Braço torcido, dar uma de luthier, arriscar sem perder nada.

    Autor Mensagem
    aensid
    Veterano
    # ago/11


    É o seguinte, tenho uma ibanez grg 270 com braço torcido ( para os lados ), cujo o concerto ( tirar a escala e emplainar o braço ) não vale a pena, pois custa mais da metade do que a guitarra vale.

    Alem de ter uma guitarra com braço torcido, tenho um pai dono de um comercio de ferramentas, materiais de construção, etc... Fica barbada conseguir ferramentas...

    Eu queria, que o pessoal que manja de luthiearia ( assim que se escreve ?) ai, me ajudasse a fazer a função de retirar a escala da minha guitarra e plainar o braço, sei que é quase certo que não vai dar certo isso, mais, o braço ja está torto mesmo, e ja tenho outra guitarra ( sx sst62 ).

    Um Abraço para o pessoal.

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vale, lembrar, que eu tenho um valor sentimental por está guitarra.

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    E tambem, vou usar minha strato sst62 para bases, com um encordoamento 0.12 afinada em ré, bacana, né, usaria essa ibanez para solo, com 0.10 em Mi.

    Pão Quente
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    posta uma foto :]

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    tenho um pai dono de um comercio de ferramentas, materiais de construção, etc...


    Larga a mão de ser muquirana Salinzinho....paga o serviço do luthier!!!

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    A ultima vez q postei foto da minha ibanez grg me chamaram a coitada de gibi vintage.

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    celotoledo

    Não velho, ou eu fasso guitarra, ou guitarra vira cinsa.

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    A ultima vez q postei foto da minha ibanez grg me chamaram a coitada de gibi vintage

    Puta merda!!!! Eu lembro disso!!!!

    Queima Chezuuuuuiiissss......Deixa isso pra lá cara. Você cagou ela toda....

    Ou, invés de tentar consertar o braço compra um novo. Ou uma guitarra nova....rs

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    Pois é, mas, eu tirei os adesivos, poli ela, ta bonitinha, alguns arranhões e amassados.

    Acho que o pessoal acha que adesivo é Permanente, huaha

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cara, é que eu arrumar, eu gasto "indiretamente", meu velho nem liga, nem da bolas, mas se eu for pedir para ele, ele não vai dar, até porquê eu não toco muito, e ele não me incentiva.

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    "até porquê eu não toco muito, e ele não me incentiva.'

    Faz sentido.

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    De Ros
    celotoledo
    Poxa, o pessoal, vem, fala, fala, e não fala "nada".

    Sinceramente, Abraços

    celotoledo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    Como????

    O que você quer???

    QUe um Luthier venha aqui e te dê uma passo-a-passo de como fazer o serviço dele????

    É como se seu pai passasse o contado do fornecedor dele de cimento para um cliente....tá de brincadeira....

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    celotoledo

    Cara, se você pensa assim, espero que os demais não pensem.

    Abraços

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    Bom, não achei muita informação sobre isto... Eu pensei em fazer algo assim...

    > Desparafusar e Retirar o braço da guitarra...
    > Usar vapor de água e retirar a escala delicamente...
    > Lixar o braço no lugar que vai a escala, para ele ficar reto...
    > Colar a escala novamente, com cola para madeira...

    Funcionaria assim ? Daria certo ? Seria muito dificil, quantas horas ?

    L.K.R
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid
    Funcionaria assim ? Daria certo ? Seria muito dificil, quantas horas ?

    Não; não; sim; não sei.

    cara, na minha opinião, larga mao de ser pão duro, trabalha um pouco na loja com seu pai e leva no luthier depois. Se tu fizer alguma coisa errada, o barato vai sair caro depois.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid
    Não há o que fazer....
    Jogue o braço fora e compre outro para sua guitarra.
    Abç

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu ja estou precisando de grana para um cubo para baixo, depois para comprar uns pedais, será impossivel comprar outro braço, o que sai muito caro.

    Tem um cara q ta fazendo umas função aqui em casa, que é marceneiro, eu poderia pedir para ele me orientar. Alguem poderia me dizer as etapadas para consertar o braço, mesmo que não va dar certo, também conta como experciencia.

    Abraços.

    aensid
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: aensid
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, você falou em um topico, que se fosse uma vintage fodona valeria a pena.
    É a minha 2° guitarra, velho.

    "Retirada da escala e replainamento do braço."

    É isso que eu quero saber como se faz...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    aensid
    Cara, marceneiro não é luthier (embora haja necessidade de estudar marcenaria para ser luthier).
    Esse é um serviço difícil, trabalhoso e que exige aprendizado técnico específico, que vc, nem mesmo o marceneiro aí tem.
    Certas coisas não são factíveis de um leigo fazer, algumas são até perigosas (é o caso dessa aí) e nós, luthiers, estudamos anos para isso. Eu mesmo levei anos para me arriscar a fazer corretamente esse tipo de serviço aí, e sei muito bem que não vale à pena. Você quer fazer isso pela internet??!!
    Portanto, siga o que lhe estão dizendo e "desencane" disso aí. Digo e repito: Retire o braço de sua guitarra e compre outro (pesquise no E-Bay) e instale. Ponto-final.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid
    2ª guitarra ou não, não é uma Fender dos anos 50 e 60 de R$ 150 mil e que valoriza com o tempo (embora eu não concorde com isso). Aliás, se vc trocar o braço, o resto da guitarra continua.
    Bens materiais vem e vão cara...
    Abç

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid
    então compra outra e deixa essa encostada.
    Não vai adiantar, se for levar num luthier vai cobrar muito caro, pode ser q nem fique 100%, o dinheiro q vc for gastar com o luthier dá pra vc comprar uma nova guita, e se vc não sabe mexer não mexa, pode ficar pior do que já ta.
    Só deixo essa dica, mas a guitarra é sua vc faz dela o q quiser.
    Flw

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    Acho possível repará-la, e de fato não compenssa levar em um Luthier.

    Se quiser usar como material de estudo, vale a pena.

    Nada de vapor dagua, por cristo. Vc vai utilizar um soprador térmico e uma plaina elétrica bem regulada, mas é um procedimento complexo, e sugiro que estude...

    O tensor deve estar completamente frouxo, quando for fazer isto...

    Penso no seguinte... Já que vai jogar o braço fora mesmo, ao menos tente recuperá-lo. Mesmo que não dê certo, atlvez vc aprenda algo. Não tem pq não arriscar, uma vez que vc tem acesso a ferramentas. Se estudar bem antes, ainda tem chances de dar certo.

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    "Poxa, o pessoal, vem, fala, fala, e não fala "nada"."

    Vou traduzir o que eu falei para que você possa entender, ok?

    "até porquê eu não toco muito, e ele não me incentiva."

    Eu também não incentivaria um filho a fazer algo, se ele não se empenhasse nisso.

    E agora, tu está planejando gastar uma quantidade enorme de tempo , energia e dedicação a consertar o braço de um instrumento condenado, ao invés de estudar escalas, arpejos, improvisação, leitura e qualquer outro ponto que te faça evoluir como músico, na tua guitarra boa!

    Um pai atento nota quando um filho está enrolando.

    A não ser que tu não que não queira mais ser músico e gostaria de se tornar um luthier. Mas esse não seria o caminho mais lógico, o melhor seria fazer um bom curso ou achar um bom professor na tua região.

    Fora isso, tu está perdendo tempo, e o teu pai, que não é bobo nem nada, já notou isso, e por essa razão, não te dá força.

    Faz sentido.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    De Ros

    Desculpe De Ros, discordo de vc. Se eu não tivesse me metido a fazer esse tipo de coisa, não estaria, hoje a um passo de fazer meus próprios instrumentos. O tempo que se gasta nisto é pequeno. Ainda mais de um rapaz de 15 anos, que deve ter muito tempo livre.

    Veja bem, se vc tem um braço condenado... Ele só pode melhorar, e ao invés de ir para o lixo, ele pode servir como um belo estudo.

    Guitarra não é só escalas e arpejos, acho fundamental o guitarrista saber sobre a construção e reparos do seu próprio instrumento, embora este já seja um serviço avançado.

    Isso é muito parcial da tua parte, sou músico e sou aprendiz de luthier... Um nunca entrou em conflito com o outro, pelo contrário.

    Concordo que ele foi rude contigo e não apoio isto. mais respeito ao mestre De Ros rapaz!

    cynide
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: cynide
    · votar


    Pessoal daqui é tão burocrático... viva o Do It Yourself!!
    aensid

    Alguns links uteis:

    http://blog.1dia.net/diversas/luthieria-como-remover-a-escala/

    http://www.projectguitar.com/tut/removal.htm

    http://www.projectguitar.com

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/181746/

    boa sorte!!

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    cynide

    Valeu cara, mesmo que não de certo, vale como experiência, quero manjar de luthiearia quando crescer.

    aensid
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    De Ros

    Cara, com todo respeito, eu não evolui, não por não me empenhar, mas por estudar de forma errada, por favor cara, não fale sobre o que não sabe, se toca muito, e merece todo respeito, um dia quero chegar aos seus pés.

    Abraços

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Paul.Gilbert

    Tu não está discordando de mim! Vou escrever de novo:

    "A não ser que tu não que não queira mais ser músico e gostaria de se tornar um luthier."

    Velho, eu sou incapaz de reparar um instrumento com o braço torcido, e não sou menos músico por causa disso.

    Se tu quer ser músico e luthier, não vejo o menor problema. Mas não acho fundamental um músico ser capaz de fazer esse tipo de reparo. Se não, a profissão de luthier seria dispensável...

    aensid

    É isso aí velho, não vou falar sobre o que não sei, Calei a boca bem tranquilo e peço desculpas pela minha tentativa vã de ajudar.

    Abraços, sem ressentimento.

    MMJr
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aensid

    O braqco da sua guitarra nao esta torcido...
    E impressao sua...

    A guitarra precisa apenas de uma boa regulagem geral.....


    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço torcido, dar uma de luthier, arriscar sem perder nada.