Ruído metálico estridente - Schecter Damien 7 Elite (Hardtail)

    Autor Mensagem
    thiago2k5
    Veterano
    # out/11


    E aí, galera.

    Sou novo no fórum. Decidi entrar pois minha guita nova está fazendo um barulho meio incômodo.

    Comprei uma Damien 7 Elite na gringa, veio pra cá sacudindo em avião, depois várias Fiorinos dos Correios e etc. Concordo que tenho que mandá-la para um luthier, mas às vezes é algo simples:

    Toda vez que eu toco power chords e depois 'muto' as cordas com as mãos pra parar o som totalmente, fica um ruído metálico bem estridente (algo parecido com a seguinte onomatopéia: xiiiiinnnnnnnnnnn). Se alguém puder me dar uma ajuda, agradeço demais. Ainda mais se for algo simples, pq fica mais fácil brigar com os luthiers que se aproveitam da ignorância alheia pra meter a faca.

    Valeu, galera!

    AlanPPS
    Veterano
    # out/11
    · votar


    POde ser aterramento da sua rede elétrica, do amp ou da guitarra !! tente tocar no jack da guitarra e veja se parou o ruido !! POde ser cabos também! Vá fazendo o teste para ver o que que é !!

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E aí AlanPPS, valeu pelo toque, mas infelizmente não é ruído elétrico.
    O ruído é metálico, como se a corda tivesse vibrando em algum lugar fora o braço e o captador (pleonasmo, mas) captando.

    Valeu!

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    thiago2k5

    Parecem ser sintomas de trastejamento. Como vc usa a ação de cordas , é bem baixa? São cordas novas?

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    thiago2k5

    Descreva melhor o problema:

    1. Acontece em toda extensão da escala ou em apenas em alguns pontos?

    2. Acontece sempre ou só quando vc toca mais forte?


    Pode ser problema de trastejamento, ou mesmo ruído das molas(no caso da guitarra as ter).

    Mas acho que vc deve levar para regulagem em luthier, não faz sentido comprar uma guitarra dessa e depois ficar miguelando na manutenção. Se o luthier for bom, e vc souber explicar a ele como gosta da regulagem(ação das cordas, rigidez da ponte, essas coisas) vai ficar uma manteiga!

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5
    e tente gravar um som demonstrando esse problema pra gente entender melhor...

    ou vídeo, que é melhor ainda!!!

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11 · Editado por: thiago2k5
    · votar


    renatocaster:
    Cara, as cordas são novas, da Ernie Ball. Veio de lá já. Mas elas estão altas. Não estão pegando nos trastes, sacou? Valeu pelo toque!

    makumbator:
    Acontece sempre que eu muto as cordas com as mãos. Acho que não importa aonde eu esteja tocando o power chord e a força que eu exerço na pegada. Eu notei que, ao tocar a 2a casa da Mizona e depois de mutar a corda, o ruído metálico é bem perceptível. Agora, quanto à ideia de que pode ser ruído nas molas: é a primeira guitarra com ponte tune-o-matic que eu tenho, mas dei uma pesquisada aqui e acho que não tem mola.

    Vou fazer o seguinte: Tô no trampo agora, mas vou gravar algo à noite quando chegar do trabalho e posto no soundcloud para vocês escutarem o ruído, beleza? Vou tocar essa semana agora pra ver se dá uma amaciada na guita e, se não melhorar, levo no próximo fds ao luthier.

    Até de noite, galera.
    Valeu pela ajuda de todos!

    Will Bejar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5
    Aconteceu com um violão isso, aí eu apertei o parafuso da tarraxa, aquele que fica no topo da borboleta, manja???

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Will Bejar:
    Valeu a dica! Vou checar assim que chegar em casa.
    Abraço

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Galera,
    gravei o barulho. Vocês podem escutá-lo aqui:
    http://soundcloud.com/thiago2k5/barulho-fdp

    Fiquei fuçando e, sem querer, descobri a origem do barulho. O ruído estava sendo gerado na parte das cordas que fica depois da ponte.

    Dêem uma olhada na imagem:

    http://imageshack.us/photo/my-images/17/photojao.jpg/

    Com essa maldita esponja, consegui acabar com o barulho. Alguém sabe o que pode ser?

    Valeu!

    Magrinho123
    Veterano
    # out/11
    · votar


    porque diabos as pessoas nunca postam direito as imagens?

    Cara, o que está acontecendo é que quando vc toca a corda vibra, e esse espaço entre o tailpiece e os buracos do string thru body está vibrando o suficiente pra ser captado pelos EMG's, que são captadores muito fortes (aposto que vc toca com bastante ganho pra ter uma Schecter com EMG!).

    O motivo do som ficar mais forte en determinadas casas talvez seja por causa da frequência de ressonância do material das cordas, mas não é certeza...

    Não consigo pensar numa solução que não seja gambiarrística e que seja barata. Só trocando os captadores, e mesmo assim não é garantido que vai parar o som. Enfim, tente fazer uma coisa mais discreta pq essa poha ae tá feia pa caralho mano! Tenta pegar uns pedacinhos de borracha e colocar no buraco dos saddles(carrinhos da da ponte, onde se regula as oitavas) de modo que fique encostadas na corda.

    Flw!

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Magrinho123:
    Cara, primeiramente, valeu pelo tempo gasto para responder o tópico.
    Vamos lá. Eu postei somente o link da imagem de propósito. Não quero estourar o tópico. A imagem está grande demais, OK? Bom, não toco com muito ganho. Prefiro colocar o ganho num nível bacana e compensar com a pegada. Sobre os captadores: sim, sei que são fortes. Eu escolhi essa guitarra, entre outros motivos, pois ela já vinha com os EMGs. E, por isso, não pretendo trocá-los.

    Bem, acho que vou levá-la num luthier mesmo. Espero que algum dê jeito nesta merda!

    Obrigado quem participou do tópico.
    Abraço.

    Will Bejar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5
    Cara, isso acontece mesmo. Eu tinha uma Jaguar que é mais ou menos assim nesse esquema. Só que nem fazia barulho a ponto de eu reclamar.

    Tocando com volume alto vc nem perceberá. Mas se for tocar baixinho, fica complicado. Só na base da gambiarra...

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Will Bejar
    Que beleza, hein? Quer dizer que não há nenhum outro jeito de diminuir o barulho? Nem se eu mandar para um luthier?

    makumbator
    Moderador
    # out/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    thiago2k5

    Considerando que seja mesmo o que o pessoal falou, deve haver soluções, mesmo que mais caras que um gambiarra.

    Esse tipo de coisa é parecida com o som de molas que as vezes vazam na captação de guitarra(nos instrumentos que as tem).

    A pessoa pode deixar o som vazando como está, pode fazer uma gambiarra(colocar borracha ou outros materiais para calar as molas, mas sem alterar a função delas):

    http://www.youtube.com/watch?v=CJnAbPrmJNA



    ou usar uma solução industrializada, como isso:

    http://www.floydupgrades.com/catalog/index.php?main_page=product_info& cPath=74&products_id=200


    Imagino que exista algo semelhante para sanar esse problema que vc relata.

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    makumbator
    Pois é, cara. Excelente dica! Mas como eu havia lhe dito ali em cima, dei uma pesquisada na net e parece que a guitarra não possui molas. Não cheguei a abrí-la, mas ao que tudo indica, é isso mesmo.

    Agradeço a ajuda!

    Abraço

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    thiago2k5

    Sim, eu não estou sugerindo a questão das molas como solução de seu problema(já vi e comentei sobre isso). Apenas ilustrei como um problema de ressonância em guitarra(no caso que exemplifiquei, molas) pode ser solucionado com uma gambiarra (que funciona) ou com uma alternativa industrializada.

    Vc agora tem que pesquisar se há uma solução industrial para o seu problema, que reitero: não é sobre as molas de meu exemplo.

    renatocaster
    Moderador
    # out/11
    · votar


    makumbator

    http://www.floydupgrades.com/catalog/index.php?main_page=product_info & cPath=74&products_id=200


    Excelente site, cara! Boa dica mesmo, depois vou dar uma olhada mais a fundo, tem coisas bem legais!

    Abs

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    makumbator

    Putz. Foi mal, cara. Entendi errado, hehehe.
    Agradeço pela ajuda e pelo tempo gasto respondendo ao tópico!

    Quanto à guita, vou levá-la a um luthier daqui de Brasília na segunda. Vou explicar o problema para ele e espero que dê algum jeito. Assim que eu tiver uma resposta, eu posto aqui novamente. Pode ser que ajude alguém no futuro.

    Abraços

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5
    cara, escutei o barulho; é como um sininho tocando junto com a nota....
    embora a gambiarra tenha funcionado, tenta fazer uma coisa mais discreta, e levando no luthier talvez tenha uma solução mais eficaz e sem gambiarras....


    e aquela distorção é pra slipknot??
    se for, tá muito parecida hein!!!

    e se for de vst, depois me manda uma mp pra gente dar uma conversada, blz??

    abraço!!

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    strinbergshredder
    Vou levar no luthier sim! Tá feio mesmo isso. É temporário.

    Cara, é VST sim, o timbre nessa gravação aí tá bem meia boca pq o intuito era só mostrar o "sininho" que você ouviu. Mas tô tirando uns efeitos legais. Vou te mandar uma msg pra gente trocar uma ideia sobre isso depois.

    Abraço

    JC_Junior
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5

    Você já tentou tocar com a mão apoiada/repousando nesse mesmo ponto em que você colocou a esponja?

    Quando eu não apoio a mão nesse ponto sai esse ruído, mas quando eu deixo a mão repousando, o ruído some.

    Will Bejar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5
    Amigão, sei que vc não quer fazer gambiarra... hehehe... mas tem um outro método de "engenharia alternativa" que vc pode tentar usar... vc conhece o Mozart Mello??? Então, ele põe um desses prendedores de cabelo (aqui em SP se usa muito o termo "xuxinha") perto do nut pras outras cordas não vibrarem enquanto ele toca. Acho que dava pra vc fazer um esquema desse provisoriamente ou definitivamente. Não acho que vá ficar feio... minha opinião, claro!!!
    Saca só:
    http://pauliceiadojazz.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Mozart-Mello- 1-225x300.jpg

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # out/11
    · votar


    thiago2k5

    Isso para mim soa como harmônicos, decorrentes da mão direita mal posicionada na ponte, na hora do palm mute.

    thiago2k5
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Paul.Gilbert
    Pior que não cara. O som tá lá sempre. Quando eu muto, ele só se torna mais aparente.


    Will Bejar

    Hehehe. Conheço essa técnica! Queria resolver na base da regulagem (se é que é possível), mas senão tiver outro jeito, gambiarra na veia!

    JC_Junior
    Cara, meio foda tocar com a mão ali. Se eu repousar lá, não tem como fazer palm mute. Froidz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído metálico estridente - Schecter Damien 7 Elite (Hardtail)