Fender Stratocaster reissue 54 Made in Japan ano 1996

Autor Mensagem
julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


achei mais uma falando !
http://www.strat-talk.com/forum/stratocaster-discussion-forum/13-mij-5 4-reissue-50s-classic-strat-any-opinions.html

"AFAIK, If it's made out of alder, it is the more expensive version, which has american pickups. Texas Specials, actually."

"My one & only strat is an early 90s MIJ. When I took the neck off, I noticed it had a stamp that read "ST-54", so I asked about it over at the tele page and one of the fender experts (I'm thinkin it was probably Mark Davis - the man's a living fender encyclopedia!!) and he told me that it was one of the rare 'made-for-export' fenders that WASN'T made out of basswood!"




quando ela chegar em minhas mãos levo num luthier e ele confirma AHAHHA

ogner
Veterano
# out/11 · Editado por: ogner
· votar


julio_matos

Ele nao estao falando da comemorativa(5oth), e sim das RI Japonesas! E tem um idiota que fala isso:

Alias eu tenho a 50's calssic que o cara esta na duvida..E a japa, na minha opinião, no linguajar guitarristico, da um pau na 50's hehehe!
A RI 54 deve ser muito parecida com a 50th..Nao consegui ainda ver as diferenças entre elas muito claramente.

I had a MIJ 1987 57' reissue and I hated the thing, the neck finish was so glossy you could hardly bend a string and the body was way too light, overall the fit and finish wasnt anywhere near as good as the mexican classic series strats. Good luck.
Logo depois varios descordam dele!! hehe
Deve ser um fritador...hehehehe!!

Esse outro aqui sim fala da 50th!! Nao confunda 50's com 50Th

If you like a big V neck...
...try to find a 1995 MIJ '54 RI with the 50th Anniversary sticker on the back of the headstock.

Mine is 1" thick, from the nut to the heel of the neck.
1 5/8" width at the nut.
Good roundover too.


Cara, se vc gostar de strats, nao tem erro!! hehehe!! Mas o cara ate confirmou sobre a pegada, é um Hard V, eu me adaptei muito bem, tanto que peguei outra Fender depois braço em V tb...Mas essa Japonesa é tao no capricho que é compond Radius, o braço muda do head ate o NeckJoin!!

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


Mais fotinhas da criança ....
( ainda na duvida alder/basswood , mas agora da pra ver que éalder , acho né não sou luthier :( )

Foto1

Foto2




ps: o cabo sujo naõ é meu !!!

Drive30
Veterano
# out/11 · Editado por: Drive30
· votar


julio_matos.

Tem uma discursao dessa num forum de strato.

http://www.strat-talk.com/forum/stratocaster-discussion-forum/92851-mi j-1996-50th-anniversary-62-ri.html

Alias essa two tone sunburst era uma GAS minha muito antiga
e hoje eu tenho uma fender edicao comemorativa de 50 anos da strato , made in USA. Foi feita durante o ano de 2004 e o corpo é de ASH.
(nao confundir com a de 50 anos da fender -1996)

O engraçado é que essa edicao foi feita combinando alguns aspectos vintages e outros modernos (como braço em C), a guitarra é foda. Parece que cada edicao comemorativa eles mudam algum detalhe, tenho a guitarra ha 6 anos e sou tao viciado nela que até hoje abro o case de tweed só para ficar sentindo aquele cheiro maravilhoso.

http://community.musiciansfriend.com/docs/DOC-2022

Commemorates the Stratocaster's 50th Anniversary

Solid ash body

Black dot inlays

22 medium-jumbo frets
Rounded fingerboard edges and beautifully worked frets
3 Custom Shop '54 replica pickups with standard covers
2-tone sunburst finish
Identifying 50th Anniversary logo engraved into neckplate
Vintage tweed 50th Anniversary case with logo embroidered inside
Limited run, only to be made during 2004

Modern C-shape maple neck with satin polyurethane finish

Maple fingerboard

Chrome hardware

ogner
Veterano
# out/11 · Editado por: ogner
· votar


julio_matos

Acho que pe Alder tb!

A minha tb tem o corpo 62 e o Neck 54, esse EX é uma linha especial, a minha tb tb!

Ou as comemorativas 50th são assim mesmo ou fomos enganados pelo mesmo cara que monta guitarras, hehehe!!!
POr nao ter o adesivo no head, apesar de ter a marca, só descobri que a minha era 54RI-50th depois de algum tempo.

Foto do neckpoket + Braço

Edit: Sobre as EX
http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=615395

julio_matos
Veterano
# out/11 · Editado por: julio_matos
· votar


aa

Floydniaco
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos


Amigo , me matei de pesquisar sobre Fenders Japas , principalmente as 57 e 54 !!


Eu diria pra vc tomar muito cuidado ! Existem MUITOS modelos da 57 e 54 , mas a maioria dos vendedores nunca especifica qual é , Dizer que é uma Japa 54 não quer dizer nada ! Muda muito de um ano para o outro , de um modelo para o outro !

Achei estranho , no braço , está escrito ST 54 DEX ( tem um 2 no final ? ) e no corpo ST 62D ... esse corpo é de uma 62 Reissue , e não de uma 54 ! Agora , o braço parece ser realmente de uma 50th ann. ! Mas eu tenho minhas dúvidas qnt a esse corpo ... está parecendo Basswood ... não que seja ruim , isso varia de gosto pra gosto ... o problema é vc comprar algo achando que é X e ser Y ... Existiam fenders japas da mesma época , porém com diferentes níveis de acabamento e peças utilizadas! Eu não arriscaria pagar essa grana toda , se vc não sabe exatamente a procedência dela .... pode ser um corpo basswood , com caps normais . Esses caps 54 de algumas edições são muito conceituados ! Cuidado para não pegar uma guitarra toda mexida ! Eu diria que é BEMMM difícil vc encontrar uma fender japonesa Reissue com corpo em alder , caps diferenciados e ferragens de alta qualidade , e que seja tudo original ! E se encontrar . acredito que custe mais que isso que ele está pedindo !

Mas se a guitarra realmente te agradar , é o que importa !
Pesquise MUITO antes de comprar , LEIA MUITO ! De preferência os tópicos gringos !


Mandei uma mensagem para vc , dá uma lida !!

abraço

julio_matos
Veterano
# out/11 · Editado por: julio_matos
· votar


Floydniaco

voce mandou mensagem dizendo pra não comprar e comprar sua fender strato americana , kibom


enfim , acho que voce pesquisou pouco ! 1962 não existe two-tone sunburst , TODAS as japas vem com st62 no corpo ( a não ser que todas as stratos japas do mundo tenham o corpo roubado :S , meio dificil , né? ) . O serial number naõ se vê por ali é o numero embaixo do made in japan e de 1959 em diante é ThreeTone sunburst que tem vermelho incluso .

BODY 62

Se vc realmente pesquisou deve ter lido sobe CRAFTED in japan e MADE in japan , são 2 guitarras totalmente diferentes ... umas com ferragens/caps meia boca e outra com ferragens/caps americanos e texas special . A única coisa que não é original são os saddles , de resto tudo original .

ja venho lendo sobre elas tem uns 2/3 meses , cara todos guitarristas e luthiers que conheço ( vou pegar a guita de um AMIGO e LUTHIER )
disseram que é alder , da pra ver pelos veios no corpo ...
só se ela for back/top em alder , NUNCA vi isso na minha vida só vi top em alder e fender xicanas standards e squier meia boca

Floydniaco
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos


O Fião , vai com calma ai ! !


Estou tentando ajudar , não MANDEI vc comprar a minha guitarra , !! Não sai atacando assim não ! Muita gente me conhece aqui no forúm , sabe que não sou nenhum babaca !
Deixa de ser MULEKE! E tu não pesquisou foi NADA ! !

Isso de MADE IN JAPAN e CRAFTED in japan , não muda NADA !

Isso de que as made in japan vem com texas special , não é regra cara .. existe o modelo que vem com texas , corpo em alder ... mas é apenas UM modelo , e não é um regra. existe crafted in japan com corpo em Alder .... se vc acha que não pesquisei , VAI FUNDO ! fala ai com toda a sua cerrteza do mundo ...
E tu acha que tu vai saber que modelo de guitarra que é , só pelo serial ? AUEHUAEHuaEhuHA to vendo quem estudou aqui .... vê se cresce cara ... não quer comprar minha guitarra ? então mande uma pvt agradeçendo , e diga que não quer , não precisa vir aqui esculhachando ....


ENFIM ... o modelo das Fender Japan se vê por essas escrituras no neck pocket e no neck ... com o serial a unica coisa que vc vai saber é em que ano ela foi construida .... e assim como eu disse do corpo ser de uma 62 ... até o ogner comentou isso ali em cima , em tom de brincadeira ....
Diferente de VC , eu não acho que tenho toda certeza do mundo qnd afirmo algo ... posso estar realmente enganado !

Só pra vc ter uma idéia do que estou falando :

Site da Fender Japan

Repare ao lado esquerdo .... existem 8 modelos de Fender japan 62 ... uma em Ash , outras em basswood ... outras em alder E inclusive com captadores Texas Special e ferragens americanas ... e ai , então quer dizer que as Crafted in Japan não usa material bom , só as Made in Japan ?

Rapaz ... vc me surpreendeu ! Vim aqui ajudar , aproveitei pra mostrar a guitarra que estou vendendo , para vc ter mais possibilidades , e vc vem falando merda desse jeito.

Vê se cresce rapaz ... e antes de falar que alguém não pesquisou bem , pesquise VC muito bem , antes de falar groselha .

...

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


naõ pesquisei nada??? voce falou que o corpo é 62 ! 59 em diante é 3tone sunburst com vermelho e a minha é 2tone sunburst .só por isso da pra ver que você não sabe o que ta falando !


estamos falando da fender 1996 reissue 54 , não fender japas 2011 .se voce ta falando de outra sugiro abrir um novo tópico para um debate com quem tem outras , certo?

Floydniaco
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos



Meu irmão , abaixa a bola ok ?


Eu tava tentando te ajudar ... não estou falando para vc não comprar a fender Japonesa ... mesmo pq ... se for uma japa em alder mesmo , com ferragens americanas e etc como vc acha que é ... ela é melhor que a minha americana !

Porém , muito do que vc falou , está totalmente errado !

Tanto eu qnt vc precisamos estudar mais então ... realmente eu não sabia que não tinha essa cor em 62 ... só achei estranho estar escrito isso ! Mas o ogner falou que a dele é assim tbm , então pode ser que eu esteja totalmente errado ....

Porém , o que vc disse em relação a Made in Japan e Crafted in japan está errado sim . Existem e existiram ( desde que começaram a usar Crafted in Japan ) fenders CIJ com qualidades excelentes ! Não é pq é uma Made in Japan , que é melhor que Crafted ... isso é balela ! Eu também achava isso , mas vi que não é bem por ai

Existem guitarras MIJ que não são tão boas qnt uma Crafted in japan ... e vice versa. Depende do modelo , e mesmo em 1996 existiam mais de um modelo de Reissue 54 e etc ....


Agora , vc quer uma fender japonesa realmente excelente ? Então procure pelas JV Fender ... se vc pesquisou bem mesmo deve saber do que eu falo !

Emfim , só achei muito chato vc dizer isso : voce mandou mensagem dizendo pra não comprar e comprar sua fender strato americana , kibom ... Eu mandei vc não comprar a Japa ? que criancice ! Como eu te disse , conheço muita gente aqui do fórum , incluse converso muito com o Ogner que está tentando te ajudar tbm. Eu estou aqui para tentar ajudar ... não apenas para fazer merchan da minha guitarra ...

Posso estar errado em relação a algumas afirmações ? Posso!
E vc certamente esta errado em muitas afirmações que fez ...

Achei totalmente desnecessário o modo como vc me respondeu ...
É isso que da tentar ajudar ... acho melhor vc abaixar a bola antes que fique mal falado no fórum ...

Espero que vc fique feliz com a guitarra ... isso é o mais importante ! Seja em basswood alder ou o que for !

Agora , caso não de certo , olhe meu anuncio , veja os vídeo e pesquise , vai ver que é um ótimo negócio tbm ....

Não precisa desdenhar e falar o que quiser , sem nem ao menos entender direito o que eu quis dizer ....


Seja mais humilde o carioca ...

Floydniaco
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos

Se tem tanta razão e superioridade no que fala , pq editou sem post ??

...


Enfim , como eu disse que estou aqui pra ajudar

Aqui estão alguns sites que podem te ajudar nas pesquisas ( a não ser que já conheça )

http://xhefriguitars.com/page9.html

http://21frets.com/

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


não editei post algum , você está sem muito mais grosso do que eu !
cara , estamos falando das 1996 reissue 54 como ja disse 3 vezes !!!!
as reissue 54 1996 as CRAFTED são bem ruins , nem se comparam as MADE .

não sou louco de generalizar guitarras ! Mas estou falando das REISSUE 54 1996[i][/i][u][/u]

Floydniaco
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos


Ok , desculpe se fui grosso ...

Enfim ... vc está dizendo que só existiam dois modelo de RI 54 em 96 , sendo 1 Made in e outro Crafted in ?


bom ... não vou mais discutir ... eu já entendi faz tempo que vc ta falando das 54 reissue de 96 ... em nenhum momento achei que fosse outra .. mas parece que vc não entende o que eu escrevo , ou não quer entender mesmo ...

Sinceramente , acho difícil vc ter certeza do que realmente se trata a guitarra , ainda mais se ela foi modificada. Não sei se vc leu foruns gringos enquanto pesquisava , mas existe sempre dúvidas qnt a madeiras usadas e tais modelos e etc ... como eu disse , mesmo em 96 , existiam padroes diferentes de 54 reissue. Uma coisa é certa , nunca vi alguem falar mal dessas guitarras , fossem em basswood fossem em alder!

Com certeza vai te agradar muito!

Agora mudando de assunto ! Vc conhece as Fender JV japonesas ? São as verdadeiras Reissue japonesas !

São super valorizadas , principalmente as mais antigas , 82 e 83 !

Fez os caras da Fender USA chorarem ( literalmente , leia a historia)
e depois de um tempo tiveram que mudar o logo para Fender Squier ( mas não tem NADA a ver com as atuais squiers ) pq competiam diretamente com as fenders USA ( que na epóca nas estava muito bem devido a CBS cortas gastos ).

no site 21frets.com tem toda a historia e muito mais !

Confere ai uma dessas guitarras : http://www.ebay.com/itm/1982-Fender-Japan-STRAT-ST62-65-3TS-JV-Serial- RARE-/290599363053?pt=Guitar&hash=item43a91261ed#ht_600wt_1187


Essa aqui já tem o logo Squier !

Vc deve saber que isso de Japan 54 reissue . 57 reissue na verdade nunca existiu ! Eles nunca venderam essas guitarras como 57ri e talz ! Essas guitarras que te mostrei , eram de ALTA qualidade ! Corpo em Alder em nitrocellulose , assim com o braço , peças americanas ... e um acabamente excelente !!

aqui um vídeo :



Esse modelo parece ser o 57 , mas tinha tbm o 54 !

Essas guitarras dão um pau em qualquer outra ´´reissue`` feita depois na fabrica japonesa.

abraço , depois que pegar a guitarra posta um review dela , e grava umas demos !

abraço

Drinho
Veterano
# out/11
· votar


Eu estava pensando em pegar uma dessas fender japonesas... aparentam ser fantásticas guitarras, pra muitos superiores a americana...

mas as guitarras do senhor márcio zaganin roubaram meu coração de uns tempos pra cá

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos
vou pegar de um amigo meu luthier , a madeira é Alder canadense com veios mt lindos haha ! Já as crafted são basswood ou pau de beliche !

Cara Alder nos EUA é madeira que usa pra fazer carvão.

E no geral, as guitarras dessa época já eram feitas em Basswood.

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
porque 90% da vegetação norte-americana é alder .

e cctza voce ja fez mt churrasco com mogno =)

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


Floydniaco
chega amanhã mas to sem cam pra gravar algo bom :(

Drinho
Veterano
# out/11 · Editado por: Drinho
· votar


crafted in japan e made in japan não são parâmetro para atribuir qualidade de guitarras....

e alias.... vou pegar uma fender americana, uma mexicana, uma CRAFTED in japan, uma MADE IN JAPAN, e uma condor fabricada na china que custa 500 reais

todas com o mesmo captador

quem souber me dizer qual é a condor num teste cego eu juro que eu pago uma panicat pro cara passar a noite...

Drinho
Veterano
# out/11
· votar


a respeito da historia da fender japonesa...

pra que souber um poquinho de ingles... se bem que tem os tradutores que funcionam...

http://en.wikipedia.org/wiki/Fender_Japan

esse texto é bom e não tem balela.... pode confiar...

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos
e cctza voce ja fez mt churrasco com mogno =)

Com certeza não, mesmo em área de mata fechada mogno é madeira rara, de baixa densidade.

porque 90% da vegetação norte-americana é alder .

Alder lá tem muito, não é uma madeira muito usada pra nada que seja muito caro, é bastante usada pra fazer compensado, pisos de taco e moveis baratos, além de carvão, esse foi o motivo de o Leo Fender ter escolhido ela, os instrumentos vintage mais premium da Fender eram feitos de Walnut, Poplar e Ash, que são madeiras mais sofisticadas, mais usadas em movelaria mais refinada e machetaria.

julio_matos
Veterano
# out/11 · Editado por: julio_matos
· votar


nichendrix

Alder é barato pela demanda , não quer dizer que seja ruim assim como maple !
alias , pra guitarra é mt bom !
ash eu sei que é pela cor/veios são mt mais bonitos que por exemplo , mogno e basswood .
poplar é uma madeira mais facil de se encontrar ( mas funciona pra guitarra ) comparada ao marupá brasileiro
ja walnut sem mt poco sobre

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos
poplar é uma madeira mais facil de se encontrar ( mas funciona pra guitarra ) comparada ao marupá brasileiro

Poplar é uma madeira muito usada como alternativa ao abeto para fazer tampos de violino, mas é suficientemente dura para servir também como substituto do Maple em laterais e fundo. Tanto que é uma madeira que é usada pra fazer instrumentos já tem pra mais de mil anos.

ash eu sei que é pela cor/veios são mt mais bonitos que por exemplo , mogno e basswood .

Ash é uma madeira bem dura e dificil de trabalhar, por isso é tão apreciada em movelaria top, os veios também são bonitos, e os agudos que fizeram as Stratos '57 tão lendárias são difíceis de conseguir com madeiras alternativas que não compartilhem essas características.

E se tu acha que os veios do Ash são mais bonitos que os de mogno, acho que tu nunca viu os trabalhos de bookmatch que se usa em movelaria top de linha, aviões de luxo, carros de luxo (como Rolls Royce) e afins.

Alder é barato pela demanda , não quer dizer que seja ruim assim como maple !

Alder é barato não pela demanda, mas porque tem muito, cresce rápido e tem pouco valor agregado por ser uma das madeiras mais fáceis de trabalhar entre as nativas da América do norte.

Na boa, podem falar o que for pra enganar quem toca guitarra que Alder é uma madeira maravilhosa ou nobre, mas não é. Serve muito bem pra instrumentos, que é o uso mais "nobre" que se dá ao Alder, ele timbra legal, é uma madeira mediana em tudo por isso timbra legal, você consegue fazer com que ela interfira pouco no som do instrumento dessa forma, o mesmo pode ser dito do basswood, agathis, e todas as alternativas ao Alder.

O fato de ser usada em instrumento não faz dela uma madeira melhor do que é, e por isso tanta gente questiona o valor das Fender, a maioria dos materiais usados nelas é muito barato. Embora eu ache o preço, ao menos nas linhas mais tops, justo, não há o que questionar que a margem de lucro deles é significativamente maior que guitarras com madeiras mais nobres, como Gibson, Rickenbacker e afins.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


julio_matos
poplar é uma madeira mais facil de se encontrar ( mas funciona pra guitarra )
A minha guitarra e a do Floydniaco (American Traditional) são em poplar...

http://i675.photobucket.com/albums/vv114/wbejar/DSC04177.jpg

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar
A minha guitarra e a do Floydniaco (American Traditional) são em poplar...

George Fullerton, conta no livro dos 50 anos da Fender que quando ele e o Leo Fender começaram a fazer a strato nos anos 50, as que soavam melhor eram feitas de Poplar, mas que em geral eles mantinham o Alder porque se não elas sairiam da faixa de preço desejada por eles (40 dólares), o que é engraçado que hoje em dia, Poplar é uma madeira relativamente barata também, mas que estava basicamente esgotada nos anos 50 e 60, hoje em dia custa um pouco mais que o Alder.

Ele conta que sempre que recebiam encomendas grandes de emergência precisando complementar o estoque de madeiras deles, eles usavam madeiras alternativas para completar as encomendas, já que por serem usadas em movelaria, era mais fácil achar elas secas para vender, em especial Walnut (que tem uma sonoridade na mesma praia do Mogno), Ash (agudos miados e aguados) ou Poplar (um pouco mais de graves e medio graves que o alder, é sempre comparada como um meio termo entre mogno e maple em termos de som).

Acho que o melhor Exemplo de som de Poplar são as Steve Morse Signature, que são nessa madeira.

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
+1... ótimas informações guitarrísticas!!!

nichendrix
Veterano
# out/11
· votar


Will Bejar

Uma coisa que eu acho engraçado pra Strato é a relação Poplar, Alder e Ash, que tipo Alder é a madeira tonalmente neutra, Poplar e Ash são as pontas dessa zona tonalmente neutra, o Ash é um neutro mais tendendo aos agudos, e o Poplar ao médio-grave/grave.

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


enfim , a guitarra era pra chegar hoje maaaaaaaaaaaaaas
sabe como são os correios né?!
amanhã vou lá retirar no galpão deles hehe

julio_matos
Veterano
# out/11
· votar


CHEGOU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

caralho , que guitarra é essaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
pqpppppppp

Will Bejar
Veterano
# out/11
· votar


nichendrix
Eu particularmente nunca tive dos 3 tipos na minha mão pra comparar... tanto que estou com essa minha guitarrinha e não abro mão dela (e já tive oportunidades pra ter outras!!!)... rola um preciosismo em torno do alder que é o "clássico" pra stratocaster.

julio_matos
cadê o review??? fotos??? hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Stratocaster reissue 54 Made in Japan ano 1996