Duvida sobre qual corda usar

    Autor Mensagem
    PWN3DROCK
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PWN3DROCK


    Pessoal eu tenho uma tagima uma T 735 Brasil, antes eu usava só corda 09 nela por orientação do meu professor, a ultima vez que eu regulei voltou com cordas 010, bom o cara é luthier deve saber oq faz, se passou pouco tempo e ela esta trastejando muito, ta meia empenada, a duvida é: Trabalho mal feito ou não rola de usar 010 nela?

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11 · Editado por: mr.floyd
    · votar


    com 010/09 tinha que empenar o braço mesm..

    Prof_Guita
    Veterano
    # out/11
    · votar


    com 010/09 tinha que empenar o braço mesm..

    Não tinha não, independente se vc usa 08/09/010/011 o Luthier tem que regular o tensor de acordo com a tensão da corda, se ele usava 09 e a guitarra voltou com 010 e empenou, quer dizer que o luhtier não regulou devidamente o tensor do braço.

    Agora vc decide se gostou mais da 010 ou da 09, volta no luthier coloca a corda que vc quiser e manda ele regular o tensor.


    Abç

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    com 010/09 tinha que empenar o braço mesm..

    Nada a ver.

    Que tipo de guitarra você usa? Ponte fixa, móvel ou flutuante?

    Guitarras tipo com ponte fixa suportam 0.10

    Guitarras com alavanca, usa-se um meio termo, nem 0.8, nem 0.10

    O certo é 0.9 mesmo.

    Se bem que hoje existe várias configurações para encordoamento.

    Acho que é um problema da guitarra mesmo, por que de outro modo as minhas 4 guitarras estariam com os braços parecendo um arco de tanto que a gente usa bends de 1 tom e meio e 2 tons. Mas todas ela são "pontes flutuantes" do tipo Floyd Rose.

    Sempre usei 0.9

    Talvez usaria uma 0.10, se eu tocasse Jazz, numa guitarra semi-acústica.

    E, 0.8 é para mulher, que não tem força na mão para dar o bend.

    ;)

    Brunoweb
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tem que levar nesse luthier de novo pra ele consertar!!! Você tem que usar a corda que achar melhor de tocar!!! Eu usava 08 até um tempo atrás, e há pouco tempo coloquei 010, e achei bem melhor pro meu estilo!!! Mas esse empenamento deve ser resolvido com uma regulagem do tensor.Leve novamente no luthier e mande ele arrumar isso ai!!!

    mr.floyd
    Não importa o calibre da corda que ele usar, a guitarra tem que estar perfeita!!Uma regulagem mal feita influencia muito mais que o calibre da corda!!

    Prof_Guita
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness

    Cara não existe isso de 0.9 pra strato com tremulo, 0.10 pra ponte fixa, é uma questão de gosto e pegada, o trabalho do luthier é justamente ajustar o tensor da guitarra pras cordas que vc vai usar nela seja 0.8 0.9 ou 0.11
    abç

    Andras
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara não existe isso de 0.9 pra strato com tremulo, 0.10 pra ponte fixa, é uma questão de gosto e pegada, o trabalho do luthier é justamente ajustar o tensor da guitarra pras cordas que vc vai usar nela seja 0.8 0.9 ou 0.11

    Sem falar nas 0.12, 0.13...

    daniel_guitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Unfeelingness
    Que tipo de guitarra você usa? Ponte fixa, móvel ou flutuante?

    Guitarras tipo com ponte fixa suportam 0.10

    Guitarras com alavanca, usa-se um meio termo, nem 0.8, nem 0.10

    O certo é 0.9 mesmo.


    Uso 010 em guitarras com floyd roses deis de 2006 e suporta numa boa, o lance é levar num bom luthier para regular a guitarra no geral quando for mudar para qualquer tipo de tensão

    mr.floyd
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Prof_Guita
    Unfeelingness
    Brunoweb
    010 e 09 empena qualquer guitarra mesmo, agora 0.009 e 0.010 é outra coisa

    PWN3DROCK
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd
    ok eu errei mais metade do pessoal aqui entendeu oq eu queria dizer..


    bom a ponte é aquela com tremolo, mais eu não uso a alavanca.
    Também to achando que foi mal regulada a guitarra, talvez porque teve uma mudança de clima muito grande aqui também, agora começou epoca de chuva, antes era um calor muito grande o dia todo, mais não sei não.

    Obrigado a todos que responderam, se alguem mais tiver algo a acrescentar fique a vontade, todas as respostas são bem vindas ;D

    Brunoweb
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mr.floyd

    Recuso-me a manifestar qualquer reação de aversão a sua pessoa depois de tamanha idiotice que você proferiu através dessas teclas.

    Diego Young
    Veterano
    # out/11
    · votar


    acho que no mínimo, para se ter um timbre mais encorpado e um som melhor, é usar 0.10.
    mas depende, do estilo... se for tocar igual a um malmsteen 0.09 deve ser mais adequada...

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Prof. Guita

    Cara não existe isso de 0.9 pra strato com tremulo, 0.10 pra ponte fixa, é uma questão de gosto e pegada, o trabalho do luthier é justamente ajustar o tensor da guitarra pras cordas que vc vai usar nela seja 0.8 0.9 ou 0.11


    Só não entendo pq os fabricantes de guitarras com Floyd Rose não dão garantia na guitarra se você usar a 0.10.

    Pela lógica, era para a ponte flutuante suportar uma bitola mais encorpada, já que a alavanca se movimenta quando se dá o bend, evitando uma forte tensão entre as cordas e o braço da guitarra...

    Isso nunca entendi...

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Diego Young

    acho que no mínimo, para se ter um timbre mais encorpado e um som melhor, é usar 0.10.mas depende, do estilo... se for tocar igual a um malmsteen 0.09 deve ser mais adequada...

    Pode ganhar no timbre mais encorpado, mas na hora de fazer o bend e os vibratos, vai ficar pesado para tocar.

    Que eu saiba o Malmsteen sempre usou 0.8 ou não??

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Penso eu que Strato casa melhor com 010
    E Lespaul com 011

    Nada melhor pra mim.

    Unfeelingness
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Unfeelingness
    · votar


    Prof_GuitaUnfeelingnessBrunoweb010 e 09 empena qualquer guitarra mesmo, agora 0.009 e 0.010 é outra coisa

    ms. Floyd


    Cara, todo guitarrista é cabeludo.

    Vamos colocar uma bitola mais fina aí: é só arrancar uns fios de cabelo e aí vc consegue uma bitola 0,0000000000000000000009 ou 0,000000000000000000010 ok??

    PWN3DROCK
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PWN3DROCK
    · votar


    conclusão: vou usar cordas 010 mesmo, gostei muito delas pro tipo de som que eu curto ( heavy metal), mais vou levar em um outro luthier dessa vez, obrigado quem respondeu.

    Abraço.

    marcioguita
    Veterano
    # out/11 · Editado por: marcioguita
    · votar


    O bertola regulou minha jackson com .010
    usei ate ficar velha e a mi arrebentou.
    Como tenho uma cpls-2 com .011
    coloquei eu msm um jogo de .008.
    A tensao das cordas diminuiu, entao a rabeta da ponte abaixou e elas ficaram baixas demais na afinacao em la tradicional.
    Retirei a tampa de traz e dei quase uma volta compelta nos 3
    parafuzos que prende o conjunto de molas no corpo, no sentido anti horario, diminuindo a pressao sobre a ponte
    Com isso a rabeta nivelou, pois as molas diminuiram sua atuacao,
    Mas ainda estavam muito baixas,trastejando em algumas regioes
    do braco.
    Atuei entao nos dois parafuzos que pivotam a ponte e a fixam no
    corpo da guitarra ate que parasse de trstejar, considerando que por serem mais moles, deve-se sempre palhetar devagar.
    Pronto, ficou boa.
    Nao entendo mt de luthierie, e quase nunca mexo em tensor.
    Mas creio que seja para compensar empenos e torcoes, e quase
    nunca para compensar diferencas de calibre de cordas.
    Posso estar enganado tbm.
    puxando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre qual corda usar