<<:::>> Análise do estilo de certo guitarrista 2 : John Frusciante<<:::>>

Autor Mensagem
Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# nov/11
· votar


pulgadopc

Poxa cara, o John não erra nada nesse vídeo do SNL, ele improvisou a música inteira, mas com um senso rítmico e harmônico invejável.

Eu achei o vocal péssimo para lidar com isso, o cara é bem quadradão e é ele que estraga a diversão.

gucas_gabriel
Veterano
# nov/11
· votar


Eu tenho um wahwah dele e nem sabia!!!! 8[

Will Bejar
Veterano
# nov/11 · Editado por: Will Bejar
· votar


alecrunch
Toca horrores sem ser um virtuso ou fritador (nada contra absolutamente).
O virtuosismo dele é a sua música.

Isso que acho bacana... engraçado que ele não tem aquela influência do blues (apesar de fã de Hendrix). Lembro na GuitarPlayer do Californication, ele fala que no solo de Get On Top onde ele faz com a guitarra limpa, foi influenciado e pensando no solo do final de Siberian Khatru do Yes (ouçam esse som, é massa pacarai, álbum Close To The Edge).

slash_web
Fantástico mesmo , consegue ao mesmo tempo ter um timbre vintage combinando com musicas ''pops'' e cai facil na graça da galera.
Pode crer... é que tb tem o seguinte, o garoto fã do cara pergunta "que que eu preciso pra tocar Red Hot?", a resposta guitarra+drive+amp!!! Tem outras coisas na pedaleira dele, eu sei, mas com isso aí vc toca quase tudo facinho, facinho.

Outra curiosidade eé na musica under the bridge que o couro no fim da musica quem faz é a mãe do Frusciante , se eu não me engano.
Isso mesmo, a mãe dele faz uma das vozes.


Sobre o estilo, acho legal a sintonia que ele tinha com oo outros caras, tipo, em Purple Stain ele toca em contratempo com o baixo e fica uma coisa muito maluca, mas bem interessante. Outra que gosto é Charlie, onde ele toca um acorde com algumas pausas, e quando volta a tocar, o primeiro ataque no acorde nunca fica na cabeça do compasso... pra tocar e entender esses sons não é tão fácil assim, mas mesmo assim é uma coisa muito simplista.

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci

Não cara , ele estraga a musica... ali ele não estava improvisando não, tava chapado mesmo. Isso influenciou diretamente para ''tirararem'' ele da banda.

alecrunch
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web

Bixo, pelo que eu sei, no meio da turnê do Blood Sugar, em 1992, no Japão, O cara (John) disse que tava caindo fora, na maior.
Ele estava pirando na heroína, j´s sabotava os ensaios e simplesmente abandonou a banda no meio dos compromissos. Fodeu com os caras.
Então eles recrutaram o Dave Navarro (excelente por sinal, no excelente one hot minute).
Mas como a conexão da banda com o John sempre foi especial, em 1997-1998 o Flea foi buscálo de volta (diz a lenda que ele levou uma guita pro John de presente) . Em 1 mês numa clínica ele se limpou da heronína, mas demorou 14 meses estudando muito a guitarra novamente para se apresentar e gravar com a banda

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


alecrunch
Bixo, pelo que eu sei, no meio da turnê do Blood Sugar, em 1992, no Japão, O cara (John) disse que tava caindo fora, na maior.
Ele estava pirando na heroína, j´s sabotava os ensaios e simplesmente abandonou a banda no meio dos compromissos. Fodeu com os caras.

Verdade!!!

Então eles recrutaram o Dave Navarro (excelente por sinal, no excelente one hot minute).
Tb verdade!!! Na minha opinião o 2º melhor disco do Chili Peppers!!!

Mas como a conexão da banda com o John sempre foi especial, em 1997-1998 o Flea foi buscálo de volta (diz a lenda que ele levou uma guita pro John de presente) . Em 1 mês numa clínica ele se limpou da heronína, mas demorou 14 meses estudando muito a guitarra novamente para se apresentar e gravar com a banda
Então, essa parada da guitarra de presente eu não sei, mas sei que ele perdeu todas (ou quase todas) as guitarras dele num incêndio. Ele teve que arrancar todos os dentes (os que sobraram), se reeguer como músico e sair da merda.

Aí veio o Californication.

alecrunch
Veterano
# nov/11
· votar


Êh isso mesmo, perdeu tudo ou quase tudo nas drugs ou neste incêndio, alem dos dentes, infecções na pele dos braços, cartilagem nasal... Ele deixou de fazer um teste para tocar com o Zappa porque o Zappa proibia drugs na banda dele (!). Na verdade ele disse que decidiu ser guitarrista para tocar rock, comer a mulherada e usar drogas (aos 14 anos mais ou menos)!
Já li algumas biografias dos meus ídolos, e as coisas que aprendi sobre esse cara achei na net mesmo. O lance do presente do Flea êh real mesmo!

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web

Cara, me fala onde ele estraga a música? Ele comete um errinho ali nos 2:04 do vídeo, mas nada demais. No mais o batera e o baixista estavam curtindo e parece que sacaram o que ele quiz fazer. Só o vocal que ficou perdidão e demonstrou pouca ou nenhuma capacidade de improviso.

E outra, nunca mandaram ele embora, ele saiu por conta de umas ideias ruins (e algumas boas no meio) e o pessoal queria ele lá, afinal todo mundo na banda usava drogas, não faria sentido mandar ele embora se todo mundo tava afundado também.

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


Hahaha , sobre a historia ai da saida..eu tinha lido em algum lugar sobre isso ai... mas então acho que a informação nao procede!


Mas ou, dá uma sacada no medo que o Kieds e o Will Pharrel estão... kkkk

Will Bejar
Veterano
# dez/11
· votar


Saca só...

http://www.jftab.com/htm/john-frusciante-gear-effects.html

pulgadopc
Veterano
# dez/11 · Editado por: pulgadopc
· votar


Achei uma matéria sensacional da Music Radar dando exemplos claros do estilo do Frusciante.


http://www.musicradar.com/tuition/guitars/how-to-play-guitar-like-john -frusciante-225037

Vale muito a pena estudar todos os exemplos. (Se você quiser soar como ele, claro.)

pulgadopc
Veterano
# jan/12
· votar


Up.

henriquelhrf2
Veterano
# jan/12 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Sou muito fã do Frusciante. Nesse show aqui ele tava MUITO inspirado, do início ao fim:

Show completo:



henriquelhrf2
Veterano
# jan/12
· votar


pulgadopc

Ei, achei esse vídeo que você postou traduzido:



pulgadopc
Veterano
# jan/12
· votar


henriquelhrf2

Vídeo bloqueado pela WMG, D:

henriquelhrf2
Veterano
# jan/12
· votar


pulgadopc
Vídeo bloqueado pela WMG, D:

Não entendi. Aqui roda normal...

pulgadopc
Veterano
# jan/12
· votar


henriquelhrf2

Aqui aparece que foi bloqueado no país inteiro.

henriquelhrf2
Veterano
# jan/12
· votar


pulgadopc

Acho que só consigo ver porque tô logado no youtube. Será que é isso?

Will Bejar
Veterano
# jan/12
· votar


Cara, sei lá... vc tava ouvindo o som do Frusciante, SRV e Hendrix... eu tô quase caminhando nesse sentido... eu, o meu Tagima e uma guitarra, e quase não tô usando mais pedais, só o canal drive do amp. Antes eu usava pedaleiras, e descobri através de um montão de efeitos que só precisava de um drive/dist, flanger e delay. Hoje em dia tenho minhas dúvidas... nunca gostei de wah, mas tô achando que no final das contas, vou acabar pegando um pra mim mais pra frente... o meu DS1 e o BF2 já foram embora, tô usando um Landscape Triefx, que é bem legal... mas pra usar MESMO, acho que só um wah-dist-delay já fazem quase tudo o que eu preciso... acho que é excesso de Blood Sugar Sex Magik.... hauhauuahauh

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


Matéria do Whiplash:

http://whiplash.net/materias/news_841/150190-redhotchilipeppers.html

Buja
Veterano
# mar/12
· votar


Will Bejar
Éhhhh....realmente ele decidiu seguir vida propria...longe do RHCP...mas o que fez ficou marcado e o Red Hot nunca mais será o mesmo sem ele. Que o Josh escreva seu nome tambem, assim como fizeram o hillel e o dave fizeram

Will Bejar
Veterano
# mar/12
· votar


Buja
Tb acho... quando vc crê que seu trabalho acabou, ou vc já não bota mais aquela fé naquilo que tá fazendo, tem mais é que seguir o seu caminho!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Psicodélico-trash-tecno-house-experimental! hehe Que doideira:



Will Bejar
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
Carai... muito doida a parada.

lindoso
Veterano
# ago/12
· votar


Se a intenção dele foi fazer com que os fãs achassem ele um louco musical, parabens, ele conseguiu haha....o cara ta bem experimental, buscando coisas novas, ampliando os horizontes...admiro essa curiosidade, apesar de preferir as faixas do shadows...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a <<:::>> Análise do estilo de certo guitarrista 2 : John Frusciante<<:::>>