Gravação: Improviso sem bends.

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Konrad


    Olá pessoal,

    Há algumas semanas fiz a gravação abaixo, com o objetivo de fomentar aqui no Fórum uma espécie de Jam em tempo real. Peço que, se possível, ouçam a breve gravação e compartilhem suas opiniões.

    Eu me lembro que tentei não usar bends com o objetivo de "explorar" novos "timings" e combinações de notas. (e também porque havia machucado a unha (ui) do terceiro dedo)

    Ai vai.

    http://soundcloud.com/brunoliam/1-1

    Usei uma Telecaster na base e na parte solo, reaper e Amplitube.

    Konrad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Up esperançoso.

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    ficou bacana, agradável de ouvir, porém me pareceu muito "música ambiente", meio de elevador, sabe? ficou um pouco com falta de melodias bem trabalhadas e os bends fizeram falta mesmo

    Diego Young
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    Eu nao achei que fizeram falta os bends...
    gostei das combinações de slides e do timbre está mto agradavel...
    me soa meio um jazz

    thefuga
    Veterano
    # set/11 · Editado por: thefuga
    · votar


    Ficou bem legal cara!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Konrad

    Gostei! Todo o solo foi trabalhado em cima de um motivo inicial que você introduziu, ai você foi fazendo variações em cima dele, gosto disso.

    As variações ficaram bem legais, teve até umas passagens cromáticas aí que não soaram estranhas (aos 22 segundos, não foi?), o que é um ponto bem positivo. A melhor variação que eu achei foi aos 57 segundos, com o clímax dos 1:14 - 1:22 bela melodia nesta parte.

    O timbre do solo tá bem bonito, o da base também mas a base não achei tão bem gravada, não sei... E a bateria também poderia ser melhor tratada, mas cumpriu o papel.

    Eu também não achei que fizeram falta os bends, muitas apogiaturas ou slides que você fez deram um efeito bem parecido ou até mais adequado. Não acho que bend seja uma técnica extremamente necessária aos solos de guitarra, ainda acrescento que eles são uma articulação bem overrated pelos guitarristas.


    tomcykman
    ficou um pouco com falta de melodias bem trabalhadas

    Cara, juro que não te entendi.

    MMI
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    Caramba, não tinha visto seu tópico, olha o que eu estava perdendo!!!!

    Mandou bem, hein? Achei bem legal, tem sentimento, tem uma harmonia legal, está bem tocado. Concordo com o Die Kunst der Fuge, a bateria tinha que ficar um pouco mais para baixo, tira ela da frente, aqui é guitarra, pô! kkkkkkk

    Muito bom seu exercício de tocar sem bends. Mais uma vez, bends
    "são uma articulação bem overrated pelos guitarristas", uma forma de expressão que muitas vezes pode ser dispensada, acaba sendo um pouco abusada. Quando explorei um som mais limpo, engrossando as cordas, comecei a tentar tocar sem bends. Isso é coisa que quase não cabe com a Benê. É bem interessante tocar assim.

    Abç

    Konrad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tomcykman
    porém me pareceu muito "música ambiente", meio de elevador, sabe?

    Eu entendo, acho que captei o quis dizer. Mas se for o suficiente para uns três andares, está bom! hehe

    Diego Young

    Valeu!

    thefuga

    Obrigado!

    Die Kunst der Fuge
    da base também mas a base não achei tão bem gravada, não sei.

    Eu variei a batida nos bordões e isso acabou descompassando a coisa, ainda mais que usei o Easy Drummer troquei a bateria n vezes. Sem contar que sou uma negação em mexer no Easy Drummer.

    Quanto ao cromatismo, deve ter sido para aproveitar a sequência de C/C# ou um F/F# que aparecem às vezes na base..... ou não.

    Apogiatura é chique. E de certa forma acho bends um pouquinho usados em demasia também, slides soam às vezes mais expressivos.


    MMI
    a bateria tinha que ficar um pouco mais para baixo, tira ela da frente

    Vou mexer na EQ hoje a noite, quem sabe fique melhor! Vou por um baixo ai também, já que agora tenho todos os dedos funcionais novamente.

    Quando explorei um som mais limpo, engrossando as cordas, comecei a tentar tocar sem bends. Isso é coisa que quase não cabe com a Benê. É bem interessante tocar assim.

    Cara, é interessante mesmo. Eu comprei um jogo de cordas mais grossas e é simplesmente impossível fazer um bend de tom e meio por exemplo. Daí, melhor usar slides.

    Essa base um pouquinho mais sofisticada também é um desafio, facilita ser menos previsível.

    Obrigado por ouvir!

    PS: desculpem as respostas curtas, estou trabalhando agora. hehe

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Konrad
    Apogiatura é chique.

    Chique é fazer esse som que tu fez aí, apogiatura é só um nomezinho :P

    E de certa forma acho bends um pouquinho usados em demasia também, slides soam às vezes mais expressivos.

    Concordo.

    Pessoalmente, se eu fosse escolher qual a articulação eu considero mais importante para a expressividade na guitarra eu diria sem pensar duas vezes que é o vibrato.

    Curly
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    achei que as notas estão bem escolhidas, pode melhorar bastante injetando mais riqueza ritmica nas frases, abç

    MMI
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    Cadê a nova versão?

    Rabbit
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Rabbit
    · votar


    Konrad

    Junte o comentário do Die Kunst der Fuge com o do Curly que você terá o meu comentário!

    Parabéns!

    Konrad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Pessoalmente, se eu fosse escolher qual a articulação eu considero mais importante para a expressividade na guitarra eu diria sem pensar duas vezes que é o vibrato.

    Somos dois então. Para mim ainda é uma arte escondida.

    Curly
    pode melhorar bastante injetando mais riqueza ritmica nas frases,

    Eu não tenho ouvido nem senso de ritmo para fazer isso assim naturalemnte. Há algum tipo de exrecício que possa me recomendar?

    MMI
    Cadê a nova versão?

    Hoje, quando chegar do trabalho, vou abrir um Beaujolais e tantar melhorar isso ai!

    Rabbit
    Junte o comentário do Die Kunst der Fuge com o do Curly que você terá o meu comentário!

    Valeu, Rabbit! Desistiu do FCC? Faz falta, mano!

    Abç

    trashit hc
    Veterano
    # set/11 · Editado por: trashit hc
    · votar


    Konrad

    muito bom!! clima bastante agradável!!

    não sou uma pessoa especializada para falar das técnicas empregadas.

    mais meus ouvidos dizem que está ok!!
    só a bateria que me incomoda um pouco...
    eu sei o quanto é dificil fazer bateria software.

    abç.

    Curly
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad

    Eu não tenho ouvido nem senso de ritmo para fazer isso assim naturalemnte. Há algum tipo de exrecício que possa me recomendar?

    na verdade isso vem com o tempo. mas é importante vc estar consciente do que está tocando ritmicamente. note que metaleiros costumam tocar só sextinas ou semicolcheias, etc, então nem têm esse conceito !

    então vc ouve bons músicos - não só guitarristas - e preste atenção nas figuras ritmicas que eles tocam. Comece atentando para o ritmo das melodias e 'roube' esses ritmos para suas frases. As mais ridiculas, tipos de comerciais, etc, são as melhores !

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Konrad

    li o comentário do Die Kunst e reouvi, talvez eu fui meio rígido mesmo, ficou bom sim, mas ainda acho que faltou um pouco de variação rítmicas nas notas, por isso acabou ficando meio "elevador" pros meus ouvidos.

    Rabbit
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Konrad
    Desistiu do FCC? Faz falta, mano!
    Um pouquinho só. :-)

    Ando lá no música em geral, tem uns lances bacanas rolando por lá. Quem sabe você não aparece por lá e acrescenta algo?!?! ;-)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/269055/

    Há algum tipo de exrecício que possa me recomendar?

    Tirar músicas do Santana? Hehehehe

    Konrad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    trashit hc
    eu sei o quanto é dificil fazer bateria software.

    Demais!

    Valeu por ouvir!

    Curly

    Então, vou tentar prestar mais atenção a variações mesmo. Acho que não tem jeito. Eu já notei que estava acomodado a certões padrões e figuras.... o negócio é tentar fugir disso. Estudar com metrônomo.

    Quanto a outros instrumentos, eu "toco" (na verdade faço uma presença) com uns tiozões que adoram jazz e bossa, meu entendimento de harmonia melhorou bastante desde então, principalmente por conta da atenção que tenho de prestar às teclas e ao baixo......

    As mais ridiculas, tipos de comerciais, etc, são as melhores !

    Hahah. Vou prestaratenção, sério mesmo? Já "roubou" alguma coisa de comerciais?

    Rabbit
    Ando lá no música em geral, tem uns lances bacanas rolando por lá. Quem sabe você não aparece por lá e acrescenta algo?!?! ;-)

    Vou tentar! heheh

    Tirar músicas do Santana?

    Porra, eu comecei a treniar semana passada.... não posso correr maratona.

    tomcykman

    Relaxa, rapaz. Eu desde o início entendi o que você quis dizer quanto à repetição e uma meia monotonia....

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Gravação: Improviso sem bends.