cordas mais finas facilitam o bend?

    Autor Mensagem
    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: vitor_antunes


    eu uso cordas 0.10 da nig, eu to afim de comprar cordas mais finas pq eu pensei assim:

    "quanto mais grossa a corda mais grave o som, então quanto maior a espessura da corda mais terei q apertar a tarraxa, então mais tensão tiver na corda mais difícil o bend, quanto mais difícil o bend mais eu me fo.."

    Então seria mais resumir para quanto mais fina a corda menos tensão, ou seja a corda ficaria mais solta(pq quanto mais solta=mais grave), quanto mais a corda tiver solta mais fácil sai o bend!

    Mas enfim, eu tenho dificuldade em fazer bends de 1 tom, principalmente nas primeiras casas(+ou- até a 5ª) , então com esse pensamento eu decidi comprar cordas de 0.08.

    Agora, eu me pergunto: cordas mais finas facilitam o bend?


    PS:esse raciocinio é baseado no pensamento do queijo-suiço(o queijo suiço é cheio de buracos, quanto mais queijo mais buracos, quanto mais buracos menos queijo, então quanto mais queijo menos queijo)

    Carregando
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes


    sim... mas vão durar muito menos...

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    menos? quanto tempo?
    pq to com a 0.10 a uns 3 meses ou mais.
    mas se durar 2 meses ta bom,pq a nig é só R$15

    Tmusic
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu particularmente acho cordas mais grossas melhores para bends.
    Quando eu puxo um bend nas cordas finas, apesar de elas irem com mais facilidade, tem que puxar horrores pra sair um bend de um tomm pq o som quase não altera. Já nas mais grossas, pela maior vibração, apesar de exigir mais força, o som altera mais fácil.

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    então é proporcional?
    pq na mais grossa não precisa puxar muito,e na mais fina tem q puxar mais pra fazer o bend, porem a mais fina é mais solta?

    Carregando
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes


    duram menos, bem menos... e vão arrebentar com mais facilidade..

    Adair Neto
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Afinar em tons mais baixos também ajuda.
    Eu utilizo cordas NIG 0.09 na afinação E e NIG 0.105 (Juninho Afram Signature) na afinação C.
    Pra evitar arrebentar as cordas, passe um paninho nelas depois de tocar.

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    me deixaram na duvida nem sei o que compro pq parece q não vai melhorar muito... mas tenho q comprar pq as minhas tão velhas
    vou comprar ou a 0.08 ou a 0.09, não gostei da 0.10(apesar de ficar mto tempo com ela, fazer o q? é o dinheiro...)

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    cara afinação sim


    afina sua guitarra 1 tom abaixo

    fica mt melhor pra bends e vibratos

    pq vc acha que Zakk Wylde come o cu de all com bends e vibratos?

    fconde77
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Isso é costume, eu uso 0.12 numa Les Paul com afinação padrão e e dou bends de 1 tom até 1, 1/2 meio sem problemas e gosto muito. Se vc esta sentindo dificuldade por conta do calibre da corda pode afinar seu instrumento com 1/2 ou 1 tom abaixo.

    Vingança Troll
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    eu uso 0.10

    De Ros
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes

    Cada guitarrista tem um gosto diferente, e também uma constituição fisica diferente.

    Testa. Se for melhor para você, tá resolvido. Ir atrás dos outros numa questão tão pessoal é um erro típico de iniciante!

    Abraço.

    GustavoShinoda
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu utilizo cordas NIG 0.09 na afinação E e NIG 0.105 (Juninho Afram Signature) na afinação C.

    Isso foi erro, ou existe essas cordas ? O.o

    clebergf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    A melhor coisa é vc testar cara...se não curtiu a 0.10 tenta a 0.9 e veja se te agrada...
    Também mude a sua afinação e veja se você gosta...pelo jeito vc está começando e a melhor forma é testar outras formas daquilo que estiver incomodando você e achar uma forma que você gosta.
    Ninguém melhor do que você para descobrir o que é melhor para você. XD

    Joel_ESP
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    "quanto mais grossa a corda mais grave o som, então quanto maior a espessura da corda mais terei q apertar a tarraxa, então mais tensão tiver na corda mais difícil o bend, quanto mais difícil o bend mais eu me fo.."

    Então seria mais resumir para quanto mais fina a corda menos tensão, ou seja a corda ficaria mais solta(pq quanto mais solta=mais grave), quanto mais a corda tiver solta mais fácil sai o bend!

    Nossa!
    Quanta filosofia guitarrística!

    alex79
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: alex79
    · votar


    Cara, se tu quer mais facilidade nos bends eu usaria 0,9mm. 0,8mm é bem fraca, arrebenta com facilidade. Eu não sei que estilo tu toca, se for Heavy Metal fica legal usar cordas híbridas, 0,10mm nos bordões pra deixar o som mais pesado e 0,9mm nas primas pra facilitar nos bends. Mas mudando a tensão das cordas, nunca se esqueça de levar seu instrumento a um luthier, tu pode empenar o braço se não fizer isso. Abraço.

    PeedroArcuri
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pergunta pro SRV.

    lcsrs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    GustavoShinoda
    Sim cara existe, são cordas 0.10.5, eu uso elas, a diferença é que as três primeiras cordas são um pouco mais grossas que as 0.10 normais.

    Cara sobre as cordas, coloca o que for melhor pra ti, só que EU acho é que corda 0.8 é fina ate demais, quando for fazer bend na 0.8 vai parecer um arco e flecha uahuahuaha
    Mas é isso, use o que mais lhe agradar.

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Facilitar como? As cordas vão ficar mais moles, mas isso não vai necessariamente facilitar. Eu sinto mais dificuldades para controlar os bends com .010 do que com .011.

    Se você com .010 tá achando duras demais, troque para .009. Mas, depois da primeira vez que troquei de .009 para .010, nunca mais quero saber de cordas abaixo de .010. Como o De Ros e outros citaram, é mais questão de gosto pessoal.

    Outra coisa que você tem que levar em consideração é o timbre. Cordas mais finas tem menos massa, então você pode acabar achando o timbre mais magro ou "xoxo", sem graça, etc.

    felipelfln
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pus 010 e foi bem pouco ruim. Uma semana depois tava tranquilo pra tudo. Fora os beneficios...
    Nao sinto firmeza em 09. E meu dedo nem e monstro.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes

    O teu raciocínio é correto. Cordas mais finas são mais fáceis de fazer bend, porém necessitam ser muito esticadas para atingirem o tom desejado. Por outro lado, cordas mais grossas são mais duras, porém necessitariam de um bend de "amplitude" menor para se chegar no tom desejado. Eu tenho uma les paul com 0.10 e strato e sg com 0.9. A impressão é que os bends acabam saindo mais fácil e com mais controle com 0.10. Porém para o resto a guita fica mais dura. Aí é questão de gosto. Vou passar a les paul futuramente pra 0.9, mais pela questão do timbre.

    abs

    vitor_antunes
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vlw, eu ja comprei meu jogo de 0.09, eu nem lembrava como elas era eu não tinha finador e usava elas bem soltas, quando decidi apertar... tive q comprar cordas 0.10. ai começei a fazer solos então eu me ferrei não tinha força no dedo pra conseguir subir a corda(só nas partes rápidas) então eu pensei e pensei em comprar a 0.08, mas perguntei aki e comprei a 0.09
    vlw.

    Tsgk
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    usar cordas finas tem o problema de perder muito o timbre.

    SEI__LA
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vi em um lugar q SRV usava 0.18
    nao sei se é verdade

    Carregando
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    SEI__LA


    não é

    SEI__LA
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ele usava qual?

    Van_Lorien
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    vitor_antunes
    Cordas mais finas possuem menor resistência ao movimento, logo, faz exige menor força. Entretando, a menor massa delas diminui a vibração que por consequência diminui o sustain e (na minha opinião) prejudica o timbre.

    Eu utilizo cordas .011 na afinação standard e não vejo problemas para bends de até dois tons. No início é difícil, mas eu prefiro tocar tendo que fazer força, sem falar que o timbre é melhor.

    GustavoShinoda
    Existe sim cordas .0105, é um meio termo entre o .010 e .011. A D'addario também fabrica essas.

    alex79
    As cordas para instrumentos utilizam o sistema americano, não o métrico. Ou seja, são .010 polegadas, não milímetros.

    SEI__LA
    Stevie Ray Vaughan utilizava cordas .013 afinadas em Eb. Um cara ainda vivo que usa cordas muito pesadas é o Dick Dale que utiliza .016.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas mais finas facilitam o bend?