Análise - Cort Kx Custom vs Esp Ltd Ec-401 vs Epiphone Lp Prophecy Ex vs Gibson Sg e Lp Tribute 60

    Autor Mensagem
    superbee
    Veterano
    # set/11


    Eu estava procurando uma guitarra sólida para tocar rock que tivesse um mínimo de qualidade (tanto sonora quanto de construção) a um preço razoável. Estava quase pegando, via mercado livre, uma ESP LTD EC-1000 Deluxe, mas resolvi testá-la antes numa loja.

    Sorte a minha.

    Não vou dar todas as especificações das guitarras. Para isso, visitem os websites dos fabricantes. Vou apenas ressaltar algumas características.

    Cort

    Primeiro toquei em algumas Cort modelos KX Custom e G-Custom, a primeira com dois Seymour Duncans JB e 59 (H-H) e a segunda com EMG 89 (S-S-H). Nota: S = single coil; H = humbucker, as posições vão do braço à ponte, na ordem de leitura. A primeira, na faixa de R$ 2.000,00 e a segunda por volta de R$ 2.700,00.

    A construção de ambas é muito parecida, em termos de qualidade. Em termos de projeto, a KX é muito parecida com a Dean Razorback, a Shecter C e a ESP M, com corpo de mogno e tampo de maple. Muito leve, na hora pensei que ela fosse de basswood com tampo de maple. Tarrachas com trava. A madeira não é boa, apesar da construção me parecer razoável. O que brilhou mesmo nessa guitarra foi o som dos Seymour Duncans que, em relação ao preço da guitarra, está excelente. Apesar disso, a guitarra parece um pouco ausente do resultado final do som. Qualquer coisa com aqueles captadores soaria no mínimo como eles soaram, a guitarra pareceu insignificante para o som e tem uma pegada de super-strato. Entre todas que testei, essa Cort KX Custom seria minha opção na "segunda linha", por razões que falarei mais adiante.

    A G-Custom imita o set das Ibanez Steve Vai, corpo em ash e tampo de maple, mas nada impressionante. Não gostei nadinha dos EMG, me pareceu que a precisão dos ativos não tinha nenhuma resistência advinda da guitarra, de modo que eles ficaram com uma sensibilidade exagerada, no sentido negativo.

    ESP LTD

    Toquei na ESP LTD EC-401, com EMG ativos (acho que 81 ou 85) (H-H). Minha maior decepção, talvez porque minhas expectativas eram altas (essa era a guitarra que eu estava esperando comprar). O som dos ativos é bem melhor que o da Cort G-Custom e dão conta do recado. No entanto, os Seymour Duncans passivos são mais agressivos e dão uma porrada muito mais forte, para quem está procurando uma guitarra com essa característica. O som dos Seymour Duncans da Corte é mais "quente", até mesmo por ser passivo. Os EMG são mais definidos, quadradinhos, talvez sejam melhores para quem busca clareza e definição como características que se destaquem, e não um timbre (os Seymour Duncans são absolutamente claros e nítidos também).

    A guitarra pareceu pouca coisa mais sólida que as Cort, talvez por se tratar de uma "les paul" de mogno (com tampo de maple). Sem travas nas tarrachas nessa versão. Não sei como essa 401 se compara às 1000 Deluxe (um nível a mais) na prática, mas acredito que você não vá ver uma madeira de melhor qualidade, nem uma construção de melhor qualidade até sair das LTD e ir para as ESP de verdade (no caso, uma Eclipse), por isso não espero muitas diferenças que não se relacionem com acabamento, ferragem ou tarrachas com trava. Guitarra por volta de R$ 2.800,00.

    Epiphone

    Experimentei uma Epiphone Les Paul Prophecy EX. Uma Les Paul Epiphone custom com EMG ativo. Essa guitarra realmente se destacou das demais, tanto em termos de construção quanto em madeira e equilíbrio total. Não tem tarracha com trava, mas o som dela é realmente o melhor que você vai ter numa guitarra de "segunda linha". Só o preço que não: R$ 3.500,00!

    Conclusão

    Pela diferença de preço (quase o dobro), eu estava certo que iria pegar a Cort, apesar de isso ser como comprar um carro chinês: ele vem completinho, mas você não sabe o como vai se comportar porque ninguém tem.

    Mas as Cort possuem todas as "turbinadas" que você daria numa guitarra de segunda linha para que ela ficasse "tocável", e parecem muito com as ESP LTD, Ibanez, Dean e outras do mesmo naipe. Pelo preço delas, estão valendo a pena. Não sei se valeria a pena, em termos de custo/benefício, pegar uma guitarra desse nível por mais de R$ 2.000,00, e não sei se vale a pena ter uma guitarra que você não se sinta à vontade para tocar, ou seja, uma guitarra com menos do que essas guitarras estão oferecendo.

    Acho que por isso o mercado livre está cheio de epiphone les paul com captadores substituídos por outros de primeira linha, mas numa faixa maior de preço e, ainda por cima, todas usadas (você não sabe o que aconteceu com elas, o como foram mantidas, etc.).

    Achei a Cort um ótimo negócio e confiável. Eles realmente querem detonar a concorrência. As Epiphones se destacam nessa linha, mas estão muito caras.

    Opções de primeira linha

    Incrivelmente, a linha limitada Tribute 60's da Gibson está com preços incríveis. SG a R$ 2.400,00 e Les Paul a R$ 3.200,00 são encontráveis. Essas guitarras vêm com captadores P-90 que são barulhentos, mas possuem um timbre incrível. Você pode sim tocar qualquer coisa nelas, mas se busca aquele som muito plastificado, talvez valha a pena pegar uma guitarra com humbucker.

    Ocorre que uma Les Paul Studio com humbuckers começa a R$ 5.500,00 e uma SG a R$ 4.300,00.

    Logo quando você toca uma Gibson, percebe o que é uma guitarra participar com sua madeira e sua construção para o som que você obtém. Não é preciso muito e ela está vibrando com seus dedos e você inteiro, não tem comparação a qualidade do som que se obtém. Prova disso é a diferença absurda que você ouve entre o som da SG (bem magro, na linha dos médios, com o P-90) e o som que você obtém das Les Paul (com aquele grave inconfundível), com as mesmas qualidades de madeira e os mesmos captadores. É assustador.

    Não existe comparação possível entre essas belezinhas e uma Epiphone top (existe a linha Elitist da Epiphone que faz guitarras aparentemente compatíveis com uma Gibson, por exemplo, mas nunca toquei numa dessas e isso pode ser apenas uma impressão do que elas realmente oferecem).

    Enfim, se você estiver disposto a gastar o valor dessas guitarras com qualquer outra coisa parecida com aquilo que eu abordei acima, não tenha qualquer medo em pegar uma Gibson. Fora que, na hora de repassar, você não terá problemas.

    Mencionei essas Gibson Tribute 60 não pela semelhança de características, porque são muito diferentes. Mencionei pelo preço e custo/benefício que elas trazem. E, diferente do que muitos falam, você pode tirar qualquer tipo de som de qualquer guitarra, inclusive com P-90. A diferença será o como eles soarão - pode ser ser você queira um som mais quieto, sem muita personalidade (humbuckers PAF), ou um humbucker mais apimentado (burstbuckers, seymour duncans), um belo single coil, ou um P-90.

    O que vale é você gostar das características da guitarra e até explorar algumas diferenças em favor de criar seu tom único. Talvez sua intensão seja reproduzir coisas já existentes, então você fica um pouco preso às características usadas por seus artistas preferidos - e, realmente, não vai tirar um som muito parecido usando configurações com outras personalidades.

    Mas, se você busca um instrumento, certamente vá para as Gibson em detrimento de qualquer outra de segunda linha.

    Para terminar, experimentei uma Tagima Signatura Juninho Afram Arrow-1. Proposta totalmente diferente das Gibson, essa máquina de aprox. R$ 3.500,00 é uma guitarra de verdade, de primeira linha. Muito sólida, madeira excelente, captação Seymour Duncan apimentada (muito melhor que os Ibanez Infinity), escala totalmente escalopada, floyd rose (tagima), me pareceu muito boa, apta a competir com Ibanez japonesas a um preço muito menor.

    Conclusão

    Eu estava procurando uma ótima guitarra de "segunda linha", com um mínimo de características essenciais, dentre elas a captação, uma vez que madeira boa você não vai conseguir nessa faixa de preço.

    Contudo, por pouco a mais, ou, às vezes, nada a mais, hoje você consegue pegar uma guitarra de primeira linha, uma Gibson, uma excelente Tagima, coisas do gênero. Talvez essas guitarras não tenham as características que você esteja buscando, mas são uma aquisição muito melhor, por serem instrumentos muito melhores. E, numa eventual revenda, o valor delas se mantém.

    Mas, se você não for dar essa investida, não vale a pena gastar a mais para ter pouca coisa a mais. Vale a pena você se pautar pelo mínimo necessário com bons captadores, coisas que as Cort tem conseguido alcançar a um preço justo. Acho que isso faz parte da estratégia de mercado deles e, logo mais, ou as outras guitarras abaixam os preços ou a Cort aumenta os dela.

    Nesse momento (setembro de 2011) está valendo a pena ou uma Cort (opção de segunda linha) ou, se você for para a casa dos R$ 3.500,00, pular para guitarras Gibson ou primeiras linhas inteligantes, como a Tagima, que não vão te entregar o mesmo (baixo) padrão de madeira e construção, apenas com uma firula que outra a mais, como as marcas mais tradicionais dessa linha (Epiphone, Ibanez, LTD etc.) estiveram fazendo até agora.

    Quanto à minha opção, fui de Gibson Les Paul Tribute 60 e estou absolutamente empolgado!

    PS: Não acho que esse tópico pertença ao "ajuda na hora de comprar", pois não estou pedindo ajuda nenhuma, apenas relatando minha experiência com as guitarras acima na mão, ao invés da nossa ususal especulação via internet... rs

    GuitarHome
    Veterano
    # set/11
    · votar


    A madeira não é boa, apesar da construção me parecer razoável

    Estou lendo aqui, e por quê não achou boa cara? Não entendi.
    Abç

    superbee
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não que elas sejam ruins. Elas só não são boas como aquelas madeiras selecionadas pela Gibson, ou pela ESP (nas ESP de verdade), ou nas Ibanez japonesas, nas Fender americanas.

    Acho que a conjunção da madeira de uma qualidade mediana (como eu acredito ser o máximo que uma Cort chega) com uma construção mediana (idem) acabam por impedir que a vibração da guitarra contribua mais para o som como elas contribuem em guitarras de um nível maior.

    Eu não peguei o certificado de origem da madeira do lote dessa Cort, então realmente foi um "me parece". E essa minha impressão veio do som final que eu obtive com ela, ligada e desligada, e por não ter sentido umas vibrações boas (no sentido físico rs) ao tocá-la.

    Abs

    superbee
    Veterano
    # set/11 · Editado por: superbee
    · votar


    Ah, e não que as Cort fiquem desmerecidas por essa questão da madeira, muito pelo contrário. Se fosse comprar algo com as características dela, no nível dela, não pagaria R$ 3.500,00 numa Epiphone enquanto estiverem vendendo Gibsons novas a esse preço.

    Eu iria de Cort.

    Até estou pensando em comprar essa Cor KX custom como guitarra de apoio, ou para tocar em lugares distantes e poupar a Gibson, por achar que ela chega no "mínimo" apresentável.

    Renato F
    Veterano
    # set/11
    · votar


    superbee
    Vai na Cort sem medo. Ótimo timbre.

    Eu tenho uma. Só tem dois contras.

    Leia.

    Depois que eu comprei minha Fender, precisava (queria!) uma guitarra com humbuckings, mas não podia (Minha mulher não deixou!) comprar outra guitarra cara. Apostei na KX Custom e não me arrependi.

    Vc tá certo. Epiphones são muito valorizadas. Não são ruins, mas não valem tudo isso.

    A Cort tem um preço muito competitivo. Eles fabricam instrumentos de 2ª linha para outras marcas. Consequentemente compram muita matéria prima por um preço mais baixo. O que barateia seus produtos.

    Usam mão de obra asiática, ou seja, quase escrava.

    Abraço.

    Vingança Troll
    Veterano
    # set/11
    · votar


    3500 eu compraria uma guitarra top e com chances de revenda caso ocorra um problema financeiro e tal


    eh gibson neles rs

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    superbee

    Vou te dar minha opinião sincera, e espero que não se ofenda...

    Esta comparação da Cort Superstrat com les Pauls não pode terminar bem, pois um modelo não tem nada a ver com o outro. Acho um review válido no sentido isolado de cada um, mas como comparativo, está falho.

    Outro ponto impórtante é que a KX custom é top das linhas normais da Cort, mas não é dos melhores instrumentos deles. Eu tenho uma Cort Masterpiece, e essa sim é instrumento top, que inclusive me fez vender minha Fender Am Standard.

    Epiphones são supervalorizadas, e apesar de serem boas guitarras, qualquer gringo te dirá que são entry-levels(excluso as ephis dos anos 80 e etc.) Inclusive, a Cortek fabrica muitas das Ephis e das Ibanez.

    Gostei da tua honestidade nas opiniões, mas não pude deixar de fazer estes comentários.

    superbee
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Paul.Gilbert

    Obrigado pelos comentários e não, eu jamais me ofendo com a opinião alheia e com pessoas educadas.

    Quanto à sua observação, ela é 100% verdadeira, a princípio, apenas pelas propostas dessas guitarras, não é possível compará-las.

    Acho que, para ser mais explícito, minha comparação se baseia: (1) nos preços; (2) no que uma guitarra pode te oferecer numa mesma faixa de preço.

    Por exemplo, eu não estava procurando uma guitarra com P-90, que é uma característica muito importante e peculiar, mas acabei optando pela Gibson, pois estava mais barata que uma Epiphone Prophecy, ambas Les Paul.

    Não conhecia as Cort Masterpiece, mas, pela busca rápida que eu fiz no google, parecem a série "top" deles.

    Renato F

    A Cort KX realmente está bonita. Foi a que eu mais gostei de todas que toquei, considerando que eu corro de floyd rose... rs

    Abraços a todos que comentaram.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    superbee

    Entendi, e não discordo da tua escolha, que foi muito boa. Uma marca legal para se levar em consideração, é a Tagima. As guitarras assinadas top, e as de linha Top, realmente esbarram na qualidade das gringas. A K1 é um ótimo exemplo de um instrumento Top.

    A masterpiece da Cort é uma linha muito boa, que geralmente eles fabricam poucas unidades para expor na Nam e na Expomusic. Sabe aquela guitarra que vc casa? Tipo o Stve Vai com a Jem dele... Casei com minha Cort Gvt, já tenho duas caiu como uma luva para mim!

    procurador
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu toquei na cort kx custom e achei bem legal, além de bem versátil pelos caps que defasam... a tribute da gibson é bem legal também. som de gibson e os p90 caem muito bem. pretendo pegar uma tribute quando rolar. som de gibson e é mais versátil...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise - Cort Kx Custom vs Esp Ltd Ec-401 vs Epiphone Lp Prophecy Ex vs Gibson Sg e Lp Tribute 60