Braço colado ou parafusado?

Autor Mensagem
brunowebguitar
Veterano
# ago/12
· votar


Kaah_lol
Braço parafusado dá mais sustain, no caso das LP e SG. Comprar uma LP com braço parafusado realmente não é uma coisa muito boa, pois perde a característica de sustain dela.
Agora, guitarras strato, superstrato, tele, etc, tem o braço parafusado, e isso não é nenhum problema.

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


Kaah_lol
veja bem...os prós e contras dos dois tipos são bem evidentes. O braço parafusado nao precisa daquele "tróculo" onde se cola o braço no corpo da guitarra, entao o acesso as casas agudas é muito facilitado...em contra partida, esse tipo de construção tende a perder sustain, por haver mais atrito entre o braço e o corpo da guitarra
o braço colado tem uma expansão da area pra q haja a colagem no corpo...é mais grosso nessa região e por isso o acesso nas casas agudas é mais complicado...mas acaba oferecendo mais sustain....existem construções "hibridas" q aliam as vantagens dos dois tipos de construção, como essas, ou essas (isso é o braço de um baixo...mas o principio é o mesmo)

tem algumas guitarras com construções bem engenhosas atualmente...a minha Cort Z Custom é uma guitarra estilo les paul/ PRS...ela tem o braço "afundado" no corpo...oferece um sustain extremo e o acesso as casas agudas é mais confortavel q minhas stratos
as walczaks V- Rod são assim tbm

edit:
quanto ao amigo q queria "colar" o braço da guitarra pra "dar mais graves"....viajou feio...pode até ter gente q venha provar q o braço colado oferece mais graves...mas se eu quero mais graves no meu timbre, posso perfeitamente usar um braço parafusado e equalizar do jeito q quero...=p...muito simples!

sobre o outro q "foi testar a guitarra e viu q nao era braço colado" e por isso nao comprou, isso é pessoal...eu procuro passar bem longe de braços colados convencionais pq odeio o desconforto deles...tem gente q prefere a pegada do braço colado...hj em dia nao se escolhe esses 2 tipos de guitarras só pela quantidade de sustain...tem mtas ferramentas q podemos usar pra melhorar o sustain de uma guitarra de braço parafusado

kiki
Moderador
# ago/12
· votar


Kaah_lol
acho que a galera já deu boas respostas, e mais que isso voce pode ler em topicos ja existentes.

tenha em mente apenas uma coisa: não tem melhor ou pior. são dois tipos diferentes de junção do braço no corpo.

assim como não tem melhor ou pior entre tipos de captador, ou madeiras, etc.

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


ALF is back
brunowebguitar

Pow, baitas respostas! Esclareceu toda dúvida que tinha. A falta de conforto dos braços colados eu já tinha percebido. Pra fazer solos, tem que se contorcer que nem violão kk
Isso ae. Não vou deixar de usar modelos Fender (e as Fender's) por falta de sustain. Isso é de menos e não seria uma diferença "grotesca".
Valeu pelas respostas ae.. O pouco de dúvida que eu tinha, já acabou :D
Valeu a atenção
abraços!

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


por experiencia propria eu acho q minhas guitarras com braço parafusado tem maior sustain q as de braço colado...acho isso meio lenda urbana

acho q o projeto da guitarra influencia muito mais do q o colado ou parafusado

Hansen
Veterano
# ago/12
· votar


Braço parafusado era uma maneira de economizar na fabricação. Leo Fender fazia suas broadcasters com braço parafusado e sem tensor. No começo do negócio, ele considerava mais econ6omico não colocar tensor e trocar os braços que empenassem.

Enfim, cada tipo de construção tem suas características. Não há melhor nem pior. Agora, colar um braço parafusado não tem nexo, pois o braço colado é encaixado de forma diferente do parafusado.

ALF is back
Veterano
# ago/12 · Editado por: ALF is back
· votar


Kaah_lol
exatamente cara, nao é só a construção do braço q vai determinar o sustain...tem muitas outras questoes tao importantes quanto...uma squier bem regulada por dar mais sustain q uma gibson totalmente desregulada, por exemplo!

edit: fora as "magicas" eletricas de alguns caps...repare no sustain infinito do Steve Vai com suas ibanez de braço colado!
abç

Kaah_lol
Veterano
# ago/12
· votar


Ja vi gente no FCC desvalorizando o braço colado... Aposto que eram guris de 13 anos que viram uma Les Paul, pesquisaram 2 fóruns dela, viram o braço e saíram falando do braço colado e desmerecendo o parafusado.
Eu curto e só uso guitas com braço parafusado. Mas tem umas guitas de braço colado que me impressionam (Schecter) pelo som, etc. Posso gostar delas, mas acho meio difícil comprar. Não por ser braço colado etc. Mas por eu já ter aquela "afinidade" com as Fender..

ALF is back
Hoje em dia, certamente, tem muitas coisas pra melhorar o sustain. Eu desconsidero o braço colado ou parafusado. Prefiro os parafusados, pois sempre tive minha cabeça nas Fender e experimentei poucas de braço colado..
Braço colado ou parafusado é pouco diante da diversidade de coisas que podem ser feitas na guitarra. Pode ser a madeira diferente, os captadores diferentes, pedais, ebow (sustain infinito), etc., que a diferença nos braços se torna praticamente nula..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Braço colado ou parafusado?