algumas duvidas

    Autor Mensagem
    anahammett
    Veterano
    # nov/11


    1 - eu aprendi esta escala pentatónica de E no youtube, e a digitação é a seguinte:

    E|--------------------------------12-15------
    B|--------------------------12-15------------
    G|--------------------12-14------------------
    D|--------------12-14------------------------
    A|--------12-14------------------------------
    E|-12-15-------------------------------------

    E a shape dos dedos é:

    E|--------------------------------1-4------
    B|--------------------------1-4------------
    G|--------------------1-3------------------
    D|--------------1-3------------------------
    A|--------1-3------------------------------
    E|-1-4-------------------------------------

    o que eu queria saber é se, por exemplo, as escalas pentatónicas são todas formadas com essa shape, e se o que muda é apenas o traste?

    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------

    2 - as escalas têm de seguir a ordem das notas normalmente (por exemplo: a escala de dó maior - C D E F G A B C) ou podem ser aleatórias (por exemplo: a escala de dó maior - C A B E F G D C)?


    eu já ouvi falar desses modos gregos, jónios e dóricos e etc. Mas eles são formados apartir das escalas maiores e menores, por apenas se inverter a ordem das notas ou são escalas escalas "independentes", que são formadas apartir das suas próprias formulas?

    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------------------


    3 - nos solos das músicas mais conhecidas acho que os guitarristas não usam apenas uma escala, certo? então pode-se usar mais que uma? e se sim, como?
    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------------


    4 - se se pode misturar várias escalas todas elas têm que ser, um exemplo, de dó maior? exemplo: ou pode-se misturar a escala de dó maior com a de si menor?

    exemplo: Então se a música estiver em tom de E, posso usar todas as escalas cujas notas pertencem à escala de E?
    pensando desta maneira, será que podemos usar o seguinte raciocinio...
    a escala de E maior contém a nota A, então posso usar a escala de A maior para solar nessa música, certo? prosseguindo com o raciocinio..
    se eu solar com essa escala de A maior, depois posso usar as escalas cujas notas se encontram na escala de A maior? Ou as únicas escalas que posso usar são as que partem da escala do tom da música?
    e se o tom da música for E e eu quiser fazer um solo que encaixe bem na música, tenho que começar o solo com a tónica E?

    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------


    5 - o que é exactamente a blue note?
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------------

    6 - O campo harmónico é exactamente o quê? Pelo que percebi o campo harmónico são as notas que compôem uma determinada escala, que pelo próprio significado da palavra, são as notas que fazem da escala uma perfeita harmonia, estou certa?

    ---------------------------------------------------------------------- -----------------------------------------

    7- imaginemos que: a corda E solta é a nota que na 12ª casa tem a sua oitava. Mas quando essa nota é encontrada novamente na 24ª casa continua a dizer-se que é a sua oitava ou tem outro nome? A corde E solta está para o 12º traste como uma oitava, e para o 24º traste como...?

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

    8 - aprendi a escala de E no youtube, mas ela contem mais que as notas necessárias. como se chamam essas notas? e para que servem? a verdade é que soam bem na escala.

    ---------------------------------------------------------------------- -------------------------

    9 - é verdade que todas as escalas podem gerar um acorde? se sim, existem tantas escalas quanto acordes?
    mas como pode haver uma nota numa escala que forme o acorde c9? Como podemos diferenciar o c para c9? O que tem de diferente?

    ---------------------------------------------------------------------- --------------------------

    10 - e como posso identificar o tom de uma música rapidamente? como é que o tom pode mudar várias vezes durante a música? o tom da música e as escalas têm algo em comum?
    Então e como é possivel essa modulação acontecer? O tom da musica não é a base de tudo? Por exemplo, se a música estiver em tom de E maior, para que tons e como pode mudar a seguir? Temos de usar novamente as notas presentes na escala de E, e só assim continuará a fazer sentido, estou certa?

    ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------

    se puderem ajudem. :)

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/273714/relacionados.html

    "1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;"

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    anahammett
    q trabalheira esse texto e e legal essa busca pelo conhecimento ,as respostas a tudo q vc perguntou estao justamente na
    busca digite blue note, pentatonica etc la na busca e procure os melhores topicos

    e bem provavel q fechem seu topico ja q esse assunto esta muito, mais muito batido,abraço

    eduardodff
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    1) sim, mas existem cinco shapes de penta, chamado sistema CAGED
    2) a ordem pode ser outra, o que importa são as notas
    3) Por exemplo pentatonica menor e mixolidio
    4) enchi o saco!!!

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    vo tentar resposder esse questionario de maneira objetiva

    1 a escala q vc aprendeu e a pentatonica menor 7, a digitaçao q vc passou e opcional e ela tem 5 shapes diferentes pro mesmo tom

    2 a escala nao tem q seguir a ordem nem começar na nota de do por exemplo, oq diferencia uma escala da outra sao os acidentes(# e b)
    estude ciclo de quartas e quintas

    3 essa pergunta e complicadissima, pode improvisar com uma escala, com varias, ou em cima dos acordes, sobrepor escalas, usar modos gregos, essa pergunta renderia varias paginas do topico

    4 pode começar o solo em outras notas, essa pergunta requer muita informaçao, sugiro q vc coloque no topico oq vc ja estudou sobre teoria e harmonia

    5 uma nota de passagem, na escala pentatonica maior e uma terça menor na pentatonica menor uma quarta aumentada ou quinta diminuta

    6 esta errada, a escala em perfeita harmonia............. o nome harmonia ja diz q vc esta harmonizando uma escala, de uma maneira mais simples entendo campo harmonico como os acordes q vc monta com uma escala entao a escala esta diretamente ligada a esses acordes e vice-versa
    7 a oitava nao muda de nome nao importa quantas oitavas ultrapasse, no caso o mi da casa 24 continua sendo a oitava da nota mi solta, vc fala q o mi esta duas oitavas acima
    8nao entendi qo vc quis dizer nessa pergunta,
    9 a propria escala de do gera o C9 o C 11 o C13 o C6 o C7M(9,13) etc, e outras escalas tambem, estude intervalos q e um bom começo
    10 estude campo harmonico, e o começo de tudo, depois q vc entender sobre o basico vc começa a estudar os emprestimos modais, os cadenciais, os dominantes primarios, secundarios etc etc etc

    boa sorte nos estudos e tenta ir mais de leve , se programe, suba um degrau de cada vez senao fica dificil aprender,abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a algumas duvidas