Composição nacional + riffs e solos que você sempre gostou

Autor Mensagem
marcosshrp
Veterano
# jul/11


Ai galera, estava compondo aqui umas paradas e tive o seguinte insight:

Quando eu ouço músicas nacionais, penso: "poow, é boa, mas parece que falta aquele riff. Um dos Stones, ou aquele solo tipo os do Maiden cairia super bem."

Ai você compõe uma música nacional e se depara com a seguinte situação: SOLOS NÃO ENCAIXAM!!!

Parece que a nossa língua não bate com os riffs e solos que tanto gostamos e ouvimos nas músicas gringas. Você pensa dali, tira daqui, sobe ali, mas não adianta. Não fica bom, e caso fique mais ou menos, soa como se fosse plágio na certa.

Entenderam o que eu quis dizer?

Criei esse tópico pra gente discutir, e como vejo muitos tópicos sobre timbres gosantes e poucos sobre composição, vale as idéias.

[]'s

Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


sim , não é a toa que bandas como o angra tocam em inglês . (só como exemplo) . se voce canta em portugues com gutural com aquela guitarra rítmica típica de death metal fica uma porcaria , parece sei lá o que.

Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


não dá pra imaginar uma musica em português com uns arpeggios loucos do power metal.

guizimm
Veterano
# jul/11
· votar


nunca reparei nisso

Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


e um folk metal então ... falar do que ? saci-pererê ? curupira ? não quero desvalorizar a cultura brasileira , mas a mitologia nórdica e os costumes europeus se encaixam melhor , do mesmo jeito que a língua inglesa em vários tipos de metal.

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


Mu_Cephei
Mu_Cephei
guizimm

Mas ae, não soa bem pq estamos acostumados a ouvir os gringos, ou tem alguma coisa meio que metafísica na parada?

Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


eu acho que a língua inglesa... por alguma característica própria , as estruturas de sintaxe , o jeito do R , as palavras menores , o jeito como se encaixam verbos , substantivos e etc. , isso tudo faz ``encaixar´´ melhor.

Mayco.
Veterano
# jul/11
· votar


Eu sempre pensei nisso tambem...me parece que compor em inglês é mais fácil, as coisas se encaixam melhor, as palavras em inglês são mais bonitas e soam melhores na pronúncia.

Jawbreaker
Veterano
# jul/11
· votar




Mu_Cephei
Veterano
# jul/11
· votar


realmente...a língua portuguesa transforma qualquer power metal em pop rock... hehehehe

Hawklord
Veterano
# jul/11 · Editado por: Hawklord
· votar


Parece que a nossa língua não bate com os riffs e solos que tanto gostamos e ouvimos nas músicas gringas.

esse cara nunca escutou overdose!


ou(saindo do metal)mutantes,secos & molhados,casa da máquinas...

Rednef2
Veterano
# jul/11
· votar


Jawbreaker
Eu quando vi o topico ja ia postar uma musica do Stauros tmb.

vou por outras duas deles tmb desse CD:



Rednef2
Veterano
# jul/11
· votar


E tem essas do Metal Nobre tmb



Ah!!! tmb tem as musicas do Oficina G3.


tomcykman
Veterano
# jul/11
· votar


discordo, cara! cazuza, barão, cassia eller, oficina g3, todos tem belos solos nas músicas. além de que na minha banda de rock nacional, os solos ficam o bicho também.

abç

airguitar
Veterano
# jul/11
· votar


Isso é muito relativo.. A gente não está acostumado com o metal em português, isso faz a gente se sentir estranho quando ouve. Se mais bandas botassem a cara, além de fazer algo diferente do que se ouve aí, quem sabe valorizariamos muito mais a nossa língua e a nossa cultura..
Toco numa banda de Metal Alternativo, com alguns screamos.. Não acho estranho, mas quando lançarmos as nossas músicas vamos saber a real né rs

Krauser
Veterano
# jul/11
· votar


Penso igual ao airguitar é questão de costume cara. Tipo eu achava que Blues por exemplo, não dava p/ cantar em port, mas até que ouvi Velhas Virgens, ta certo que Velhas Virgens não é AQUELE Blues de raiz mas tem bastante influência principalmente no vocal e guitarra é cheio daqueles solinhos curtos(não sei o nome) e Engenheiros do Hawaii tbm na época do Augusto Licks, puts até hoje me inspiro naqueles solos, e na área do Metal tem Project 46 a primeira banda de Metal que eu curti com musicas em port eles lançaram o CD essa semana e tá fodah cara, dá uma conferida nessas bandas vale a pena.

Pepe Le P
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Eu acho que a galera precisa abrir mais a mente ao escutar sons nacionais... solos matadores é o que não faltam por aí.

Esses dias estava passando em alguma rádio uma música do Ultraje a Rigor que ficava repetindo "eu quero sexo! agente precisa de...sexo!" e por aí vai. Até aí nada de mais, quando entrou o solo eu quase cai pra trás! O cara simplesmente esmirilhou geral (acredito que seja o Heraldo Paarmann) num música "pop".

Sobre a questão do inglês acredito que seja costume. Muita gente estranha pois nossos cérebros já estão acostumados a ouvir (e relacionam) esse gênero ao inglês. Talvez seja um sentimento parecido quando escutamos um gringo cantando MPB ou Choro, mas não necessariamente é pior.

airguitar
Veterano
# jul/11
· votar


Krauser

Exato.
Velhas Virgens e Project46 arrebentam, cada uma no seu estilo

Pepe Le P

Talvez seja um sentimento parecido quando escutamos um gringo cantando MPB ou Choro


Um dos guitarristas do Guns (que depois de Slash e Izzy eu não faço ideia de qual seja, mas é atual) tocou "Sossego" do Tim Maia num show, ficou engraçado ele cantando UHAHUAA

Spect
Veterano
# jul/11
· votar


Alguém citou algo relacionado à Stones?



PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Acho que foi o Bumblefoot.

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Metal em português de qualidade e não é Góspel (nada contra, ok?)

O solo do Luiz Sacoman é simplesmente incrível 3:10´s.



Black Horse Guitar
Veterano
# jul/11
· votar


Não é questão de estrutura de determinada língua que define um idioma melhor que o outro para o rock, é apenas questão de costume.

Todos nós estamos acostumados a escutar determinados estilos musicais em inglês e isso condicionou nossas mentes, e claro que o que vier de idioma diferente do mesmo estilo musical, na maioria das pessoas a primeira reação é a negação. Isso já psicológico

Escuto Metal tanto em Inglês, Espanhol e Alemão e esses outros idiomas não perdem em nada para o inglês, é apenas diferente, mas quem disse que ser diferente é ser ruim?! Aliás, quase todos pedem algo diferente mas quando esse algo diferente aparece, esses são os primeiros a negar e falar que é ruim! Questão de cultura? Sim claro, tanto cultura individal quanto coletiva, mas esse é outro assunto e muito extenso para esse tópico.

Apenas destaco mais uma vez que nesse caso não se trata de estruturas técnicas de cada idioma e sim de Condicionamento Mental

Abraços

Black Horse Guitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


celotoledo

+1 pra você!

Bem lembrado do Cavalo Vapor! ótimo exemplo do que eu disse acima

Português perfeitamente encaixado no estilo

Pena que a cultura brasileira não está preparada para algo bom em português que seja fora da MPB. Fora da MPB o povo só aceita, bom não preciso falar, todo mundo sabe as coisas que tem por aí

Países como a Espanha já conseguiu quebrar essa barreira e faz excelentes rock/metal em espanhol e o povo curte muito por lá. Mas como aqui no Brasil quase tudo é atrasado, a evolução também faz jus a tradição

Abraços

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


marcosshrp

Riffão:



Riffão:



airguitar
Veterano
# jul/11
· votar


Black Horse Guitar

Concordo plenamente.

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


Também discordo!

As músicas do CD Ao Vivo: O Tempo Não Para do Cazuza tem solos maravilhosos.
O solo da música Lanterna dos Afogados dos Paralamas é lindo também.
As músicas da banda Golpe de Estado tem solos muito legais (desenterrei esta, hein?).
Os riffs dos Titãs, Ultrage, Legião etc.
Enfim, há muitas músicas e bandas nacionais que têm solos e riffs fantásticos.

T+

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


Sim Sim galera, eu entendo que tem, mas é aqui que tá!

caso fique mais ou menos, soa como se fosse plágio na certa.

Entendem?!

Não ouvi todos, mas os mais originais dae foram os que o Bog postou... Fica aquele ar de: "estou copiando fulano de tal"

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Black Horse Guitar
Pena que a cultura brasileira não está preparada para algo bom em português que seja fora da MPB. Fora da MPB o povo só aceita, bom não preciso falar, todo mundo sabe as coisas que tem por aí

Por "o povo" você se refere a grande parcela da população altamente influenciada pela mídia do mercado musical? Se for, da pra dizer que em outros países a história é a mesma, só trocam os personagens e se adapta o roteiro.

Agora isso é bem diferente de dizer que no Brasil não se aceitam outros estilos. Eles certamente não estão na grande mídia, mas tem muita gente que aprecia blues, rock e outros tantos estilos cantados em português.

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Bom uma coisa é fato.

Melodia de blues normalmente me remete a negão cantando bluesão de raiz, que é em inglês.

Então as vezes, os moldes do blues soam estranhos no ritmo e levada portuguesas. Mas nada que uma correçãozinha aqui e ali não consertem. Vide os Mutantes.

Black Horse Guitar
Veterano
# jul/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


Pepe Le P

Por "o povo" você se refere a grande parcela da população altamente influenciada pela mídia do mercado musical?

Isso mesmo, esqueci de colocar "não todos" como sempre faço, mas desa vez esqueci mesmo

Se for, da pra dizer que em outros países a história é a mesma, só trocam os personagens e se adapta o roteiro.

Com certeza a receita é a mesma, mídia injetando o que a mídia que que o povo escute e não o que povo que escutar!

Porém, em países com nível cultural e educacional, digamos mais elevados, o povo, claro não todos, mas dessa vez em maior número, não aceita "qualquer coisa" como é aceito aqui no Brasil pela grande massa.

No Brasil, se aceita sim outros estilos, porém em termos de "estabilidade" ainda não é "aquela coisa"! Porque mesmo entre o "underground" ainda existe a não "valorização" tanto do estilo quanto do músico, mesmo tendo um certo público, ainda sim pra alguns estilos Brasil é sinônimo de sobrevivência e não "vivência", claro, de novo, não pra todos, tem um ou outro que consegue destaque, mas pra esses que conseguem, muitos não graças a ser bom ou pelo estilo e sim pelas oportunidades que aproveitou ou quem sabe até por conhecer alguém influente, mas isso também é outra história hehe

Mas é complicado tentar explicar essas coisas, não digo especificamente pra você, mas é complicado explicar pra maioria que os nossos gostos são traços de nossas personalidades e nossas personalidades são formadas pelo nível intelectual tanto moral quanto de inteligência, e como sabemos, em país onde a educação, digamos, não é nota"10", no nosso caso nem nota 7 hehehe, isso é evidente, mas de novo hehehe, claro mesmo nos países nota 10 em educação tem suas excessões, porém a grande maioria já prefere algo de acordo com o que consegue entender, mesmo algo mais elaborado. Ao contrário, num país onde o "entendimento" musical, nem digo sobre teoria e sim entender letras que não fale de amor, músicas com variações de rítimos, levadas diferentes, riffs, etc num país onde a cultura em massa não tem esse costume, essa mesma massa não entendo o que ouve fala´"isso é barulho" ou dorme em concerto erudito, fica batendo papo porque acha o blues sem graça, etc, claro de novo, nem todos hehehehe, mas isso é outra história que demanda muito mais do que o tópico possa oferecer.

As vezes é fácil perceber quando um determinado público não está acostumado a ouvir coisas de nível mais elevado, por exemplo, um cara tocando muito bem um Blues num vídeo no youtube, em países mais acostumados com músicas de certo nível, esse vídeo faz sucesso sim, mas de forma comedida, enquanto aqui no Brasil por exemplo, o mesmo vídeo deixa a maioria de boca aberta. O que para os outros é mais comum de se ver, aqui é novidade e o cara se torna um ícone, um semi-deus

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Composição nacional + riffs e solos que você sempre gostou