TEXTO PARA VOCÊS (seus roedores da glória)

Autor Mensagem
Beto Guedes
# dez/03


Todo aquele que se sente capaz de criar um destino, com o seu talento e com o seu esforço, está inclinado a admirar o esforço e o talento nos demais; o desejo da própria glória não pode sentir-se coagido pelo legítimo enaltecimento alheio. Aquele que tem méritos sabe o que eles custam, e os respeita; estima, nos outros, o que desejaria que os outros estimassem nele. O medíocre ignora esta admiração franca: muitas vezes se resigna a aceitar o triunfo que ultrapassa as restrições da sua inveja. Mas aceitar não é amar, resignar-se não é admirar.

Os espíritos de asas curtas são malévolos; os grandes engenhos são admirativos. Estes sabem que os dons naturais não se transformam em talento ou engenho sem um esforço, que é a medida do seu mérito. Sabem que cada passo no sentido da glória custa trabalhos e vigílias, meditações profundas, tentativas de fim, consagração tenaz, a esse músico, a esse pintor, a esse poeta, a esse filósofo, a esse sábio; e compreendem que eles consumiram porventura o seu organismo, envelhecendo prematuramente; e a biografia dos grandes homens lhes ensina que muitos renunciaram o repouso ou o pão, sacrificando, tanto um como outro, a fim de ganhar tempo para meditar, ou para praticar a arte iluminadora de suas meditações. Essa consciência daquilo em que o mérito importa, os faz respeitar. O invejoso, que o ignora, vê o resultado a que os outros chegam e ele não, sem suspeitar quantos espinhos foram semeados no caminho da glória. Todo artista medíocre é candidato a criticastro. A incapacidade de criar impele-o a destruir. Sua falta de inspiração o induz a corroer o talento alheio, empanando-o com especiosidades que denunciam a sua irreparável inferioridade. Os altos engenhos são equânimes na crítica de seus iguais, como se reconhecessem, neles, uma consangüinidade em linha direta; no êmulo, não vêem nunca um rival.

O verdadeiro crítico enriquece as obras que estuda, e em tudo o que toca deixa um rastro de sua personalidade., Os criticastros, que são, por instinto, inimigos da obra, desejam diminuí-la, pela simples razão de que eles não a fizeram. Nem saberiam fazê-la, se o criticado lhes contestasse: "Faze-a melhor". Têm as mãos travadas por fitas métricas; seu afã de medir os outros corresponde ao sonho de rebaixá-los até à sua própria medida. São, por definição, prestamistas, parasitas, vivem do alheio, pois se limitam a baralhar, com mão hábil, o mesmo que aprenderam com o artista que procuram desacreditar. Quando um grande artista é erudito, reprovam-no como falto de originalidade; se não o é, apressam-se a culpá-lo de ignorância. Se emprega um raciocínio que outros usaram, denominam-no plagiário, embora assinale as fontes da sua sabedoria; se omite a assinalação, acusam-no, por serem vulgares, de improbidade. Em tudo encontram motivo para maldizer e invejar, revelando a sua antipatia interna.

O criticastro medíocre é incapaz de alinhavar três idéias fora do fio que a rotina lhe sugere. Sua bojuda ignorância obriga-o a confundir o mármore com o mecaxisto, e a voz com o falsete, inclinando-o a supor que todo artista original é um heresiarca. Os pacóvios dariam o que não têm, para saber tocar um pouquinho, para serem incorporados à crítica profissional. É o sonho dos que não podem criar. Permite uma maledicência medrosa e que não compromete, feita de mendacidade prudente, restringindo as perversidades para que fiquem mais agudas tirando aqui uma migalha e dando ali um arranhão, velando tudo o que pode ser objeto de admiração, rebaixando sempre com a oculta esperança de que possam aparecer a um mesmo nível os críticos e os criticados. O artista original sabe que atormenta os medíocres aguilhoando-lhes essa paixão que os desespera em face do brilho alheio; o desespero dos fracassados é a lucro que melhor pode premiar o seu labor luminoso. O ridículo de um Zoilo chega sempre a andar passo a passo com a glória de um Homero.

Fermentam, em cada gênero de atividade artística, como pragas pediculares da originalidade; não perdoam aquele que incuba, em seu cérebro, essa larva silenciosa. Vivem para manchá-lo ou destroná-lo, sonham com o seu extermínio, conspiram com uma intemperança de terroristas, esgrimem sórdidas calúnias que fariam enrubescer um paquiderme. Vêem um perigo em cada astro e uma ameaça em cada gesto; tremem, pensando que existem homens capazes de subverter rotinas e preconceitos, de acender novos planetas no céu, de arrancar sua força aos raios e às cataratas, de infiltrar novos ideais às raças envelhecidas, de suprimir as distâncias, de violar a força de gravidade e de abalar o governo...

Os espíritos rotineiros são rebeldes à admiração: não reconhecem o fogo dos astros porque nunca tiveram, em si, uma única chispa. Jamais se entregam de boa-fé aos ideais ou às paixões que lhes assaltam o coração; preferem opor-lhes mil raciocínios, para privar-se do prazer de admirá-los. Confundirão sempre o equívoco e o cristalino, rebaixando todo ideal até às baixas intenções que supuram em seus cérebros. Pulverizarão todo o belo, esquecendo que o trigo moído e feito farinha já não pode germinar em espigas douradas, à luz do sol. "É um grande sinal de mediocridade - disse Leibniz - elogiar sempre moderadamente". Pascal dizia que os espíritos vulgares não encontram diferenças entre os homens : descobrem-se mais tipos originais, à medida que se possui maior engenho. O criticastro é miserável; admira um pouco todas as coisas, mas nada merece a sua admiração decidida. Aquele que não admira o melhor, não pode melhorar. Os que não sabem admirar não têm futuro. É uma covardia aplacar a admiração; é preciso cultivá-la, como fogo sagrado, evitando que a inveja a cubra com a sua pátina ignominiosa.

feker
Veterano
# dez/03
· votar


psss... c alguem ler faiz um resumo ae....

Energy
Veterano
# dez/03
· votar


Beto Guedes
isso faiz um resumo

the_paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


Beto Guedes
o usuario mais famoso do forum esta de volta! hehe... o cara para de postar merda

Mutley AC_DC
Veterano
# dez/03
· votar


nossa nem tenho paciencia pra le tudo isso mas aposto q deve ser bosta..

CaCo_
Veterano
# dez/03
· votar


que que é isso e alto- ajuda?

Freiheit
Veterano
# dez/03
· votar


alguem leu a merda q ele escreveu e pode resumir pra mim?
qdo vi q era de Beto guedes nem li nao...
perder tempo...

Mutley AC_DC
Veterano
# dez/03
· votar


meu paiii..naum da pra entende isso..soh tem palavra complicada..

O ridículo de um Zoilo chega sempre a andar passo a passo com a glória de um Homero.

olhe isso..alguem pode traduzi???

plebeu
Veterano
# dez/03
· votar


eu acho q ele quis dizer q a gente ta com inveja do talento dele... li por cima e entendi isso ... vc é o cara mais engracado do forum beto guedes ...

Mutley AC_DC
Veterano
# dez/03
· votar


inveja???hahah inveja do q? d naum ter nascido em cocorozina do norte???huahauhau q palhaço esse beto

feker
Veterano
# dez/03
· votar


oh... serah q da pra alguem traduzi e resumi?

Beto Guedes
# dez/03


Mutley AC_DC
Você é apenas um ignorante insignificante, invejoso retaliador da glória hercúlea e onipotente de Beto Guedes.

the_paranoid
Veterano
# dez/03
· votar


Beto Guedes
porra lah se vai otro topico d 25 paginas... porra meu sai desse forum

feker
Veterano
# dez/03
· votar


what?

alguém aki falar meu língua?

hrspedro
Veterano
# dez/03
· votar


heuaehauehauehauehaeuhaeuaheauehu Beto Gueimes de volta

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


resumo da parada : ele diz nas entrelinhas q eh foda e ressalta q todo mundo eh mediocre e por serem mediocres nao admiram um talento..

a mesma merda q Beto Guedes costuma escrever...
e eu jha tyava ficando com saudades em Gueimes! as vezes eh engraçado ler tanta merda

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


Os espíritos rotineiros são rebeldes à admiração: não reconhecem o fogo dos astros porque nunca tiveram, em si, uma única chispa.

conte-me, Gueimes, vc eh famoso e ja vendeu varios discos? nao, entao vc ta na mesma q nois rapaz

plebeu
Veterano
# dez/03
· votar


beto guedes: o cara q toca 10 horas por dia, diz que "velocidade=beleza", "pentatonica é escala de quem nao sabe tocar"... e vai morrer virgem... tirem suas proprias conclusoes

Mutley AC_DC
Veterano
# dez/03
· votar


Beto Guedes
a kra fike kieto ai..e ponha-se no seu lugar d criançinha..kom sua glória hercúlea

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


e com certeza ele pégo o texto na internet.. duvido q tenha mentalidade pra usar palavras complicadas nesses texto ( o texto ta bem escrito, ms a ideia eh idiota demais)

Beto Guedes
# dez/03


Sim, ignotos, eu aprendi a escrever ortodoxamente. Com base em um treinamento com metrônomo de 18 horas por dia, aprendi as formas e meios eruditos da comunicação escrita, além de suas nuances. Agora paguem um pau para mim.

Sniper
Veterano
# dez/03
· votar


qdo vi q era de Beto guedes nem li nao
(2)

Rafael Izidoro
Veterano
# dez/03
· votar


HUAuhUHAuh eh soh entrar no Blog dele q se ve q ele escreve mto bem UAHhUAuhAuhAuhaUHAUH!

Spidey_ssj
Veterano
# dez/03
· votar


Ei galera é sério, começei a postar nesse fórum a mto pouco tempo, e sempre ouvi falarem mto do "poderoso", "amabilíssimo", "humilde", "onipontente", "onipresente" e "oniciente" Beto Guedes (se tiver noção do q raios isso for), mas eu tenho q admitir....... o Beto Guedes é tudo, quer dizer, nada, quer dizer... alguma coisa.... pensando bem.... merda nenhuma!
Beto Guedes
Mano, é sério, vai proa bronha q é + divertido do q falar merda nu forum!!! huahuahaua!!!!
"Os espíritos de asas curtas são malévolos; os grandes engenhos são admirativos" by_Beto Guedes (ps: guardem isso pra mostrar aos seus filhos e ter a honra d ter conhecido um tosco desse!)

Beto Guedes
# dez/03


Qual é a data do último post? Hein? Eu fiquei dois dias aprendendo.

Fear of the dark
Veterano
# dez/03
· votar


Beto Guedes
ow me empresta uma fita de atari ai? faz um tempao que eu nao jogo!

yvo
Veterano
# dez/03
· votar


meios eruditos da comunicação escrita

puts nao devia ter lido os outros posts, sabia q podia ter dormido sem essa

Spidey_ssj
Veterano
# dez/03
· votar


Sim, ignotos, eu aprendi a escrever ortodoxamente. Com base em um treinamento com metrônomo de 18 horas por dia, aprendi as formas e meios eruditos da comunicação escrita, além de suas nuances. Agora paguem um pau para mim.

Uh q diabu essi mané quiz falá neça porra?! Saun grandis probrema di leitura sabi?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/03
· votar


Olavo De Carvalho deve estar dando soquinho de alegria no ar com isso né, senhor Beto Guedes falastrão?

http://www.olavodecarvalho.org/convidados/roedores.htm

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/03
· votar


ignorem esse palgiador. fica se apoiando em cima de gênios,é um idiota que diz que toca alguma coisa e escreve algo. Mas é o pior em tudo o que faz. Deve ser um moleque de 13 anos punheteiro que não tem vida social por ser muito escroto e pulha. Todos zoam ele, e por isso ele tenta de qualquer maneira se achar pela internet, mas nem pra isso esse acéfalo tem capacidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a TEXTO PARA VOCÊS (seus roedores da glória)