2 guitarras na banda

    Autor Mensagem
    max182
    Veterano
    # out/11


    olá galera, queria saber como é a configuração de 2 guitarras em uma banda , tipo o volume de cada uma , como tem q ser a afinação, como conciliar as distorções e tals. se puderem me ajudar ficarei agradecido. valeu!!!!

    Bereta
    Veterano
    # out/11
    · votar


    max182

    Acho que pra todas as suas perguntas há uma única resposta: Depende do que vcs vão tocar!

    Ou seja, pra definir os volumes, afinação, distorções, etc, vai depender da música, do estilo q vão tocar e tudo mais. Não há, na minha opinião, uma regra geral, senão o bom senso.

    Abç!

    marcoguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara não tem uma regra geral como o Bereta falou, mas aconselho que o guitarrista que for solar ou fazer um tema da música que tenha que sobressair tenha um pedal de volume ou boost para ficar mais evidente a quem escuta!
    abraço!

    max182
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    blz!! desculpe a demora pra responder mas ensaios e ensaios é foda mas valeu ae

    pretendemos tocar grunge, punk rock ou talvez rock alternativo.

    abç ae pra v6

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    max182
    a melhor coisa é ver como fazem as bandas que voces fazem cover ou que se inspiram.

    eu ja vi varias opções. bandas de heavy metal tradicional, tipo iron maiden, costumam ter as duas guitarras muito parecidas, só dando mais destaque nos solos de cada uma.

    outras bandas tem as guitarras muito diferentes.
    no sepultura, por exemplo, o max declarava que só fazia base.

    se voce voltar mais no tempo, da uma olhada nos beatles, o george tinha a guitarra muito mais destacada, entao ele fazia solos e firulas na musica, e o john fazia muito mais base. algumas vezes a guitarra dele soava quase um violao.

    max182
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    é verdade kiki vc tem razão, eu vou ver isso ai.

    tipo eu comprei um ds2 hj , o outro guitar tem um pedal DS1 ai sei q a ds1 é mais forte q a ds2 dai só vamos ver como sai o som la no estudio.


    Eu sabia vey q fazer uma conta aqui no cifraclub ia ajudar .

    valeu

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    max182
    tipo eu comprei um ds2 hj , o outro guitar tem um pedal DS1 ai sei q a ds1 é mais forte q a ds2 dai só vamos ver como sai o som la no estudio.
    ah, mas tem muito mais coisa que só um pedal

    depende da guitarra de cada um, e depende muitissimo do ampli e do volume. e principalmente, depende dos guitarristas.

    é verdade kiki vc tem razão, eu vou ver isso ai.
    acostume-se a descobrir como os caras fazem, e tente reproduzir!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    max182

    Olha cara, vai de acordo com o que o Bereta falou.

    Pra mim a melhor configuração é um drive bem abelhudo na base e nos solos algo com bastante sustain e cremoso.

    max182
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    humm... ta ligado isso ae guilherme Nau faz sentido.

    Magrinho123
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Pra mim a melhor configuração é um drive bem abelhudo
    What?
    Nossa, nada a ver... quanto menos abelhudo melhor, seja na base seja no solo.


    max182
    Cara, eu não gosto muito quando uma guitarra fica muito em ênfase, seja a base ou a solo. Aliás, eu não gosto desse negócio de separar base e solo, eu acho que se tem dois guitarristas, é porque os dois são importantes, e muitas vezes um deles acaba querendo se sobressair ou pq é 'solo, que é a parte mais loca da música' (nda a ve) ou pq 'é base, sem ela nem musica não tem', e ja vi muita banda de garagem acabar por causa deste tipo de rixa.
    Enfim, cada um tem que saber respeitar o espaço do outro. Quanto a diferença de timbre, acho que cada um tem que deixar o timbre do jeito que gosta, porém, tentando deixar os dois do mesmo 'tipo' de timbre, tipo seguindo a mesma linha lógica, entende? E os volumes, tente deixar igual e aumentar um pouco na hora do solo principal, durante os licks e frases das músicas um pequeno aumento nos médios ou uma mudança no switch (mudança de captadores) já pode dar o contraste suficiente sem 'comer' a outra guita.

    Abraç!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Magrinho123
    Nossa, nada a ver... quanto menos abelhudo melhor, seja na base seja no solo.

    Leia de novo:

    Pra mim a melhor configuração é um drive bem abelhudo

    max182
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Magrinho123 vc parece ser experiente ta ligado tem logica o q vc falou e eu agradeço, valeu quanto mais informações melhor

    Guilherme Nau eu vou testar a distorção um pouco abelhuda.



    queria saber tambem umas musicas massa pra tocar tipo agente quer tocar estilo nirvana, foo figthers , john fruciante e reação em cadeia, alguem pode falar ae umas musicas maneiras!!! ?


    valeu

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    max182
    nirvana

    Cara In Bloom e e Smells Like Teen Spirit não tem, levanta a galera

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    max182
    eu vou testar a distorção um pouco abelhuda.

    Cuidado com o drive abelhudo, eu gosto de usar um destes na base, mas nos solos eu deixo ele mais "soft" com mais graves e mais "arredondado" sem muito ataque de agudos.

    max182
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O foda é o ingles kkkk, to ligado vou tomar esse cuidado ae nas distorção pq eu sou o base e canto, vou ver aqui em casa se eu me sentir confortavel com a distorção eu vou deixar nessa configuração.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    max182

    E aí tudo certo? como o pessoal já falou em cima: tudo depende... bom, pra tentar acrescentar mais uma opnião diferente, casar 2 guitas em banda não é tão simples, palavra de quem produz gravaçoes e tal (não sou eu, mas o pessoal mais entendido com quem pude trocar idéias...).
    Numa banda, vc tem alguns conflitos de frequencias dos instrumentos (ex. baixo baixo, vocal mais pros agudos, guitas para médios e médio/agudos). Se vc deixar instrumentos com frequencias semelhantes, nenhum vai se sobressair. A tendência é os indivíduos irem aumentando aos poucos os seus volumes, tentando se ouvir e tentando fazer seu som sobressair. Mas a coisa não é questão de volume. Mas é volume também. Em uma entrevista do Joe Perry (aerosmith), ele cita que casar guitas com humbuckers e singles no palco dá um resultado bom (ex: les paul e strato). Embora eles também usem guitas semelhantes em muitas ocasiões. Usar amps diferentes ajuda, mas eu acho que o principal tá nas equalizações. Quando se ouve ACDC, nota-se uma guita com um som mais encorpado, mais para o grave, com um overdrive menos pronunciado (Malcon) enquanto a guita do Angus já puxa para uma equalização mais carregada no presence/agudos, mais ganho e som menos grave. E mais volume também. Dá uma ouvida nessas bandas que usam 2 guitas, principalmente em apresentações ao vivo, e tenta dar uma sacada nas diferenças entre as 2 guitarras.

    abçs

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    georginho_gallagher
    asar 2 guitas em banda não é tão simples, palavra de quem produz gravaçoes e tal (não sou eu, mas o pessoal mais entendido com quem pude trocar idéias...).

    Isso é verdade :/

    Casar duas guitar com o mesmo timbre e o mesmo drive não da muito certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 guitarras na banda