizendo, captadores ativos, principalmente os EMG, fazem muita diferença e propiciam um som um degrau acima dos captadores passivos.

Quanto aos fabricantes, a Malagoli parece fabricar bons captadores, apesar de que nunca testei um captador fabricado por eles.

Os captadores Sérgio Rosar eu não recomendo, pq tenho vários, tanto humbuckers como singles, e eles são muito ruins e só funcionam bem com som clean.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
não existe essa questão de guitarra ativa ou passiva, tudo varia do circuito e que da pra instalar...

Procede... Captação ativa de fato não existe, o que existe é captação passiva, com um pré-amp atuando como buffer depois; De fato, o mesmo que um pedal que aumente o sinal e permita acertos de freq (ou não), como o primeiro estágio do pré do seu amp, que o pré de uma mesa de som... Tem um lance de impedância, onde a captação ativa tem uma saída de impedância com valor sempre igual ou menor ao próximo estágio (o papel do buffer), evitando assim perdas principalmente de sinal...

Por isso que te disse, 90% do que tu quer rola com um pedal de EQ com buffer e a guitarra que tu tem... A diferença é que no circuito ativo, o pedal "buferizado" está dentro da guitarra...

Ramsay
fazem muita diferença e propiciam um som um degrau acima dos captadores passivos

Fazem, não há duvida disso.
Mas não me pareceu o caso de investir tanto pra uma mudança dessas num contexto pobre.

gabtaintv
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ismah

Muito obrigado!!!

Mas o que seria:

"Mas não me pareceu o caso de investir tanto pra uma mudança dessas num contexto pobre"

Você quis dizer que o motivo não vale a pena, é isso?

Valeu!

Ramsay
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv
O que o Ismah quis dizer é que a sua guitarra não é boa o suficiente para valer o investimento em captadores ativos que custam muito caro, simples assim...

Mas, se o som da sua Cort de baixo custo te agrada e vc quer fazer um upgrade no som, então compre um par de captadores ativos EMG 81 e seja feliz.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ramsay
gabtaintv

Não que ela não é boa. Qualidade é um atributo subjetivo!
Mas que ela é barata, como o resto do set up. Logo, gastar milão (sendo otimista, a média é de 1k2 em diante) num set de captação ativa, é meio que por um V8 num Fusca: desproporcional, mas mesmo assim tem quem faça.

Além do mais, a marca é de boutique, mas produz captadores em todas as faixas de preço. Eu não sou crente que o som do top de linha, tenha a qualidade e timbre de um barato, não faria sentido. Logo, por probabilidade pode ser uma variante "made in Ásia". Ou numa pior hipótese, uma falsificação.

Tenho de concordar com o Bertola que pode ser inexperiência, corda velha, falta de regulagem do instrumento, dificuldades na timbragem da ME25 e do amp, como muitas outras coisas... Antes dessa mudança radical eu tentaria hipóteses mais baratas. O citado pedal de eq por exemplo: um Behringela Eq700 tá 10% do preço do sistema de captadores ativos, e é um eq gráfico é um baita coringa. Pra quem toca na noite, e usa o amp que tem, nem se fala... dá para pensar em pequenos milagres.

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


gabtaintv

Amigo, tenha apenas uma coisa em mente.... eu, Ismah, Mauricio Luiz Bertola e demais, não estamos querendo jogar água na sua fritura... apenas proteger seu dinheiro.

Tenha em mente que o "milagre" que você espera, pode não ocorrer.

Existem muitos upgrades, modificações e etc., que lemos na Net, vemos no Youtube e são propagados em fóruns que são coisas de guitarristas experientes, que já esgotaram todas as possibilidades de seu equipo e são capazes de identificar o que precisam uppar.

Considere, apenas...

Abraço!

renatocaster
Moderador
# jan/17
· votar


Procede... Captação ativa de fato não existe

Então, a EMG e demais fabricantes enganaram todo mundo por todos esses anos.

renatocaster
Moderador
# jan/17 · Editado por: renatocaster
· votar


gabtaintv

Com relação à sua dúvida, se vale a pena trocar de captadores ou não, eu tô com o pessoal no que diz respeito ao investimento que será necessário. Mas não no sentido de que colocar captadores "caros" numa guitarra "barata" não vale à pena. Digo com relação ao seu orçamento, se vc tem grana liberada pra isso.

Não sei e nem quero saber de como anda a sua vida financeira, mas se vc tem "budget" pra isso, cara...vá em frente! Sim, troque os caps da sua guitarra da maneira que vc está desejando! Também não sei se vc vive de música ou se é apenas hobbista. Mas, como eu sei que a maioria aqui no fórum é hobbista, então vou pegar o gancho.

Esse é um dos maiores baratos de ser músico hobbista. Trocar, experimentar, fuçar...algumas vezes quebra a cara sim, pq não? Serve de aprendizado, eu penso assim. Eu acho que é menos pior se frustrar com o resultado, mas tentando, do que se frustrar por não ter tentado.

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


gabtaintv

"Mas não me pareceu o caso de investir tanto pra uma mudança dessas num contexto pobre"

Você quis dizer que o motivo não vale a pena, é isso?


Procede... Captação ativa de fato não existe

Então, a EMG e demais fabricantes enganaram todo mundo por todos esses anos.


Vou colocar aqui algumas opiniões minhas sobre o descrito acima e sobre a tua situação:

1- Se a tua guitarra afina, tem o conforto para vc tocar e os recursos que vc precisa (tremolo por exemplo) e vc se sente bem tocando com ela, ela não tem nada de pobre.

2- Captadores ativos são recursos muito utilizados quando o som se baseia em hi-gain. Vc reduz muito o nível de ruído e pode mandar ver no ganho. Para outros estilos, eles não são muito utilizados pois têm um som muito "achatado", comprimido.

3- Quanto às afirmações sobre se captadores ativos existem ou não, é claro que existem. O princípio de funcionamento de um captador não muda, mas a forma da construção do sinal é muito diferente. Não dá nem de perto para tentar "simular" uma captação ativa, com uma captação passiva. São formas diferentes de abordagem do sinal.

4- A avaliação por alguém que entende de guitarras sobre a viabilidade da instalação de captadores ativos é uma coisa bem importante. Pela concepção destes captadores, eles não admitem nenhuma "gambiarra" na instalação. Tem que seguir as instruções de instalação ao pé da letra.

Sobre a troca ou não do sistema de captação da sua guitarra, na minha opinião, vc não deveria trocar pois, pela sua descrição, esta guitarra não seria exclusivamente usada em contextos hi-gain. Além disso, eu não abriria mão, em sendo a primeira experiência com ativos, de comprar EMG. São captadores top, com qualidade indiscutível. Com eles, se sua guitarra não soar como vc esperava, vc saberá que os captadores não tem nada a haver com isso. É um problema de conceito. E vc poderá vendê-los sem muitos problemas.

Ismah
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ismah
· votar


renatocaster

Captador ativo precisaria envolver um eletro-imã. Se tu me trouxer esse eu aceito.
O que existe é um captador passivo, com um pré-amp classe A lá, que na prática mais serve pra buffer.

O termo "ativo" talvez foi colocado para se referir que é possível dar mais ganho ao captador, do que apenas atenuar frequências como nos tones tradicionais. Tal como num eq ativo. Ou talvez porque se precisa de uma bateria para que ele funcione...

O lance é que o cabo, as Zin do próximo estágio etc ficam inertes praticamente. E na real 90% dos músicos rola grande, usam captação ativa devido aos transmissores. Bem sinceramente, só consigo me lembrar do Adrian Smith (Iron Maiden), e dos caras do southern que a maioria toca com cabos...

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
O que existe é um captador passivo, com um pré-amp classe A lá, que na prática mais serve pra buffer.

O termo "ativo" foi colocado para se referir que é possível dar mais ganho ao captador, do que apenas atenuar frequências como nos tones tradicionais. Tal como num eq ativo.


Cara, de onde vc tira estas pérolas? Vc leu isto em algum lugar ou pensa desta forma mesmo?

O conceito de captador ativo não é nada disso que vc escreveu. Vá se informar e usa um durante um tempo antes de soltar estes verbetes aleatórios aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores Tesla. Dúvida.