Como abafar as cordas não tocadas.

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# ago/11


Queria que vocês possam me dar uma ajuda, sobre como abafar as cordas não tocadas.
Andei lendo a revista Guitar Player do Eric Johnson e ele falava sobre abafar as cordas não usadas para elas nao soarem, ele disse que poderia ser com: a mão da escala, a parte traseira da palma da mão, ou com o dedão (Palheta).

Queria algumas dicas, e outra pergunta: Tem problema apoiar o mindinho no escudo?

fui_banido_e_voltei
Veterano
# ago/11
· votar


não precisa abafar as cordas não tocadas,eu nunca abafei e o som das cordas que eu não toco não soa,quanto ao mindinho,não tem problema,mas eu acho que seria mais fácil para tocar e até mais confortável apoiar a mão na ponte.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


fui_banido_e_voltei
Meu amigo falou que é pecado apoiar na ponte, kkkkk
E se eu pegar uma Floyd Rose?

joao b.
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que isso pode ajudar...

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=palm+mut&boo lean=1&forum3=1

Meu amigo falou que é pecado apoiar na ponte, kkkkk
E se eu pegar uma Floyd Rose?


Eu tenho uma guita com floyd rose e faço "Palm Mut" sem problemas...

Ah, da uma olhadinha nesta apostila também, tem alguma coisa sobre o assunto...

http://www.mvhp.com.br/guitarra1.htm

fui_banido_e_voltei
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
Meu amigo falou que é pecado apoiar na ponte

é nada mano,muitos bons guitarristas tocam apoiando na ponte,além disso,é mais fácil

BJAofficial
Veterano
# ago/11
· votar


nossa, como que o cara vai abafar as cordas com a parte de tras da mão?
eu devo ter entendido errado, porque é impossivel no meu ponto de vista..
outra coisa que eu não entendi foi esse "dedão(palheta)"... como assim? deu a entender que tu usa a palheta pra abafar, e não o dedão..
geralmente em base eu uso a parte de baixo do indicador pra abafar as cordas de baixo.. e o dedão(dedão mesmo, não a palheta) pra abafar as cordas de cima... isso com a mão esquerda...
e em solos, eu uso o canto da palma da mão direita...

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


joao b.
Não me reiro ao Palm Mute, me refiro as notas não tocas em um solo entende?

EX: tô tocando na Mizinha e na SI ai como eu posso abafar as cordas SOL, LÁ, RÉ, MI?

PeedroArcuri
Veterano
# ago/11
· votar


Eu abafo com a mão da ponte.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


BJAofficial
Quando falei: dedão(palheta) me referi ao dedão mesmo.

Quando falei: com a parte de tras da mão me referi ao "ossinho que parece bolinha" em cima do pulso. =D

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


PeedroArcuri

Eu abafo com a mão da ponte

Como é? kkkkkk's

vc tem uma mão pra palhetar, uma pra escala e outra pra ponte? kkkkkk's

PeedroArcuri
Veterano
# ago/11
· votar


Eu apoio a mão da palheta na ponte e nas cordas.
Você cria um tópico com uma dúvida e tem gente querendo ajudar.
Você tentar fazer gracinha não vai ajudar em nada.

joao b.
Veterano
# ago/11
· votar


Não me reiro ao Palm Mute, me refiro as notas não tocas em um solo entende?

Sim. Mas pq abafar as cordas, elas ficam zoando enquanto vc toca nas outras?

Tenta colocar uma Xuxinha (dessas que as garotas usam no cabelo) proximo ao nut, pode ajudar...

Como é? kkkkkk's

vc tem uma mão pra palhetar, uma pra escala e outra pra ponte? kkkkkk's


Aff...

Stalingrado
Veterano
# ago/11 · Editado por: Stalingrado
· votar


Samuel Silvino
Cara, com o tempo, tuas mãos vão se encaixar na escala e na ponte da forma certa pra abafar. Isso tudo vem com treino, pode crer.
No meu caso, a mão direita fica sempre sobre a ponte, abafando principalmente as cordas graves. Já a mão esquerda abafa as cordas agudas com a 'palma dos dedos', saca?

É isso ai. :)

Geist
Veterano
# ago/11
· votar


Por exmplo: você vai fazer um G5. O dedo indicador pressiona a terceira casa da sexta corda e fica apoiado nas demais. Assim você pode descer a mão sem dó que não vão soar as outras cordas. O mesmo vale para solos.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


PeedroArcuri
Calma, sua explicação me deu esse pensamento e eu só falei, desculpas. \O|

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Stalingrado

Brigadão cara...

joao b.
Cara...desculpa mais, acho que um verdadeiro guitarrista pode fazer isto por si mesmo sabe?

joao b.
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino

joao b.
Cara...desculpa mais, acho que um verdadeiro guitarrista pode fazer isto por si mesmo sabe?


Não entendi, mas tudo bem, seja feliz!

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


joao b.
KKKK's digo...e se não tiver a Xuxinha? o que o guitarista faz? AO VIVO.

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino

Deixa de besteira! Tem que abafar sim, e dá pra abafar até quando se faz salto de cordas. Impossível ter um timbre limpo e definido sem abafamento.

Eu uso Floyd e Ponte Fixa e Ponte trêmulo... Todas comportam muito bem a palma da mão direita, e em alguns casos que a palma não é suficiente, usamos inclusive dedos da mão esquerda para abafar.

Como vc acha que o Eric Johnson iria fazer harmônicos de mão direita, tão nítidos sem abafar as cordas não utilizadas!?

E isso não é minha opinião não cara, isso é um consenso geral dos guitarristas, pode poerguntar para o De Ros e outros que são mais famosos que eu aqui. Essa matéria de abafamento, vc aprende na primeira aula cara.

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
KKKK's eu sei cara...mais o que eu quero é como fazer o abafamento saca?

Porque quero ter um tibre limpo, e sim, eu tenho aulas, mais é uma aula por semana e não tem como eu falar com o professor agora só terça, ele disse que não é para apoiar em nada, para que eu possa ter uma mão "solta" e abafar usando a parte de trás da mão.

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


não precisa abafar as cordas não tocadas,eu nunca abafei
kakaka A guitarra é mágica??
abafar as cordas com a parte de tras da mão
Ô LOCO MEU! kakak que técnica hein!??
pecado apoiar na ponte
E todos pecaram! E carecem da graça de Deus. :D!

Você perguntou pra ele como ele abafa?? (rs!)
Não seria bem apoiar na ponte, e sim deixar a lateral da mão direita.. alinhada com ela... encostando nas cordas acima da corda tocada!

Stalingrado
Sua resposta foi a mais parecida com o que seria a minha exceto por você ter duas mãos direita!
Considerando que você iria dizer mão esquerda... parece que é como eu faço, procuro deixar o indicador encostando nas cordas abaixo da que eu estiver pressionando, desta forma vai evitar toca-las, ou deixa-las vibrando após toca-las, e as outras cordas tem que estar abafadas pela outra mão alinhada com a ponte! ;D

Não é nada fácil! Boa sorte!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino

Eu acho que vc deve partir do princípio que cada um, é um. Eu abafo muito mais com o pulso e com a mão esquerda... Talvez pq eu seja canhoto tocando como destro...

O negócio é vc encontrar o método correto para sua pegada.

ele disse que não é para apoiar em nada, para que eu possa ter uma mão "solta" e abafar usando a parte de trás da mão.

Isso para mim não faz sentido... Sua mão costuma "passear" pelo instrumento, encontrando pontos em que o abafamento funcione melhor para determinada peça que vc está tocando. As vezes o tapping te obriga a usar o pulso para abafar, por exemplo. Mas como regra geral, se sua mão não estiver "passeando" ela tem que estar na ponte, geralmente abafando parte das cordas...

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


fui_banido_e_voltei VOTADO!
BJAofficial VOTADO!
Samuel Silvino VOTADO!
Stalingrado VOTADO!
Paul.Gilbert VOTADO!

Parabéns Guys!!! Achei ótimas contribuições! Cada um tem uma maneira que melhor se adapta!!! Mas é indiscutível que tem que abafar!
Achei útil este post! Principalmente por que muita gente não tem nem ideia que precisa abafar as cordas e faz uma sujeira do c*, quando toca! rs!!

Agora que é uma coisa nada fácil e não se aprende da noite pro dia! Concordam?

Mas é bom aprender logo no início e começar treinando corretamente!

Leomju
Veterano
# ago/11
· votar


Samuel Silvino
Cara... essas coisas são muito pessoais e vem com o tempo... cada um faz do seu modo! É como andar de bicicleta... nadar... etc... Se vc está tendo dificuldade com isso, acho que está faltando intimidade com o instrumento! Tem coisas que se aprende sozinho... não tem jeito!

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


fui_banido_e_voltei

"não precisa abafar as cordas não tocadas,eu nunca abafei e o som das cordas que eu não toco não soa,quanto ao mindinho,não tem problema,mas eu acho que seria mais fácil para tocar e até mais confortável apoiar a mão na ponte."

Discordo peremptoriamente!

Abafar as cordas não tocadas é fundamental.

danielfz
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

Grande De Ros!!!

Realmente gostaria de saber sua técnica!
Agradeço antecipadamente, se porventura, puder passar-nos um pouco de sua experiência aqui Mestre!!!

Obrigado!

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros
De Ros

Samuel Silvino
Veterano
# ago/11
· votar


Desculpas, fui logar e sem querer enviei a mensagem. kkkk's

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


danielfz

Valeu velho. Mas o único truque é abafar todas, absolutamente todas as cordas que não vão soar.

As cordas de cima da corda que tu está tocando, com a mão direita, as cordas abaixo, com a esquerda (se for canhoto, inverte).

Exemplo: Vou palhetar a terceira corda. Meu polegar (da palheta) vai encostar um pouco na quarta corda e a "base" do polegar (a parte carnuda), abafa a quinta e sexta. Meus dedos da mão esquerda, que não ficam tão arqueados com na posição do violão clássico, abafarão a segunda e primeira.

As vezes, quando se usa muitos tappings, a mão direita perde a função de abafar as cordas soltas, por isso que muitos guitarristas que tocam bastante essa técnica usam as borrachinhas de cabelo.

Falar que usam isso por falta de técnica é muito engraçado, e geralmente quem fala esse tipo de coisa, não usa muito o tapping...

Jafet
Veterano
# ago/11
· votar


Cada um tem uma técnica, mas vc acaba abafando todas as cordas que vc não tá usando sem nem perceber!! Essa é a técnica de limpeza!! Quando vc toca a corda 4 e 3 saiba que a 1, 2, 5 e 6 estão vibrando !!! Eu costumo usar a mão direita, (no meu caso a da ponte) pra abafar as cordas graves enquanto toco nas agudas e uso a mão esquerda (geralmente o indicador) pra abafar as cordas agudas enquanto toco nas graves !!! Não tem segredo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como abafar as cordas não tocadas.