A primeira influência é a que fica?

Autor Mensagem
Guilherme Nau
Veterano
# out/11


Influência,Influência e Influência...

Muitos de nós temos influências fracas e influências fortes.Tanto em nossos solos quanto em nossos arranjos.

Esses dias em um tópico no OT respondi uma questão sobre isso perante um assunto de composição.

Muitos guitarristas usam pouca e outros muitas penta em seus solos.Eu uso bastante.Mas se for levar em consideração,é provável que seja pela minha influência viva Slash.Muitos idolatram Slash e muitos o chamam até de Noob por só usar pentas.

Tenho um gosto musical muito apurado quanto musicalidade,que é o Hard Rock.Característico de ritmo lento,letras inteligentes,arranjos emotivos,vocal ardente e agudo, e solos com muita penta,e alguns até nem saem muito do mesmo shape.

Mas de um tempo pra cá,venho percebendo que solo de pentas não faz mais que transmitir uma espécie de nostalgia durante a música.Resumindo,ele foi feito pra se encaixar com os outros instrumentos.

Um belo exemplo de um solo que se encaixou numa música é o do Comfortably Numb.Viagens e viagens tocando esse solo...

Mas minha pergunta aos usuários é a seguinte:

Seu primeiro influente é o que vai caracterizar seus solos e arranjos?


Não levaria muito pelos arranjos,mas pela parte dos solos mesmo.

E ai galera FCC?Que influências ein?O que você aponta como característico nos seus solos?

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Antes que me perguntem eu os aviso:

Minha influências em ordem crescente

Solo:

Slash,Peter Frampton, Dave Sabo (Skid Row)

Arranjos:

John Francis Bongiovi (Jon Bon Jovi) e Capital Inicial (mesmo não sendo Hard Rock)

Thavinhoobj
Veterano
# out/11
· votar


Na minha opinião você tem que ser sua principal influência. Não posso querer imitar tal guitarrista, cada um tem que formar seu estilo.

torresmo vermelho
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Tenho um gosto musical muito apurado quanto musicalidade,que é o Hard Rock.

Eita, que brecha...

letras inteligentes

...

Mas de um tempo pra cá,venho percebendo que solo de pentas não faz mais que transmitir uma espécie de nostalgia durante a música.Resumindo,ele foi feito pra se encaixar com os outros instrumentos.


Não entendi isso, sério mesmo.

Seu primeiro influente é o que vai caracterizar seus solos e arranjos?

Depende cara, se a pessoa se sente confortável num de terminado modo de tocar, se continua escutando as mesmas coisas, ela tende a se aprofundar/aperfeiçoar em determinada coisa, e vai acabar ficando por ali mesmo. Assim o primeiro influente vai sempre caracterizá-la.

Mas também tem o aspecto, de que aquilo que vc aprendeu no começo fica enraizado, são licks, maneiras de caminhar pelo braço que são difíceis de abandonar, alguns automatismos até, e claro, são consequência das primeiras influências.

E ai galera FCC?Que influências ein?O que você aponta como característico nos seus solos?


Então, comecei tocando blues, mesmo nunca tendo sido este o estilo que mais escutava. Claro, sempre curti mestres como J.L. Hooker, Albert King, Buddy Guy e claro, o magnífico Muddy Waters, o qual ainda escuto como se fosse a primeira vez. Mas escolhi começar pelo blues por ser a base do rock, e como a minha ideia inicial era tocar rock progressivo, achei que seria interessante dominar, ou melhor, conhecer bem a base para depois partir para outros voos.

Bom, tenho muitas frases de blues ainda que saem naturalmente, e aprendi com esses guitarristas técnicas primordiais como bends, slides, vibratos, etc.

Mas com o tempo, a gente vai conhecendo, conhecendo e conhecendo. E se abrir a mente, conhece ainda mais. Atualmente a maior parte das minhas influências nem vem da guitarra, mas da música em geral, muitas vezes música sem guitarra. Tenho escutado muito Matana Roberts por exemplo. E acho que muda muito a perspectiva, se tem um tipo de música que não suporto é aquela que apenas faz base para guitarra.

Sobre influências na guitarra que sempre vão estar comigo, eu diria M. Waters, R. Blackmore, Jards Macalé, Wes Montgomery, Hendrix, John McLaughlin e Frank Zappa.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Thavinhoobj
Na minha opinião você tem que ser sua principal influência. Não posso querer imitar tal guitarrista, cada um tem que formar seu estilo.

Não digo imitar,mas partir do estilo dele para criar o seu.Afinal,ninguém nasce sabendo falar e nem falando o sotáque regional.Você aprende por que seus pais falam e eles tem aquele sotáque.Depois você começa a ter seu jeito próprio de falar.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


torresmo vermelho
Tenho um gosto musical muito apurado quanto musicalidade,que é o Hard Rock.

Eita, que brecha...


Não intendi kk

Mas de um tempo pra cá,venho percebendo que solo de pentas não faz mais que transmitir uma espécie de nostalgia durante a música.Resumindo,ele foi feito pra se encaixar com os outros instrumentos.

Citei o solo de Comfortably Numb.Mas exitem zilhões.

O que quis dizer com essa frase é a seguinte:

As vezes você ta ouvindo aquele solo cheio de pentas mas te faz "viajar"...te passa uma certa sensação...Ou seja,quem mais ta no feeling é quem ouve...

Agora,imagine que você ta naquele muito rápido,cheio de notas num segundo.Quem está mais no feeling é o cara que ta tocando.

Se você ainda não intendeu vo tentar de novo:

Solos rápidos...Você presta atenção nas técnicas que o guitarrista está usando.

Solos lentos...Te faz lembrar de coisas do passado,várias coisas passam pela sua cabeça ouvindo um solo que se "encaixe com os outros instrumentos" como citei.

Night Guitar
Veterano
# out/11
· votar


cara, acho bem legal o lance de influencia e tudo mais, mas, cada guitarrista tem uma pegada unica, se vc curte penta, desce penta nos solos então, o que faz o guitarrista ser bom não é tocar zilhões de notas por segundo ou trocentas escalas e modos.

como disse o grande Ardanuy: "Um musico bom é aquele que toca uma musica e impressiona um leigo, e ainda faz com que esse mesmo leigo saia por ai cantarolando aquele melodia." ninguem consegue cantarolar uma musica a 300bpm, não desmerecendo os virtuosos até pq eu adoro solos fritados, mas querendo dizer que o que conta mais é a criatividade e originalidade do que a tecnica em si...

eu tbm tenho minhas influencias, e são muitas, o que busco fazer é sempre ouvir estilos e guitarristas de diversos generos, e criar minha propria identidade com pontos que gosto de cada um... ser cópia é perda de tempo saca... se eu quero ouvir Slash, compro o cd do Slash, saca.

Juventhi
Veterano
# out/11 · Editado por: Juventhi
· votar


Acho importante quem esta começando ter algum guitarrista que o influencie, para ter base no som que gostaria de tirar, da musica q ira se inspirar...

Os meus são John Frusciante e Angus Young

Tudo a ver um com o outro, ma blz neh hueauhauhae

O John tem um feeling sensacional, são músicas bem diversificadas, desde sua discografia com o RHCP aos seus álbuns solo. Não fica tudo na mesmice...

Já o Angus, em contrapartida com o que falei antes, "fica tudo na mesmice", só que tem um estilo de tocar incrível, os riffs e os solos são muito marcantes para mim (não desmerecendo o Malcom, que também é igualmente grande).

Apesar de possuirem estilos bem diferentes entre si, acho que esses dois grandes guitarristas são minhas maiores influencias, pois não gosto de ficar num só estilo, e como esses dois são, na minha opiniao, bons guitarristas, consigo ter uma abrangência maior de técnicas, estilos, etc...

Além do mais, sempre é bom ter alguem como fonte de inspiração... mas nao de imitação hehe

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


Acho que eu não tenho uma influencia espexifica (gosto muito do Yves, mais não me baseio nele pra tocar)

EU comecei a tocar guitarra assim, "Quero tocar guitarra" e pronto, eu não quis isso por ver tal pessoa tocando e querer tambem. Gosto de tocar tudo do meu jeito, geralmente todas as musicas que eu tiro, eu dou um toque pessoal nelas *-*
SAKSAKOP'

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


cara minha influnecia para solos e arranjos sao: yngwie malmsteen,kiko loureiro,rafael bittencourt e michael angelo batio

o resultado de tanta influencia vocês ja sabem né?

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Night Guitar
cara, acho bem legal o lance de influencia e tudo mais, mas, cada guitarrista tem uma pegada unica, se vc curte penta, desce penta nos solos então, o que faz o guitarrista ser bom não é tocar zilhões de notas por segundo ou trocentas escalas e modos.

Acho que como eu disse antes,gosto dos meu solos nem muito rápidos nem muito lentos.Como você tinha dito,eu também gosto de uma fritada durante meus solos de penta.se eu quero ouvir Slash, compro o cd do Slash, saca.

Tenho uma influência muito grande por parte do Slash.Mas esse último CD dele não foi tudo que eu esperava.Não tinha aquela pegada nos solos e riff característicos dele.


Maximun-EGS 216

EU comecei a tocar guitarra assim, "Quero tocar guitarra" e pronto, eu não quis isso por ver tal pessoa tocando e querer tambem.

Eu já não...eu era um garoto normal como todo mundo.Ia bem na escola,era meio galinha hehe e era bem calmo.

Quando eu comecei a jogr Guitar Hero aí fudeu tudo kkk.Eu era muito viciado em Guitar Hero,não tinha uma música que eu não conseguia faze no 3 tanto na Hard como no Expert.

Até que um dia eu pedi uma guitarrinha de plástico pro meu pai e ele me deu uma de verdade.Acho que eu pai viu potencial,o resto foi de minha parte.

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Eu penso que tudo evolui, e por consequência também a musicalidade de uma pessoal evolui.

Entretanto, a grande maioria dos guitarristas mesmo depois de muito tempo, muito estudo, guarda marcas do início do aprendizado... sejam as frases que um professor de guitarra ensinava, os formatos de digitação que ele aprendeu e coisas que ele mesmo criou... e tudo isto acaba saindo naturalmente em quase tudo que o cara toca.

E o principal: o que mais influencia não são os guitarristas que se tem como principal influência, mas as músicas e bandas específicas que o cara gosta de escutar, aquelas que o cara sente realmente prazer em sentar e ouvir por horas e horas... o guitarrista pode influenciar em timbre, algumas frases, etc, mas a musicalidade sai do que se gosta de ouvir.

Vou me usar como exemplo: eu toco guitarra a bastante tempo, bastante mesmo. Nunca tive professor. Eu ia escutando e imitando as frases dos guitarristas que eu mais gostava (Ed Van Halen, Mark Knopfler, Steve Vai). Muitas das frases que eu uso constantemente saíram deste aprendizado, o timbre também puxa para eles... entretanto o resultado que sai não se parece em nada com Steve Vai nem com Mark Knopfler, mas lembra um pouco Van Halen, pois a banda em sí é um estilo que eu gosto de ouvir... e aí entram outras coisas como Deep Purple, Black Sabbat, Europe, Whitesnake, Kiss... pois essas foram minhas principais referência de MÚSICA na época, era o que eu gostava (e ainda gosto muito) de ouvir.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


danilomagacho

pois essas foram minhas principais referência de MÚSICA na época, era o que eu gostava (e ainda gosto muito) de ouvir.

Acho que foi direto ao ponto com essas frase esclarecendo tudo

Acho a influência começa com a referência.É impossível criar algo sem referência,sem ter um ponto de partida.

Lucas Copin
Veterano
# out/11
· votar


Sei lá... talvez seja assim com alguém, mas não com todo mundo.

Eu comecei a tocar num estilo puxado pro punk rock, depois me apaixonei pelo blues, e meus solos são influenciados por caras como Hendrix, SRV, John Mayer, John Frusciante, BB King e Howlin Wolf, que são meus guitarristas preferidos.

Acho que nossas influências vão moldando nosso jeito de tocar de acordo com a intensidade que gostamos de tal coisa e queremos soar daquele jeito, independente do que veio primeiro.

Lucas Copin
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Legal! Por incrível que pareça vc é o primeiro guitarrista que vejo que começou a tocar por causa do Guitar Hero!
Acho que isso é bom, sei lá.

carnisa1
Veterano
# out/11
· votar


Antes eu só ouvia Slash, então eu só ficava improvisando com os licks dele, agora comecei a ouvir um pouco de shred japonês, então ta variando...

Eu pego algumas coisas de cada um e tento fazer o meu estilo...

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Lucas Copin
vc é o primeiro guitarrista que vejo que começou a tocar por causa do Guitar Hero!

Não tem só eu.Sei de vários que começaram assim.Sem me achar melhor que os outros,mas não vi nenhum que começou que nem eu e aprimorou.

Paul.Gilbert
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Minhas Maiores influências continuando sendo as mesmas até hoje, desde 5 anos atrás.

Adrian Smith, Guitarrista do Iron Maiden

Steve Morse, Deep Purple

Paul Gilbert, Racer X

Adrian Belew, King Crimson

Esses caras marcaram certamente o som que eu faço, mas como gosto muito de compor, mais do que tirar covers, sempre busquei um som próprio. Tem muito deles que ficou no meu som, mas no fim, acabou virando um fraseado diferente dos deles.

Gosto tanto do Adrian Smith, que minha primeira Strato, Foi uma Squier Sunburst tentando imitar a dele.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


Minhas influências guitarrísticas continuam as mesmas!
Slash, Satriani, Vai, Hendrix, Kirk...

Mas para música, David Gilmour é a inspiração!
O dia em que eu conseguir fazer uma música tão simples, perfeita e psicodélica quanto alguma do Pink Floyd, eu vou ser feliz (e ganho premio fcc melhor composição, hehehe)!

Lucas Copin
Legal! Por incrível que pareça vc é o primeiro guitarrista que vejo que começou a tocar por causa do Guitar Hero!
Ei tem eu tbm!
Na verdade o Guitar Hero aumentou a minha vontade de tocar guitarra!

Maximun-EGS 216
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
Maximun-EGS 216
Eu já não...eu era um garoto normal como todo mundo.Ia bem na escola,era meio galinha hehe e era bem calmo.

Quando eu comecei a jogr Guitar Hero aí fudeu tudo kkk.Eu era muito viciado em Guitar Hero,não tinha uma música que eu não conseguia faze no 3 tanto na Hard como no Expert.

Até que um dia eu pedi uma guitarrinha de plástico pro meu pai e ele me deu uma de verdade.Acho que eu pai viu potencial,o resto foi de minha parte.



Tudo bem, eu já queria tocar bem antes, mais eu confesso, que quando comecei a jogar Frets On Fire (uma copia do GUitar Hero, que eu acho mais doido, pq eu posso por qualquer musica) a vontade ficou enorme e eu comecei xD

Eu nãoe ra um garoto normal, era anti-social '-'
Depois eu fiquei mais "descolado" e quando entrei pra minha primeira banda, ahhh, ai foi um "Abraço" xD

Guitarra = Um cara legal

Guitarra + banda = Sucesso no colégio

ASOKPSOAPKSA'

E a partir dai, começou minha vida social xD
ASKOPOSKPAOPKSAOP'

Antes eu não conseguia nem um oi direito das meninas, agora cada fim de semana arrumo uma diferente xD
Detalhe: Eu namoro xD
OKPSAKOPSA'

FAP
Veterano
# out/11
· votar


Seu primeiro influente é o que vai caracterizar seus solos e arranjos?

Comigo não funcionou dessa forma. Assim como você, comecei a tocar guitarra de verdade por causa do Guitar Hero, portanto minhas primeiras "influências" também foram Slash e Buckethead. Mas, conforme já citado, sua maturidade musical tende a se aprimorar com o passar do tempo.

Atualmente, minhas maiores influências são guitarristas com características bastante técnicas, tanto na execução quanto na composição, como John Petrucci, Vinnie Moore e Kiko Loureiro. E, vejam só, não consigo mais ouvir os "guitar heroes" que eu costumava idolatrar.

Lembrando que isso também depende do que a música representa para a pessoa. Se for algo pra agitar, pular, cantar, berrar, provavelmente você sempre manterá esse tipo de influência (algo como AC/DC ou Guns). Não que isso seja ruim, muito longe disso, mas algumas pessoas (como eu) estão mais interessadas no tipo de música que é considerada como uma arte a ser apreciada.

Enfim, é muita coisa pra se falar, vamos ver até onde vai essa discussão hehehe

Viciado em Guarana
Veterano
# out/11
· votar


Maximun-EGS 216
Isso é verdade cara!
A guitarra esta melhorando a minha vida tbm!


Quando eu tiver numa banda eu vou ser feliz! =]

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Eu acho que não mesmo.
Minhas "influências" mudaram completamente desde que eu comecei a tocar, e hoje em dia eu toco completamente diferente do que quando comecei... completamente.



E uma coisa sobre mim que eu defini logo no início, sem influência nenhuma foi a seguinte: Meus amigos falavam de pentatônica, uma escala de 5 notas, ao invés das escalas maiores e menores, que têm 7 notas. Pois bem, eu na época sem entender muita coisa pensei "Pra que eu vou querer menos notas pra tocar? Eu quero mais opções, vou aprender a de 7 notas, eu hein..."
E por isso, até hoje não aprendi nenhuma pentatônica, só uso a escala maior, e as menores (e umas outras que aprendi ao longo do caminho).

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
E por isso, até hoje não aprendi nenhuma pentatônica, só uso a escala maior, e as menores (e umas outras que aprendi ao longo do caminho).

É quase a mesma situação que a minha.Mas ao contrário de você eu sei pentas,poucas,mas as poucas que sei não sei seus devidos nomes hehe.

É como o FAP falou:

Enfim, é muita coisa pra se falar, vamos ver até onde vai essa discussão

Essa discussão vai muuuuito longe.Pois pelo que estou vendo, pintar vermelho sobre um branco que ainda não secou não vai sair totalmente vermelho.

Vitor_Jungle
Veterano
# out/11
· votar


Cra essa coisa chamada influencia é mesmo soda, quando vc ouve por muito tempo alguma banda ou guitarrista vc se apega muito no estilo, eu estou assim, sou muito fã do Guns e do Slash, meu amigos q tocam dizem q o meu estilo é tao parecido quao, o meu professor diz a mesma coisa, meus liks e principalmente meus ligados (uma marca do slash) estao com a cara do estilo dele ( N q seja igual pois só o slash consegue ter akele estilo e olha lá) agora eu estou diversificando, mas é complicado kkk.....

Abç...

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Vitor_Jungle
agora eu estou diversificando, mas é complicado kkk.....

Pra quem vivia de penta passar pra tapping não é fácil mesmo hehe

Tsgk
Veterano
# out/11
· votar


discordo. minha principal influencia é o slash e o blackmore, mas meu estilo de tocar é muito mais semelhante ao do angus young e do billy duffy.

carnisa1
Veterano
# out/11
· votar


O plano é tu fazer um tapping em uma apresentação do colégio=ganhar o dia + garotas.

Imagina se tu chega a tocar aquela TAPPING INTO MY DARK TRANQUILITY ou a Midnight?

Na minha escola, tu pode ter uma guitarra de R$100,00 e tocar pra carai, mas aquele cara que tem uma de r$500,00 vai estar se gabando por que a dele foi mais cara.

Vitor_Jungle
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
kkk é mesmo...

Abç...

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


carnisa1
Na minha escola, tu pode ter uma guitarra de R$100,00 e tocar pra carai, mas aquele cara que tem uma de r$500,00 vai estar se gabando por que a dele foi mais cara.

Na minha também.Tinha um cara que tinha uma Gibson Les Paul Standard.Ele se achava pra caraaaalho.Vinha todo emozinho, cheios das prata e óculos de sol preto.E eu com calça jeans cinza rasgada com uma camisa de mangas compridas arregaçadas kkk.

Aí um dia eles tocaram no colégio,ele era até animadinho no palco mais só fazia power chords --'.

Aí eu fui lá e toquei Dont Cry com a minha Dolphin Strat 64 :)

Aí cara fico me olhando atravessado.

Não porque se achar cara.Eu dominava umas técnicas que ele não tinha coragem de executar em palco.Tipo bends,vibrato slids e tudo mais.

E o cara só na base das notas de 5ª se achava --' Eu iria me achar se não fosse o único virgem da 8ª séria aí sim haha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A primeira influência é a que fica?