Tocando as notas certas

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # ago/11


    Em tempos de twitter onde se resumem um livro em 2 linhas, eu vou completamente direto ao assunto.

    Quais as notas que se tocam sobre um acorde?

    Mesmo em estilos onde se improvisa tonalmente na maior parte do tempo, como o rock e a musica pop em geral, enfatizar determinados acordes mostra uma certa malandragem que a maioria das pessoas ignoram.

    Improviso tonal é aquele onde os acordes da progressão em questão estão todos dentro de uma tonalidade especifica, por exemplo uma progressão com as acordes: C Am Dm G. Todos os acordes estão dentro do campo harmônico de Dó maior.

    Na progressão acima, normalmente opta-se por improvisar o tempo todo usando a escala de C maior ou o relativo A menor, enquanto em estilos como o jazz, fusion, musica brasileira a maior parte do tempo o improvisador vai estar focado em tocar acorde por acorde, ou seja, ele terá como base a tríade e (ou) a tétrade de cada acorde da progressão.

    Para quem não esta acostumado a improvisar acorde por acorde vai levar um pouco de tempo até que se ganhe a fluência de enfatizar as notas mais importantes de um acorde que é a terça e a sétima e b5 no caso dos acordes diminutos e meio diminutos (veja a vídeo aula tocando acorde por acorde).

    Ainda pensando sobre a progressão básica que escrevi acima, vamos dar um passo mais distante.

    Até agora temos a possibilidade de pensar tonalmente e também de enfatizar acordes por acorde, o que não deixa de ser também um approach tonal, o ultimo é uma sonoridade mais sofisticada, isso não quer dizer que uma maneira seja superior a outra, apenas 2 possibilidades.

    Ampliando um pouco as possibilidades, vamos isolar os acordes e dar uma dose de anabolizante aos mesmos.

    O acorde que mais comumente se extrapola são os dominantes, no caso aqui o G (mesmo não tendo a b7 no acorde esse acorde assume essa função no campo harmônico). As possibilidades aqui são grandes, pode se pensar em usar a escala alterada, tons inteiros, dimininutas, sobreposições de triades e etc. Não vou me focar tanto nos dominantes porque já existe muito material a esse respeito.

    O Dm nessa progressão é um dórico e a tensão 13 seria a nota característica do acorde, mas porque não usar também outras notas como efeito, por exemplo a #11 que seria a blue note, mas no caso aqui não precisamos usa-la como blue note e sim como nota de tensão, ou seja você não precisa usar combinado com aqueles licks mais blueseiros onde se toca a #11 como nota de passagem, mas sim como uma nota para estacionar.

    Sobre o acorde menor podemos usar também a sétima maior que esta disponível na escala menor melódica, mesmo que o acorde tenha a sétima menor em sua estrutura usar a sétima maior como "tensão" também é uma opção. Tenho uma musica do cd Kairos chamada "guerreiro" onde uso as notas #11 e 7M como tensão na melodia, tocadas sobre um acorde menor.

    No acorde de Am por exemplo ambas as notas (#11 e 7M) também estariam disponíveis, no caso desse acorde, por ser eólico, o uso da sétima maior combinado com a b13 daria o som da menor harmônica, acrescentar então a #11 daria um diferencial interessante.

    Em breve mais possibilidades.

    Deus abençoe a todos.

    Mateus Starling

    OBS: No meu site vocês podem acessar varias materias minhas sobre estudo, colunas publicadas na cover guitarra e video aulas de guitarra: www.mateusstarling.com.br

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Em tempos de twitter onde se resumem um livro em 2 linhas, eu vou completamente direto ao assunto.



    hehe ... eu leio rapido hein ? 1 minuto e li tudo rsrs

    queria ter vontade de estudar isso mas sou como 90% dos guitarristas ... preguiçosos HAHAHAHA


    poxa mas achei muito interessante o texto me deu ate vontade de querer aprender mais sobre

    tentarei achar alguns conteudos!

    valeu ai pelo texto

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vingança Troll
    Ja ouviu um ditado que diz que 1% das pessoas influenciam as outras 99% das pessoas?
    São exatamente as pessoas que persistem que estão dentro do 1%.
    abs e paz.

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music


    fatality HAUAHUAHA

    opa valeu filosofou rs

    vou usar sua filosofia então!

    pulgadopc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Muito legal, sempre tento improvisar acorde por acorde, porém é muito difícil pra quem aprendeu a improvisar só na penta, pra tirar o vício é complicado. O seu texto ficou muito bom. Tenho algumas duvidas:

    -b5 no caso dos acordes diminutos e meio diminutos, O que é o tal b5?


    -O Dm nessa progressão é um dórico e a tensão 13 seria a nota característica do acorde, mas porque não usar também outras notas como efeito, por exemplo a #11 que seria a blue note, mas no caso aqui não precisamos usa-la como blue note e sim como nota de tensão, ou seja você não precisa usar combinado com aqueles licks mais blueseiros onde se toca a #11 como nota de passagem, mas sim como uma nota para estacionar.

    Cara, eu me perdi completamente aqui, poderia dar uma explicada de novo?



    Aliás, posta algumas músicas do seu CD e coloca no youtube, tenho certeza que é material de primeira, além de divulgar legal o trabalho.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/11
    · votar


    starling_music
    Essas possibilidades são justamente o "tempero" q falta em algumas situações, tenho explorado bastante essas idéias, geram alguns sons bem interessantes.

    clebergf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Texto muito bom e interessante.

    P.S.: o seu som Guerreiro é animal, meu som favorito no cd, logo mais quando a técnica deixar irei "tirar" ela...

    Vingança Troll

    Vamos lá garoto, força ae e estude teoria...rs...

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    pulgadopc "b5 no caso dos acordes diminutos e meio diminutos, O que é o tal b5?"
    A triade diminuta tem essa estrutura: T b3 b5 e pode virar uma tetrade diminuta: T b3 b5 bb7 ou uma tetrade meio diminuta: T b3 b5 b7
    "Cara, eu me perdi completamente aqui, poderia dar uma explicada de novo?"
    Normalmente as pessoas usam a blues note (#11) como uma nota de passagem, sempre tocando rapidinho eu proponho toca-la como uma nota boa para estacionar.

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    brunoepronto Isso ai cara, que bom que vc esta explorando as possibilidades.
    clebergf Valeu meu irmão, que bom que vc curtiu o cd, fico muito feliz. Mês que vem saiu o meu cd novo, eu aviso, hehehe.
    abs e paz.

    clebergf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Curti muito mesmo, e estou divulgando para a galera que curte o estilo.. o/
    Estou no aguardo cara...manda um som antes ae para ter uma ideia do que está por vir...huahuahua...

    pulgadopc
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Entendi, legal.



    Se me permite, mais uma pergunta:

    Vamos pensar em uma progressão básica C Dm G C

    Tentando improvisar acorde por acorde, quando muda para Dm, por exemplo, eu posso improvisar na penta de Dm, ou devo pensar nas tríades? Ou posso pensar nos dois?

    Desculpa te encher o saco, é que estou com algumas dúvidas, e dá pra perceber que você entende muito bem do assunto.

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    clebergf Valeu irmão, obrigado pela divulgação. Assim que o cd sair da master vou colocar algo aqui para vcs ouvirem do trabalho novo.

    pulgadopc Quando vc pensa na penta de Dm vc tem as notas T b3 4 5 b7 que é uma tetrade de Dm mais a 4 (tensão 11) a triade seria uma maneira de salientar o acorde e a tetrade salientaria ainda mais pois tem a terça e a setima que são as notas que determinam a qualidade do acorde. Tudo depende de como vc executa essas notas.

    Rednef2
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Mais um otimo texto!! meu sonho guitarristicamente falando é ter fluencia nesses improvisos acorde por acorde.
    Valeu cara, fica na Paz de Cristo!!

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Satriani usa muito isso de tocar acorde por acorde...

    Eu tento... mas não soa natural... dá sempre um salto de cordas e uma sonoridade desagradável e forçada... típica de quem não domina a técnica...

    Se pensarmos em tríades abertas e acordes tétrades, vemos que tem um pouco disso ae... a valorização da composição de cada acorde individualmente né?

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rednef2 Se vc tem essa pretenção é só se dedicar um pouco a isso, as coisas vão vir com dedicação, talvez 20 minutos por dia estudando isso por 2 semanas ja vai trazer bons resultados.

    Leomju Satriani, Steve Vai, Andy Timmons são caras que entendem muito bem de campo harmonico, harmonia e improvisação, apesar de ultimamente não ouvi-los mas é fácil perceber o uso dos modos, principalmente o lidio e mixolidio, mas é um approach diferente de tocar acorde por acorde, normalmente eles enfatizam alguns acordes da progressão.

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music

    Muito bacana velho!!!

    Mês que vem saiu o meu cd novo, eu aviso, hehehe.
    Opa, [i]whishlist[/i] já!!!

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music
    normalmente eles enfatizam alguns acordes da progressão.
    Opa... isso mesmo... isso é feito para a progressão não ficar meio mecânica e previsível!

    É nisso que eu peco... hahaha

    Vc sabia que nenhum guitarrista esta estudando mais por modos, somente escalas de maneira geral mesmo?
    Isso é estranhos, acho que é um marco... dá até pra usar aquela história de divisão em Velha Escola e Nova Escola!

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    starling_music

    Ótimo tópico, para variar, hehehe! Excelente dica de estudo!

    Parabenizando e comentando pra manter o tópico "visível", hehe.

    Rednef2
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    starling_music
    Pow ja vou providenciar então esse estudo. Deixar a preguiça de lado heehhe.

    Uma pergunta: Quando eu for solar em cima de um acorde é obrigatorio tocar a escala completa sobre ele? por exemplo se eu for solar em cima de um Cmaj7 eu tenho que tocar toda a escala de C lidio?

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leomju "Vc sabia que nenhum guitarrista esta estudando mais por modos, somente escalas de maneira geral mesmo?"
    De onde vc tirou essa ideia? rs.....


    renatocaster Obrigado amigo. :-)

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rednef2 VC não precisa tocar a escala toda, vc nem precisa tocar nota alguma, pode tocar 1, 2, 3 notas, não tem regra quanto ao numero de notas para usar.
    Se vc tem um acorde de Cmaj7 não quer dizer que ele seja lidio, pode ser ionico e vc não precisa toda a escala do acorde como eu ja disse anteriormente.

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music
    De onde vc tirou essa ideia? rs.....
    Tenho visto garotos que estudam a dois anos já passaram do ciclo das pentas... e não sabem o que significa o modo Lídio por exemplo... eles me respondem que os seus professores dizem que é o modo antigo de tocar!

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leomju Ah ta, entendi, pensei que vc estava falando que isso era algo positivo, rs...mas agora entendi que é pejorativo.

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    starling_music
    Ah ta, entendi, pensei que vc estava falando que isso era algo positivo, rs
    Então... realmente não acho nada positivo mesmo viu. Na verdade não existe um padrão para estudo de música né... cada professor tem sua particularidade! Mas os modos levam a gente a estudar de maneira mais fácil essa relação com os acordes né?

    É meio subjetivo, mas pensando nos modos, parece mais fácil de visualizar o Campo Harmônico na aplicação das escalas.

    Bom, mas isso é só uma opinião. Valeu!

    Rednef2
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    starling_music
    Valeu!! também pode usar o terceiro modo da escala menor melodica em cima de um acorde Maj7??

    E se por exemplo eu quiser dar uma intenção "dorico" em cima de um F#m7 eu tenho que tocar a nota D# em cima desse acorde ?

    starling_music
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Leomju Estudar possibilidades é sempre importante mesmo que vc nao use todas elas estão disponiveis para vc.

    Rednef2 Se vc pensar dessa maneira estará gerando o #5 que concerteza é valido, depende da sua intenção.
    Quanto a intenção dorica vc escreveu certo o D# é a sexta de F#

    Rednef2
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    starling_music
    Valeu pela resposta, vou continuar estudando harmonia, sempre é bom crescermos como musicos. Valeu Cara
    Deus te abençoe!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando as notas certas