Composição nacional + riffs e solos que você sempre gostou

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Black Horse Guitar
Eu acho que o grande lance é que a pessoa "aprende" a apreciar determinados estilos. Ao escutar cada vez mais e principalmente, ao estudar determinados estilos, vamos aprendendo a "enxergar a beleza" por trás das diferentes sonoridades (mesmo que isso também possa fazer com que nos tornemos mais críticos).

Isso vai depender dos estímulos que ela recebe, grande parte deles provenientes do meio social onde ela está efetivamente inserida. Dificilmente alguém que está habituado a escutar um sertanejo universitário vai curtir de prima um power trio tocando um jazz pois aquela sonoridade possivelmente não vai evocar nenhum processo mental significativo na pessoa. Se a linguagem musical corrente da minha comunidade é o sertanejo universitário ou o punk rock não terei muito estimulo (e provavelmente não sera socialmente significativo em termos de relações humanas) que eu escute jazz.

Coincidentemente ou não a grande mídia costuma divulgar e promover mais letras "superficiais" de bandas com conceitos "pop descartável", mas é obvio que existem excessões.

Existe muito preconceito de todos os lados, como tu bem citaste o cara pode achar heavy metal "barulho" música orquestral "entediante" assim como já vi muita gente classificando música como ruim somente pelo fato de ter um apelo pop.

Tem gente que acha que a banda que toca com Leandro e Leonardo é podre e que os arranjos das músicas são toscos e simples... Eu particularmente só não escuto porque acho a maioria das letras bem fraquinhas... mas até aí não seria muito diferente de muitas músicas de hard rock ou blues que eu curto. Eu acabo não "dando ibope" pra esses sons pois eu acredito que há uma intencionalidade em "massificar" o gosto musical da tal "grande massa" (leia-se a maior percentagem da população que se conseguir atingir) e eu acho ruim.

Mas é aquela história: educação de qualidade, na minha opinião, passa pelo incentivo ao desenvolvimento de consciência crítica, e isso vale para política, mídia, e pode ter seu conceito expandido até a música.

Enquanto agente continuar escutando gente sempre repetindo discursos e palavras de terceiros sem ter ao menos refeletido sobre elas a coisa vai continuar andando no ritmo ditado por "eles"... Ninguém é "a prova de mídia" e dogmas socioculturais, mas certamente o tipo de educação e capital cultural de uma pessoa influenciam, e muito nisso...

Bom, valeu o momento "Divã no FCC"... acredito que o maior beneficiado com esse monte de coisas que eu escrevi serei eu mesmo.

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Eu deveria ganhar o prêmio FCC por textos prolixos... acho que meu único concorrente seria o nichehendrix...

Black Horse Guitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Pepe Le P

Enquanto agente continuar escutando gente sempre repetindo discursos e palavras de terceiros sem ter ao menos refeletido sobre elas a coisa vai continuar andando no ritmo ditado por "eles"

Pura Verdade

Bom, valeu o momento "Divã no FCC"... acredito que o maior beneficiado com esse monte de coisas que eu escrevi serei eu mesmo.

Que nada, eu aproveitei bastante! E espero que outros aproveitem também. Aliás, é trocando idéias que se chega a uma análise mais crítica e ficamos mais sabidos, mesmo que um pouquinho só mais sabido, mas 1 sempre será maior que 0 e 2 sempre maior que 1, etc hehehehehe

Abraços

Oijpedro
Veterano
# jul/11
· votar


só boto Ponto nulo no céu pra vocês.







Pronto, já Pode Fechar o tópico.

tomcykman
Veterano
# jan/12 · Editado por: tomcykman
· votar


resgantando esse tópico já..

to ouvindo o CD "Veneno Anti-Monotonia" da Cássia Eller, o Wander Taffo que fez as guitarras e tem uns solos simplesmente animais. Uma aqui pra ilustrar:



guizimm
Veterano
# jan/12
· votar


o da cassia eller fico mto legal
mas mesmo assim,n encaixa direito

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Composição nacional + riffs e solos que você sempre gostou