Dúvida sobre ponte tremolo.

    Autor Mensagem
    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Pepe Le P


    Buenas gente boa, está no meus planos futuros (por enquanto ainda bem distante) adquirir uma nova guita e estava matutanto qual seria o tipo de ponte ideal para minhas necessidades.

    Cheguei a conclusão de que não necessito de um ponte tipo floyd rose, pois os sons que toco não exigem nenhuma acrobacia com a alavanca, mas ela seria útil em determinadas situações como: usar tremolo em acordes, double stops, harmônicos e, eventualmente, uma "tremida mais forte", mas nada de muita cavalice (coisas que uma ponte fixa, apesar de outras vantagens, não me permitiria fazer).

    Indo direto ao ponto eu gostaria de saber (de preferência de quem tem conhecimento de causa) se uma ponte tremolo com 6 pontos de fixação estilo esta:
    http://www.wdmusic.co.uk/product/VSVG_Tremolo_System_VSVGN

    Sofreria de um mesmo "problema" (na verdade característica) que as pontes flutuantes tipo floyd rose, que seria o fato da ponte baixar quando damos um bend em uma determinada corda (consequentemente baixamos a afinação de todas as cordas).

    Segue um rápido video ilustrativo:


    Esse é um fato que me incomoda um pouco nesse tipo de ponte (floyd), visto que costumo usar bastante double stops com bend de uma das notas e, eventualmente, deixo uma nota soando enquanto continuo solando pelo braço.

    Resumindo a questão:
    Um ponte tremolo de qualidade bem instalada com ação tanto para cima quanto para baixo (mesmo que bastante limitada pois não exigirei muito do tremolo) geraria o mesmo "problema" exemplificado no vídeo?

    Por enquanto ando meio sem tempo, mas assim que estiver mais liberado pretendo ir em uma loja fazer o teste em algumas guitarras com tremolo (nesse estilo de 6 apoios), mas acho que já vale abrir o tópico para ver se rolam explicações e sugestões referentes a esse assunto...

    Vai que de repente alguém aparece com uma solução que eu não havia considerado para os meus problemas.

    Abraço!

    malucobeleza666
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P

    Cara, achei sua dúvida deveras interessante!! ahha, com a minha schecter(sunset custom, ponte excelente por sinal) a ponte levanta sim com qualquer bend, consequentemente afrouxando as cordas um pouco, e ela tem esses 6 apoios que você se refere, e se tocar um double-stop dá pra perceber nitidamente a leve desafinada nas outras cordas, acho( eu acho, num sou luthier e nem entendo pra falar convicto) que isso acontece em todas as pontes floyd rose, seja de qualidade baixa, mediana ou alta. Po, nunca tinha me atentado a isso não ehehhe.

    Caio Bittencourt
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara, isso eu não sei, mas não é só as Floyd que fazem isso não! Se você for observar numa stratocaster isso também acontece.

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    quer dizer que todo bend em uma guitarra com floyd desafina o resto das cordas?

    malucobeleza666
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tomcykman

    quer dizer que todo bend em uma guitarra com floyd desafina o resto das cordas?



    Todo bend levanta um pouco a ponte, mas as desafinadas só são perceptiveis(pelo menos pra mim aheuhau) se forem de 1 tom e meio ou mais, e só dá pra perceber em double stops tocando a corda com outra corda levantada, e depois tocar normal, sem bend ehh. mas que dá pra perceber dá, pelo menos na minha floyd ehhe.

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pela lógica toda ponte flutuante (especialmente essas floyd rose da vida) devem exibir isso em algum nível (embora eu já tenha notado diferença de uma ponte para outra).

    Minha dúvida é se não tem como fazer um ponte tremolo com 6 apoios ser meio "imune" a esta característica, pelo menos em bends mais moderados. A lógica seria tornar ela muito mais "dura" de ser utilizada, principalmente no sentido de abaixar a afinação...

    tomcykman
    A tua MM tem ponte fixa?

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P
    é ponte fixa sim. uso a alavanca só de vez em quando, desafina se é usada abusadamente.

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tomcykman
    Como assim? É ponte fixa com alavanca?

    Qual é o grau de "usabilidade" da alavanca? da pra usar pra tremer uns acordes/harmônicos?

    Grava uns videozinhos demonstrativos pra galera ae :)

    gui tarra
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara, comigo isso nao acontece ...

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P

    entendi errado. é tremolo normal, da music man. só vai pra baixo, uns milimetros pra tras quem sabe. dá pra tremer acordes e harmônicos sim. próxima vez que eu pegar a guitarra gravo uns vídeozinhos de webcam pra postar aqui.

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11
    · votar


    gui tarra
    Cara, comigo isso nao acontece ...

    Qual a ponte da tua guita? tem como gravar um videozinho?

    tomcykman
    entendi errado. é tremolo normal, da music man. só vai pra baixo, uns milimetros pra tras quem sabe. dá pra tremer acordes e harmônicos sim. próxima vez que eu pegar a guitarra gravo uns vídeozinhos de webcam pra postar aqui.

    E na tua guita não rola isso de abaixar a afinação nos bends? De repente é uma ponte desse tipo que eu estou procurando...

    Fico no aguardo do videozito então.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P
    Cara a utilização de um dispositivo de alavanca depende de uma série de procedimentos de ajustes e adequação para funcionar à contento.
    Abç

    Slash XxX
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Sinistro o video mas se for levar em qustão o mesmo, ele aplica um E e dá um bend, a todo caso, na floyd aplicando o bend ela vai baixar a afinação daquela que foi tocada e não de todas.( a todo caso todas sofrem ação mas, o aplicar é naquela que vc deseja que saia o que fez com o tremolo ou bend ou sei lá...

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    De fato, mas minha dúvida é específica em relação a esta característica de mover a ponte quando se aplica tensão (bend) em uma das cordas. Acredito que isso também ocorra em pontes tipo tremolo de 6 pontos, mas gostaria de saber se não é possível, através de algum artifício de regulagem/instalação evitar esta característica.

    Slash XxX
    Confesso que não entendi muito bem seu raciocínio...

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara, to com uma Groovin Strato com Floyd Rose aqui (comprei de bobera mesmo, tava de 550 conto por 260 shIUAhsa) e nem a floyd generica dela desafina tanto assim. Com uma bela regulada o problema já diminui bastante, se persistir dá pra por 5 molas de alta tensão, já que voce não vai dar nenhuma alavancada muito bruta.

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Cara, não creio que seja um problema de pontes floyd, mas sim uma característica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre ponte tremolo.