Aula 2 "Regulando a GUITARRA"

    Autor Mensagem
    Carlos
    # ago/02


    Bom, na 1° aula eu falei de matéria prima citei os tipos de madeira e tal.

    Agora eu vou falar um pouco de regulagem da guitarra, especificadamente de algumas dúvidas que sempre existe e que eu vi aqui no fórum.

    Encordamento para Diferentes tipos de braço

    O importante é usar sempre o mesmo tipo de encordoamento. Pra braços finos, é mais cômodo usar cordas 0.9, enquanto que para guitarras tipo Gibson e Fender, pode-se usar tranqüilamente 0.10 ou até 0.12. A diferença é que cordas mais grossas têm mais "sustain", mais brilho. Aliás, para quem for gravar uma demo ou um cd, aqui vai uma dica: usar encordoamento 0.10 ou 0.11 para base, o efeito é bem legal!! Por outro lado para guitarristas mais tecnicos, cordas 0.10 são um problema para técnicas de "ligadura" e "tapping", por exemplo.

    Braços empenados e tensores

    Todas as guitarras sofrem muito com as mudanças de temperatura. O braço da guitarra é uma espécie de termômetro; basta uma mudança de temperatura, para ele também se alterar (Isso é uma droga). E um braço "empenado" é muito desagradável, sem contar no desanimo que dá.

    Acho que todos sabem como vê se o braço da Guitarra está empenado.

    Mas como dizem tudo tem um jeito. Então um braço empenado tem "cura".
    Até que é simples desempenar, mas deve-se tomar cuidados importantissimos!! Por isso é importante conhecer bem o instrumento, para que outros problemas sejam evitados. Por exemplo, se o tensor já foi por demais utilizado - porque também ele tem um limite - está mais do que na hora de trocá-lo ou comprar outro braço. (Traumatico não??)

    O "Tensor" é uma espécie de barra de ferro que, localiza-se no interior do braço da guitarra, mais especificamente entre a escala e a parte de trás do braço, tem a função de tensioná-lo. A ponta do tensor (bucha) geralmente fica no "head stock" da guitarra, mas em algumas delas, pode localizar-se no começo do braço. Nesse caso, é preciso tirar o braço, para que se possa regular. Apertando (sentido horário) corrige-se a "empenada" para frente, enquanto que ao soltar está se corrigindo a "empenada" para trás. A "empenada" para frente dá aquela sensação que as cordas estão muito altas, a "empenada" para trás faz com que a guitarra "trasteje" muito (aquele som de lata). É importante checar se esse problema existe, pois se o braço estiver "empenado" ou "torcido" e assim permanecer por muito tempo, será difícil consertá-lo, porque ele poderá se estabilizar nessa situação.

    Um outro cuidado básico é como guardar a guitarra - eu sempre preferi guardar num case. Mas para aqueles que encosta eles na parede (que eu nao recomendo) peço ao minimo deixar as cordas voltada a parede.
    Lembre-se Violão e Guitarra não são feitos para ficar deitados.

    Agora o tema mais sombrio.

    Regulagens de Pontes

    Uma outra dúvida comum existente refere-se à regulagem da ponte da guitarra, mais especificamente as Floyd Rose com "back box", pequena abertura na parte de trás da ponte, que possibilita "alavancar" para cima.
    As pontes são sustentadas pôr molas, que podem deixar a alavanca mais macia ou dura, como também a regulam para diferentes afinações e tensões de corda. As pontes do tipo Fender são mais simples para regular. Desejando a alavanca mais macia basta retirar uma mola. Nesse caso, deve-se apertar aqueles dois parafusos que sustentam as molas, pois a ponte tem que estar sempre alinhada ao braço. Com relação às pontes floyd Rose com back box, o problema é mais complicado.

    Se a ponte estiver desalinhada, dois fatores podem concorrer para isso: afinação e tipo de corda. Hoje em dia é muito comum bandas de rock tocarem meio-tom abaixo da afinação tradicional (440 hz - d# g# c# f# a# d#). Além do peso de certa maneira é até mais cômodo para tocar.

    As guitarras vêm sempre de fábrica afinadas em 440 hz. Para regulá-la meio tom abaixo o procedimento é o seguinte: soltar os parafusos da ponte (mas não muito), dar umas 4/5 voltas e afinar. No final a ponte tem que estar alinhada. Para o processo inverso, ou seja, afinar em 440hz guitarras reguladas meio tom abaixo, aperte os parafusos, ao invés de soltá-los. Vale a pena dizer que bandas tipo Sepultura tocam até 2 tons abaixo!!

    Com relação ao encordoamento, o problema surge quando se quer trocar de tipo de corda. Por exemplo, para passar de de 0.9 para 0.10 ou o contrário. O procedimento é semelhante ao anterior: para afinações ou tensões altas, aperte os parafusos, para baixas, solte-os, sempre igualmente.

    Para encerrar, gostaria de dar um toque sobre regulagem de "oitava". Nas pontes, existem pequenos parafusos, que servem para se avançar ou recuar o rastilho pôr onde passam as cordas. Com um afinador, toque a corda solta e, em seguida, na casa 12. Se der diferença, solte o parafuso e recue o rastilho ou avance até chegar no ponto. Esse procedimento é importante poque quando as "oitavas" não estão reguladas você poderá estar fazendo um solo é ter aquela sensação de coisa na trave apesar dos acordes estarem perfeitos.

    E que fique um conselho!!!

    EM VIA DE DUVIDAS PROCURE SEMPRE UM BOM LUTHIER!!!!

    Abraço e bendsssss

    "CARLOS"

    dúvidas!!! cardraw@hotmail.com

    Homer
    # ago/02


    po eu num sei ver se o braço tah empenado... como faço isso?

    Tagima
    # ago/02


    kra..
    pegue a sua guitarra e pegue-a segurando com a mao esquerda o braco e com a mao direita a traseira da guitarra... depois vc levanta a guitarra na altura dos olhos e seguir a linha do braco, se tiver muito torto ta empenado....
    entendeu?? hehee

    nao sei se consegui explicar direito!!!
    Falow

    Homer
    # ago/02


    Um pouco toro no começo do braço eh normal? tipo nem dah pra ver q tah toro soh apertando nah primeira e na ultima casa q fica um pouco distanciada dos trastes do meio entaum o braço num eh retinho mas eu li q isso eh normal....

    Carlos
    # ago/02


    Tagima!!!!

    Tenho uma dica fácil para saber se o braço está empenado ou nao.

    Bom pegue uma regua de 50 cm.

    e a encoste nas trastes claro sem deformar a regua ai vc saberá se o braço está empenada para dentro ou para fora.

    Lembre se um braço nao empenado todas as trastes ficam alinhadas.


    ABRAÇO

    cardraw@hotmail.com

    Rafael ART
    # ago/02


    Não se pode esquecer que a temperatura instavel atrapalha na afinação e pode empenar ligeiramente o braço então não fique regulando direto o braço pois a temperatura nunca é constante.

    Homer
    # ago/02


    MAs no cifra club fala q eh normal q ele fike um pouco pra baixo....


    " Ao contrário do que sugere o senso comum o braço perfeito de um bom instrumento (baixo ou guitarra) não deve ser reto e sim ligeiramente côncavo quando afinado.

    Importante: todos os testes e ajustes a seguir devem ser feitos com o instrumento afinado visto que a tensão das cordas vai influir na curvatura do braço.
    Para verificar a concavidade aperte a corda mais grossa do instrumento no primeiro traste e no último traste ao mesmo tempo. Verifique então qual a distância entre a corda e o traste do meio. O correto é que exista uma pequena distância de 1mm a 2mm que indica justamente a concavidade correta do braço.
    "

    Carlos
    # ago/02


    Homer.

    A respeito da régua foi só uma idéia de se ve se o braço está empenado ou nao.

    A respeito ao sentir que as cordas começaram a trastejar, bom é hora de dar uma verificada afinco.

    Porque dizem que um pouco de empenação é normal??
    Vamos a resposta mais coerente, a madeira ela é sensivel a temperatura, o que acontece hoje o braço está retinho mas amanha esfria e o braço empena um pouco, até então é normal.
    Mas ao começar trastejar ai já nao é tão normal.

    É hora de mandar para o luthier se nao quiser mexer no tensor por si proprio.

    E outro observação importante, eu citei acima que mexer muito no tensor acaba arruinando o mesmo. Sendo assim uma pequena concavidade no instrumento que nao está atrapalhando na sonoridade. Não deve tentar corrigi-lá.

    por isso um pouco de empenação é normal.

    Mas ainda tem uma opinião!!! e acho que é a mesma de muitos luthiers, com qual já conversei.

    Um braço sem empenação as trastes são alinhadas.

    Abraço!!!!

    Homer
    # ago/02


    Eu acho q meu caso eh soh regular ponte, elas naum taum trasteado... e sim um pouco longe do braço mas eu preciso desce as pontes... pra ver , e minhas cordas 0.12 saum phodas as vezes são elas q tão gerando desconforto na hora de solar lah em baxo

    |nobre|
    # ago/02


    Homer, seu problema pode ter sido causado pela troca por cordas muito mais grossas, que forçam o braço a curvar-se para frente, consequentemente afastando as cordas dele... Veja se não está empenado.
    E o ajuste ideal para o braço não é 100% plano, isto pode causar trastejamento se as cordas estiverem muito baixas na ponte. Com uma pequena curvatura garante-se a mesma altura das cordas em toda a extensao do braço.

    Errol
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Aee galera, tava me lembrando das dpuvidas que tinham rolado aqui em março, intaum encontrei esse tópico massa e acho q o Carlos esplicou direitnho u qui a galera queria saber e talz...

    UUUUUUUPPPPPPPPPPPP

    leonnardo
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    A MINHA NAO TRASTEJOU AINDA, MAS QUANDO TRASTEJAR POR ALGUM MOTIVO TRASTEJA NO BRAÇO INTEIRO, FICA MASI FACIL DE ESCUTAR?

    Errol
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Como assim?

    Toddynho
    Veterano
    # abr/03 · Editado por: Toddynho
    · votar


    Carlos
    Pelo q eu sei, o braço tem q ficar um pouco empenado sim. Minha tagima tem o braço levemente torcido, onde tá levemente empenado não trasteja, no lado q tá qse reto trasteja.

    Para saber se o braço tá empenado, eu aperto a corda no primeiro e no último traste e vejo a altra da corda em relação ao 12o. traste. Num lado da minha guitarra está 1 mm e no outro uns 0.2 mm

    Anônimo
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    po.. q fim levou esse tal de Carlos? foi + um q sumiu dpois do registro?

    Grow
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    q tópico véio, vou desenterrar os mais interessantes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aula 2 "Regulando a GUITARRA"