Duvida Em Criação De Escalas

    Autor Mensagem
    samuelhol
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: samuelhol


    Boa Noite Amigos do Fórum , tenho uma pequena duvida que está me impedindo em meus estudos da música ( o qual por sinal estou aprofundando cada vez mais)
    Por Exemplo a Escala Maior de Dó inicia-se na terceira casa da corda lá terminando na oitava casa da "mizinha" (1ª Corda) a qual subindo com o desenho da Penta Menor se obtém a Escala de Lá Menor a qual é relacionada de Dó Maior. Até ai tudo ok.
    Mais se eu prosseguir com o mesmo desenho que se inicia a Escala Maior de Dó (TÔNICA), para a oitava casa da corda lá ( A NOTA FÁ) e fizesse o mesmo desenho a partir dessa tônica essa seria a escala maior de Fá ? e a Penta Menor de Ré Seria Relacionada da escala natural Fá Maior ?
    Desde Já Conto com a Compreensão e Colaboração de Vocês !
    Um Forte Abraço e Muito Obrigado desde Já.


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum: http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    De Ros
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    samuelhol


    Sim.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    samuelhol

    Como o De Ros disse, Sim!

    Pra ficar mais fácil, você sabe montar as escalas, por exemplo você sabe quais notas fazem parte das escalas, como Dó Maior, Fá Maior, etc?

    Se você sabe como montar, quer dizer, descobrir quais notas fazem parte de cada escala, através dos métodos de intervalos ou fórmulas como T T S/T T T T S/T, você pode por exemplo fazer esse desenho de Dó que começa na 3º casa da corda Lá na mesma corda mas na casa 8 e verifica quais notas você está tocando, se batem com a escala, nesse caso a escala Maior de Fá

    Abraços

    samuelhol
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    aah ok. mt obrigado galera.
    só mais uma duvida caso puderem responder.
    toda escala começa na corda lá ? ou não tem nada ver.
    Deus Abençoe.
    Um Forte Abraçõ

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida Em Criação De Escalas