Ponte ZR da ibanez: deceoção!

Autor Mensagem
craken
Veterano
# jul/11


Amigos, vim compartilhar o meu descontentamento. Tenho uma Ibanez S7320, excelente guitarra, me atente plenamente no que eu preciso. A ponte é um show à parte, de outro mundo!
Mas peca num aspecto: A bucha que prende a alavanca na ponte é simplesmente ridícula! É feita de um material horrível e pobre, conclusão, com as alavancadas, quebrou!
Sofri para achar essa peça, na Equipo não sabiam nem o que era. Felizmente me passaram o telefone do Chiara Guitar Shop, em SP. Liguei pra lá e o cara tinha uma peça, usada. Me cobrou R$ 40,00 mais frete. Blz, instalei...
Semana passada quebrou de novo!!! Liguei pra todas as pessoas que tinha ligado antes, na Equipo novamente o cara nem sabia o que era. Liguei pro Chiara, infelizmente a última havia sido a que eu comprei. Fim da história, tive que desembolsar R$ 120,00 numa alavanca Schaller, com a bucha! Essa pelo menos é de aço maciço, parece que não vai quebrar nunca!!
Enfim, mais uma vez nós músicos sofremos com o descaso por parte das fabricantes/representantes. E o pior, não é uma marca qualquer, é uma empresa de ponta!!!
Vergonha...

Dibilo
Veterano
# jul/11
· votar


Também tenho uma ibanez com Zero System mais ate agora não deu nenhum problema,quanto tempo mais ou menos ja usa a S7320??
To com a minha(RG350dxz) pouco mais de 3 meses então pode ser o tempo também.

craken
Veterano
# jul/11
· votar


a minha é de 2008... o problema não foi na ponte em si, foi naquela buchinha onde vc rosqueia a alavanca... cuidado com as alavancadas! rsrs

Rick Martinez
Veterano
# jul/11 · Editado por: Rick Martinez
· votar


Aquela bucha é bem rídicula mesmo, já tive alguns problemas de afrouxamento, porém, coloquei uma arroela antes da primeira porca, não aconteceu mais problemas. No meu caso a bucha não se rompeu, mas se vier a se romper, é só instalar outra porca no lugar da bucha essa porca vai servir para travar a outra, e assim dando a firmeza necessária.

Mas a porca deverá ser compatível com a rosca, se for colocar, o ideal é retirar a outra porca e levar até a casa de parafuso e comprar outra igual, por que se for usada porca inadequada poderá prejudicar a rosca, ou até mesmo inutiliza-lá, por fim trazendo um problema maior.

craken
Veterano
# jul/11
· votar


é uma boa solução, mas eu sou meio neurótico, não gosto muito de fazer adaptações nos instrumentos, a não ser que sejam imperceptíveis, como foi o caso da alavanca Schaller...

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


craken
Ah cara, se o lucro e o que importa para as impresas acima de tudo, temos que aprender a conviver com esse tipo de comportamento por parte delas, embora eu ainda ache que vale mais a pena para as impresas ter seu nome bem-feito na praça, principalmente quando se trata de coisas pequenas como essa, que elevam em uma taxa ridícula o lucro das empresas, mas para nos faz uma diferença enorme, já que e um inconveniente enorme ficar procurando meio mundo por uma porcaria de pedacinho de metal. Desculpe pela falta de acentos, ainda não sei mecher direito no i-pad da minha madrasta kkkk

Vlaner
Veterano
# jul/11
· votar


Atenção a todos que possuem uma Ibanez com essa ponte!Tenho uma S320 também com essa ponte,"ZR tremolo unit with ZPS".Há um tempo atrás andei conversando com pessoas de vários lugares do mundo em um fórum de Ibanez,onde essas pessoas compartilhavam suas experiências e talz.O problema dessa ponte está nessa peça que o "craken" citou e no ZPS(Zero Point System).O ZPS são aquelas molas extras que tem no back da guitarra.O que acontece é o seguinte:Essa peça que o craken citou,segundo os americanos(grandes consumidores de ibanez) é feita de "cheap metal",não só a peça como toda a ponte(éééé infelizmente),alguns inclusive classificam como antimônio o material utilizado na construção dessas pontes.Então o que acontece é que o ZPS deixa a ponte mais "consistente" na hora das alavancadas pelo fato de ter duas molas extras e o que acontece é que o orifício onde é inserida a alavanca acaba por quebrar,tendo em vista o material de má qualidade utilizado na construção da ponte .Solução:Removam o ZPS e regulem a ponte novamente,caso não consigam fazer isso peçam p/ um luthier de confiança.Espero ter ajudado... abçs

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Vlaner
craken

Eu acabo de comprar uma RG 350MZ com a ponte Edge-ZeroII. Será que o material é o mesmo?? Alguma notícia nesse sentido?

Vlaner
Veterano
# jul/11
· votar


[b][/b]celotoledo


Acredito eu que seja o mesmo material sim,a diferença da edge-zero p/ ZR é que a Edge-Zero trabalha com sistema de "facas" enquanto a ZR trabalha com esferas de rolamento.Consulte seu luthier caso opte pela remoção do ZPS,tendo em vista que é um pouco mais complicado trabalhar com esse sistema de facas.O ZPS na verdade é o antigo "Backstop"da Ibanez só que foi modernizado.Infelizmente o padrão de pontes da Ibanez caiu um pouco depois da recisão da parceria com a Gotoh.As melhores pontes da Ibanez são as que são feitas pela Gotoh:Edge 1986 original reissue(Que equipam as guitarras de Vai e Satriani,cópia "fiel" da gotoh original),Edge Pro e a já "extinta" Lo Pro Edge.

Rodrigo Torresmo Takahara
Veterano
# jul/11
· votar


Sim. A alavanca das ZR e das Edge-Zero 2 são iguais.

Eu sempre sugiro a meus clientes que retirem os ZPS. Prefiro sem.

Considero a ZR sem o ZPS a melhor ponte que ja usei.

craken
Veterano
# jul/11
· votar


a solução que eu encontrei (instalar uma alavanca com bucha da Schaller) eu achei excelente. a bucha schaller é de metal maciço, não vai quebrar nunca, e não fica com cara de gambiarra, fica show de bola mesmo. quanto ao ZPS, não tive problema algum. minha dúvida é quanto à durabilidade dessas molas. algum dia elas vão "cansar", e daí, o que fazer? não deve ser tão fácil assim achar essas molas também...

craken
Veterano
# jul/11
· votar


Vlaner

não entendi. tirar o ZPS ajudaria em que?

Laz
Veterano
# jul/11
· votar


craken
Eu nunca usei esse sistema, mas pelo que entendi o ZPS deixa a ponte mais "dura". Você precisa usar mais força pra tensionar ou pra soltar as cordas nas alavancadas. Por isso também se exige mais dos componentes. Tirar o ZPS diminuiria a resistência às alavancadas.
Eu já tinha ouvido falar sobre uma peça que quebrava muito nas primeiras ZR, só não tinha entendido qual era. Acho que foi justamente sobre o seu problema que eu li por aí. As pontes ZR II teoricamente são mais resistentes e não passam por isso que você descreveu.

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


craken
Laz

O ZPS transforma a ponte em um tremolo, ela fica travada na posição zero. Quando retira o ZPS passa a funcionar como uma ponte flutuante normal.

Gabriel Landim
Veterano
# jul/11
· votar


Esse tópico me chamou bastante atenção, porque estou pretendendo comprar uma da série S...

Seria legal se algum luthier do fórum mostrasse aqui seu ponto de vista sobre o assunto.

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Gabriel Landim

Amigo, o Rodrigo Torresmo Takahara é Luthier. Ele comprou para ele uma RG 350MZ e fez um review.

Gabriel Landim
Veterano
# jul/11
· votar


celotoledo
Então... essa RG é modelo novo não? Com a tal da ponte Edge-zero?

A que estou pensando em comprar é uma S com a ZR mesmo...

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


a ibanez com esse tanto de pontes é uma confusão ein..
quais são boas?as mais novas?as mais antigas?
aquelas lo pro eram feitas pela gotoh?
quais são feitas com liga metálica forte?
att

craken
Veterano
# jul/11
· votar


já existe ZR II?? bom saber disso, tomara que tenham realmente resolvido esse problema... Quem quiser comprar uma Ibanez série S, eu recomendo!! Apesar desse problema que tive, ainda são guitarras sem concorrentes no mercado, são exclusivas. Estou de olho em uma S2170, to guardando dinheiro pra comprar...

craken
Veterano
# jul/11
· votar


será que dá pra instalar um tremol-no???
http://www.tremol-no.com/

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


craken
deve dar,isso fica lá perto das molas?
serve pra aumentar a firmeza e travar se for o caso?
nunca usei nem vi instalado.
só fotos assim mesmo.
vlw

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Gabriel Landim
craken


É modelo novo sim. Agora as RG 350 vem com a ponte Edge-ZeroII. Eu tenho uma e o Rodrigo Torresmo Takahara também....

Vamos ver se com o tempo e o uso a base da alavanca resiste.

Será que você não esqueceram de retirar o ZPS e com isso precisaram fazer mais força e pressão na alavanca e por conta disso não aguentou?

Digo isso, porque quando retirei o ZPS ficou super suave a alavanca, inclusive sensível àqueles tapinhas só para dar uma tremida na nota, tipo vibrado. Coisa que com o ZPS não funcionava.

Nesse video aqui, do site oficial da Ibanez, eles ensinam a retirar o ZPS:



craken
Veterano
# jul/11
· votar


po cara, vou tirar esse ZPS pra ver se fica melhor mesmo... sei lá, antes eu tinha eu RG 350 DX (antiga) e não notei muita diferença de uma pra outra não...

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


craken

Tira sim que as alavancadas vão ficar mais macias, principalmente para trás.....

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


Rodrigo Torresmo Takahara
Considero a ZR sem o ZPS a melhor ponte que ja usei.

A ZR é uma ideia boa, mas o projeto precisa evoluir ainda.
Eu prefiro a Edge Pro disparado... sem sombra de dúvidas a melhor ponte que já usei (além da estabilidade, durabilidade e confiança). E não é à toa que não foi substituída ainda, apesar da idade.

Realmente lamentável esta falha no projeto da ZR. É um problema recorrente e já muito discutido em fóruns gringos. A ponte praticamente toda é feita em metal fŕagil e barato e isso, infelizmente, acarreta os problemas mencionados. Como bem disse o Vlaner.
Eu também pesquisei bastante sobre ela, porque tinha intensão de comprar uma outra guitarra e fiquei entusiasmado com esta ponte revolucionária. Mas depois da pesquisa, abandonei a ZR.

Acho que a solução do craken (instalar uma alavanca com bucha da Schaller) é interessante, porque resolve o problema da alavanca, para quem quer manter o ZPS. Embora este sistema exija bastante da estrutura da ponte, quando se utiliza a alavanca o que poderia levar a problemas futuros.

Retirar o ZPS, como mencionou o Rodrigo Torresmo Takahara também é uma boa, por diminuir o esforço sobre a ponte. Mas para quem queria mantê-la como trêmolo não-flutuante não serve.

Uma pena a gente ter que se estressar e gastar com isso após a compra de uma guitarra nova, mas bola pra frente.

T+

craken
Veterano
# jul/11
· votar


o pior é ter que aturar tudo isso de uma empresa de ponta, não é qualquer marca de guitarra furreca! absurdo a Ibanez economizar em uma coisa tão insignificante, mas que gera um transtorno tão grande!

Vlaner
Veterano
# jul/11
· votar


A melhor ponte da Ibanez atualmente na minha opinião é a Edge Original que era bem comum nas Ibanez da década de 80,mas são bem caras e também equipam guitarras bem caras, é mais jogo comprar uma Gotoh 1996GT.Quem quiser dar um conferida tá ai:

http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=266&c olor=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=443

http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page11.php?area_id=6&data_id=261&c olor=CL01&year=2011&cat_id=1&series_id=442

rafael_cpu
Veterano
# jul/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Vlaner

Amigo Vlaner, você postou fotos da Jem e da JS.
Repare que, se você entrar no site da Ibanez dos EUA, a foto ampliada da Jem 7VWH demonstra que a ponte instalada é a Edge Pro e não a Edge. Correto?

Isso ocorre porque tanto a Edge, quanto a Edge Pro e a Lo Pro Edge equiparam as Jem e as JS ao longo dos anos.

De 1998-2004 foi a Lo Pro Edge;
De 2003-2004 foi a Edge Pro;
De 2004-2009 foi a Edge Pro;
De 2009-2010 foi a Edge;

Então, dependendo do ano, mês e do sufixo do SN da Jem (e da JS também - a signature do Satriani segue estas mesmas variações praticamente) era uma ou outra. Por isso a coincidência, em alguns anos, das duplas Lo Pro Edge e Edge Pro; e Edge Pro e Edge.

A variação corresponde a questões de licença de patente. A ibanez paga para a Floyd Rose pelas licenças para a utilização das patentes. A licença para fabricar a Edge Pro, por exemplo, é caríssima. Daí a escolha, conforme os acordos, de uma ou outra.
A Jem JEM20TH, p. ex., utiliza a Edge Pro.
A própria UV777P já utilizou a Lo Pro e a Edge Pro, hoje utiliza a Lo Pro Edge.

Eu sempre fui fã das Jem e já utilizei todas estas pontes. A que mais eu gostei foi a Edge Pro ( tanto que a minha Jem 7VWH é equipada com ela).

Mas acredito no projeto da ZR, só precisa evoluir. É uma baita ideia (e não pagam licença), pecaram, no entanto, pelo material empregado na ponte e provavelmente pela ausência de rigor nos testes.

T+

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


craken
o pior é ter que aturar tudo isso de uma empresa de ponta, não é qualquer marca de guitarra furreca! absurdo a Ibanez economizar em uma coisa tão insignificante, mas que gera um transtorno tão grande!


Pois é, cara, isso foi uma tremenda pisada na bola da Ibanez.
Mas a sua guitarra é espetacular e a sua solução foi muito bem sacada, então, é desencanar e mandar ver.

T+

Vlaner
Veterano
# jul/11
· votar


rafael_cpu

Sim eu entendi,mas as guitarras usadas mesmo por Vai e Satriani vem equipada com essa edge antiga,as guitarras que eles utilizam não são as mesmas que estão no site.E as imagens ampliadas do site do EUA é a Edge antiga mesma dá uma olhada só:

http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-JEM7V

A única guitarra Top da Ibanez que possui a Edge Pro,que é essa ponte que você cita e que é excelente também ,é essa aqui:

http://www.ibanez.com/ElectricGuitars/model-RG1570


A diferença da Edge Classic p/ Edge Pro é que a Edge Pro possui um espécie de Chip de metal p/ cada saddle(carrinho),segundo a Ibanez isso aumenta um pouco o sustain do som, e a Edge Pro também elimina a necessidade de dar um "ball cut" que seria corta a bolinha da corda,ou seja,você insera a bolinha no saddle.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ponte ZR da ibanez: deceoção!