Dicas sobre amadurecimento nos solos (ou improvisos :D)

    Autor Mensagem
    Evander LP
    Veterano
    # set/11


    Olá FFC!
    Galera, esses dias parei para comparar meu fraseado com alguns outros guitaristas, até alguns aqui do forum. Percebi, que minhas linhas ficam soltas até demais para a proposta que busco. Vocês têm alguma dica pra mim sobre isso?

    Por exemplo, olha a maturidade desse cara num improviso!



    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Caramba, gostei, hein o.O

    rocknroll1234
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mesmo chegando ao nível que você quer,continue treinando.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP
    O segredo é treino, treino e mais treino.

    Frankie
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Acredito que muito venha de influência também.
    Não adianta escutar só Slash(exemplo) e querer tocar nesse fraseado. Tudo vem de uma mistura de influências.

    Eu senti muito Fusion nisso ai ( pra não arriscar dizer tudo ). Eu, particularmente, acho esse fraseado excepcional, mas não é esse tipo de fraseado que quero tocar.

    A primeira coisa que eu diria, em relação ao vídeo, é escutar bastante e treinar o estilo. Uns Greg Howe, Govan, Eric Johnson, etc.

    Minha opinião.

    Evander LP
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Evander LP
    · votar


    rocknroll1234
    Viciado em Guarana
    Mas existe um jeito "específico" pra treinar improviso?
    To cansado de ficar baixando bt e ficar tocando notas aleatórias dentro do tom da mesma. =/

    Frankie
    É verdade, esse cara respira especialmente Guthrie Govan e Gambale.
    To viajando no canal do YT dele. Esse cara é muito novo pra tocar desse jeito... Hahaha.

    Richard Guitar
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Faz o seguinte, pega uma backtrack, pega um microfone e grava você solfejando um improviso.

    Depois tenta tirar o seu próprio solfejo, você vai vê que muitas coisas nem você mesmo irá conseguir tocar do seu próprio solfejo.

    E muitas coisas você vai achar simples e bonitas, mas que se você fosse tentar criar com o instrumento dificilmente iria sair algo parecido.

    Quando você solfeja, você deixa de pensar um pouco no seu instrumento e passa a pensar mais na música que você quer escutar.

    Abraço.

    Frankie
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    Novo não é a questão. Ele é novo, mas vá procurar saber a QUANTO TEMPO ele toca, rs.
    Vai ver ele toca desde molequinho, rs.

    No YouTube o que você mais encontra é gente nova e tocando muito.

    De Ros
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    Dicas sobre amadurecimento nos solos (ou improvisos :D)

    Entrei seco que iria encontrar dicas aqui! Droga!!!

    Curly
    Veterano
    # set/11
    · votar


    muito bom esse carinha mas essa performance dele mostra influência total do Gunthrie Govan, se é isso que vc quer talvez comprar as aulas do Gunthrie Govan seja um caminho.

    Rabbit
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    Isso aí não é "improviso" em si. Provavelmente ele estudou bastante os licks, tirou solos, estudou a BT (essa parte é fundamental) e se aprofundou no estilo.

    Esse estilo que ele está solando exige bastante estudo, ele esta solando baseado na mudança de acordes, usando escalas "apropriadas" pro acorde. Se você gosta do estilo estude, Scott Henderson, Guthrie Govan, Frank Gambale, Mike Stern, etc...

    tomcykman
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    o cara toca muuuito. ele se baseia sempre no acorde por trás, esse é um dos maiores diferenciais entre guitarristas amadores e profissionais. muito fusion também.

    Evander LP
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Evander LP
    · votar


    Richard Guitar
    Ótimo pensamento!
    Vou tentar fazer isso mesmo!

    De Ros
    Desculpa te desapontar!
    Da próxima vez eu uso um ponto de interrogação!
    Mas acho que você seria o último aqui a buscar por dicas!
    Hehe

    Curly
    É muito difícil achar material dele a venda em território nacional, pra baixar então...

    Rabbit
    Obrigado cara!
    Vou ver se busco um pouco do Greg Howe também!

    tomcykman
    Tenho que começar a pensar por acordes também, a maioria dos solos assim saem lindos.

    clebergf
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    Cara eu curto muito esse tipo de improvisação, acho foda focar os acordes separadamente, mas infelizmente isso ainda está muito, mas muito longe pra mim.
    O Mateus Starling tem umas videos aulas bacanas sobre o assunto também e não são caras..

    Rednef2
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara pra vc evoluir de verdade em improvisação é essencial você estudar harmonia.

    starling_music
    Veterano
    # set/11
    · votar


    clebergf
    Cleber obrigado por ter me citado irmão, recomendo as minhas video aulas tamb, rs...
    Quanto a maturidade, acho que o solo em questão peca um pouco nesse quesito pois em 1:36 segundos do solo não houve uma pausa sequer, ouço muito mais um emaranhado de licks combinados do que um solo construido em cima de ideias que se desenvolvem. Odeio fazer esse papel de carrasco mas o cara não é brasileiro, por isso sei que não estou prejudicando o trabalho dele, e estou fazendo uma critica construtiva que serve de exemplo, se fosse um colega brasileiro eu ficaria na minha, mas vejam isso como uma critica construtiva, o cara tem qualidades sim mas falta exatamente maturidade.
    Muitos musicos são mais conhecidos pelas não notas notas que não tocaram do que as que tocou, enfim, o solo tem que respirar o melhor exemplo na guitarra é o Jeff Beck.
    Quer uma aula de improviso ouça: Keith Jarret e Miles Davis, uma aula de construção de solo.

    jucasambora
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP
    Kra, solar e improvisar partem do primeiro passo que é práticar, e o segundo é sua influencia, se vc ouvir kras q sabem improvisar e juntar com o q vc gosta, vai ter uma linha própria pra trabalhar.

    Richard Guitar
    Kra, gostei muito da sua idéia, na verdade já fiz isso várias vezes pra tirar solos ou frases que eu não tinha transcrição, há muito, muito tpo atras qdo eu estudava de verdade... rsrsrsrs... realmente funciona

    starling_music
    Concordo plenamente contigo brother! O malandro aí saiu jogando licks e foi embora.... até tem uma técnica legal, mas não improvisou nada aí...

    De Ros
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Evander LP

    "Mas acho que você seria o último aqui a buscar por dicas!"

    Aí é que tu te engana! Quanto mais eu estudo, mais eu quero aprender!!!

    De Ros
    Veterano
    # set/11
    · votar


    E com isso, acho que acabei de dar uma dica...

    Juh_Cruz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hasuhasuhausahusahuashsaus

    Entrei seco que iria encontrar dicas aqui! Droga!!! [2]

    clebergf
    Veterano
    # set/11 · Editado por: clebergf
    · votar


    starling_music

    Opa, o que tem qualidade precisa ser divulgado.
    É interessante ver a opinião de um "expert" para entender e começar a ver as diferenças entre o improviso e notas/licks aleatórios.

    Miles Davis realmente é um monstro, estou começando a ouvir ele.


    De Ros
    Aí é que tu te engana! Quanto mais eu estudo, mais eu quero aprender!!!

    Cara, isso é foda...qdo achamos que estamos começando a entender um assunto aparece mais uma porrada de informação nova para estudar....mas é muito prazeroso.

    FAP
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Há um bom tempo eu venho buscando esse amadurecimento também. Obtive alguns avanços principalmente fazendo aquilo que o Richard Guitar mencionou: solfejar o solo antes de executá-lo no instrumento. Quando estamos com o instrumento em mãos, muitas vezes a gente se prende nos desenhos das escalas (que são mais confortáveis anatonicamente) e acaba perdendo a concentração na linha melódica. É legal mesclar os dois também, dependendo do estilo que quer seguir.

    PS: esse cara do vídeo toca muito! Ele foi o merecido vencedor do recente concurso do Daniele Gottardo que rolou no Youtube. Mesmo assim, ainda tenho minhas dúvidas se o que ele tocou ali foi improviso, é bem mais provável que ele tenha estudado e treinado bastante antes de gravar o vídeo.

    jucasambora
    Veterano
    # set/11
    · votar


    De Ros
    Aí é que tu te engana! Quanto mais eu estudo, mais eu quero aprender!!!
    E com isso, acho que acabei de dar uma dica...

    Q engraçado! "Sempre com uma dica na manga"! hahahahahaha


    FAP
    solfejar o solo antes de executá-lo no instrumento. Quando estamos com o instrumento em mãos, muitas vezes a gente se prende nos desenhos das escalas e acaba perdendo a concentração na linha melódica

    Isso depende muito da audição e afinação do camarada né, pq pode acontecer que de tanto o kra se prender as escalas ficar "com ouvido viciado" ou não ter afinação e achar q está cantando certo mas não está... o solfejo é um ótimo recurso e precisa ser praticado tanto qto os outros recursos.


    Por falar em audição... "ouvam" meu solo nesta jam paralela e metam o malho ou elogiem.. como kiserem.. rsrsrs

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/269118/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas sobre amadurecimento nos solos (ou improvisos :D)