Criação de solos- como usar as escalas em relação

    Autor Mensagem
    Guns And Dreams
    Veterano
    # out/03


    e ai pessoal?

    Vi o tópico sobre o método grego e resolvi dar uma contribuição aos novatos(eu sei que sao alguns e que muitos outros devem tocar muito mais do que eu!)!

    Vou falar de criação de solos! Como usar as escalas naturais e como mesclar elas para determinar a escala dominante de um solo!

    Detalhe: Tive aula de violão por mais de um ano mas isso eu descobri por mim mesmo!

    Por exemplo:

    se vc fez uma música com a base com essas notas:

    A, Dm, F

    a escala dominante dessa relação será a de Dm, que se vc for conferir é uma escala igual ou relativa a de F, criando assim em relação à A uma relação de domínio, ou seja, haverá notas da escala de A que soarão ´´ fora´´ mesmo que pertencam a sua escala natural e mesmo que tocadas durante este acorde. Isso me intrigou por muito tempo, pois após aprender todas as escalas, eu achava que durante A, toda vez que eu tocasse F# ou G# iria sempre soar dentro e se eu tocasse F ou C iria ser uma nota fora. Isso, claro, pode acontecer se vc misturar numa base por exemplo A, F#m e D!

    É mais ou menos assim. Vamos avaliar as escalas por exemplo desses acordes:

    Gm(G,A,A#,C,D,D#,F,G)
    F(F,G,A,A#,C,D,E,F)
    C(C,D,E,F,G,A,B,C)

    como ficaria a escala dominante dessa relação!
    vamos lá
    (G,A,A#,C,D,E,F,G)

    Se vc começar a avaliar essa escala a partir de F, verá que é nada mais que a escala de F maior!

    F é a escala dominante dessa relação!
    porque?

    Vc tem que avaliar todas as escalas naturais e ver quantas vezes cada nota aparece. Por ex, voce pôde perceber que apesar de A# não pertencer a escala de C, ele pertence as outras duas, Gm e F, portanto pertencendo a escala dominante da relação. É meio matemático!

    Porém, pode acontecer num universo de 4 acordes, por exemplo uma nota aparecer 2 vezes e outra tb! Ai vc deixa a base gravada tocando e vê qual nota encaixa melhor! A que encaixar pertence a escala dominante!

    acho que eu contribuí de alguma forma com isso!

    Ufa!

    Guns And Dreams
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Claro pode acontecer de algumas notas fora soarem boas mas ai depende muito da escala e das relações!

    Guns And Dreams
    Veterano
    # out/03
    · votar


    po eu gostaria que vcs comentassem dizendo se e isso mesmo na opinião de vcs ou se vcs tem idéias diferentes...podem criticar se n concordarem!

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Guns And Dreams
    valeu pela teoria!

    jaoguita
    Veterano
    # out/03
    · votar


    guns and dreams
    BRIGADÃO pela aula!!!!!!!!!!!!!!!!

    caíto
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Guns And Dreams
    Vc tem que avaliar todas as escalas naturais e ver quantas vezes cada nota aparece. Por ex, voce pôde perceber que apesar de A# não pertencer a escala de C, ele pertence as outras duas, Gm e F, portanto pertencendo a escala dominante da relação. É meio matemático!
    Mas vamos lá... Na sequencia de acordes: F, Am e C... o que vc usaria? A gente tem uma nota em que sua escala contém Bb (o fá) duas notas em que suas escalas que não contem o Bb (lá menor e dó)...
    Então eu não posso usar a escala de F pq as duas notas a seguir não tem uma nota que a escala de fá tem? Isso vai depender da harmonia que vem antes ou após essa sequencia. Mas caso essa sequencia de F Am C venha solta, vc pode usar a escala com intenção da escala natural de F ou da escala natural de C.
    Sacou o raciocinio?

    DTGNR
    Veterano
    # out/03
    · votar


    bem e mais ou menos isso mesmo caito!

    Depende do q vem antes ou depois! Foi legal ter postado isso
    pq assim pelo menos alguem fez alguma critica pois oq eu disse nao e regra! Mas tudo o que digo aqui euja conferi tocando e estou seguro de minha teoria! Funciona na pratica! Mas ha excecoes!

    caíto
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Guns And Dreams
    Gm(G,A,A#,C,D,D#,F,G)
    F(F,G,A,A#,C,D,E,F)
    C(C,D,E,F,G,A,B,C)

    Só uma observação: no caso das escalas do Gm e F, não seria A#, e sim Bb.

    DTGNR
    Veterano
    # out/03
    · votar


    A# e Bb eh a mesma merda !!!!

    Eh a nota que vem depois de la e antes de si. Qual eh a diferenca de chama-la de A# ou Bb!

    vc perguntou F,Am e C nao foi?

    a escala seria a de C ou a de Am que sao iguais(A,B,C,D,E,F,G,A)
    mas pode acontecer de o A# soar legal durante F. Nao ha regras imutaveis em musica!
    Eu postei essa teoria pra ajudar os caras que estao comecando com solo soh agora!

    A diferenca que pode existir entre A# e Bb eh que indo de A pra B seria A# mas voltando de B pra A passa a ser Bb(si bemol)

    DTGNR
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O cara que me deu aula de violao e guitarra ele viu esse post e concordou!

    Overdoser
    Veterano
    # out/03
    · votar


    massa... continuem postando ai

    caíto
    Veterano
    # out/03 · Editado por: caíto
    · votar


    DTGNR
    não... tem diferença sim... teóricamente, o correto é ir seguindo a ordem... não seria A#, e sim Bb.
    assim, escreve a escala natural de C:
    C - D - E - F - G - A - B
    agora faça as alterações para a escala natural de F
    C - D - E - F - G - A - Bb

    sacou?
    se fosse pra A:
    C# - D - E - F# - G# - A - B

    E assim vai.

    caíto
    Veterano
    # out/03
    · votar


    UP - Entendeu, rapá?

    GuitarSolo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    O Caíto está certo... seria inclusive uma questão de ética, embora A# e Bb sejam a mesma nota. Ao escrever uma escala deve-se escrever todas as notas com seus devidos acidentes, bemois ou sustenidos, escrevendo a nota A duas vezes (A e A#) vc nao estaria escrevendo o B, ou seja vc só estaria escrevendo 6 das 7 notas "diferentes" da escala. Por isso que o certo é F(F,G,A,Bb,C,D,E,F)
    [i][/i]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criação de solos- como usar as escalas em relação