Meu professor de guitarra pediu que eu improvisasse

    Autor Mensagem
    El_DoradoUK
    Veterano
    # ago/11


    Bom, meu título retrata o que foi pedido pelo meu professor. Eu não sabia nem por onde começar e a base era simples C, G, D. Ele me ensinou as escalas que correspondem a cada um desses acordes e era pra eu mudar de escala, de acordo com o acorde, mesmo assim eu não tenho o mínimo de feeling pra tirar um som melódico e fica bem feio. Lembrando que é minha terceira aula e ele medisse que era pra eu ir me acostumando, mas eu não faço idéia de como casar as notas. Como eu estudo um bom improviso? Como eu improviso legal? Como posso sacar qual nota casa com qual? Não posso usar bends, ligados e Vibratos, só slides. Eu to preocupado que isso possa ser uma limitação minha apenas.

    Abç galera.

    Lasanha
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Como eu estudo um bom improviso?

    Comece ouvindo improvisos...

    Mas cara, relaxa, é só a sua terceira aula, vc acabou de começar a tocar...

    Lasanha
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Outra dica... Ouça bem a base... Ela será a sua guia... Não adianta pensar num solo descasado com a base...

    Duds McCready
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    El_DoradoUK
    Cara, pra mim, improviso é um assunto muito delicado. Você já toca há muito tempo, apesar de ter feito somente 3 aulas? Você conhece bem as escalas, maior, menor (Natural, Harmônica e Melódica), arpeggios?!

    Digo isso pq é o tipo do assunto que dá margem para maus profissionais (não estou dizendo ser seu caso, mas fique atento...) enrolarem o aluno. Eu particularmente sou contra improviso no começo do aprendizado de um instrumento, pq vc não tem bagagem, vocabulário musical, para conseguir improvisar algo.

    Um improviso "simples" exige no mínimo que você conheça bem a escala da tonalidade e tenha algumas idéias para "andar" sobre essa escala. A partir daí, podemos ir incrementando com utilização de arpeggios sobre os acordes, mudança de tonalidade, modulação, mas acredito que não seja o seu caso no momento.

    Se vc está aprendendo agora, é perfeitamente normal que haja esse bloqueio de idéias, mas não acredito que seja o momento de iniciar improvisação, pq pode ser frustrante e dependendo do aluno, pode vir a desistir por não ver evolução. O melhor para evoluir não é insistir na improvisação, mas sim, tirar trechos de solos, ouvir diferentes estilos musicais, para aumentar seu vocabulário de licks, digamos assim...

    Pelo menos essa é a maneira como penso... Espero ter ajudado.

    Abraços!

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    El_DoradoUK

    Cara... você tá começando??? Pentatônica véio!!!

    Pega o shape da penta menor em G na terceira casa e senta o aço!!! Já dá pra improvisar em cima dessa progressão. Pede pro teu prof. te ensinar uns licks também...

    Jube
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Se você não toca a muito tempo, coloque na cabeça que musica é algo que você tem que gostar e muito, é digamos assim, um artesanado abstrato, leva bastante tempo para você ficar bom.

    felipelfln
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O que meu professor sempre repete é: tem que ter começo, meio e fim. E pensar sempre nas notas basicas do acorde que ta rolando (Tonica, 3a, 5a e 7a). Nisso ai deve dar pra usar Em... Escala menor é mais fácil de improvisar. Eu uso mais a relativa menor do que a maior. Arpejo é bom tbm. E licks!!

    dan_shencker
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    essa questão realmente é complicada.

    o improviso é um mix de percepção e raciocínio rápido, aliado ao conhecimento teórico pra lhe dar base.
    Como já disseram, ouça bem a base, e vá tentando primeiro imaginar uma melodia para ser reproduzida pelo seu instrumento. Explorar o seu instrumento e memorizar os sons que cada nota faz ajuda muito, pois quando for criar uma melodia vai ficar fácil saber por onde começar.

    Primeira qualidade de um músico: Saber ouvir!

    flw

    Tsgk
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    na minha opinião, a qualidade da improvisação de um guitarrista é pelo menos 70% influencia de outros grandes guitarristas e 30% técnica.

    só posso te dizer uma coisa: escute vários estilos e guitarristas de verdade. irei citar alguns me ensinaram e me ainda me ensinam muito: Angus young, jimi hendrix, eric clapton, bb king, tommy iommi, jimmy page, blackmore, enfim, o que não falta é guitarrista bom ae.

    isso aqui é uma aula de improvisação, feeling, uso de pentatonicas, simplesmente genial:



    Alan_Domingues
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    El_DoradoUK

    Cara, eu posso te dar um bom conselho.

    Na guitarra como em qualquer outro instrumento, para você "improvisar" você tem que dominar seu instrumento, tem que saber qual nota você está tocando, qual tom está, qual acorde está soando no momento, o domínio da rítmica, domínio de técnicas e teoria musical.

    Nada ao extremo, mas pelo menos saber o que você está fazendo, e o que vai fazer. Se você começou do ZERO na guitarra, tem pouca noção ou nenhuma, argumente com o seu professor que acha que precisa investir mais em técnica, conhecimento do instrumento e domínio do mesmo. Seja claro que não está ainda a vontade para esta parte e "fuck u all".

    Abraços.

    Duty Free
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Duty Free
    · votar


    El_DoradoUK

    Primeiro, quais escalas ele te passou ?

    Pentatônica (5 notas), diatônica (oito notas) ? Pelas poucas aulas deve ter sido penta.

    Ele quer que você improvise mesmo, ou crie um tema sobre os acordes/variações?

    Um bom começo é ir acostumando com a escala em cada acorde. Vai apenas digitando cada escala em seu respectivo acorde, em figuras rítmicas/tempos correspondentes (semínima, colcheia, semicolcheia) com metrônomo.

    Depois comece fazendo pequenos improvisos só com os intervalos do corde (T-3º-5º).

    Com esse pouco tempo de aula, provavelmente não aprendeu notas de tensão, notas a evitar, etc. Melhor não se preocupar com isso agora.

    Tenha paciência, e siga o seu ouvido.

    ____

    edit: quando fui responder, só tinha uma resposta. A galera foi respondendo rápido e ficou mensagem de enviando, acabei repetindo o que já haviam postado.

    daniels07
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Na minha primeira aula de guitarra o professor também pediu pra eu improvisar... Com apenas uma parte de um escala (a clássica casa 5 de Am)

    Na primeira aula meu improviso tava uma merda. Natural, você não vai começar improvisando que nem Jimi Hendrix... Quantos mais treino de improviso, melhor você improvisa.

    Com o tempo você vai descobrindo algumas frases próprias. não existe "que casas casam", mas sim o teu gosto musical. O que diferencia os músicos é isso, se não só ia ser famoso quem treinasse 12h por dia.

    Tenha paciência que seu improviso vai melhorar. É pra isso que seu professor tá mandando tu improvisar, até porque professor nenhum espera que tu mande um solo foda, com pegada, entre outros, no teu primeiro improviso ;)

    El_DoradoUK
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Respondendo a todos. Ele me passou o acorde de C maior espalhado por toda o braço da guitarra, em 5 formas pra ser mais exatos. Ele pediu que eu memorizasse cada acorde de C maior com sua forma de escala e assim fiz. Hoje, ele remanejou cada forma de acorde pra uma casa e ficou C maior (pestana na 3 casa), G maior (pestana na 3 casa tbm) e D maior (forma de C maior com corda solta, mas com pestana na 2 casa pra subir 1 tom), porém cada acorde repete a mesma forma da escala de C maior, porém numa só região que fica um modelo dentro do outro e só muda a tônica. Ou seja, a forma muda de lugar pra entrar na tônica que meu prof passou. Juro, nunca estive mais desesperado quando ouvi a palavra improviso.

    Lasanha
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Colega, seu professor fez isso para que vc soubesse identificar as notas no braço inteiro da guitarra. Sabendo isso, você saberá no braço todo aonde estão as tônicas, terças e quintas (além das outras notas) do acorde em questão...

    alexandre bastos
    Veterano
    # out/13
    · votar


    A improvisação é um tema delicado no ensino de guitarra. Atuo como professor há mais de vinte anos e posso afirmar o seguinte; Aquele que deseja ser um bom improvisador deve ter alguns estudos como, intervalos, harmonia, campos harmônicos, acordes e principalmente ouvir música.
    Não adianta querer sair fraseando em blues se o aluno não ouve o estilo. Blues não é só pentatônica, porque a pentatônica não tem o som do blues, o sabor blues. Pentatônica no blues é um ATALHO, mas não é o caminho. Assim como qualquer outro estilo, todos são feitos de linguagem o que vai muito além do estudo de todos os pontos que citei anteriormente.
    Há quem diga por exemplo que a pentatônica não funciona no baião, o que é algo impensável. Ouvindo Luis Gonzaga, podemos perceber que Heraldo do Monte cria frases maravilhosas com pentatônicas. Resumindo, tenha calma, ouça muita musica e de um passo por vez. Assim seus estudos serão melhores e mais sólidos.

    Grimc
    Veterano
    # out/13
    · votar


    alexandre bastos

    Considerando a idade do tópico, ele já deve tar improvisando melhor que o Gary Moore atualmente...

    Drinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Grimc

    sim, porém, por um outro lado o parecer do amigo é bastante pertinente á quem esta iniciando

    renatoff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    (aproveitando o embalo, vo falar oq acho tbm)

    O que o alexandre bastos falou ta certissimo! vc só improvisa aquilo q vc gosta, aquilo q vc ouve e aquilo q vc esta acostumado a tocar.

    percebi com o tempo q o improviso tem mais a ver com percepçao do q com as escalas e teorias q vc sabe...

    vc tem q ter aquela frase q vc quer fazer na cabeça! nao decorar frases prontas, mas frases que surgem na hora q vc ta tocando... qnd começa a base ja surgem frases na cabeça (ou pelo menos deveriam surgir).. aí é só questao de saber acha-las no braço da guitarra.. e entao vc n depende mais de escalas nem nada... só do q vc sente, do q vc quer fazer

    claro q tomem cuidado, as escalas e modos sao muito importantes e DEVEM ser estudados, sem eles vc n improvisa... mas o negocio é realmente achar aquilo q vc quer no braço, independente das escalas..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu professor de guitarra pediu que eu improvisasse