>>>>> Técnica: Dicas para qualificar seu treino! <<<<<

Autor Mensagem
celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


PeedroArcuri

A palheta precisar estar firme, porém, para tocar rápido, não pode haver tesão. Como percebeu, essa "tensão" trava seu movimento.

Procure tocar sempre com todos os músculos bem relaxados. Encontre o ponto ideal de fixar a palheta nos dedos, sem que haja tensão nos braços ou músculos contraídos.

Esse é um dos segredos da velocidade na guitarra. Observe um video qualquer do Malmsteen, por exemplo, tocando bem rápido. Ela vai parecer bem calmo, tranquilo, como se nada fosse....é isso!! Ok?

Arimoxinga
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo

é assim mesmo que eu vejo as coisas para velocidade na guitarra! o malmsteen é um exemplo pois não da para se perceber nem um ponto de tensão nas mãos dele! até por que se tivesse ele já teria ganhado uma tendinite pelas horas de show e estudo.

Peace!!

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Eu toco com a mão aberta, com a mão fechada não consigo.
Antes eu tocava de mão fechada, logo quando voltei a tocar comecei a ouvir Metallica e o Kirk toca com a mão aberta, aí agora só consigo assim...
Não sei se existe isso, mas hoje eu tava ruim pra cacete, ontem tava bem melhor.
Daqui a pouco vou ligar o fone e fazer uns exercícios aqui.

Valeu pela resposta ai cara, tudo de bom.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Arimoxinga

Pois é.....levei tanto tempo para entender isso e que o treino para a velocidade consiste em metrônomo, prática bem lenta e muuuuuitas repetições, de no mínimo 5 minutos sem pausa....rs.

Só agora que estou vendo algum progresso...


PeedroArcuri

Não entedi brow, como é esse negócio de mão aberta e mão fechada?? Se refere a forma de segurar a palheta?? Tipo fazendo OK com indicador e dedão junto e a pata de vaca, usando dedo médio, indicador e polegar??? hahahahahah....

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Mão aberta é só o dedão e o indicador segurando a palheta, o resto fica aberto.
Tipo um ok mesmo.
E o pior é que tipo, faz uns 3 dias que eu tenho a impressão de segurar a palheta diferente de como eu segurava, e não consigo segurar igual tava segurando antes, mas não to vendo muita diferença.
Ah, e eu tenho mais facilidade em subir rápido uma escala do que descer, principalmente as 2 por corda, tipo pentatônica.
Modo grego eu ainda desço com um tempo parecido, mas subindo parece que fica bem mais fácil.
Eu tenho medo pra cacete de não evoluir, acho que acabo cobrando muito de mim mesmo.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


PeedroArcuri

Siga as orientações desse tópico. Leia atentamente para entender cada dica e pratique-as.
Não tenha pressa.
Use metrônomo sempre.
Toque o mais lento que puder mantendo a precisão, clareza das notas e perfeição do movimento.
Mantenha-se relaxado, sem fazer força ou músculos contraídos.
Pratique os exercícios de digitação por no mínimo 5 minutos sem pausa todos os dias.

Se fizer todas essas coisas não terá erro, vai debulhar na técnica.

Atenção para o item, quase ninguém fala isso, o tempo que precisa praticar o exercício.

A velocidade é a soma de força, resistência e precisão. Para isso, precisa praticar por um período sem pausa, relativamente longo, para adquirir força e resistência. A precisão vem através do movimento correto praticado lentamente.

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


É uma boa dica essa, porque eu pelo menos não fazia isso, agora vou começar a fazer.
Vamos supor que eu to fazendo 1234, eu faço uma vez de E a E, e volto. Aí já aumentava 1 bpm no metrônomo.
Agora vou aumentar de 5 em 5 mais ou menos, fazendo pelo menos 5 minutos.
Valeu pela dica, abraço.

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


PeedroArcuri

Então faça o seguinte, supondo que esteja tocando 1234 em 70 BPM, comece 1234 nas seis cordas, da 6ª para a 1ª, depois 2345, nas seis cordas, da 6ª para a 1ª, depois 2346...assim sucessivamente até a 12ª casa: 12, 13, 14, 15, depois volte, 11, 12, 13, 14....pratique por pelo menos 5 minutos

Os 5 minutos deve dar quase duas ida e volta até a 12ª casa.

Depois descanse por tempo sem tocar nada. Se tiver a possibilidade faça esse treino de novo nos mesmos 70 BPM. Somente no dia seguinte, após fazer pelo menos duas vezes esse treino, pratique uma vez em 70 BPM, agora para aquecer, pois vai estar muito fácil, descanse após os 5 minutos e na sequência coloque em 75 BPM.

Atenção, se sentir muita dificuldade em 75 BPM, ao ponto de prejudicar a execução, ou toda vez que aumentar, após a pratica de 5 minutos, reduza um pouco tipo 73 ou 72, mas não volte aos 70.

Ok? São apenas dicas. Coisas que funcionaram para mim e podem ser úteis para você.

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Uma pergunta no metrônomo.
Tipo eu acho que to fazendo alguma coisa errada, eu coloco o metrônomo em 4/4 quando vou fazer 4 notas por corda, faço uma nota por batida do metrônomo, e a 75 é devagar quase parando...
Começa a ficar legal lá pra 250, e meio apertado pra mais de 300.
Tem alguma diferença aí, coisa que eu configurei errado?

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


PeedroArcuri

Tá errado. Coloque o mnetrônomo para fazer apenas um batida por tempo, como se fosse apenas uma nota. Aí coloque o tempo. A quantidade de notas por tempo, você escolhe na palhetada, se vai fazer duas, quatro, seis....

O ídeal para 1234 e tocar 4 notas a cada clique do metrônomo.

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Saquei agora, eu que escolho quantas palhetadas por batida, ao invés de ser uma por batida?

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


PeedroArcuri

Isso....

O ídeal para 1234 e tocar 4 notas a cada clique do metrônomo.

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


Valeu pelo toque, abraço.

celotoledo
Veterano
# ago/11
· votar


Sobe....

lindoso
Veterano
# set/11
· votar


Tópico excelente como esse merece up!

Pepe Le P
Veterano
# out/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


E aí, vocês acham que o DJ Ashba preicisa ler esse tópico ou ele já ta debulhando tudo?

tomcykman
Veterano
# out/11 · Editado por: tomcykman
· votar


acho que merece fixo ahuahuaha

Pepe Le P
Veterano
# out/11
· votar


tomcykman
Vou continuar pesquisando e juntando material pra um dia reorganizar o tópico com mais links e vídeos.

Por enquanto acho que vale dar uma subida nele de vez em quando, pode ser que algum visitante incauto que não tenha preguiça de ler o tópico venha a aproveitar algo...

alexandrecoppo
Veterano
# out/11
· votar


Pepe Le P

vou terminar de ler mais tarde tenho q fazer tarefa. Mais ate onde eu li tava mto bom o topico, depois q eu terminar de ler vou adequar partes desse seu metodo nos meus estudos. vlw msm.

flw abraços!!!

qwertyasdfgh
Veterano
# jan/12
· votar


Pepe Le P
Cara, digno de leitura. Muito bom.
Merecem fixar. Esse + Regras + Aos Aspirantes a Shredders deveriam ser leituras obrigatórias para todos os novatos.
Valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>>>> Técnica: Dicas para qualificar seu treino! <<<<<