Experiências com cordas de diferentes calibres

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07


    Galera os calibres 009. 010 e 011 são os carros chefes para os fabricantes de cordas.
    Além das tradicionais as híbridas 009 com as bordões 010 e híbridas 010 com bordões 011 são outro sucesso de vendas.
    Recententemente a NIG lançou modelos signature que diponibilizam cordas 009.5, 010.5 e outras configurações malucas.

    Minha experiência:

    Na busca de novas opçoes de timbre, fiz algo que não se encontra no mercado ...
    - Tentei aproximar o máximo possível os calibres das cordas primas com as bordões. Como? Comprei um jogo calibre 008 e um jogo 010. Peguei as cordas primas do 010 com as bordões do 008 e com isso aproximeni bem os calibres das cordas sol e ré, deixando a diferença de calibre de uma corda para a outra mais próxima.

    - Tentei afastar o máximo possível os calibres das coras primas com as bordões. Como? Usei as cordas que sobraram dos jogos que comprei e as coloquei. O salto de calibre da corda ré para a sol foi gigante, ficando as prima muito finas e as bordôes muito grossas.

    Coloquei uma configuração em cada guitarra minha.

    Vou usar durante um tempo depois eu posto o resultado aqui.

    Alguém já fez algo parecido???

    AndréGuitarFS
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    nuca ouvi falar,

    oq vc espera obter com essa experiencia,

    tipo um som mais encorpado?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    AndréGuitarFS
    oq vc espera obter com essa experiencia,
    tipo um som mais encorpado?


    Timbres, curto muito diferentes timbres .... Geralmente das cordas primas p as bordões o salto de calibre é grande dando uma diferença perceptivel de uma corda p outra. Com uma configuração vou tentar resolver isso e se o resultado é satisfatório.

    Já na outra configuração vou distanciar mais ainda o calibre das cordas ...

    Soulface
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fernando de almeida
    híbridas 010 com bordões 011
    As híbridas 0.10 são com bordões de 0.12

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Soulface
    As híbridas 0.10 são com bordões de 0.12
    Estou vendo o jogo da nig e a hibrida 010 tem bordões 011 ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    As minhas cordas estão:

    e 008
    B 010
    G 015
    D 026
    A 036
    E 046
    (notem o salto da corda SOL para a RÉ)



    A outra está:
    e 010
    B 013
    G 017
    D 021
    A 030
    E 038
    (notem como a proximidade de calibre entre as cordas estão mais homogêneas)

    Sonoramente falando ainda tenho que fechar minha conclusões ... toquei pouco ... mas conforme for vou atualizando aqui.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Algum comentário ???

    Acharam interessante???

    Henrique S.
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fernando de almeida

    Interressante essa sua idéia, acho que nos acordes principalmente vai ficar uma maluquice com os bordoes mais encorpados e as primas bem "magrinhas" hehe.

    Mas uma pergunta: Não vai f*** com o braço, já que a tensão final vai ficar bem diferente?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Henrique S.
    Mas uma pergunta: Não vai f*** com o braço, já que a tensão final vai ficar bem diferente?
    Somei os calibres e serão diferentes dos que estou acostumado a usar (009 tradicional ou 009.5 signature do Sidney Carvalho da Nig) mas não será muita ... oque uma abaixou a outra subiu e vice versa ... dá pra acertar na ponte ... o braço é forte e tem o tensor para ajudar. ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Primeiras impressões:
    As minhas cordas estão:
    e 008
    B 010
    G 015
    D 026
    A 036
    E 046

    As cordas primas estão muito mais duras que as bordões ... quanto a timbre, p bases não ficou legal pois as primas parecem ter muito mais volume de som do que as bordões ... p solo gostei muito, a pouca diferença de calibre deu uma textura legal ao som e não se sente muito a passagem das cordas D para G, muito legal.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fernando de almeida
    As minhas cordas estão:
    e 008
    B 010
    G 015
    D 026
    A 036
    E 046

    Novamente ontem no studio tive algumas dificuldades com esse arranjo...

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    intrigante...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    As minhas cordas estão:
    e 008
    B 010
    G 015
    D 026
    A 036
    E 046

    Não sei se estou me adaptando mas ontem à noite eu estava estudando e tanto sons clean e sons dist. ficaram bons. Mas ainda sinto um desconforto qto a bends nas cordas primas, qto a som a passagem das bordões para as cordas primas são legais, mas a diferença de dar bends nas bordões (macio, fácil) e das bends nas cordas primas (duro) é brutal.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    As minhas cordas estão:
    e 008
    B 010
    G 015
    D 026
    A 036
    E 046

    Ontem consegui estourar a corda ré (D 026).

    belinox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Abre seu olha pois se não fizer um excelente ajuste vai torcer o braço da sua guitarra o que eh irreversivel... Mto mais grave que um empeno...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    belinox
    Abre seu olha pois se não fizer um excelente ajuste vai torcer o braço da sua guitarra o que eh irreversivel... Mto mais grave que um empeno...
    Valew pelo toque...


    Bom o teste com a configuração:

    e 010
    B 013
    G 017
    D 021
    A 030
    E 038

    Cordas primas muito duras em relação às bordões ... geralmente é o centrário ...
    Para base+solo clean e para solos de rock está muito true ....
    Para bse de rock falta peso nos powerchords ....

    Ant--
    Veterano
    # set/07
    · votar


    quer uma experiência legal? Coloque a corda G de um encordoamento 011 no lugar da D de um encordoamento 008 ou 009. Pelo menos nas 4 cordas de baixo não vai mais existir a diferença de timbre.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Como se você sentisse a diferença disso ouvindo o som.

    Nego que fala que isso influencia no timbre viaja demais, pq a maoria não sabe diferenciar nem o básico, que dirá isso.

    AFF.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ant--
    quer uma experiência legal? Coloque a corda G de um encordoamento 011 no lugar da D de um encordoamento 008 ou 009. Pelo menos nas 4 cordas de baixo não vai mais existir a diferença de timbre.
    Vc já fez isso???? Bom eu já vi caras usando a corda D de um encordoamento 009 e usar no lugar da g de um jogo 011 ... isso é pra som pesado ....


    Mickey Mouse IV
    Como se você sentisse a diferença disso ouvindo o som.
    Sim dá diferença .... São timbres diferentes .... e pra tocar tb vc sente diferença ...

    Nego que fala que isso influencia no timbre viaja demais, pq a maoria não sabe diferenciar nem o básico, que dirá isso.
    Sim, concordo que tem gente que não sabe nem diferenciar nada com coisa nenhuma ... Não é o meu caso, testei e senti as diferenças ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # set/07
    · votar


    e 010
    B 013
    G 017
    D 021
    A 030
    E 038


    Para ter mais peso nos power chords, com essa configuração tive que ajustar a equalização no ampli e no GE-7.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Experiências com cordas de diferentes calibres