Equipamento + Captadores X Guitarrista

Autor Mensagem
celotoledo
Veterano
# set/11 · Editado por: celotoledo


Trocando uma idéia com o Rafael Nery, ele me garantiu que nesse video, logo abaixo, utilzou para a gravação apenas um amplificador transistorizado, com um Pocket Pod acoplado e microfonado, uma Tagima Vulcan Special, inclusive com os captadores originais chineses.

Aí, fica bem claro o que faz a diferença no timbre e no som que você tira, né?




AnonymousEpidemic
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo
Cara, realmente muito bom, difícil de acreditar.

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


Cara, eu acredito. Já vi pessoas fazerem verdadeiras mágicas com equipamentos MUITO ruins.

LipeGuitarrero
Veterano
# set/11
· votar


utilzou para a gravação apenas um amplificador transistorizado, com um Pocket Pod acoplado e microfonado, uma Tagima Vulcan Special, inclusive com os captadores originais chineses.

Pode até ser, mais quem garante que esse som não foi todo mexido na mixagem final? Quem garante a guitarra não foi totalmente mudada depois na mesa?

Só acredito vendo.

celotoledo
Veterano
# set/11 · Editado por: celotoledo
· votar


AnonymousEpidemic
AndreMagoo

Ficou phoda mesmo...


LipeGuitarrero

Então, parece que rolou uns overdubs na base, mas na mix não tem milagre. Você consegue alterar praticamente o mesmo que nos controles de tonalidade do ampli ou de efeitos.

Cara, essa é uma guitarra de R$ 700,00....e o único up que ela teve foi uma ponte Gotho. O amplificador foi um Carvin e o Wah-Wah é um G-lab Polonês, o resto é mão do guitarrista....Estou vendendo o peixe que comprei....rs

Calime
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo
Taí a prova de que guitarrista com boa técnica+ um bom amp (mesmo que transistorizado) podem fazer. Carvin é um bom amp.

Não gostei do estilo e ideias dele, meio sem personalidade, mas tá no caminho, e tem um uma técnica violenta...tem que aperfeiçoar a composição agora, uma boa dose de harmonia funcional e arranjos cai bem.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


celotoledo: Aí, fica bem claro o que faz a diferença no timbre e no som que você tira, né?

Na verdade é um conjunto né? Mas o grande lance é conhecer o seu equipo e tirar o melhor dele. Isso você só consegue sabendo o que ele pode oferecer. Explorar ao máximo talvez seja o pulo do gato. Tem gente que nem usa os knobs da guitarra...

Abs

Chinaycustom
Veterano
# set/11
· votar


O cara é endorsee e transcreve Paul Gilbert para a Cover Guitarra... O cara nem manja nada né?

murilo97
Veterano
# set/11
· votar


que nem usa os knobs da guitarra...
faz um tempo que eu começei a usar para limpar o som das da dist, regular a Eq. enfim...to aprendendo.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# set/11
· votar


uma boa dose de harmonia funcional e arranjos cai bem.(2)

celotoledo
Veterano
# set/11
· votar


Aí galera. daqui a pouco o próprio Rafael Nery vai colar aqui para tirar as dúvidas.

Acredito que o Fórum vai enriquecer bastante com sua participação.

Jinkxs
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo

Pegada é o diferencial.

Tem gente que começa com uma Dolphin e um amp Sheldon 15w. Aí vem pro FCC e fica lendo que esses equipos são uma porcaria....

Lê o tópico do renato (hehehe) e aprende que guitarra boa só acima de 2.000. Putz.... preciso comprar uma!!!!!

Vai no Forum de Amps e vê os veteranos que manjam pacas falando que True mesmo é um bom valvulado, que SS não presta, etc..., etc.... Putz.... vou jogar meu Sheldon no lixo!!!!

Aí, o carinha que acabou de aprender a fazer um acorde aparece com uma Fender Custom Shop John Mayer Signature e um Hot Rod Deluxe. Putz.... meu pai foi pros EUA e pedi pra ele trazer uns equipos!!!!

E o timbre dele continua uma porcaria....

felipelfln
Veterano
# set/11
· votar


Ta... Não me surpreendo.

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar


Fala ae Galera,

Para aqueles que estão interessados em relação ao equipamento utilizado:

Eu recebi a guitarra no dia que fomos gravar o Vídeo e ele tinha acabado de chegar da fábrica, não existe nenhuma mudança em relação a Captação, é a original mesmo da CHINA....
O sinal de cadeia é foi o seguinte Guitarra > G-lab Wah Wah > Pod Pocket > Carvin Transistorizado falante 2x12 > Microfonado com dois Shures (um para cada Falante) > fast track pro > Pro tools 7.4 cs3.

Não existem truques em NENHUM sentido, e falo isto com a maior sinceridade do mundo. A única coisa é que obviamente o aúdio final recebeu o tratamento como em qualquer mixagem, ou seja, compressão, delay e etc... Mas quem grava aqui sabe que se o captador da guitarra não responder bem, na hora de mixar é um inferno, tudo embola e tudo fica confuso.
Eu tenho certeza que com esta guitarra em uma gravação, vocês irão conseguir extrair um resultando semelhante...

celotoledo
Veterano
# set/11
· votar


Rafael Nery

Muito bem esclarecido!!!

Como disse acima, sua participação será de grande valia, pois somos carentes de todo tipo de informação e o espaço é muito bom para a divulgação do seu trabalho.

Não some daqui não. Sucesso!!!

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar


Rafael Nery

Muito bem esclarecido!!!

Como disse acima, sua participação será de grande valia, pois somos carentes de todo tipo de informação e o espaço é muito bom para a divulgação do seu trabalho.

Não some daqui não. Sucesso!!!



Valeu Celo Toledo, grande abraço a você e agradeço a todos que curtiram o material!

BJAofficial
Veterano
# set/11 · Editado por: BJAofficial
· votar


eu não achei o timbre tão foda assim..
mas claro, o cara toca demais, e isso fez mta diferença, concerteza.

Vingança Troll
Veterano
# set/11
· votar


celotoledo



finalmente alguem posta isso ... daqui a pouco aparecem alguns ainda q duvidam desse tipo de coisa foi oq eu tava falando .. o rafael biazeno la meu ex prof tirava um timbraço com memphis tonantes da vida haha

renatocaster
Moderador
# set/11
· votar


Bom, o timbre ficou bacaníssimo, mas não vi nada de anormal nele. Nada que um bom amp Carvin SS com 2x12, um POD e um bom guitarrista não possam fazer.

Provavelmente o drive foi do POD (foi?), que é um simulador. Simuladores meio que "mascaram" o timbre, fazendo qualquer captador xing ling soar como um maravilhoso humbucker das marcas mais famosas. É uma questão de regulagem.

Essa guitarra (e muitas outras) não faz milagre se não estiver "bem acompanhada".

Abs e parabéns pelo trampo!!!

AnonymousEpidemic
Veterano
# set/11
· votar


Rafael Nery
É mas......... a equalização deu um trabalhinnho bom, ou não?

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar


Não gostei do estilo e ideias dele, meio sem personalidade, mas tá no caminho, e tem um uma técnica violenta...tem que aperfeiçoar a composição agora, uma boa dose de harmonia funcional e arranjos cai bem.
uma boa dose de harmonia funcional e arranjos cai bem.(2)


Calime e brunoepronto,

O Comentário de vocês em nenhum momento me ofende e eu respeito a opinião de vocês, porém eu gostaria de fazer alguns comentários a respeito, porque eu acho que dê uma certa maneira seja necessário entender exatamente o objetivo e a situação do vídeo.

Primeiro, a Vulcan é uma guitarra indicada para Hard Rock e Heavy Metal , e este vídeo foi incluso no DVD promocional da Tagima Expomusic 2011 e o objetivo, portanto a idéia é "vender" a guitarra para este público, por isto a composição, edição do vídeo, segue por este caminho....de mais PESO e vamos direto ao assunto.
Segundo aspecto, não é porque o Arranjo tenha pedal Duplo, semicolcheias e guitarras com distorção, que não existam situações harmônicas interessantes. Por acaso vocês conseguem me explicar qual Acorde aparece em 00:33 ou em 01:12? Qual a função dele no contexto? Qual a relação com a nota que eu repousei?
Terceiro, eu não sou obrigado a todas ás vezes que eu for compor uma música usar um monte de acordes, só para poder dizer: "Olha que harmonia complicada tem esta música",
eu sou defensor que a composição deve ser um processo natural, e a música nasceu naturalmente, inclusive eu tive 3 dias para preparar o material para o DVD, ou seja, existe uma pressão muito grande ai, pois em três dias eu tive de preparar
uma música para estar em um mesmo DVD com grandes nomes da guitarra brasileira como Edu Ardanuy, Mozart Mello, Marcinho Eiras e muitos outros.
Quarto. A música ai está em uma versão de 3 minutos, pois foi necessário "caber" dentro do DVD, ou seja, três minutos realmente não é o que eu queria para a composição, pois não dá tempo de desenvolver a idéia com propriedade, mas tinha de ser assim, e por isto eu encurtei a música para este fim.

Agora, em relação aos meus conhecimento de Harmonia, eu sou formado pela faculdade Carlos Gomes onde tive o privilégio de estudar Harmonia Tradicional com Antônio Ribeiro durante o curso de Composição e Regência e anteriormente no conservatório Souza Lima com o Ciro Visconti, aprendi muito com ambos. Mais uma vez repito, a música não é um Jazz/Fusion/Música Brasileira, então não há necessidade de aplicar os conhecimentos de Harmonia Funcional, embora eu até possa fazer em uma futura versão ou alguma outra música minha, em nenhum momento eu sou obrigado em toda hora ficar aplicando tudo que eu aprendi nos cursos que fiz só para alimentar o ego alheio. Resumindo, eu sou da seguinte teoria: "Só vou usar algo, se a música realmente precisar e pedir, não quero que vire um processo matemático".... como diz Richie Kotzen "My best songs write themselves"..

Eu peço por gentileza que se possível, visitem meu website www.rafaelnery.com e deêm uma conferida mais "geral" em meu trabalho, tem muita coisa bacana, inclusive um trabalho de canções com Violão e Voz, um tributo que organizei para ajudar o Jason Becker (Que inclusive ele mesmo postou um comentário super positivo em meu video da minha Faixa Inside my Dying Soul) e acho que se vocês ouvirem a minha faixa "Be Aware of the consequences" verão que tem uma harmonia bem mais "complicada" e que funcionou muito bem na idéia daquele material (que gravei junto com o Rafael Bianzeno)...

Adptando um pouco as suas palavras acredito que "Uma boa dose de respeito com o o trabalho dos outros cairia bem".... porque aqui no Cifra Club é assim, não é mesmo? Sempre que um vídeo é postado, ou sempre que alguém tenta mostrar algo já tem um monte de gente com pedras na mão e acabam falando coisas sem muito conhecimento de causa ou sem ao menos se informar com mais cuidado sobre quem ou o quê eles estão criticando o falando.

De qualquer maneira, agradeço por terem assistido o vídeo...e por fim, fico curioso de conhecer algum material de vocês para que eu possa conferir e dar minha opinião também.

Abs,
Rafael Nery

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar



eu não achei o timbre tão foda assim..
mas claro, o cara toca demais, e isso fez mta diferença, concerteza.


Obrigado Valeu!

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar



finalmente alguem posta isso ... daqui a pouco aparecem alguns ainda q duvidam desse tipo de coisa foi oq eu tava falando .. o rafael biazeno la meu ex prof tirava um timbraço com memphis tonantes da vida haha


Sim, valeu....já gravei com o Bianzeno, toca muito!

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar


Bom, o timbre ficou bacaníssimo, mas não vi nada de anormal nele. Nada que um bom amp Carvin SS com 2x12, um POD e um bom guitarrista não possam fazer.

Provavelmente o drive foi do POD (foi?), que é um simulador. Simuladores meio que "mascaram" o timbre, fazendo qualquer captador xing ling soar como um maravilhoso humbucker das marcas mais famosas. É uma questão de regulagem.

Essa guitarra (e muitas outras) não faz milagre se não estiver "bem acompanhada".

Abs e parabéns pelo trampo!!!


Obrigado meu amigo pelos elogios.

O POD pode ajudar, mas senão tomar cuidado o Timbre fica muito grave e sem definição.... tem mais vídeos no canal da Tagima com outros instrumentos e outros artistas, deêm uma conferida!

Rafael Nery
É mas......... a equalização deu um trabalhinnho bom, ou não?


Quem equalizou foi o Val que é um cara que presta serviços pra Tagima, ele teve de fazer mais de 20 vídeos, não acredito que ele pode se dar o luxo de ficar dois dias equalizando...

Abs

Rafael Nery
Veterano
# set/11
· votar


E sim, o Drive foi do POD com a simulação MODERN HI GAIN!

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


Rafael Nery

Obrigado por postar cara, ficou bom o trabalho, parabéns!

Magrinho123
Veterano
# set/11
· votar


Bom, o timbre não ficou fodástico, mas de uma maneira geral ficou muito bom, vc tirou leite de pedra! O POD deve ter ajudado bastante né?
Já vou aproveitar que vc ta aqui e parabenizar vc pelo seu trabalho, eu te admiro muito apesar de te conhecer teu som há pouco tempo.
Abrç

Miocazzone
Veterano
# set/11
· votar


O som tá massa cara. E vou pesquisar outras coisas suas. Parabéns.

Só acho engraçado quando as pessoas dizem "nada demais" ou "nada de anormal", ou ainda "não é tão bom assim" quando não tiram nem um décimo desta sonoridade e se defendem sob o rótulo de "ah, mais não tenho guitarra top, não sou músico profissional..." perdendo a oportunidade de calar a boca e ir estudar para ter moral de falar suas besteiras. Tá cheio de guitarrista tipo "se" neste fórum, que poderia ser ainda melhor se não coubesse tanta crítica tola, ou se os donos de comentários pudessem mostrar o rosto.

Jinkxs
Veterano
# set/11
· votar


Miocazzone

O pior é cara com equipamento top tirando timbre de Tonante + Zoom 505.... hehehe.

Rafael Nery

Por isso que eu gosto daqui.... tem caras como Matheus Starling, De Ros, Allan Domingues, Michael Top, entre outros feras que enriquecem muito as discussões.

Seja bem vindo ao FCC.

celotoledo
Veterano
# set/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Na boa, acho que cada um dá a opinião que quiser, mas não posso de deixar de registrar que acho, no mínimo estranho o Rafael Nery precisar explicar que o tema composto para o video tem o intúito apenas de apresentar o instrumento para o consumidor e não de demonstrar sua capacidade técnica ou teórica em composição.

Aliás o tópico é bem claro: Equipamento + Captadores X Guitarrista

Meu objeto vou trazer à tona a discussão de equipamentos e timbre. E mostrar para a galera que vive perguntando aqui sobre captadores, principalmente, que é possível tirar um excelente timbre com um equipo relativamente barato, desde que saiba tocar e principalmente regular. O que diga de passagem o Rafael Nery fez muito bem.

Só para lembrar, esse Pocket Pod custa algo em torno de R$ 470,00, equipo barato também, embora de excelente qualidade.

Mas é como o MauricioBahia disse acima, o conjunto todo contribui para o resultado final de qualidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento + Captadores X Guitarrista